sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O que significa ser construtivista?


Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino, mas suas pesquisas colaboram para propostas pedagógicas que tem como objetivo principal à atuação ativa do aluno no processo de aprendizagem, respeitando o desenvolvimento do pensamento da criança.
Uma questão muito debatida é a postura do professor. As crianças estão em desenvolvimento, descobrindo o mundo como um pequeno cientista. Cabe ao professor na prática pedagógica, respeitar o estágio de desenvolvimento da criança, e permitir que ela participe ativamente no processo de aquisição do conhecimento. Supõe-se que o professor construtivista não deve valorizar os conteúdos das matérias escolares. Ledo engano. O professor deve conhecer a matéria que ensina, mas não com a função de transmitir o conteúdo que está no livro de forma expositiva e sem significado, com exercícios de fixação e memorização. Mas, para discutir com os alunos, formulando perguntas inteligentes. Os alunos irão demonstrar que já apresentam uma leitura do mundo sobre um determinado assunto. Cabe ao professor ser o facilitador na busca do conhecimento.
Em uma sala de aula construtivista existe conversa e manipulação, sujeira e experimentalismo, pois estão construindo o conhecimento e aprendendo.  Aparentemente  para algumas pessoas, pode parecer  uma bagunça, mas não é , pois os alunos estão aptos a conviver cooperativamente e cientes dos seus direitos e deveres para que haja uma convivência harmoniosa, além de serem estimulados  a serem pessoas autônomas e criativas.
Sendo assim, como fica questão da avaliação? Na perspectiva de um adulto, o erro é visto como algo ruim, que deve ser punido e evitado. Em uma metodologia não construtivista o professor irá transmitir o conhecimento científico e a criança deverá provar que o adquiriu em uma avaliação final. Já em uma aula construtivista, a criança poderá ser ativa no processo de conhecimento, respondendo as situações-problema formuladas pelo professor, sem medo de expressar o seu pensamento, pois o erro e o acerto fazem parte do processo de aprendizagem. No construtivismo o problema é o da invenção e descoberta e a avaliação ocorre no processo de aprendizagem.
Enfim, em uma prática pedagógica construtivista a criança elabora o seu pensamento, pois, é um ser que está se desenvolvendo e formulando seus esquemas de ação para se ajustar e entender o mundo.
                                                                           
Karla Cristina Carrozzino Gaudencio




                                                                   
                                              Educação Infantil na Paulo Freire 2004 a 2008













                                         Cartaz sobre o trajeto da casa da Rebeca a escola
                                                     Pintura com as mãos da árvore


                                                              A nova amiguinha da sala: Iasmim                                                                           


Pintura com guache na cartolina preta (misturar as cores com tinta branca para sobressair)
Dobradura do Saci
História : Os Três Porquinhos
Dobradura e colagem de materiais: palitos, fariinha e cartolina


                                          Desenho da história de João e Maria e trabalho com a escrita
Trabalho de artes ; colagem de arroz, massinha e palitos utilizando cola colorida para fazer a casinha
                                               de doces da história de João e Maria



                                         Pintura com cola colorida. colocar uma folha em cima para imprimir
                                                 o desenho na outra folha , fazendo um trabalho de simetria

Pintura na lixa
         

Pensamento lógico-matemático

  • Atividades com classificações  e agrupamentos de animais
  • Atividades com blocos lógicos ( em grupo e individual),
  • Atributos (Cor, forma, tamanho , espessura)
  • Jogos com os blocos lógicos ( percepção, saber qual foi retirado de um grupo e dizer os atributos)
  • Criar figuras com os blocos lógicos
  • Agrupamentos ( intersecções, uniões)
  • Contagem e situações problemas. Utilizar tampinhas e outros materias. Registrar no papel de diversas formas: desenhos, traços, bolinhas e continhas
Criação com as formas geométricas. após colar em sequência estabelecida pela criança. (retângulo, círculo e triângulo)

Agrupamento de formas , segundo critério estabelecido pela criança. O critério no caso foram agrupar as formas.
Registro do trabalho com blocos lógicos. O primeiro critéiro foram as cores, o segundo as formas , o terceiro o tamannho e o quarto a espessura.

Perceber conforme a arrumação se tem mais, menos ou igual quantidade, depois ligar e contar para perceber se estava certo  o que pensou.

Relacionar quantidade ao numeral com material concreto

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Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

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Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla