sábado, 14 de janeiro de 2017

PORTFÓLIO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA ALFABÉTICA. 1º ANO/2013

Portfólio do processo de aquisição da leitura e escrita alfabética . Turma de 1º ano/2013


Existem muitas professoras e professores que não enxergam os avanços no processo de aprendizagem da criança! Para algumas pessoas certos alunos irão ser sempre àqueles com dificuldades,dificilmente vão enxergar o quanto esses alunos avançaram!

Perdi muitas atividades , por isso  não se pode observar o processo de aquisição de leitura e escrita de forma completa de alguns alunos.
Maísa
Inicio do ano
Fevereiro
nível de escrita: pré-silábico





Maísa
17/04/2013
nível de escrita
pré-silábico






23/05/2013
Nível de escrita:
alfabético






Máisa
setembro
Nível de escrita alfabético
Escrevendo com algumas sílabas não canônicas






Ralph
Fevereiro
Nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais e poucas consoantes.







Ralph
13/04/2013
Nível: silábico-alfabético







Ralph
24/05/2013
Alfabético







17/10/2013
Alfabético







Ralph
02/09/2013
Alfabético
Lê com maior fluência









05/12/2013
Alfabético. produz textos com coesão e com várias sílabas não canônicas.





Leonardo
Avançou para o nível alfabético somente no 2º ano, pois era um aluno com muitos problemas 
sócio-afetivos . Resistia muito na realização das atividades.


Leonardo
Conflito de passagem entre os níveis pré-silábico 2 e silábico.
13/05/2013




 Leonardo
Silábico com consciência sonora de vogais.
06/12/2013




Leonardo
Alfabético/Lê de forma fluente
20/04/2014



Leonardo
Alfabético lê de forma fluente e compreende o texto . Escreve e lê palavras com várias sílabas canônicas e não canônicas.
20/09/2014










Eduardo
29/07/2014
Nível de escrita: pré-silábico

Eduardo não foi meu aluno no 1º ano 
Iniciou na minha sala, somente em julho no 2º ano, sendo um aluno retido. O aluno apresenta sérios distúrbios psicológicos , que ainda não foram diagnosticados .




Eduardo
30/09/2014
Nível de escrita:
silábico-alfabético
Não lê








Jamily
06/03/2013
silábico com consciência sonora de vogais e poucas consoantes







Jamily
06/05/2013
alfabético







Jamily
27/05/2013
alfabético








Jamily
02/09/2013
Lê começando a ter fluência na leitura. Alfabético








Jamily
17/10/2013
Alfabético , escrevendo com algumas sílabas não canônicas.






Iuri
Iuri avançou para o nível alfabético ainda no 1º ano, porém perdi esta atividade.
Obs: o aluno apresenta síndrome de down
Nível silábico com consciência sonora de vogais







Iuri
06/05/2013
nível silábico -alfabético









Iuri
11/06/2014
Nível alfabético. Lê silabando.


















Maria Eduarda ( perdi as outras atividades do 1º ano, mas a aluna avançou rapidamente no processo de aquisição da leitura e escrita alfabética. Já produzia textos desde o 1º ano.
Nível silábico com consciência sonora de vogais e poucas consoantes.









Maria Eduarda
23/05/2013
Alfabético




Maria Eduarda
Alfabético. produz textos com coesão e criatividade. Escreve com várias sílabas não canônicas.

Ana Carolina já iniciou bastante adiantada em suas hipóteses de escrita.
Poderia dizer que já estava no nível alfabético, apesar de a primeira palavra ter escrito no nível silábico-alfabético. Perdi as outras  atividades , mas a aluna já lia de forma fluente e produzia textos no 1º ano.









Ana Carolina 
Alfabético

















Ana Carolina
05/12/2013
Nível alfabético. escreve com várias sílabas não canônicas. Produz textos com coesão e criatividade. 







Gabriella
07/03/2013
A aluna iniciou no nível silábico de escrita com consciência sonora de vogais e poucas consoantes. Perdi as outras atividades , porém a aluna avançou em pouco tempo para o nível alfabético e começou a ler no 1ºano.







Nenhum comentário:

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla