O Artista
Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra-natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:
Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."
Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando-carniça, etc."
E sobre uma exposição de Portinari intitulada "Interior de Portinari seu filho escreveu:
"... Acho que vai ficar emocionante, o título já diz tudo: "Interior de Portinari". Olha que dupla imensidão: o interior dele, pessoa humana e artista, e o interior que ele retratou em tantos esboços, desenhos, gravuras, pinturas e afrescos, esse interiorzão que é orgulho do Brasil, este que tem os pés solidamente plantados neste chão abençoado, este que não precisa se deslumbrar com o que vem com "griffe" de fora, porque sabe qual é o seu lugar, simples como mesa posta, café quentinho no fogão de lenha..." (João Candido Portinari).
Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras.
AUTORRETRATO
Livro utilizado : "Portinholas" de Ana Maria Machado
RODA INFANTIL
RODA INFANTIL
RODA INFANTIL
FUTEBOL
FUTEBOL
MENINOS SOLTANDO PIPAS
MENINOS SOLTANDO PIPAS( aluna de 4 anos)
MENINOS BRINCANDO
Aluno de 4 anos
MENINOS BRINCANDO
OUTRAS OBRAS QUE SE REFEREM A INFÂNCIA DE PORTINARI
PULANDO CARNIÇA
MENINOS NO BALANÇO
PALHACINHOS NA GANGORRA
CAMBALHOTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário