FEVEREIRO/2012
ATIVIDADE COM A RELAÇÃO GRAFEMA/FONEMA DA LETRA INICIAL E HIPÓTESES DE ESCRITA/ Mês de fevereiro/ Turma da tarde. Obs: esta turma já convive em um ambiente letrado e alfabetizador desde a educação infantil.
É importante conhecermos os níveis psicogenéticos pesquisados por Emíia Ferreiro e Ana Teberoky para irmos intervindo nas hipóteses que as crianças tem sobre a escrita.
- Hipótese pré-silabica
- Características
- Utilizam números, letras e pseudo letras.
- O critério de seleção é forte.
- Não compreendem que a escrita é a representação da fala.
- Realismo nominal ( quanto maior o objeto , maior o número de caracteres). Ex: A formiga é pequena , por isso se escreve com menos letras, enquanto que o boi é grande, então eles escrevem com mais letras.
- Intervenções
- Trabalhar com o nome próprio e dos outros ( reconhecimento global, letras iniciais e finais)
- Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas)
- Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras
- Cruzadinhas com banco de palavras/imagens
- Completar as palavras com a letra e sílaba inicial
- Completar as palavras com as vogais que faltam
- Organizar as letras das palavras , pareando a palavra.
- Contar nº de letras das palavras
- Escritas espontâneas
- Hipótese silábica
- Características
- Percebe a relação entre a oralidade e a escrita
- Usa uma letra para cada sílaba
- Pode ou não fazer uso de valor sonoro ( de vogal ou consoante)
- Determina mínimo de letras.
- Intervenções
- Trabalhar com os nomes dos alunos
- Textos de memória ( parlendas, cantigas, trava-línguas, etc.)
- Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o nº de letras e de palavras.
- Atividades para contar as letras e sílabas das palavras.
- Atividade para alterar as vogais e manter as consoantes. Ex: BOLA- BOLO - BELA
- Completar as palavras com a letra e sílaba inicial.
- Escritas espontâneas
- Hipótese silábico-alfabética
- Caractrísticas
- Fase de transição -silábico- alfabético
- Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra
- Faz maior uso de consoantes
- Acreditam que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B= BE
- Intervenções
- Cruzadinhas
- Forca
- Texto Lacunado;
- Pedir para a criança ler o que escreveu
- Atividade com sílabas simples e complexas, para a formação de palavras, frases e textos.
- Escritas espontâneas
- Hipótese alfabética
- A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.
- Características
- Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
- Desconsideram a segmentação entre palavras;
- Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.
- Intervenções
- Ortografia: ditado de palavras com sílabas simples e complexas. Ditado de frases. Uso do dicionário para verificar as palavras.
- Produção de textos e revisão destes. Trabalhar vários estilos discursivos , considerando a pontuação, ortografia, coesão textual e criatividade.
- Leitura e interpretação de textos. Leitura de histórias para levar para casa e recontá-las na roda ( caderno de histórias). Oferecer vários gêneros textuais (poesias, narrativas, textos informativos, textos para se comunicar (cartas e bilhetes), trava-línguas, etc.
- Quadro de regularidades ortográficas
- Forca
- Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas, etc.)
- Pintar lacuna entre palavras em pequenos textos (segmentação)
FEVEREIRO/2012
NÍVEIS CONCEITUAIS DE ESCRITA
- IRBODG /DIRETOR( ALUNA: TAINÁ-PRÉ-SILÁBICA)
- MPSDA /PROFESSORA (ALUNO: CARLOS ALEXANDRE- PRÉ-SILÁBICO)
- EFEHI//DIRETOR (ALUNO:WESHELY- PRÉ-SILÁBICO)
- SVT/SERVENTE/ IEO/DIRETOR ( ALUNO: GUILHERME- SILÁBICO)
- IEOA/DIRETORA(ALUNA- LIDIANE- SILÁBICA)
- OFFOA/PROFESSORA( IZABEL - SILÁBICA- NAS OUTRAS PALAVRAS TEVE UMA INTERVENÇÃO)
- DEO/DIRETOR ( ALUNO:WESLEY-SILÁBICO)
- OEOA/PROFESSORA (ALUNA:LÍVIA-SILÁBICA)
- POFOA/PROFESSORA CVT/SERVENTE ( GABRIEL/SILÁBICO-ALFABÉTICO)
- SCEA/SERVENTE/ DIRETO/DIRETOR ( CAIO JORGE/TRANSIÇÃO ENTRE NÍVEIS SILÁBICO E ALFABÉTICO AVANÇA E RETROCEDE/ DIZEM QUE UTILIZAM LETRA CURINGA , QUANDO NÃO CORRESPONDEM GRAFEMA/FONEMA)
- CVTD/SERVENTE (ADEILTON-SILÁBICO/ALFABÉTICO
- SEVETE/SERVENTE(BIANCA-ALFABÉTICA)
- DIRETORA(CAIO REIS/ALFABÉTICO)
- DIRETORA(FELIPE/ALFABÉTICO)
- DIRETORA(NATÁLIA-ALFABÉTICA)
- PROFESORA(BERNARDO-ALFABÉTICO)
- DIRETORA(IZABELLA CECÍLIA-ALFABÉTICA)
A atividade interviu na relação letra/som das iniciais das palavras, importante para a construção do sistema alfabético e mais adequado para os níveis pré-silábicos e silábicos, que ligaram as palavras às letras iniciais. Os silábicos -alfabéticos e alfabéticos escreveram as palavras com facilidade.
Reconhecimento dos nomes e letras inciais
Contação e reconto da história: "A Limpeza de Teresa". Registro com desenho e da expressão do pensamento, através da escrita da frase. Escrita de acordo com o nível conceitual. Intervenção da professora, quanto a estrutura da frase.
ABRIL /2012
ATIVIDADE SOBRE AS PARTES DO CORPO E DIVERSIDADE
BERNARDO-ALFABÉTICO
CAIO JORGE- SILÁBICO-ALFABÉTICO
GABRIEL-ALFABÉTICO
JHENYPHER-SILÁBICA -CONSCIÊNCIA SONORA DE VOGAL
CAIO REIS-ALFABÉTICO
GUILHERME-SILÁBICO-ALFABÉTICO
WESHILEY- SILÁBICO-ALFABÉTICO/AVANÇA E RETROCEDE. MUITAS VEZES NÃO RELACIONA LETRA/SOM DE VOGAIS OU CONSOANTES E UTILIZA LETRAS CURINGAS PARA SUBSTITUIR AS QUE NÃO RECONHECE!
IZABEL- TRANSIÇÃO ENTRE OS NÍVEIS SILÁBICO E SILÁBICO-ALFABÉTICO
MAIOR CONSCIÊNCIA SONORA DE VOGAIS . RELACIONA O SOM DE ALGUMAS CONSOANTES/ ALGUMAS SÍLABAS RECONHECE , POR CAUSA DOS NOMES DE ALUNOS COMO "CA" DE CAIO
FELIPE-ALFABÉTICO
BIANCA-ALFABÉTICA
LUCCAS-ALFABÉTICO
IZABELLA CECÍLIA -ALFABÉTICA
Escrita espontânea, de acordo com a hipótese de escrita/Maio/2012
Obs: observo que muitas crianças soletram corretamente as letras das palavras , mas na hora de escrever omitem vogais ou consoantes ou invertem sílabas, isto ocorre quando fazem a atividade sem a minha presença ,parece que ainda não estão seguras em suas hipóteses silábico-alfabéticas, retornando para escritas silábicas. Descobri três alunos com as mesmas escritas, pois copiaram. Quando realizarmos alguma atividade de avalição diagnóstica, é necessário que façamos com a criança individualmente, tendo o cuidado para não intervir , no entanto mesmo ditando acabamos intervindo. Na realidade os níveis transitam , até as crianças escreverem de forma realmente segura alfabeticamente !
SETEMBRO /2012
NOVEMBRO/2012
Não consegui digitalizar todas essas produções, por causa da pressa de colocá-las no portifólio da escola e do excesso de trabalho
NOVEMBRO/2012
Outras produções escritas que fizeram parte do projeto sobre os animais
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