Devemos lembrar que Piaget não propõe um método de ensino, mas suas pesquisas colaboram para propostas pedagógicas que tem como objetivo principal à atuação ativa do aluno no processo de aprendizagem, respeitando o desenvolvimento do pensamento da criança.
Uma questão muito debatida é a postura do professor. As crianças estão em desenvolvimento, descobrindo o mundo como um pequeno cientista. Cabe ao professor na prática pedagógica, respeitar o estágio de desenvolvimento da criança, e permitir que ela participe ativamente no processo de aquisição do conhecimento. Supõe-se que o professor construtivista não deve valorizar os conteúdos das matérias escolares. Ledo engano. O professor deve conhecer a matéria que ensina, mas não com a função de transmitir o conteúdo que está no livro de forma expositiva e sem significado, com exercícios de fixação e memorização. Mas, para discutir com os alunos, formulando perguntas inteligentes. Os alunos irão demonstrar que já apresentam uma leitura do mundo sobre um determinado assunto. Cabe ao professor ser o facilitador na busca do conhecimento.
Em uma sala de aula construtivista existe conversa e manipulação, sujeira e experimentalismo, pois estão construindo o conhecimento e aprendendo. Aparentemente para algumas pessoas, pode parecer uma bagunça, mas não é , pois os alunos estão aptos a conviver cooperativamente e cientes dos seus direitos e deveres para que haja uma convivência harmoniosa, além de serem estimulados a serem pessoas autônomas e criativas.
Sendo assim, como fica questão da avaliação? Na perspectiva de um adulto, o erro é visto como algo ruim, que deve ser punido e evitado. Em uma metodologia não construtivista o professor irá transmitir o conhecimento científico e a criança deverá provar que o adquiriu em uma avaliação final. Já em uma aula construtivista, a criança poderá ser ativa no processo de conhecimento, respondendo as situações-problema formuladas pelo professor, sem medo de expressar o seu pensamento, pois o erro e o acerto fazem parte do processo de aprendizagem. No construtivismo o problema é o da invenção e descoberta e a avaliação ocorre no processo de aprendizagem.
Enfim, em uma prática pedagógica construtivista a criança elabora o seu pensamento, pois, é um ser que está se desenvolvendo e formulando seus esquemas de ação para se ajustar e entender o mundo.
Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Cartaz sobre o trajeto da casa da Rebeca a escola
Pintura com as mãos da árvore
A nova amiguinha da sala: Iasmim
Pintura com guache na cartolina preta (misturar as cores com tinta branca para sobressair)
Dobradura do Saci
História : Os Três Porquinhos
Dobradura e colagem de materiais: palitos, fariinha e cartolina
Desenho da história de João e Maria e trabalho com a escrita
Trabalho de artes ; colagem de arroz, massinha e palitos utilizando cola colorida para fazer a casinha
de doces da história de João e Mariao desenho na outra folha , fazendo um trabalho de simetria
Pintura na lixa
Nenhum comentário:
Postar um comentário