terça-feira, 29 de março de 2011

(2011) Os novos interesses dos alunos . Os novos amiguinhos da sala ( alunos de 5 a 6 anos)

AS FOTOS FORAM AUTORIZADAS


        Este ano os alunos disseram que querem pesquisar  sobre " A Tartaruga". Já sabia que queriam pesquisar sobre  esse animal , pois no final do ano passado fomos ao horto , onde tinham tartaurgas. Também observei por parte de alguns alunos, grande interesse  na história que fala sobre tartarugas. Estamos pesquisando e depois colocarei alguns posts no blog. Já tinha feito esse trabalho com uma outra turma, no entanto nem sempre é igual, embora possa tirar idéias das minhas próprias e de outras professoras  e ir sempre reformulando-as.  Nesta pesquisa de animais, um  animal puxa o outro. O próximo será DINOSSAURO. Só falam em dinossauro e o interesse pela TARTARUGA já terminou !
    Outros assuntos que observo na turma é a volta do interesse pelo corpo, é como  se voltassem a algumas caracterísicas da idade de três anos, só que existe a necessidade de marcar bastante as diferenças entre meninos e meninas. As meninas se mostram muito vaidosas, tanto é que fizeram a Ana Clara ( a nova amiguinha da sala com essas características,a qual gosta de usar maquiagem, ir a bailes, colocar sapato alto, etc.)  Meninas e meninos se separam em dois grupos. Estou pensando em fazer algo como um SALÃO  DE BELEZA na sala, em que os meninos também possam ir e mostrar que homem também é vaidoso, assim como as meninas. Tem coisa que tanto menino e menina fazem.  Também pretendo que construam um novo  amiguinho da sala. Vamos ver como sai o texto coletivo sobre ele !
   Caio Reis e outros alunos ficam me perguntando quando é que vamos fazer pinturas sobre PORTINARI. Como já tinha trabalhado um pouco sobre esse artista na sala ano passado, não estava pensando trabalhar este ano.  Sempre pensamos que se retornarmos  a um assunto, seja repetitivo para criança, no entanto acho que fizemos poucas pinturas e podemos falar um pouco mais sobre esse artista e suas obras. Fico surpreendida de como gostaram do PORTINARI!
   Outro interesse que surgiu foi sobre MAPAS, eles viram os mapas nas agendas que a prefeitura deu e ficaram muito interessados  no mapa do BRASIL e de NITERÓI. Pretendo continuar esse trabalho de localização espacial, dando continuidade ao trabalho do ano passado sobre A CASA e a FAMÍLIA.
  Também iremos continuar o trabalho com o livrinho individual em que cada um será autor ou autora da sua história.
   Bernardo chegou na sala dizendo que quer estudar OS PLANETAS e já contagiou os outros alunos. Que turminha cheia de interesse ! Ufa ! Mãos à obra!
        
   Karla

                                                        O João Vitor nascendo           

Medindo o papel para colocar a roupa no João Vitor


Ele joga futebol e é do time do flamengo

D
Desenhando a bola de futebol e medindo os papéis para
fazer a chuteira





Colocando a joelheira
As crianças fizeram o texto coletivo da Ana Clara e do João Vitor. Ela é bem vaidosa e ele joga
futebol. Disseram que eles têm 15 anos e namoram.








Os bonecos João Vitor e Ana Clara na festa de final de ano


O SALÃO DE BELEZA








OUTRAS ATIVIDADES


LEGO

Levantando o dedo para votar, não me lembro em quê? É assim que são resolvidas as situações!








Dobradura da escola








Dobradura da galinha






                                          

2 comentários:

Profe Daia disse...

Olá!!
Adorei seu blog! Já estou seguindo!
Venha conhecer o meu:
www.profedaiane.blogspot.com

Aguardo!
Abraços!

Karla Cristina Carrozzino Gaudencio disse...

Oi Daia ! Que bom que você gostou!
Continue visitando!
Vou entrar no seu também!
Beijos
Karla

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla