Projetos de Ciências de 2011: " Os Dinossauros"
Este ano os alunos disseram que querem pesquisar sobre " A Tartaruga". Já sabia que queriam pesquisar sobre esse animal , pois no final do ano passado fomos ao horto , onde tinham tartaurgas. Também observei por parte de alguns alunos, grande interesse na história que fala sobre tartarugas. Estamos pesquisando e depois colocarei alguns posts no blog. Já tinha feito esse trabalho com uma outra turma, no entanto nem sempre é igual, embora possa tirar idéias das minhas próprias e de outras professoras e ir sempre reformulando-as. Nesta pesquisa de animais, um animal puxa o outro. O próximo será DINOSSAURO. Só falam em dinossauro e o interesse pela TARTARUGA já terminou !
Outros assuntos que observo na turma é a volta do interesse pelo corpo, é como se voltassem a algumas caracterísicas da idade de três anos, só que existe a necessidade de marcar bastante as diferenças entre meninos e meninas. As meninas se mostram muito vaidosas, tanto é que fizeram a Ana Clara ( a nova amiguinha da sala com essas características,a qual gosta de usar maquiagem, ir a bailes, colocar sapato alto, etc.) Meninas e meninos se separam em dois grupos. Estou pensando em fazer algo como um SALÃO DE BELEZA na sala, em que os meninos também possam ir e mostrar que homem também é vaidoso, assim como as meninas. Tem coisa que tanto menino e menina fazem. Também pretendo que construam um novo amiguinho da sala. Vamos ver como sai o texto coletivo sobre ele !
Caio Reis e outros alunos ficam me perguntando quando é que vamos fazer pinturas sobre PORTINARI. Como já tinha trabalhado um pouco sobre esse artista na sala ano passado, não estava pensando trabalhar este ano. Sempre pensamos que se retornarmos a um assunto, seja repetitivo para criança, no entanto acho que fizemos poucas pinturas e podemos falar um pouco mais sobre esse artista e suas obras. Fico surpreendida de como gostaram do PORTINARI!
Outro interesse que surgiu foi sobre MAPAS, eles viram os mapas nas agendas que a prefeitura deu e ficaram muito interessados no mapa do BRASIL e de NITERÓI. Pretendo continuar esse trabalho de localização espacial, dando continuidade ao trabalho do ano passado sobre A CASA e a FAMÍLIA.
Também iremos continuar o trabalho com o livrinho individual em que cada um será autor ou autora da sua história.
Bernardo chegou na sala dizendo que quer estudar OS PLANETAS e já contagiou os outros alunos. Que turminha cheia de interesse ! Ufa ! Mãos à obra!
Professora Karla
PROJETO : OS DINOSSAUROS
Projeto: “ Os
Dinossauros”
·
Tempo estimado:
Seis meses
·
Alunos:
Idade de 5 anos (
Educação Infantil)
· Justificativa:
À partir do projeto sobre a tartaruga, as crianças descobriram que esta é um animal que existe desde a era dos
dinossauros, então surgiu o interesse pelos dinossauros, sendo este o assunto mais falado na sala.
· Detonador:
O detonador foram as próprias novidades que os
alunos trouxeram para a sala, como
bonecos de dinossauros, informações orais, livros informativos, etc.
· Metodologia ( problematização):
O estudo sobre os dinossauros foi baseado em uma
metodologia de
pesquisa , em que os alunos expressaram
os seus conhecimentos prévios e hipóteses
sobre os dinossauros oralmente, sendo estes relatos registrados em
textos coletivos . Em seguida suas hipóteses eram pesquisadas através de uma
lista de perguntas sobre o que queriam saber sobre o tema e por
fim fizeram um texto coletivo sobre o que descobriram em relação aos
dinossauros.
As perguntas eram realizadas na roda e
as crianças respondiam oralmente o que
descobriram. As respostas eram registradas em textos coletivos. Respondiam as
perguntas em etapas. Os pais eram
orientados a transmitir oralmente para os filhos a pesquisa, para que estas
transmitissem as descobertas na roda. As crianças também eram orientadas onde
pesquisar, como: internet, livros de pesquisas, jornais e revistas.
As atividades pedagógicas eram realizadas de
acordo com as etapas de perguntas descobertas e registradas em textos
coletivos. O conhecimento natural e
social ( ciências , história e geografia) era desenvolvido de forma interdisciplinar com os conhecimentos de linguagem ( oralidade,
leitura e escrita), lógico-matemático, movimento e artes . As crianças também
participaram registrando um roteiro no cartaz de qual atividades queriam fazer.
O projeto culminou com um livro feito
pelos alunos sobre os dinossauros e todos os registros sobre a pesquisa foram
expostos na escola, além da maquete, materiais utilizados e pesquisados pelos
paleontólogos ( lupa , pincéis, fósseis) e outras atividades artísticas dos
alunos. Os alunos deram uma aula sobre
os dinossauros para as turmas do 1º ano , apresentaram-se cantando a música dos dinossauros com as bandeirinhas destes que confeccionaram,
porém o mais emocionante foi a visita ao
Museu Nacional, em que puderam ver e
conversar com o monitor suas descobertas sobre os dinossauros e a era geológica
em que estes viveram. O monitor ficou
receoso quanto a usar termos científicos. Então falei que poderia falar, pois
as crianças conheciam, porque pesquisaram. Elas começaram a falar os nomes dos
períodos da era mesozóica e o que aconteceu em cada período, então o monitor
ficou muito surpreso, pois eram crianças de 5 anos!
· Objetivos específicos:
·
Conhecimento Natural e Social
(ciências , história e geografia)
·
Desenvolver
a curiosidade e o método de pesquisa
científico.
·
Conhecer
como era o planeta na era dos dinossauros.
( clima, vulcões,
vegetação, animais, continentes)
·
Conhecer
o nome da era dos dinossauros e
quais nomes dos períodos que se dividiam
essa era.
·
Conhecer
o que aconteceu em cada período.
·
Quais
as espécies de alguns dinossauros e as características destes.
·
Conhecer
como os dinossauros desapareceram do planeta Terra.
·
Conhecer
se existiam mamíferos e se existiam , como estes eram.
·
Conhecer
como se alimentavam os dinossauros.
·
Conhecer
onde se locomoviam .
·
Conhecer
o que é um paleontólogo.
·
Conhecer a classe de animal, à qual pertencia os dinossauros.
·
Como
nasciam os filhotes.
·
Saber
se as aves se originaram dos dinossauros.
·
Agrupar
os animais de acordo com suas características em aves, mamíferos, répteis.
·
Agrupar os
dinossauros de acordo com a forma de alimentação : carnívoros e
herbívoros
·
Conhecer
um pouco sobre a história geológica do planeta Terra.
·
Conhecer
a formação dos continentes na era dos dinossauros e na era atual.
·
Identificar
no mapa-múndi, quais continentes e países
muitos dinossauros viveram.
· Pesquisar e conscientizarem-se sobre os
animais que estão extinção atualmente, por motivos de caça e de não preservação do ambiente
natural.
· Linguagem ( oralidade , leitura e escrita)
·
Desenvolver
a oralidade, através dos relatos das pesquisas realizadas sobre os dinossauros.
· Desenvolver a aquisição da leitura e escrita, de forma que estejam presentes em um processo um discursivo, com o propósito de função social.
· Realizar atividades de aquisição da
escrita alfabética de acordo com os
nomes e textos , desenvolvidos no
projeto, tais como: completar os nomes
dos dinossauros com a letra
e sílaba inicial, escrever os nomes destes de acordo com as hipóteses de
escrita. Contar quantas sílabas e quantas letras tem os nomes dos dinossauros,
saber com se escreve cada sílaba, etc. Fazer um alfabeto na sala.
· Participar oralmente dos textos
coletivos, percebendo qual é o gênero textual de acordo com suas
características e estrutura ( informativo, narrativo, poesia, bilhete, etc.),
relatando como se escrevem as palavras, circulando palavras no texto, identificando
trechos do texto e copiando frases destes, percebendo a estrutura das
frases ( espaço entre as palavras e orientação espacial do texto). Criando histórias
, percebendo rimas e criando poesias.
· Matemática
· Relacionar quantidade numeral até dez.
· Perceber a temporalidade e sequência
numérica através do uso do calendário (os dias da semana e do mês, os meses do ano )associando o
presente ao passado , percebendo que a era dos dinossauro foi há milhões de
anos atrás.
· Conhecer as idéias de adição e
subtração, através de atividades de contagem e situações problemas com os nomes
dos colegas, tampinhas, uso dos dedos na roda e desenhos de dinossauros,
realizando atividades gráficas.
· Conhecer os sistemas de medidas não
convencionais( mão, borracha, lápis) e convencionais como o metro, assim como os instrumentos utilizados ( régua, trena, fita
métrica) , realizando atividades, tais como: medir o estojo, o livro, os móveis da sala, o
comprimento e largura da sala, a altura dos colegas , percebendo quem é o mais
alto, o mais baixo, fazendo uma fila do maior para o menor. Relacionar a altura
e largura de alguns dinossauros
·
Artes e Movimento
· A maioria das atividades artísticas,
apresentam como objetivos , o fazer e apreciação artística, o desenvolvimento
da coordenação motora fina, através de atividades de recorte ,colagem e pintura
, com pincel e uso de outros materiais, o desenvolvimento do grafismo ( desenho
dos alunos), a autonomia nas atividades e regras de convivência,tais como: organizar os materiais , após as atividades, saber
esperar a vez, dividir os materiais, ter cuidado com materiais, respeitar os colegas e a
professora, ajudar os colegas, etc.
· Além das atividades de artes
plásticas foram desenvolvidas atividades de dança e música dos dinossauros em
que as crianças desenvolveram a coordenação dos movimentos amplos , o ritmo e a
rima, com o uso de instrumentos musicais.
· Atividades :
·
Recorte
e colagem . Desenho das figuras e colar no papel , desenho do ambiente em que
os dinossauros se locomoviam ( terra,
água ou ar).
·
Mosaico
de dinossauro. Desenho do aluno de uma espécie de dinossauro, recortar papéis
coloridos com os dedos e colar dentro
dos dinossauros.
·
Pintura
do globo terrestre de azul, desenho e recorte e colagem dos continentes.
·
Pintura
na cartolina preta. Misturar as tintas sempre com a branca para realçar no
preto. Pintar as estrelas e o meteoro caindo na terra . Colar o globo
terrestre.
·
Pintura
com textura para representar folhas de
fósseis . Colocar as folhas , embaixo do papel
e pintar por cima com giz de cera deitado.
·
Bandeirinhas
de dinossauros. Desenhar , recortar e colar dinossauros na bandeirinha. Pendurar no teto da sala para enfeitar, como
móbiles e bandeirinhas.
·
Livro
dos dinossauros. Desenho do dinossauro e
pintura com esponja na tinta ao redor do dinossauro.
·
Dinossauros
feitos de argila
·
Fósseis
feitos de argila, impressão das marcas da folha ou de boneco de dinossauro.
·
Fósseis
de ossos ( brinquedo) , colocados na terra.
·
Maquete,
árvores de cartolina e papel crepom, desenhos de dinossauros colados no palito,
bonecos de dinossauros ( brinquedos dos alunos), vulcão feito de argila e larva com tinta. Desenho de
mar com tinta.
·
Quebra-cabeça de dinossauros. Montagem do esqueleto de
dinossauros
·
Recursos Materiais
·
Folhas
A3 ,Papel 40kg, Giz de cera, canetinhas,
tintas, figuras de dinossauros, cartolina preta, folhas de árvores,
argila, figuras de esqueletos de
dinossauros, cartolinas coloridas, pincéis, lupas, pincéis, esqueleto e bonecos
de dinossauros, barbante e palitos.
·
Livros
utilizados: coleção de livros de dinossauros, livro de pesquisas sobre os
dinossauros, durante o projeto sempre tinha o momento de contação de
histórias, em que um aluno levava uma
história com o caderno de meia pauta, em que desenhavam a parte da história e o
responsável registrava esse momento literário.
·
Avaliação
O projeto foi muito gratificante e envolvente para as crianças e a professora
que também teve que pesquisar sobre o tema. As crianças apresentaram grande
interesse pelo tema, participando com entusiasmo nas pesquisas, demonstrando em
seus relatos uma grande ampliação nos conhecimentos
da área de ciências. Avançaram também em suas hipóteses de escrita, escrevendo
em níveis: silábico, silábico–alfabético e alfabético. Registraram os nomes dos
dinossauros e outros animais estudados,
além de participarem dos gêneros discursivos estudados.
A ERA MESOZÓICA
A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás, ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas. Outras características dessa era geológica são: divisão do grande continente da Pangeia, surgimento de grandes répteis, como, por exemplo, os dinossauros, surgimento de pequenos animais mamíferos, desenvolvimento de flores nas plantas.
Período triássico ( aparecem os primeiros grandes répteis e o planeta Terra era muito quente e chuvoso)
Período Jurássico ( os dinossauros dominaram a Terra, apresentando nesse período por volta de 500 espécies de dinossauros)
Período cretáceo ( Um grande meteoro cai na Terra matando todos os dinossauros, a atmosfera é coberta por muita poeira, cobrindo a entrada do sol , não há plantas e nem água. )
ESPÉCIES DE DINOSSAUROS
O Espinossauro cujo nome significa " Lagarto espinho ", viveu no
norte da África durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos
atrás e diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de
"vela" nas costas.
Essa "vela dorsal" era formada por prolongamentos das vértebras
das colunas que mediam 1,8 metros de comprimento, cobertas de pele. Segundo os
cientistas ela armazenava o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil
que os outros répteis.
O tiranossauro rex (Tyrannosaurus rex) foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.
Pterossauros são répteis voadores intimamente aparentados aos dinossauros e os
primeiros vertebrados a voar. Surgiram há 230 milhões de anos se extinguiram no
final do Cretáceo.
Embora sejam seus contemporâneos, os pterossauros não eram dinossauros.
Suas asas eram feitas de uma grande membrana de
pele esticada do final do quarto dedo (desproporcionalmente longo) até os
membros posteriores. Características das mandíbulas de pterossauros indicam que
a maioria deles alimentava-se de peixes, moluscos e insetos.
O tricerátops, ou tricerátopo, ou ainda
tricerátope (do grego, "rosto com três chifres"), viveu durante o Cretáceo há
cerca de 68 e 65 milhões de anos, no Canadá e no norte dos Estados Unidos. Tinha
9 m de comprimento, 3 m de altura, 6 toneladas e um crânio de mais de 2 m de
comprimento. Com seu bico córneo, rasgava as plantas duras que comia.
O braquiossauro ("lagarto
com braços", referente a seus membros anteriores maiores que os posteriores) foi
descoberto em 1900 no Colorado (Estados Unidos), Argélia e Tunísia. Viveu há
aproximadamente 144 milhões de anos atrás durante o período Jurássico. Tinha 25
m de comprimento e 13 m de altura, dos quais metade correspondia ao
pescoço.
O Kentrosaurus ("lagarto espinhoso") foi um dinossauro herbívoro que
viveu no Jurássico Superior entre 156 e 151 milhões de anos atrás. Media em
torno de 5 m de comprimento e pesava 500 kg. Já que seu pescoço e suas patas
dianteiras eram curtos, alimentava-se de pequenos arbustos e plantas rasteiras,
mas também poderia apoiar-se na cauda e em duas patas para alcançar folhas e
frutas mais altas.
O Velociraptor
("ladrão veloz") viveu durante o período Cretáceo, de 70 a 65 milhões de
anos, em florestas da Mongólia. Media 1,5 m de comprimento e 76 cm de altura,
pesando 15 kg.
Com
sua ótima visão, dentes curtos e serrilhados, cérebro desenvolvido, agilidade e
forte mandíbula, o Velociraptor caçava em bando presas maiores que ele,
além de pequenos mamíferos. A poderosa garra do segundo dedo do pé, de até 11
cm, perfurava o pescoço ou ventre da vítima para matá-la.
O
primeiro esqueleto da espécie foi encontrado no deserto de Gobi, Ásia, em 1923.
Apesar de nunca terem sido descobertas penas em fósseis de
Velociraptor, ele provavelmente as possuía por causa de seu
parentesco.
O elasmossauro (do grego, "lagarto de placas finas", referindo-se aos
ossos de sua cintura pélvica) é um réptil marinho que viveu no fim do período Cretáceo,
de 80,5 a 65 milhões de anos, no Mar Interior Ocidental, local que hoje é a
América do Norte. Tinha cerca de 2 t e 14 m de comprimento, dos quais 8 m
correspondiam ao pescoço.
Nadador lento, o elasmossauro atacava
cardumes de peixes em mar aberto, espreitando suas presas por baixo e
camuflando-se nas águas escuras; mas também comia moluscos, invertebrados e até
outros répteis marinhos. Seu pescoço extremamente longo, usado como leme,
possuía 71 vértebras, mais do que qualquer outro animal, e não poderia ser
erguido muito acima da água por causa de seu peso. É possível que o
elasmossauro colocasse ovos em terra.
O xonissauro (Shonisaurus sp.) era um gênero de ictiossauro que viveu durante o período Triássico no Oeste dos EUA. O xonissauro se alimentava de peixes e moluscos nos oceanos triássicos.
O Ultrassauro um saurópode do fim do período Jurássico, que foi encontrado na América do Norte, é um dos maiores dinossauros conhecidos, na imagem acima o Ultrassauro (marrom) está ao lado de um outro saurópode o camarassauro ( violeta ). O Ultrassauro tinha mais 35 metros de comprimento e pesava quase 100 toneladas.
Media em torno de 3 metros de comprimento e se alimentava de folhas rasteiras, pois não alcançava as folhagens mais altas.
Antes, os cientistas achavam que, para andar, o iguanodonte se apoiava nas pernas traseiras e mantinha a cauda no chão, mas a teoria atual é a de que ele costumava se sustentar sobre as quatro patas.
O apatossauro ou brontossauro (Apatosaurus sp.) foi um gênero de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico da América do Norte. Media até 25 metros de comprimento, 10 metros de altura e pesava em torno de 35 toneladas.
O nome Velociraptor provém do latim velox raptor, que significa "ladrão veloz". O nome faz referência a sua característica de um caçador, que era dos mais rápidos de seu tempo.
Arqueopterix : "A Primeira ave"
O arqueoptérix, ou arqueópterix, ou ainda arqueopterix (do grego "asa antiga"),
é a mais antiga ave
conhecida e viveu de 150 a 148 milhões de anos atrás, na Europa, Jurássico Superior.
Do tamanho de um corvo, pesava 2 kg e media 60 cm de comprimento. É por vezes
referido pelo nome alemão Urvogel, que significa "ave
original" ou "primeira ave".
O
Titanosaurus (cujo nome latino significa "lagarto titânico")
viveu no fim do período Cretáceo, de 83 a 65 milhões de anos, na Índia. Era
herbívoro e chegava a 20 m de comprimento, 6 m de altura e 10 t. Alimentava-se
das folhas do topo das árvores.
O
Titanosaurus tinha uma estreita relação com o Argentinosaurus.
Possuía cabeça e dentes pequenos, pescoço curto, braços atarracados, coluna
flexível, vértebras maciças (e não ocas, como em outros saurópodes), cauda longa
e grandes narinas. Segundo impressões de pele em fósseis, as costas do
Titanosaurus eram pontilhadas por pequenos nódulos ósseos, chamados
osteodermas, provavelmente usados como proteção.
Foi descoberto pelo paleontólogo inglês Richard Lydekker em
1877. Apesar de não terem sido encontrados muitos esqueletos de
Titanosaurus, uma família de saurópodes, os titanossauros, foi nomeada a
partir deste dinossauro.
O Corythosaurus casuarius (do latim, "lagarto com
capacete") foi um herbívoro que viveu no final do período Jurássico, há 145
milhões de anos atrás, nas áreas litorâneas e pantanosas do oeste da América do
Norte, comendo folhas, brotos e pinheiros. Media 9 m de comprimento e pesava 4
toneladas.
Como todos os hadrossauros, o Corythosaurus possuía
uma crista oca na cabeça, que deu origem ao seu nome. Com o ar que passava pela
crista, o Corythosaurus produzia sons altos para chamar outros membros
do grupo. O formato do crânio e da crista mudava com a idade do indivíduo.
Possuía cauda estreita e rígida, olhos grandes, audição aguçada e bom
olfato.
O Corythosaurus é conhecido através de vários
fósseis muito bem conservados e completos, alguns em posição original ou
contendo impressões de pele ao redor do corpo. Os membros anteriores do
Corythosaurus eram mais finos e fracos que os posteriores, mas trilhas
de pegadas fossilizadas mostram que ele frequentemente andava sobre quatro patas
também.
Os Nodossauros eram um grupo de dinossauros encouraçados onde teve-se o início de uma "corrida armamentista", onde dinossauros herbívoros e carnívoros disputavam que estava melhor armado, é nesses dinossauros em que começam há aparecer os espigões e as armaduras compostas de placas ósseas.
Suas cabeças eram estreitas e bem revestidas, seus corpos eram largos e atarracados, muito semelhantes a tanques de guerra.
Eles se protegiam de predadores deitando no chão com a barriga ( região menos protegida ) para baixo e dando rabadas ,as quais possuíam poderosos espinhos, em seus adversários.
Seus descentes deram origem aos animais com as melhores armaduras naturais já vistas os Anquilossauros.
Pangea ( os continentes unidos formando um grande continente)
Depois se dividiram em dois grandes continentes ( Laurásia e Gondwana)
Globo Terrestre atual
Globo terrestre atual representado no planisfério ( um plano para se poder visualizar todos os continentes)
O Darwinius é um primata que viveu há
47 milhões de anos, época Eocena, na Alemanha. Media cerca de 60 cm de
comprimento (sendo 35 cm somente a cauda), pesava 2 kg e se alimentava de
frutas, folhas e sementes.
O cinognato (Cynognathus crateronotus) foi um cinodonte com distribuição quase mundial que viveu durante o período Triássico. Tinha uma cauda larga, esqueleto leve e dentes caninos alongados e pontiagudos, característica típica dos animais carnívoros. Há evidências de que este animal tenha tido bigodes, o que o aproxima dos mamíferos. Ele tinha mandíbulas capazes de quebrar ossos.
Depois veio a era Cenozóica , nessa era aconteceram as grandes glaciações ( Era do gelo) e os mamíferos ficaram grandes e dominaram o mundo , pois existiam em grande quantidade. A humanidade também começou a existir nessa era, dominando o mundo.
- Alguns mamíferos que existiram na era cenozóica, inclusive o homem:
TIGRE DE DENTE DE SABRE |
PREGUIÇA GIGANTE E GLIPTODONTE
MASTODONTES
MAMUTE
A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE
Mamíferos atuais:
As crianças pesquisaram figuras de mamíferos, recortaram e colaram. Também escreveram os nomes dos animais conforme as hipóteses de escrita , alguns escreveram somente a letra e sílaba inicial.
ANIMAIS EM EXTINÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
As crianças também estudaram sobre preservação ambiental e animais em extinção, infelizmente não digitalizei o texto coletivo sobre o tema.
Escreveram os nomes dos animais conforme as hipóteses de escrita.
Meteorito caindo na Terra ( pintura na cartolina preta)
Música dos dinossauros
Mosaico de dinossauro
Eles se locomoviam na terra, água e ar
Pintura com textura sobre as folhas ( marcas de fósseis)
Situação problema com dinossauros
Relato oral do problema
Trabalhamos sistema de medidas ,usando medidas convencionais e não convencionais para medir obejetos da sala. Através da medida da altura dos alunos , também fizemos uma tabela do dinossauro mais alto e menos alto. Do mais comprido e menos comprido. Imaginamos que o braquiossauro, o mais alto de todos tem 15 m de altura , que equivale a um prédio de três andares. Vimos que o Velociraptor tinha o comprimento de 2 m e medimos na sala quanto é 2m.
Espécies de dinossauros
Textos Coletivos sobre a pesquisa dos dinossauros ( O que sabemos? O que queremos saber? O que descobrimos?)
O Planeta Terra na Era dos dinossauros
Texto Coletivos sobre o filme: Em busca do Vale
dos Dinossauros da Disney
Móbile de bandeirinha de dinossauro
O Planeta Terra
Descobrimos que o planeta Terra na era dos dinossauros era um continente único , chamado pangea e depois se dividiu em doi grandes continentes (Laurásia e Gonduana), até ficar como nos dias atuais.
DINOSSAUROS HERBÍVOROS
ATIVIDADE COM A LETRA INICIAL NO CONTEXTO DA SÍLABA INICIAL E DESENHO DOS ALUNOS
DINOSSAUROS CARNÍVOROS
ESCRITA ESPONTÂNEA E DESENHO
( HIPÓTESES DE ESCRITA)
O LIVRO DOS DINOSSAUROS
A ERA MESOZÓICA DOS DINOSSAUROS
RECORTANDO FIGURINHAS DE DINOSSAUROS PARA COLAR
NO LIVRO
NO LIVRO
PINTURA COM ESPONJA PARA ENFEITAR O LIVRO GRANDE DOS DINOSSAUROS
DINOSSAUROS DE ARGILA
CULMINÂNCIA DO PROJETO: OS DINOSSAUROS
APRESENTAÇÃO PARA AS TURMAS DAS PROFESSRORAS VERA E ALESSANDRA
DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
MAQUETE DO VALE DOS DINOSSAUROS
FÓSSEIS
FÓSSEIS E INSTRUMENTOS USADOS PELO PALEONTÓLOGO
BRINCAMOS DE PALEONTÓLOGO, PROCURANDO FÓSSEIS NA TERRA DA ESCOLA
MAQUETE, LIVRO DOS DINOSSAUROS E FÓSSEIS
QUEBRA CABEÇA DO ESQUELETO DO TIRANOSSAURO REX
TEXTO COLETIVO
PINTURA NA CARTOLINA PRETA ( MISTURAS DAS TINTAS COLORIDAS COM TINTA BRANCA)
O PLANETA TERRA E O METEORO CAINDO
ELES SE LOCOMOVIAM NA TERRA, ÁGUA E AR
(RECORTE , COLAGEM E DESENHO )
PINTURA COM TEXTURA SOBRE A FOLHA PARA REPRESENTAR OS FÓSSEIS
TEXTOS COLETIVOS E FIGURAS DA PESQUISA
MOSAICO DE DINOSSAURO ( OS DESENHOS SÃO DAS CRIANÇAS)
MÚSICA : NA ERA DOS DINOSSAUROS
ELES FALARAM PARA AS TURMAS DO 1° ANO TUDO QUE SABIAM SOBRE OS DINOSSAUROS
AS CRIANÇAS DO 1° ANO TAMBÉM FIZERAM MUITAS PERGUNTAS
TURMA DA PROFESSORA ALESSANDRA
ELES GOSTARAM MUITO !
PASSEIO AO MUSEU NACIONAL
As crianças com os monitores
Olhares surpresos para o lugar onde morou uma princesa
Antes de entrar no museu
Ouvindo as explicações do monitor e levantando o dedo para fazer perguntas e falar o que já sabem dos dinossauros
AVALIAÇÃO COLETIVA DA TURMA EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ANO DE 2011
Na escola gostamos de brincar de cabelereiro, lego, desenhar e brincar no parquinho. Gostamos de estudar os dinossauros, a tartaruga, os répteis , de ter ido ao Museu Nacional e de levar o caderno de histórias para casa.
Não teve nada do que não gostamos. Gostamos de tudo !
Ano que vem vamos aprender a ler e escrever, vamos ter aula de matemática e aula de reforço. Gostamos muito da professora Karla e ano que vem, queremos ficar com ela de novo !
Texto coletivo ( Turma dos Amigos/ Educação Infantil 5 anos/ Dezembro de 2011