sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROJETO DE CIÊNCIAS DE 2011: " OS DINOSSAUROS" ( EDUCAÇÃO INFANTIL 5 ANOS)





Projetos de Ciências de 2011: "  Os  Dinossauros"


     Este ano os alunos disseram que querem pesquisar sobre " A Tartaruga". Já sabia que queriam pesquisar sobre esse animal , pois no final do ano passado fomos ao horto , onde tinham tartaurgas. Também observei por parte de alguns alunos, grande interesse na história que fala sobre tartarugas. Estamos pesquisando e depois colocarei alguns posts no blog. Já tinha feito esse trabalho com uma outra turma, no entanto nem sempre é igual, embora possa tirar idéias das minhas próprias e de outras professoras e ir sempre reformulando-as. Nesta pesquisa de animais, um animal puxa o outro. O próximo será DINOSSAURO. Só falam em dinossauro e o interesse pela TARTARUGA já terminou !
     Outros assuntos que observo na turma é a volta do interesse pelo corpo, é como se voltassem a algumas caracterísicas da idade de três anos, só que existe a necessidade de marcar bastante as diferenças entre meninos e meninas. As meninas se mostram muito vaidosas, tanto é que fizeram a Ana Clara ( a nova amiguinha da sala com essas características,a qual gosta de usar maquiagem, ir a bailes, colocar sapato alto, etc.) Meninas e meninos se separam em dois grupos. Estou pensando em fazer algo como um SALÃO DE BELEZA na sala, em que os meninos também possam ir e mostrar que homem também é vaidoso, assim como as meninas. Tem coisa que tanto menino e menina fazem. Também pretendo que construam um novo amiguinho da sala. Vamos ver como sai o texto coletivo sobre ele !
     Caio Reis e outros alunos ficam me perguntando quando é que vamos fazer pinturas sobre PORTINARI. Como já tinha trabalhado um pouco sobre esse artista na sala ano passado, não estava pensando trabalhar este ano. Sempre pensamos que se retornarmos a um assunto, seja repetitivo para criança, no entanto acho que fizemos poucas pinturas e podemos falar um pouco mais sobre esse artista e suas obras. Fico surpreendida de como gostaram do PORTINARI!
     Outro interesse que surgiu foi sobre MAPAS, eles viram os mapas nas agendas que a prefeitura deu e ficaram muito interessados no mapa do BRASIL e de NITERÓI. Pretendo continuar esse trabalho de localização espacial, dando continuidade ao trabalho do ano passado sobre A CASA e a FAMÍLIA.
    Também iremos continuar o trabalho com o livrinho individual em que cada um será autor ou autora da sua história.
     Bernardo chegou na sala dizendo que quer estudar OS PLANETAS e já contagiou os outros alunos. Que turminha cheia de interesse ! Ufa ! Mãos à obra!
 Professora  Karla





PROJETO : OS  DINOSSAUROS



Projeto: “ Os Dinossauros”
·       Tempo estimado:
 Seis meses
·       Alunos:
Idade de 5 anos ( Educação Infantil)
·       Justificativa:
         À partir do projeto sobre a  tartaruga,  as crianças descobriram que esta é um animal que existe desde a era dos dinossauros,  então  surgiu o interesse pelos dinossauros, sendo este o assunto mais falado na sala.
            
·       Detonador:
         O detonador  foram as próprias novidades que os alunos  trouxeram para a sala, como bonecos de dinossauros, informações orais, livros informativos, etc.  
·       Metodologia  ( problematização):
O estudo sobre os dinossauros  foi baseado em uma
metodologia de pesquisa , em que os alunos  expressaram os seus conhecimentos  prévios  e hipóteses  sobre  os dinossauros  oralmente, sendo estes relatos registrados em textos coletivos . Em seguida suas hipóteses eram pesquisadas através de uma lista de perguntas sobre o que queriam saber sobre o tema   e por fim fizeram um texto coletivo sobre o que descobriram em relação aos dinossauros.
         As perguntas eram realizadas na roda e as crianças respondiam oralmente  o que descobriram. As respostas eram registradas em textos coletivos. Respondiam as perguntas em etapas.  Os pais eram orientados a transmitir oralmente para os filhos a pesquisa, para que estas transmitissem as descobertas na roda. As crianças também eram orientadas onde pesquisar, como: internet, livros de pesquisas, jornais e revistas.
 As atividades pedagógicas eram realizadas de acordo com as etapas de perguntas descobertas e registradas em textos coletivos.  O conhecimento natural e social ( ciências , história e geografia) era desenvolvido  de forma interdisciplinar com  os conhecimentos de linguagem ( oralidade, leitura e escrita), lógico-matemático, movimento e artes . As crianças também participaram registrando um roteiro no cartaz de qual atividades  queriam  fazer.
         O projeto culminou com um livro feito pelos alunos sobre os dinossauros e todos os registros sobre a pesquisa foram expostos na escola, além da maquete, materiais utilizados e pesquisados pelos paleontólogos ( lupa , pincéis, fósseis) e outras atividades artísticas dos alunos. Os alunos  deram uma aula sobre os dinossauros para as  turmas  do 1º ano , apresentaram-se  cantando a música dos dinossauros  com as bandeirinhas destes que confeccionaram, porém o mais  emocionante foi a visita ao Museu Nacional, em que  puderam ver e conversar com o monitor suas descobertas sobre os dinossauros e a era geológica em que estes viveram.  O monitor ficou receoso quanto a usar termos científicos. Então falei que poderia falar, pois as crianças conheciam, porque pesquisaram. Elas começaram a falar os nomes dos períodos da era mesozóica e o que aconteceu em cada período, então o monitor ficou muito surpreso, pois eram crianças de 5 anos!
·       Objetivos específicos:
·       Conhecimento Natural e Social (ciências , história e geografia)
·       Desenvolver a curiosidade e o método de pesquisa  científico.
·       Conhecer como era o planeta na era dos dinossauros.
 ( clima, vulcões, vegetação, animais, continentes)
·       Conhecer o nome da era  dos dinossauros e quais  nomes dos períodos que se dividiam essa era.
·       Conhecer o que aconteceu em cada período.
·       Quais as espécies de alguns dinossauros e as características destes.
·       Conhecer como os dinossauros desapareceram do planeta Terra.
·       Conhecer se existiam mamíferos e se existiam , como estes eram.
·       Conhecer como se alimentavam os dinossauros.
·       Conhecer onde se locomoviam  .
·       Conhecer o que é um paleontólogo.
·       Conhecer  a classe de animal, à qual  pertencia os dinossauros.
·       Como nasciam os filhotes.
·       Saber se as aves  se originaram dos dinossauros.
·       Agrupar os animais de acordo com suas características em aves, mamíferos, répteis.
·       Agrupar  os  dinossauros de acordo com a forma de alimentação : carnívoros e herbívoros
·       Conhecer um pouco sobre a história geológica do planeta Terra.
·       Conhecer a formação dos continentes na era dos dinossauros e na era atual.
·       Identificar no mapa-múndi, quais continentes e países  muitos dinossauros viveram.
·        Pesquisar e conscientizarem-se sobre os animais que estão extinção atualmente, por motivos  de caça e de não preservação do ambiente natural.
·       Linguagem ( oralidade , leitura e escrita)
·       Desenvolver a oralidade, através dos relatos das pesquisas realizadas sobre os dinossauros.
·       Desenvolver a  aquisição da leitura e escrita, de forma que  estejam presentes em  um processo um discursivo,  com o propósito de função social.
·       Realizar atividades de aquisição da escrita alfabética de acordo com  os nomes e textos  , desenvolvidos no projeto,  tais como: completar os nomes dos dinossauros  com  a letra  e sílaba inicial,  escrever  os nomes destes de acordo com as hipóteses de escrita. Contar quantas sílabas e quantas letras tem os nomes dos dinossauros, saber com se escreve cada sílaba, etc. Fazer um alfabeto na sala.
·       Participar oralmente dos textos coletivos, percebendo qual é o gênero textual de acordo com suas características e estrutura ( informativo, narrativo, poesia, bilhete, etc.), relatando como se escrevem as palavras,  circulando palavras no texto, identificando trechos do texto e  copiando  frases destes, percebendo a estrutura das frases ( espaço entre as palavras e orientação espacial do texto). Criando histórias , percebendo rimas e criando  poesias.
·       Matemática
·       Relacionar quantidade numeral até dez.
·       Perceber  a temporalidade  e  sequência numérica através do uso do calendário (os dias da semana e do mês, os meses do ano )associando o presente ao passado , percebendo que a era dos dinossauro foi há milhões de anos atrás.
·       Conhecer as idéias de adição e subtração, através de atividades de contagem e situações problemas  com os nomes   dos colegas, tampinhas, uso dos dedos na roda e desenhos de dinossauros, realizando atividades gráficas.
·       Conhecer os sistemas de medidas  não  convencionais( mão, borracha, lápis) e convencionais  como o metro, assim como os  instrumentos utilizados ( régua, trena, fita métrica) , realizando atividades, tais como: medir  o estojo, o livro, os móveis da sala, o comprimento e largura da sala, a altura dos colegas , percebendo quem é o mais alto, o mais baixo, fazendo uma fila do maior para o menor. Relacionar a altura e largura de alguns dinossauros
·       Artes e Movimento
·       A maioria das atividades artísticas, apresentam como objetivos , o fazer e apreciação artística, o desenvolvimento da coordenação motora fina, através de atividades de recorte ,colagem e pintura , com pincel e uso de outros materiais, o desenvolvimento do grafismo ( desenho dos alunos), a autonomia nas atividades e regras de convivência,tais como:  organizar os materiais , após as atividades, saber esperar a vez, dividir os materiais, ter cuidado com  materiais, respeitar os colegas e a professora, ajudar os colegas, etc.
·       Além das atividades de artes plásticas foram desenvolvidas atividades de dança e música dos dinossauros em que as crianças desenvolveram a coordenação dos movimentos amplos , o ritmo e a rima, com o uso de instrumentos musicais.
·       Atividades :
·       Recorte e colagem . Desenho das figuras e colar no papel , desenho do ambiente em que os dinossauros se locomoviam  ( terra, água ou ar).
·       Mosaico de dinossauro. Desenho do aluno de uma espécie de dinossauro, recortar papéis coloridos com os dedos  e colar dentro dos dinossauros.
·       Pintura do globo terrestre de azul, desenho e recorte e colagem dos continentes.
·       Pintura na cartolina preta. Misturar as tintas sempre com a branca para realçar no preto. Pintar as estrelas e o meteoro caindo na terra . Colar o globo terrestre.
·       Pintura com textura para representar  folhas de fósseis . Colocar as folhas , embaixo do papel  e pintar por cima com giz de cera deitado.
·       Bandeirinhas de dinossauros. Desenhar , recortar e colar dinossauros na bandeirinha.  Pendurar no teto da sala para enfeitar, como móbiles e bandeirinhas.
·       Livro dos dinossauros. Desenho do dinossauro  e pintura com esponja na tinta ao redor do dinossauro.
·       Dinossauros feitos de argila
·       Fósseis feitos de argila, impressão das marcas da folha ou de boneco de dinossauro.
·       Fósseis de ossos ( brinquedo) , colocados na terra.
·       Maquete, árvores de cartolina e papel crepom, desenhos de dinossauros colados no palito, bonecos de dinossauros ( brinquedos dos alunos), vulcão  feito de argila e larva com tinta. Desenho de mar com tinta.
·       Quebra-cabeça  de dinossauros. Montagem do esqueleto de dinossauros
·       Recursos Materiais
·       Folhas A3 ,Papel 40kg, Giz de cera, canetinhas,  tintas, figuras de dinossauros, cartolina preta, folhas de árvores, argila,  figuras de esqueletos de dinossauros, cartolinas coloridas, pincéis, lupas, pincéis, esqueleto e bonecos de dinossauros, barbante e palitos.
·       Livros utilizados: coleção de livros de dinossauros, livro de pesquisas sobre os dinossauros, durante o projeto sempre tinha o momento de contação de histórias,  em que um aluno levava uma história com o caderno de meia pauta, em que desenhavam a parte da história e o responsável registrava esse momento literário.
·       Avaliação
      O projeto foi muito gratificante  e envolvente para as crianças e a professora que também teve que pesquisar sobre o tema. As crianças apresentaram grande interesse pelo tema, participando com entusiasmo nas pesquisas, demonstrando em seus relatos uma grande ampliação  nos conhecimentos da área de ciências. Avançaram também em suas hipóteses de escrita, escrevendo em níveis: silábico, silábico–alfabético e alfabético. Registraram os nomes dos dinossauros  e outros animais estudados, além de participarem dos gêneros discursivos estudados.













 A  ERA  MESOZÓICA



    A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás, ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas. Outras características dessa era geológica são: divisão do grande continente da Pangeia, surgimento de grandes répteis, como, por exemplo, os dinossauros, surgimento de  pequenos animais mamíferos, desenvolvimento de flores nas plantas.





Período triássico   ( aparecem os primeiros grandes répteis e o planeta Terra era muito quente e chuvoso)




Período Jurássico ( os dinossauros dominaram a Terra, apresentando nesse período por volta de  500 espécies de dinossauros)



Período cretáceo ( Um grande meteoro cai na Terra matando todos os dinossauros, a atmosfera é coberta por muita poeira, cobrindo a entrada do sol ,  não há plantas e nem água. )


ESPÉCIES DE DINOSSAUROS
























     O Espinossauro cujo nome significa " Lagarto espinho ", viveu no norte da África durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de "vela" nas costas.
   Essa "vela dorsal" era formada por prolongamentos das vértebras das colunas que mediam 1,8 metros de comprimento, cobertas de pele. Segundo os cientistas ela armazenava o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis.



 
O tiranossauro rex (Tyrannosaurus rex) foi uma espécie de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo, principalmente na região que é hoje a América do Norte.









Pterossauros são répteis voadores intimamente aparentados aos dinossauros e os primeiros vertebrados a voar. Surgiram há 230 milhões de anos se extinguiram no final do Cretáceo. Embora sejam seus contemporâneos, os pterossauros não eram dinossauros.
Suas asas eram feitas de uma grande membrana de pele esticada do final do quarto dedo (desproporcionalmente longo) até os membros posteriores. Características das mandíbulas de pterossauros indicam que a maioria deles alimentava-se de peixes, moluscos e insetos.














O tricerátops, ou tricerátopo, ou ainda tricerátope (do grego, "rosto com três chifres"), viveu durante o Cretáceo há cerca de 68 e 65 milhões de anos, no Canadá e no norte dos Estados Unidos. Tinha 9 m de comprimento, 3 m de altura, 6 toneladas e um crânio de mais de 2 m de comprimento. Com seu bico córneo, rasgava as plantas duras que comia.








 
      O braquiossauro ("lagarto com braços", referente a seus membros anteriores maiores que os posteriores) foi descoberto em 1900 no Colorado (Estados Unidos), Argélia e Tunísia. Viveu há aproximadamente 144 milhões de anos atrás durante o período Jurássico. Tinha 25 m de comprimento e 13 m de altura, dos quais metade correspondia ao pescoço.






     O Kentrosaurus ("lagarto espinhoso") foi um dinossauro herbívoro que viveu no Jurássico Superior entre 156 e 151 milhões de anos atrás. Media em torno de 5 m de comprimento e pesava 500 kg. Já que seu pescoço e suas patas dianteiras eram curtos, alimentava-se de pequenos arbustos e plantas rasteiras, mas também poderia apoiar-se na cauda e em duas patas para alcançar folhas e frutas mais altas.




     O Velociraptor ("ladrão veloz") viveu durante o período Cretáceo, de 70 a 65 milhões de anos, em florestas da Mongólia. Media 1,5 m de comprimento e 76 cm de altura, pesando 15 kg.

    Com sua ótima visão, dentes curtos e serrilhados, cérebro desenvolvido, agilidade e forte mandíbula, o Velociraptor caçava em bando presas maiores que ele, além de pequenos mamíferos. A poderosa garra do segundo dedo do pé, de até 11 cm, perfurava o pescoço ou ventre da vítima para matá-la.

    O primeiro esqueleto da espécie foi encontrado no deserto de Gobi, Ásia, em 1923. Apesar de nunca terem sido descobertas penas em fósseis de Velociraptor, ele provavelmente as possuía por causa de seu parentesco.


   



O elasmossauro (do grego, "lagarto de placas finas", referindo-se aos ossos de sua cintura pélvica) é um réptil marinho que viveu no fim do período Cretáceo, de 80,5 a 65 milhões de anos, no Mar Interior Ocidental, local que hoje é a América do Norte. Tinha cerca de 2 t e 14 m de comprimento, dos quais 8 m correspondiam ao pescoço.
Nadador lento, o elasmossauro atacava cardumes de peixes em mar aberto, espreitando suas presas por baixo e camuflando-se nas águas escuras; mas também comia moluscos, invertebrados e até outros répteis marinhos. Seu pescoço extremamente longo, usado como leme, possuía 71 vértebras, mais do que qualquer outro animal, e não poderia ser erguido muito acima da água por causa de seu peso. É possível que o elasmossauro colocasse ovos em terra.

O xonissauro (Shonisaurus sp.) era um gênero de ictiossauro que viveu durante o período Triássico no Oeste dos EUA. O xonissauro se alimentava de peixes e moluscos nos oceanos triássicos.





 






















O Ultrassauro um saurópode do fim do período Jurássico, que foi encontrado na América do Norte, é um dos maiores dinossauros conhecidos, na imagem acima o Ultrassauro (marrom) está ao lado de um outro saurópode o camarassauro ( violeta ). O Ultrassauro tinha mais 35 metros de comprimento e pesava quase 100 toneladas.





 



Minmi
    O Minmi ( "nomeado após a formação da rocha") viveu no período Cretáceo, na Austrália. Possuía uma forte couraça, com grandes espinhos, para se defender ao ser atacado ele deveria proteger a barriga deitando no solo, pois não apresentavam blindagem e ainda poderia dar rabadas que com seus enormes espinhos poderia amedrontar enormes predadores.
   Media em torno de 3 metros de comprimento e se alimentava de folhas rasteiras, pois não alcançava as folhagens mais altas.

 
 

File:Iguanodonte.jpg
Antes, os cientistas achavam que, para andar, o iguanodonte se apoiava nas pernas traseiras e mantinha a cauda no chão, mas a teoria atual é a de que ele costumava se sustentar sobre as quatro patas.

O segundo dinossauro descoberto pela ciência foi o iguanodonte, nome que significa “dente de iguana”. Cientistas escolheram esse nome porque os dentes do iguanodonte eram muito parecidos com os das iguanas atuais. A descoberta do iguanodonte trouxe a confirmação de que os dinossauros eram répteis.








    O apatossauro ou brontossauro (Apatosaurus sp.) foi um gênero de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico da América do Norte. Media até 25 metros de comprimento, 10 metros de altura e pesava em torno de 35 toneladas.







 Velociraptor


O nome Velociraptor provém do latim velox raptor, que significa "ladrão veloz". O nome faz referência a sua característica de um caçador, que era dos mais rápidos de seu tempo.





Arqueopterix : "A Primeira ave"
 
O arqueoptérix, ou arqueópterix, ou ainda arqueopterix (do grego "asa antiga"), é a mais antiga ave conhecida e viveu de 150 a 148 milhões de anos atrás, na Europa, Jurássico Superior. Do tamanho de um corvo, pesava 2 kg e media 60 cm de comprimento. É por vezes referido pelo nome alemão Urvogel, que significa "ave original" ou "primeira ave".






 

    O Titanosaurus (cujo nome latino significa "lagarto titânico") viveu no fim do período Cretáceo, de 83 a 65 milhões de anos, na Índia. Era herbívoro e chegava a 20 m de comprimento, 6 m de altura e 10 t. Alimentava-se das folhas do topo das árvores.

   O Titanosaurus tinha uma estreita relação com o Argentinosaurus. Possuía cabeça e dentes pequenos, pescoço curto, braços atarracados, coluna flexível, vértebras maciças (e não ocas, como em outros saurópodes), cauda longa e grandes narinas. Segundo impressões de pele em fósseis, as costas do Titanosaurus eram pontilhadas por pequenos nódulos ósseos, chamados osteodermas, provavelmente usados como proteção.

   Foi descoberto pelo paleontólogo inglês Richard Lydekker em 1877. Apesar de não terem sido encontrados muitos esqueletos de Titanosaurus, uma família de saurópodes, os titanossauros, foi nomeada a partir deste dinossauro.






 


   O Corythosaurus casuarius (do latim, "lagarto com capacete") foi um herbívoro que viveu no final do período Jurássico, há 145 milhões de anos atrás, nas áreas litorâneas e pantanosas do oeste da América do Norte, comendo folhas, brotos e pinheiros. Media 9 m de comprimento e pesava 4 toneladas.

    Como todos os hadrossauros, o Corythosaurus possuía uma crista oca na cabeça, que deu origem ao seu nome. Com o ar que passava pela crista, o Corythosaurus produzia sons altos para chamar outros membros do grupo. O formato do crânio e da crista mudava com a idade do indivíduo. Possuía cauda estreita e rígida, olhos grandes, audição aguçada e bom olfato.

    O Corythosaurus é conhecido através de vários fósseis muito bem conservados e completos, alguns em posição original ou contendo impressões de pele ao redor do corpo. Os membros anteriores do Corythosaurus eram mais finos e fracos que os posteriores, mas trilhas de pegadas fossilizadas mostram que ele frequentemente andava sobre quatro patas também.


   O  Nodossauro cujo nome significa " réptil nódulo " era um dinossauro pertencente ao grupo dos nodossaurídeos, grupo o qual ele é responsável pelo nome, viveu há aproximadamente 135 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo nos EUA, foi um dos primeiros dinossauros a desenvolver uma armadura protetora, ainda não possuía espigões e nem armas defensivas como os anquilossauros, possuía apenas uma couraça grossa que cobria quase todo o corpo do animal e impedia maiores ferimentos quando atacado por predadores.
   Os Nodossauros eram um grupo de dinossauros encouraçados onde teve-se o início de uma "corrida armamentista", onde dinossauros herbívoros e carnívoros disputavam que estava melhor armado, é nesses dinossauros em que começam há aparecer os espigões e as armaduras compostas de placas ósseas.
  Suas cabeças eram estreitas e bem revestidas, seus corpos eram largos e atarracados, muito semelhantes a tanques de guerra.
   Eles se protegiam de predadores deitando no chão com a barriga ( região menos protegida ) para baixo e dando rabadas ,as quais possuíam poderosos espinhos, em seus adversários.
   Seus descentes deram origem aos animais com as melhores armaduras naturais já vistas os Anquilossauros.





Pangea ( os continentes unidos formando um grande continente)




Depois se dividiram em dois grandes continentes ( Laurásia e Gondwana)






Globo Terrestre atual



Globo terrestre atual representado no planisfério (  um  plano para se poder visualizar todos os continentes)



A  HISTÓRIA  DOS  MAMÍFEROS
     Na era mesozóica existiam mamíferos , que conviviam com os dinossauros, mas estes eram pequenos e em pouca quantidade.

 
O Darwinius é um primata que viveu há 47 milhões de anos, época Eocena, na Alemanha. Media cerca de 60 cm de comprimento (sendo 35 cm somente a cauda), pesava 2 kg e se alimentava de frutas, folhas e sementes.



O cinognato (Cynognathus crateronotus) foi um cinodonte com distribuição quase mundial que viveu durante o período Triássico. Tinha uma cauda larga, esqueleto leve e dentes caninos alongados e pontiagudos, característica típica dos animais carnívoros. Há evidências de que este animal tenha tido bigodes, o que o aproxima dos mamíferos. Ele tinha mandíbulas capazes de quebrar ossos.
Depois veio a era Cenozóica , nessa era aconteceram as grandes glaciações ( Era do gelo) e os mamíferos ficaram grandes e dominaram o mundo , pois existiam em grande quantidade. A humanidade também começou a existir nessa era, dominando o mundo.
  • Alguns mamíferos que existiram na era cenozóica, inclusive o homem:

TIGRE DE DENTE DE SABRE



    PREGUIÇA  GIGANTE E GLIPTODONTE



    MASTODONTES


     
     MAMUTE

    A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE




Mamíferos atuais:


As crianças pesquisaram figuras de mamíferos, recortaram e colaram. Também escreveram os nomes dos animais conforme as hipóteses de escrita , alguns escreveram somente a letra e sílaba inicial.









ANIMAIS EM EXTINÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

As crianças também estudaram sobre preservação ambiental e animais em extinção, infelizmente não digitalizei o texto coletivo sobre o tema.
Escreveram os nomes dos animais conforme as hipóteses de escrita.


Meteorito caindo na Terra ( pintura na cartolina preta)



     
Música dos dinossauros

Mosaico de dinossauro



                         Eles se locomoviam na terra, água e ar

Pintura com textura sobre as folhas ( marcas de fósseis)



Situação problema com dinossauros
Relato oral do problema






Trabalhamos sistema de medidas ,usando medidas convencionais e não convencionais para medir obejetos da sala. Através da  medida da altura dos alunos , também fizemos uma tabela do dinossauro mais alto e menos alto. Do mais comprido e menos comprido. Imaginamos que o braquiossauro, o mais alto de todos tem 15 m de altura , que equivale a um prédio de três andares. Vimos que o Velociraptor tinha  o comprimento de 2 m e medimos na sala quanto é 2m.







Espécies de dinossauros













Textos Coletivos sobre a pesquisa dos dinossauros ( O que sabemos? O que queremos saber? O que descobrimos?)


O Planeta Terra na Era dos dinossauros


Texto Coletivos sobre o filme: Em busca do Vale
dos Dinossauros da Disney



Móbile de bandeirinha de dinossauro

O Planeta Terra 
 Descobrimos  que o planeta Terra na era dos dinossauros  era um continente único , chamado pangea e depois se dividiu em doi grandes continentes (Laurásia e Gonduana), até ficar como nos dias atuais.



DINOSSAUROS HERBÍVOROS
ATIVIDADE COM  A LETRA INICIAL NO CONTEXTO DA SÍLABA INICIAL E DESENHO DOS ALUNOS













                                                           



DINOSSAUROS CARNÍVOROS
ESCRITA ESPONTÂNEA E DESENHO
( HIPÓTESES DE ESCRITA)






O LIVRO DOS DINOSSAUROS
A ERA MESOZÓICA DOS DINOSSAUROS










                                      RECORTANDO FIGURINHAS DE DINOSSAUROS PARA COLAR
                                                                          NO LIVRO
                                            




PINTURA COM ESPONJA PARA ENFEITAR O LIVRO  GRANDE DOS DINOSSAUROS





DINOSSAUROS DE ARGILA



CULMINÂNCIA DO PROJETO: OS DINOSSAUROS

APRESENTAÇÃO PARA AS TURMAS DAS PROFESSRORAS VERA E ALESSANDRA
DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



MAQUETE DO VALE DOS DINOSSAUROS

FÓSSEIS

FÓSSEIS E INSTRUMENTOS USADOS PELO PALEONTÓLOGO
BRINCAMOS DE PALEONTÓLOGO, PROCURANDO FÓSSEIS  NA TERRA DA ESCOLA

MAQUETE, LIVRO DOS DINOSSAUROS E FÓSSEIS

QUEBRA CABEÇA DO ESQUELETO DO TIRANOSSAURO REX

TEXTO COLETIVO





PINTURA NA CARTOLINA PRETA ( MISTURAS DAS TINTAS COLORIDAS COM TINTA BRANCA)
O PLANETA TERRA E O METEORO CAINDO

ELES SE LOCOMOVIAM NA TERRA, ÁGUA E AR
(RECORTE , COLAGEM E DESENHO )

PINTURA COM TEXTURA SOBRE A FOLHA PARA REPRESENTAR OS FÓSSEIS




TEXTOS COLETIVOS E FIGURAS DA PESQUISA


MOSAICO DE DINOSSAURO ( OS DESENHOS SÃO DAS CRIANÇAS)

MÚSICA : NA ERA DOS DINOSSAUROS

ELES FALARAM PARA AS TURMAS DO 1° ANO TUDO QUE SABIAM SOBRE OS DINOSSAUROS
AS CRIANÇAS DO 1° ANO TAMBÉM FIZERAM MUITAS PERGUNTAS

TURMA DA PROFESSORA ALESSANDRA
ELES GOSTARAM MUITO !



PASSEIO AO MUSEU NACIONAL

























As crianças com os monitores
Olhares surpresos para o lugar onde morou uma princesa

Antes de entrar no museu

Ouvindo as explicações do monitor e levantando o dedo para fazer perguntas e falar o que já sabem dos dinossauros









AVALIAÇÃO COLETIVA DA TURMA EM RELAÇÃO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O  ANO DE 2011

Na escola gostamos de brincar de cabelereiro, lego, desenhar e brincar no parquinho. Gostamos de estudar os dinossauros, a tartaruga, os répteis , de ter ido ao Museu Nacional e de levar o caderno de histórias para casa.
Não teve nada do que não gostamos. Gostamos de tudo !
Ano que vem vamos aprender a ler e escrever, vamos ter aula de matemática e aula de reforço. Gostamos muito da professora Karla e ano que vem, queremos ficar com ela de novo !

Texto coletivo ( Turma dos Amigos/ Educação Infantil 5 anos/ Dezembro de 2011


















                                                       


























4 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ KARLA,

ME CHAMO MÁRCIA, MORO EM UMA CIDADE CHAMADA IÇARA EM SC. COMO VOCÊ SOU PROFESSORA DA ED. INFANTIL. NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO O SEU BLOG, E JA QUE ESTOU COM MAIS TEMPO GOSTARIA DE PARABENIZÁ-LA PELO GRANDIOSO TRABALHO EDUCACIONAL QUE VEM NOS APRESENTANDO ATRAVÉS DE TUAS POSTAGENS! ME IDENTIFIQUEI MUITO COM TEU TRABALHO MAS SEI QUE TENHO MUITO PARA APRENDER COM EDUCADORAS COMO VOCÊ! FORTE ABRAÇO!

Karla Cristina Carrozzino Gaudencio disse...

Muito obrigada, pelas suas palavras! Gosto muito de trabalhar com Educação Infantil e estou sempre aprendendo !
Beijos
Karla

Gilvana disse...

Parabens Karla!!!!! Sou fa do seu trabalho, quero um dia realizar um trabalho pelo menos parecido ao seu. Bjs

Karla Cristina Carrozzino Gaudencio disse...

Obrigada , Gilvana!
Beijos
Karla

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

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Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla