A escola dos meus sonhos seria...
Uma escola que fosse de qualidade, mas onde a obrigação de se cumprir o currículo, não a tornasse um quartel ou uma fábrica, na qual o tempo corrido nos tirasse o prazer de conhecer o mundo. Onde o conhecimento fascinasse, por não ser transmitido de forma passiva à criança, pois estas seriam ativas na construção do conhecimento, participando e pesquisando.
Onde as disciplinas seriam trabalhadas à partir do estudo de um determinado tema tornando o conhecimento significativo !
Onde as questões , conflitos e planejamentos seriam resolvidos de forma democrática , isto é com o voto da maioria!
Uma escola prazerosa, em que as brincadeiras infantis não fossem esquecidas e a criança não fosse a miniatura do adulto!
Uma escola em que demonstrasse em suas atividades a identidade das crianças, por terem sido produzidas por estas e não pela professora , que às produz em séries iguais e perfeitas como se fossem em uma fábrica, porque no seu paradigma as atividades das crianças não são esteticamente apresentáveis.
Que sensibilizasse e ampliasse o conhecimento artístico das crianças , através do contato com obras de arte, músicas , dança e teatro da nossa e de outras culturas.
Que não somente as conscientizasse quanto as questões do meio ambiente, mas também agisse com a utilização de lixeiras recicláveis e uso real destas na escola.
Que as questões relativas a atitudes e valores e suas consequências fossem discutidas em grupo.
Uma escola em que as crianças aprendessem a respeitar as as diferenças de etnias, religiões e de gêneros, que sensibilizasse para a solidariedade, formando pessoas menos individualistas, preconceituosas !
Enfim, em uma escola na qual, as crianças se tornassem adultos alfabetizados e letrados. Com raciocínio lógico desenvolvido, criativos, autônomos, solidários, críticos quanto as injustiças sociais e conscientes em relação à preservação ambiental.
Quem sabe um dia ? Assim teremos um mundo bem melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário