Existe uma diferença para que as crianças aprendam, é necessário o professor conhecer os níveis conceituais de escrita, isto é , saber o que a criança pensa sobre o sistema de escrita, qual a hipótese que a criança tem desta em determinado momento. Se for realizar uma atividade mais tradicional, tente adaptá-la a criança, fazendo perguntas que estejam de acordo com a zona de desenvolvimento proximal e que a ajudem a começar a entender o processo alfabético de nossa escrita. Para fazer isso, é necessário atendê-las individualmente , alternando as atividades de forma diversificada. Sei que é difícil , pois alguns alunos demoram muito na realização das atividades, mas o pouco de atenção que nós damos os fazem progredir muito. E, além disso, sempre temos que acreditar que todos podem, dando continuidade ao processo no 2º ano!
Obs: É importante também a participação e envolvimento dos pais no aprendizado dos filhos, além de tratamento clínico e psicopedagógico das crianças que necessitam.
Obs: É importante também a participação e envolvimento dos pais no aprendizado dos filhos, além de tratamento clínico e psicopedagógico das crianças que necessitam.
ALFABETIZANDO COM O TEMA : "OS ANIMAIS" (TURMA DE 1º ANO DA TARDE)
Alfabeto de Animais
Cartazes sobre preservação ambiental
Alfabeto de Animais
Cartazes sobre preservação ambiental
Cartazes sobre as classes de animais vertebrados
Cartazes sobre as pesquisas de informações sobre alguns animais estudados
O Tubarão
Textos Coletivos
O Jacaré
A Baleia
Atividades de artes sobre os animais( pinturas, dobraduras, recorte e colagem)
Atividades individuais com frases ou textos ( estas atividades fizeram parte do livro dos animais)
Atividades de artes com pintura , desenho , recorte e colagem sobre animais invertebrados e insetos, após leitura de livro informativo e texto coletivo sobre a abelha.
Na letra X do alfabeto encontramos um animal da era dos dinossauro: o xoninssauro.
Pesquisamos sobre este e fizemos um texto coletivo e atividades de artes com recorte e colagem.
As fotos foram autorizadas
Atividade de escrita e classificação com o tema : reciclagem
Homenagem da turma no dia do professor
Atividades com materiais recicláveis. As crianças confeccionaram muitos brinquedos com os quais brincaram na sala e os levaram para casa.
Atividade com a história " Menina Bonita do Laço de Fita". Conversa sobre a história e questões raciais". Desenho e escrita sobre a história.
Festa da Família. Atividade dos pais com filhos (danças e brincadeiras da nossa cultura).
Eu e Soyane( professora de educação física)
Festa da Cultura ( Dança do Boi Bumbá)
Passeio ao jardim zoológico do Rio
Confeccionando as máscaras para a apresentação do final do Ano.
Apresentação com as músicas da arca de noé ( "O Leão",
"O Pato" e a" A Foca"). Estas e outras poesias do Vinicius de Moraes foram trabalhadas em sala.
Festa de fim de ano
Apresentação com as músicas da arca de noé
Passeio do final de ano ao parque em Icaraí
O LIVRO DOS ANIMAIS
Animais Vertebrados
Possuem coluna Vertebral e Ossos
OS PEIXES
O
Tubarão
O
que sabemos?
O
tubarão é o lixeiro do mar, porque ele come tudo o que vê pela frente.
Ele é o rei do mar. O filhote dele nasce do ovo. Ele tem uma barbatana
,duas nadadeiras e uma cauda. Quando o tubarão sobe para a superfície aparece a
barbatana dele para mostrar que ele está na água.
Ele
respira pelas brânquias. Os dentes deles são afiados !
O
tubarão é da classe dos peixes.
Texto
Coletivo ( relatos dos alunos) Turma dos amigos/1º ano/ Prof: Karla
O Que Descobrimos Sobre o Tubarão?
O
tubarão é um dos animais mais temidos na natureza. Ele é selvagem!
Ele é um peixe cartilaginoso , isto é tem cartilagem o mesmo que temos no nosso nariz!
Ele é um peixe cartilaginoso , isto é tem cartilagem o mesmo que temos no nosso nariz!
Os
tubarões são peixes . Os filhotes nascem de ovos. Ele respira pelas brânquias.
Eles são capazes de obter oxigênio da água . Na água tem um pouco oxigênio.
O
tubarão come peixes, baleia e polvo. Ele é carnívoro. O dente dele cai e nasce
outro.
O
tubarão tem um ótimo olfato. Eles cheiram as presas a 30m de distância. Eles tem dificuldade em enxergar de longe, mas
são capazes de ouvir.
O
tubarão branco é um dos mais velozes do oceano.
Muitos
estão em extinção, por causa da pesca predatória !
Existem várias espécies de
tubarões:
· Tubarão
martelo
· Tubarão
espada
· Tubarão
branco
· Tubarão
baleia
O tubarão baleia é o maior de todo o mundo. Ele
mede 15 metros !
Texto
coletivo e informativo, após a pesquisa realizada pelos alunos. ( Turma dos Amigos.1º
ano. Professora Karla)
Após realizarem a pesquisa sobre o tubarão e realizarem o texto coletivo . Desenharam o tubarão no seu habitat e escreveram informações individuais que sabiam sobre este.
O tubarão come carne e também come peixe.
O tubarão é o lixeiro do mar.
O tubarão bota ovo.
Mamíferos
O
Gato
O
gato é um animal mamífero. Ele é criado em casa pelas pessoas,
por isso ele é chamado de doméstico
Não devemos maltratar
o gato e nem os outros animais. Devemos respeitar todos os outros animais !
Texto Coletivo
/Relatos dos alunos. Turma dos Amigos /1º ano / Prof: Karla
A
BALEIA
A BALEIA VIVE NO MAR. A BALEIA É UM
ANIMAL MAMÍFERO, PORQUE O FILHOTE NASCE DA BARRIGA (ÚTERO)
E MAMA NO PEITO. ELA ESTÁ EM
EXTINÇÃO, PORQUE OS PESCADORES MATAM ELA, IGUAL AS TARTARUGAS.
A BALEIA
AZUL É O MAIOR ANIMAL DO MUNDO. ELA COME KRILL , LULAS E PEIXES PEQUENOS.
ELA RESPIRA PELO BURAQUINHO QUE TEM NAS COSTAS E PRECISA SUBIR PARA
RESPIRAR, POIS TEM PULMÕES IGUAL A GENTE.
O TAMANHO DELA CHEGA A 30 M, O MESMO QUE
QUATRO ÔNIBUS JUNTOS.
Pesquisa
TEXTO
COLETIVO E INFORMATIVO
(TURMA
DOS AMIGOS -1° ANO- PROF:KARLA)
Répteis
O jacaré
O que sabemos?
O jacaré come peixe, carne de boi, sapo e zebra. Ele é um réptil, porque tem a pele grossa, anda se arrastando e nasce do ovo. Todo filhote que nasce do vovo é chamado de ovíparo.
O jacaré vive na floresta , por isso é selvagem ou silvestre.
Ele ataca as pessoas !
Texto Coletivo
Turma dos Amigos
O que descobrimos?
O jacaré fica parado igual a uma pedra para esperar a presa passar e pegar . Ele tem dentes afiados para enfiar na carne. Ele fica muito tempo parado no sol , para ficar quente. Sua temperatura fica fria ou quente de acordo com a temperatura do ambiente.
O jacaré come pedaços inteiros de carne e ossos. Ele come pedras para digerir os ossos e carne. Também tem um líquido no estômago que ajuda a desintegrar os alimentos.
A mamãe jacaré cuida muito bem dos seus filhotes levando eles na boca sem machucar!
Ele não ataca os homens, somente se for incomodado!
Texto coletivo, após a pesquisa .
Turma dos Amigos ( 1º ano de escolaridade)
Atvidades individual: desenhar e escrever as informações que sabem sobre o jacaré.
Aves
O
Pato
Os patos além de voar se movimentam na
água, por isso são chamados de aves aquáticas . As patas dos patos tem uma
membrana para eles nadarem. Eles passam um óleo especial nas penas , para estas
não se molharem.
Existem várias espécies de patos com
plumagens de diferentes cores: preta, branca, amarela, branco com verde.
Os patos podem ser domésticos ou
selvagens. Eles vivem uns quinze anos e tem 6 kg e 35cm de comprimento.
Os patos são ovíparos, pois nascem de
ovos. Eles precisam de água para crescerem e se reproduzirem.
Eles são da classe das aves !
Texto
coletivo e informativo ( Turma de 1º ano ( Turma dos Amigos/Prof:Karla)
Atividade individual : desenhar aves e escrever sobre estas.
Anfíbios
O Sapo
O sapo vive na água e na terra . A pele dele é lisa e molhada. Ele respira pela pele. O filhote nasce do ovo, por isso é ovíparo. Tem alguns que dá para ver o corpo dentro. Tem sapo que tem veneno . Os mais coloridos são os mais peçonhentos !
Na Paraíba tem muito sapo. O sapo come mosca e outros insetos. Ele não nasce como sapo, mas passa por uma transformação. A mamãe sapa bota seus ovinhos na água e saem os girinos. Cresce as patinhas da frente , depois as detrás, a cauda encurta e ele se trasnforma em sapo . O nome dessa transformação é metamorforse!
O sapo faz parte da classe dos anfíbios !
Texto coletivo ( Turma dos Amigos)
Turma da tarde
História que conta a metamorfose do sapo
Atividade : dobradura do sapo e escrever sobre este.
ANIMAIS INVERTEBRADOS
( NÃO POSSUEM COLUNA VERTEBRAL E OSSOS)
FIZERAM O TEXTO COLETIVO COM INFORMAÇÕES SOBRE A ABELHA ( NÃO CONSEGUI DIGITALIZR O TEXTO) E ATIVIDADES INDIVIDUAIS COM DESENHOS E FRASES SOBRE ANIMAIS INVERTEBRADOS
Animais em Extinção e a Preservação Ambiental
Os
animais vivem na terra , no mar , deserto , rios e lagos. Eles estão entrando em extinção
porque os homens estão caçando animais como: mico-leão-dourado, arara azul,
onça, etc. Os animais também estão desaparecendo do planeta Terra, porque os
homens estão destruindo a natureza, cortando e botando fogo nas árvores,
poluindo as águas dos rios e mares com lixo, óleo e esgoto.
A
fumaça dos carros e fábricas polui o ar, formando uma cobertura ao redor do
planeta deixando ele muito quente. As geleiras irão derreter matando os animais
e as pessoas !
Texto
Coletivo Turma dos amigos ( 1º ano? Prof: Karla)
O
que podemos fazer para viver em um mundo melhor ?
- Fazer uma passeata para não poluir o mundo
- Reciclar o lixo.
- Não poluir as águas dos mares, rios e lagoas.
- Economizar água e luz
- Andar menos de carro para poluir menos o ar !
Nenhum comentário:
Postar um comentário