domingo, 2 de setembro de 2012

PROJETO ANIMAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DE OUTRAS ATIVIDADES REALIZADAS COM A TURMA DE 1 º ANO. ( TURMA DE 1º ANO /2012)

 



Existe uma diferença para que as crianças aprendam, é necessário o professor conhecer os níveis conceituais de escrita, isto é , saber o que a criança pensa sobre o sistema de escrita, qual a hipótese que a criança tem desta em determinado momento. Se for realizar uma atividade mais tradicional, tente adaptá-la a criança, fazendo perguntas que estejam de acordo com a zona de desenvolvimento proximal e que a ajudem a começar a entender o processo alfabético de nossa escrita. Para fazer isso, é necessário atendê-las individualmente , alternando as atividades de forma diversificada. Sei que é difícil , pois alguns alunos demoram muito na realização das atividades, mas o pouco de atenção que nós damos os fazem progredir muito. E, além disso, sempre temos que acreditar que todos podem, dando continuidade ao processo no 2º ano!

Obs: É importante também a participação e envolvimento dos pais no aprendizado dos filhos, além de tratamento clínico e psicopedagógico das crianças que necessitam.


ALFABETIZANDO COM O TEMA : "OS ANIMAIS" (TURMA DE 1º ANO DA TARDE)

Alfabeto de Animais



Cartazes sobre preservação ambiental





Cartazes sobre as classes de animais vertebrados



Cartazes sobre as pesquisas de informações sobre alguns animais estudados


O Tubarão
Textos  Coletivos
 




O Jacaré

A Baleia

Atividades de artes sobre os animais( pinturas, dobraduras, recorte e colagem)

Atividades individuais com frases ou textos ( estas atividades fizeram parte do livro dos animais)


 




Atividades de artes com pintura , desenho , recorte e colagem sobre animais invertebrados e insetos, após leitura de livro informativo e texto coletivo sobre a abelha.



Na letra X do alfabeto encontramos um animal da era dos dinossauro: o xoninssauro.
Pesquisamos sobre este e fizemos um texto coletivo e atividades de artes com recorte e colagem.


As fotos foram autorizadas
Atividade de escrita e classificação com o tema : reciclagem










Homenagem da turma no dia do professor







Atividades com materiais recicláveis. As crianças confeccionaram muitos brinquedos com os quais brincaram na sala e os levaram para casa.


Atividade com a história " Menina Bonita do Laço de Fita". Conversa sobre a história e questões raciais". Desenho e escrita sobre a história.













Atividades com receitas saudáveis com o pessoal do SESC. Escreveram uma receita no caderno.






Festa da Família. Atividade dos pais com filhos (danças e brincadeiras da nossa cultura).



Eu e Soyane( professora de educação física)


Festa da Cultura ( Dança do Boi Bumbá)




Passeio ao jardim zoológico do Rio















Confeccionando as máscaras para a apresentação do final do Ano.
Apresentação com as músicas da arca de noé ( "O Leão",
"O Pato" e a" A Foca"). Estas e outras poesias do Vinicius de Moraes foram trabalhadas em sala.




Festa de fim de ano
Apresentação com as músicas da arca de noé








Passeio do final de ano ao parque em Icaraí














































































 



 
O LIVRO DOS ANIMAIS
 


Animais Vertebrados
Possuem coluna Vertebral e Ossos

OS PEIXES

 
O Tubarão

O que sabemos?

       O tubarão é o lixeiro do mar, porque ele come tudo o que vê  pela frente.  Ele é o rei do mar. O filhote dele nasce do ovo. Ele tem uma barbatana ,duas nadadeiras e uma cauda. Quando o tubarão sobe para a superfície aparece a barbatana dele para mostrar que ele está na água.

       Ele respira pelas brânquias. Os dentes deles são afiados !

       O tubarão é da classe dos peixes.


Texto Coletivo ( relatos dos alunos) Turma dos amigos/1º ano/ Prof: Karla



O Que Descobrimos Sobre o Tubarão?

O tubarão é um dos animais mais temidos na natureza. Ele é selvagem!
Ele é um peixe cartilaginoso , isto é tem cartilagem o mesmo que temos no nosso nariz!

       Os tubarões são peixes . Os filhotes nascem de ovos. Ele respira pelas brânquias. Eles são capazes de obter oxigênio da água . Na água tem  um pouco oxigênio.

       O tubarão come peixes, baleia e polvo. Ele é carnívoro. O dente dele cai e nasce outro.

       O tubarão tem um ótimo olfato. Eles cheiram as presas a 30m de distância.  Eles tem dificuldade em enxergar de longe, mas são capazes de ouvir.

       O tubarão branco é um dos mais velozes do oceano.

       Muitos estão em extinção, por causa da pesca predatória !

Existem várias espécies de tubarões:

·       Tubarão martelo

·       Tubarão espada

·       Tubarão branco

·       Tubarão baleia

O tubarão baleia é o maior de todo o mundo. Ele mede 15 metros !
Texto coletivo e informativo, após a pesquisa realizada pelos alunos. ( Turma dos Amigos.1º ano. Professora Karla)



Após realizarem a pesquisa sobre o tubarão e realizarem o texto coletivo . Desenharam o tubarão no seu habitat e escreveram informações  individuais que sabiam sobre este.
O tubarão come carne e também come peixe. 

O tubarão é o lixeiro do mar.


O tubarão bota ovo. 








 Mamíferos
 




O Gato
         O  gato  é um animal  mamífero. Ele é criado em casa pelas pessoas, por isso ele é chamado de doméstico
Não devemos maltratar o gato e nem os outros animais. Devemos respeitar todos os outros animais !
Texto Coletivo /Relatos dos alunos. Turma dos Amigos /1º ano / Prof: Karla
A BALEIA 
       A BALEIA VIVE NO MAR. A BALEIA É UM ANIMAL MAMÍFERO, PORQUE O FILHOTE NASCE DA BARRIGA   (ÚTERO) E MAMA NO PEITO.  ELA ESTÁ EM EXTINÇÃO, PORQUE OS PESCADORES MATAM ELA, IGUAL AS TARTARUGAS.
       A BALEIA  AZUL É O MAIOR ANIMAL DO MUNDO. ELA COME KRILL , LULAS E PEIXES PEQUENOS.
       ELA RESPIRA PELO BURAQUINHO  QUE TEM NAS COSTAS E PRECISA SUBIR PARA RESPIRAR, POIS TEM PULMÕES IGUAL A GENTE.
       O TAMANHO DELA CHEGA A 30 M, O MESMO QUE QUATRO ÔNIBUS JUNTOS.
Pesquisa
TEXTO COLETIVO  E INFORMATIVO
(TURMA DOS AMIGOS -1° ANO- PROF:KARLA)

Mamíferos
Atividade individual
Luccas escreveu: A baleia é uma animal mamífero. 





Répteis

O jacaré
O que sabemos?
O jacaré  come peixe, carne de boi, sapo e zebra. Ele é um réptil, porque tem a pele grossa, anda se arrastando e nasce do ovo. Todo filhote que nasce do vovo é chamado de ovíparo.
O jacaré vive na floresta , por isso é selvagem ou silvestre.
Ele ataca as pessoas !
 
 
 
Texto Coletivo
Turma dos Amigos

O que descobrimos?
    O jacaré fica parado igual a uma pedra para esperar a presa passar e pegar . Ele tem dentes afiados para enfiar na carne. Ele fica muito tempo parado no sol , para ficar quente. Sua temperatura fica fria ou quente de acordo com a temperatura do ambiente.
O jacaré come pedaços inteiros de carne e ossos. Ele come pedras para digerir  os ossos e carne. Também tem um líquido no estômago que ajuda a desintegrar os alimentos.
A mamãe jacaré cuida muito bem dos seus filhotes levando eles na boca sem machucar!
Ele não ataca os homens, somente se for incomodado!
Texto coletivo, após a pesquisa .
Turma dos Amigos ( 1º ano de escolaridade)



Atvidades individual: desenhar e escrever as informações  que sabem sobre o jacaré.










Aves


O Pato
       Os patos além de voar se movimentam na água, por isso são chamados de aves aquáticas . As patas dos patos tem uma membrana para eles nadarem. Eles passam um óleo especial nas penas , para estas não se molharem.
       Existem várias espécies de patos com plumagens de diferentes cores: preta, branca, amarela, branco com verde.
       Os patos podem ser domésticos ou selvagens. Eles vivem uns quinze anos e tem 6 kg e 35cm de   comprimento.
       Os patos são ovíparos, pois nascem de ovos. Eles precisam de água para crescerem e se reproduzirem.
       Eles são da classe das aves !
Texto coletivo e informativo ( Turma de 1º ano ( Turma dos Amigos/Prof:Karla)




Atividade individual : desenhar aves e escrever sobre estas.







Anfíbios

O Sapo

O sapo vive na água e na terra . A pele dele é lisa e molhada. Ele respira pela pele. O filhote nasce do ovo, por isso é ovíparo. Tem alguns que dá para ver o corpo dentro.  Tem sapo que tem veneno . Os mais coloridos são os mais peçonhentos !
Na Paraíba tem muito sapo. O sapo come mosca e outros insetos. Ele não nasce como sapo, mas passa por uma transformação. A mamãe sapa bota seus ovinhos na água e saem os girinos. Cresce as patinhas da frente , depois as detrás, a cauda encurta e ele se trasnforma em sapo . O nome dessa transformação  é metamorforse!
O sapo faz parte da classe dos anfíbios !

Texto coletivo ( Turma dos Amigos)

Turma da tarde
História que conta a metamorfose do sapo

Atividade : dobradura do sapo e escrever sobre este.





 
 
ANIMAIS INVERTEBRADOS
( NÃO POSSUEM COLUNA VERTEBRAL E OSSOS)
 
FIZERAM O TEXTO COLETIVO COM INFORMAÇÕES SOBRE A ABELHA ( NÃO CONSEGUI DIGITALIZR O TEXTO) E ATIVIDADES INDIVIDUAIS COM DESENHOS E FRASES SOBRE ANIMAIS INVERTEBRADOS
 
 
 
 
 


 
 



Animais em Extinção e a Preservação Ambiental
 
Os animais vivem na terra , no mar , deserto , rios  e lagos. Eles estão entrando em extinção porque os homens estão caçando animais como: mico-leão-dourado, arara azul, onça, etc. Os animais também estão desaparecendo do planeta Terra, porque os homens estão destruindo a natureza, cortando e botando fogo nas árvores, poluindo as águas dos rios e mares com lixo, óleo e esgoto.
A fumaça dos carros e fábricas polui o ar, formando uma cobertura ao redor do planeta deixando ele muito quente. As geleiras irão derreter matando os animais e as pessoas !
Texto Coletivo Turma dos amigos ( 1º ano? Prof: Karla)
 
 
O que podemos fazer para viver em um mundo melhor ?
 
  • Fazer uma passeata para não poluir o mundo
  • Reciclar o lixo.
  • Não poluir as águas dos mares, rios e lagoas.
  •  Economizar água e luz
  •  Andar menos de carro para poluir menos o ar !



As crianças fizeram o texto coletivo sobre o tema e depois a atividade individual, em que tinham que escrever sobre o tema e desenhar











Nenhum comentário:

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla