·
Justificativa
( detonador):
·
Recorte
Temático ( temas transversais):
Identidade,
respeito às diferenças , preservação ambiental, valorização das características
físicas e contribuições culturais africanas
no Brasil.
·
Objetivos:
·
Ciências , história e Geografia
- Desenvolver
a noção de esquema corporal, proporcionando as crianças perceber que todo
corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros.
- Conhecer
os sentidos do nosso corpo e seus respectivos órgãos (olfato-nariz,
visão-olho, paladar-língua, tato-pele
- Conhecer
as fases da vida de um ser humano , comparando-as com outros seres vivos.
- Conscientizarem-se
das práticas de hábitos de saúde e higiene.
- Conhecer
o corpo por dentro e seus órgãos e
funções.
- Desenvolver
a primeira noção de mapa, através do mapa do corpo (contorno) em pé e
deitado.
- Conhecer
a história do seu nome ( pesquisa)
- Conhecer
a sua história ( dados pessoais)
- Conhecer
documentos que registram a sua história ( certidão de nascimento)
- Conhecer
documentos que o identificam e são necessários para serem cidadãos, como a
carteira de identidade.
- Conhecer
a sua linha do tempo, percebendo a passagem do tempo.
- Conceituar
família
- Perceber
que as famílias são diferentes
- Conhecer
a sua árvore genealógica
- Escrever
o nome todo e conhecer a origem do
seu sobrenome
- Conceituar
casa
- Perceber
que as casa são diferentes
- Sensibilizar-se
e ter uma consciência crítica e
solidária, quanto às condições e falta de moradias das pessoas pobres e
perceber que a maioria das pessoas pobres são negras , devida a história de escravidão e discriminação
racial no Brasil e na África.
- Localizar-se
geograficamente onde mora. Endereço (
nome da rua, nº da casa, nome
do bairro, da cidade, do estado e do país).
- Perceber
que a sua história é a do mundo é conhecida através do registro de
documentos e objetos( fotos, certidão de nascimento, objetos) ,
depoimentos de pessoas mais velhas, etc.
- Valorizar
e elevar autoestima das crianças de origem africana, contado histórias da
literatura que abordem este tema.
- Pesquisar
a história e contribuição africana no Brasil. ( pesquisa e atividades)
- Conscientizar
os alunos que somos todos diferentes e que devemos nos respeitar não tendo
atitudes preconceituosas ou fazer bulyng com os colegas.
- Matemática
- Explorar conceitos de vocabulário de confronto relativos à grandeza ( maior, menor, fino, groso, curto, comprido, alto, baixo, largo estreito), posição (em cima, embaixo, acima, abaixo, entre, na frente, atrás, á esquerda, à direita) e direção e sentido ( para frente, para trás, para o lado, por baixo, por cima, no mesmo sentido,em sentido contrários, etc.) .
- Conhecer
medidas de comprimento e o instrumento utilizado, fazendo um gráfico da altura
dos alunos da sala.
- Reconhecer
os algarismos de zero a nove, percebendo que com estes números formamos
todos os outros números , percebendo o seu valor posicional .
- Relacionar
quantidade ao numeral
- Conhecer
o sistema de numeração decimal , agrupando números de dez em dez ,
escrevendo e nomeando os números até cem .
- Realizar
operações matemáticas de adições e subtrações simples e com ordens de
dezena e unidades.
- Resolver
situações problemas
- Reconhecer
as formas geométricas planas e classificá-las de acordo com critérios
estabelecidos.
- Reconhecer
as representações geométricas espaciais.
- Sequenciar
formas geométricas de acordo com critério estabelecido.
- Português
- Reconhecer
o seu nome e dos colegas, percebendo a letra e sílaba inicial, letra
final, comparando semelhanças e diferenças entre estes.
- Conhecer
o que é ordem alfabética, escrevendo os nomes em ordem alfabética
- Relacionar
os sons nasais
- Identificar os
encontros vocálicos e escrever com estes nas palavras.
- Perceber
diferenças entre fonemas parecidos ( P/B, D/T, F/V, C/Q . GU/QU)
- Escrever
e ler palavras com várias sílabas complexas , revisando-as de acordo com o
tema trabalhado até o final do ano : RR OU R, S OU S, Ç , CE, CI, GE, GI,
VOGAIS SEGUIDAS DE “M” OU “N”, PLURAL DE PALAVRAS QUE TERMINAM COM “
M” ( PATIM, PATINS) VOGAIS SEGUIDAS DE
“L”, , VOGAIS SEGUIDAS DE “S” OU “ Z”, SONS DO X, GUA, GUE , GUI, QUA,
QUE, QUI, H ANTES DE VOGAIS, NH,
CH, LH, ENCONCONTROS CONSONANTAIS ( BR, CR, DR, FR, GR, PR, VR, BL, CL,
FL, GL, PL, TL ).
- Perceber
e conhecer ortografia de palavras
com outros fonemas parecidos ou iguais ( “L” ou “U”, “O ou “U”, “L”, ou “LH”, J ou G, S ou Z, etc...)
- Escrever
o nome todo com a letra cursiva
- Ordenar
as letras dos nomes
- Agrupar
nomes que começam com a mesma letra
- Contar
números de letra e sílabas dos nomes
- Escrever
os nomes dos colegas com a letra de forma e cursiva
- Escrever
os nomes dos aniversariantes nos meses que fazem ano , lembrando dos
aniversariantes do mês , cantando parabéns, para que escrevam os nomes de
forma cotidiana , sendo mais significativo e prazeroso para os alunos.
- Produzir
uma agenda em ordem alfabética com os nomes dos alunos, percebendo a
função da ordem alfabética na vida cotidiana.
- Procurar palavras no dicionário, percebendo que este está em ordem alfabética, além de poderem consultar o significado de palavra de origem africana ou não e tirarmos dúvida, quanto a ortografia.
- Conhecer
o uso da letra maiúscula em nomes de pessoas em nomes próprios ou substantivos
próprios ( nomes de pessoas e lugares). Conhecer uso da letra minúscula em
nomes comuns ou substantivos comuns (nomes de animais e objetos).
- Saber
que os substantivos ( nomes de pessoas, animais, frutas, objetos tem as
suas características e são classificadas gramaticalmente como adjetivos.
- Escrever
a frase com início de letra maiúscula , espaço entre as palavras,
pontuação final.
- Produzir
diversos gêneros textuais , percebendo a sua estrutura , pontuação e
orientação do espaço. Ex: texto informativo, descritivo, narrativo (
história do desenho), poesia, bilhete, cartinhas ou e-mal, listas,
parlendas , trava-línguas , músicas( textos de memória), convites, etc.
- Conhecer
os sinais de pontuação na leitura de textos e utilizá-los em frases e
produções textuais.
- Livros
/Literatura/outros:
- Literatura:
“ O Cabelo de Lelê”, Minha Família é Colorida’, Menina Bonita do Laço de
Fita”, “Maracatu” ( todos os livros falam da afro-descendência africana e
valorizam as características e cultura negra ). Livros de pesquisa
(informativo) sobre a África e as contribuições da cultura africana no
Brasil).
- Livros
sobre os temas :o corpo humano ,
hábitos de higiene e saúde e alimentação saudável: “O Corpo Humano” ( informativo), “Órgãos
do Sentido” ( informativo, “Hábitos de higiene e saúde” ( informativo), “Camilão, o Comilão” (
literatura) “Alimentos Saudáveis” ( literatura).
·
Ações previstas:
·
Poesia : “ Eu”.
·
Conhecer o que é um autorretrato , através do
autorretrato da artista plástica Tarsila do Amaral, biografia sobre esta.
·
Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no
espelho e escrever sobre si
( frase ou texto).
·
Mostrar na roda e descrever-se , perceber que temos características diferentes e temos que
nos respeitar.
·
Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel
pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar
uma roupa na boneca e dar um nome a nova
amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta.
·
Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as
semelhanças que o corpo humano tem.
·
Pesquisa sobre a origem do nome. Socializar na
roda.
·
Realizar atividades com a percepção do ambiente
para se trabalhar os sentidos e seus órgãos.
·
Texto coletivo sobre um dos sentidos
·
Folhas de atividades sobre o sentido do tato
·
Cruzadinha dos sentidos
·
Associar frases aos sentidos
·
Atividades sobre hábitos de higiene e saúde
·
Texto de cantiga
de roda : “ O Sapo não lava o pé”
(detonador). Escrever no cartaz e no caderno. Completar a cantiga com as
palavras que faltam
( texto de memória e leitura).
·
Leitura e produção
de texto informativo em forma de cartaz sobre os hábitos de higiene e saúde.
·
Escrever frases sobre hábitos de higiene de acordo
com os desenhos.
·
Texto instrutivo sobre a escovação de dentes . Ler e pedir para levarem uma escova para fazerem
os movimentos. Orientar a escovar os dentes depois das refeições.
·
Fases da vida. Música : “Quando eu era neném”.
Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à
música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar).
Produção de frase ou texto sobre uma das fases da vida. Escrever no passado (
neném), no presente( criança) e no futuro ( adolescente). Trabalhar as flexões
verbais ( presente, passado e futuro).
·
Sequência de fases da vida de outros seres vivos (
plantas e pintinho). Folha
recorte , colagem e escrita de frases, formando um
texto.
Sistema de medidas
( o metro )á partir do tema fases
da vida. Medir os alunos na girafa medidora e marcar as medidas. Falar sobre o metro e os centímetros. Mostrar
outros instrumentos que medem e perguntar o que medem. ( régua, fita métrica,
trena) . Levar instrumentos. Dar uma folha para marcarem as alturas. Fazer um
gráfico de altura atividade sobre esta.
·
Música (poesia) : Sopa (palavra cantada). Detonar o
assunto sobre alimentos saudáveis.
·
Lista de alimentos saudáveis.
·
Poesia da salada de frutas. Leitura e atividade com
rimas.
·
Lista de frutas que podemos utilizar na salada de
frutas.
·
Receita da salada de frutas. Escrever no cartaz e no caderno.
·
Bilhete pedindo as frutas para fazermos a salada.
·
Pesquisa ( texto informativo e produção de texto)
sobre as frutas ( nutrientes, como beneficia a saúde, características).
·
Cartaz com silhueta do corpo e os alimentos
saudáveis dentro
·
Cartaz com a
pirâmide alimentar. Colar figuras de alimentos de acordo com os níveis da
pirâmide ( leitura de texto informativo/pesquisa).
·
Adições e subtrações com frutas
·
Gráfico de frutas preferidas
·
Utilização do sistema monetário com as notas da
sala. Fazer uma feirinha
·
Situações problemas
Tema : “ Nossa
história e Nossa Descendência Africana”
·
Atividade na
roda e em folhas de reconhecimento e
leitura dos nomes. Perceber semelhanças e diferenças. Letra inicial e sílaba
inicial, letra final, semelhanças e diferenças de letras e sílabas. Contar nº
de letras e sílabas, organizar letras e sílabas dos nomes, etc.
·
Leitura da história em quadrinho “Papa Capim” sobre
a origem do nome dos indiozinhos.
·
Desenho e escrita dos nomes dos colegas .
·
Pesquisa sobre a origem do nome. Socializar na
roda.
·
Alfabeto com nomes( escrever com a letra de forma e
cursiva)
·
Atividades com alfabeto maiúsculo e minúsculo ( passagem para
a letra cursiva).
·
Atividades para escrever os nomes dos colegas em
ordem alfabética. Ordenar nomes de animais e livros de história também.
·
Uso da letra maiúscula em nomes de pessoas , nomes
de lugares ( bairros, cidades, estados, países, etc. ). Explicar que os nomes desses lugares começam com letra
maiúscula. Posteriormente trocar a palavra “nome”, por substantivo. Explicar que
início de frase também começa com letra maiúscula.
·
Uso da letra minúscula( nomes/substantivos comuns:
animais, flores,
·
Atividades sobre o sobrenome
·
Cópia do telhadinho com a letra cursiva no
cabeçário.
·
Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”.
Atividade sobre a mistura de etnias (
negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção
escrita de parte da história e desenho .
·
Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore
genealógica)
·
Conceito de família.
·
Desenho e nomes dos familiares.
·
Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”
·
Conversa sobre o respeito as diferenças ,
solidariedade as deficientes.
·
Atividade de artes com a impressão das mãos e
desenhar os colegas em cada dedo.
·
Contar até 10.
·
Atividades de relação quantidade /numeral até nove.
·
Dizer que quando chegamos em 10 formamos uma
dezena.
·
Meia dezena é a metade dos 10 dedos.
·
Cantar músicas do indiozinho e da galinha do
vizinho até 10.
·
Ampliar o sistema de numeração decimal até 20.
Compondo e decompondo números, utilizando o material dourado e uso do calendário.
Completar sequência numérica, escrever números por extenso.
·
Adições e subtrações simples.
·
Pesquisa da certidão de nascimento. Socializar na
roda.
·
Pesquisa da linha do tempo. Socializar na roda.
·
Atividades de leitura e escrita com sílabas
complexas ( poesias, histórias, escrita e leitura de palavras e frases).
·
Produções de textos informativos, narrativos ,
poesias, receita, bilhetes(criação de histórias e pesquisas e atividades com
rimas).
·
Leitura, compreensão e interpretações de textos (
informativos, narrativos, poesias).
·
Leitura e compreensão do texto informativo ; “
Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a
estas.
·
Produção de texto coletivo e individual sobre o
respeito as diferenças.
·
Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”.
Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua
origem africana. Fazer as crianças perceberem as origens africanas e características.
Pedir que contem quem da família é
negro. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as
características dos nossos antepassados.
·
Atividade de desenho e escrita sobre a história
·
Atividade de artes com pintura a guache e colagem
de lã do cabelo de Lêle.
·
Resumo da história
·
Leitura do livro Maracatu ( dança e música de
origem africana realizada em Pernambuco).
·
Texto informativo e figuras sobre o Maracatu.
·
Pesquisa sobre a África e da contribuição africana na cultura
brasileira: música, dança, arte, palavras de origem africana, culinária,
festas, religião.
·
Teatro do Cabelo de Lelê ( final do ano) e Dança do
Maracatu ( festa da cultura).
·
Exposição e socialização da pesquisa na roda.
·
Leitura de textos informativos das crianças e
produções de textos da pesquisa. Fazer um livrinho com os temas da pesquisa.
Atividade de artes e cartazes.
·
Fazer um mapa da África com fotos de negros
importantes no mundo ( pesquisar fotos e textos).
·
Trabalhar os temas: casa , bairro e município.
Associando com as diferentes moradias dos negros africanos, índios brasileiros
e a consciência do problema de pobreza e falta de moradias no Brasil e na África.
Ampliação para o bairro, município , país e o ( globo terrestre ) e mapa mundi,
localizando o Brasil e o continente africano
com seus vários países. Trabalhar questão ambiental que pode começar em casa
através da reciclagem e economia de água e luz.
·
Relacionar os animais e vegetação africana com os
animais do Brasil. Trabalhando seres vivos, animais, vegetais e a questão
ambiental , iniciando discussão sobre a destruição das florestas , poluição e
extinção dos animais.
·
Ampliação do sistema de numeração . Contar de 10 em
10 até 100. Atividade com material dourado e em folha.
·
Sequência numérica até 50. ( folha)
·
Atividade sobre o calendário ( folha)
·
Atividades sobre decomposição e composição dos
números com ordens de dezena e unidades até 99.
·
Dúzia e meia dúzia. Utilizar caixa de ovos.
·
Metade
·
Dobro
·
Escrita dos números por extenso.
·
Ordem crescente e decrescente
·
Antecessor e sucessor.
·
Adições e subtrações com ordens de dezena e unidade
( sem recurso e com recurso). Utilização do material dourado e em folha no
quadro valor de lugar. Depois sem o quadro de ordens.
·
Situações problemas envolvendo o tema.
·
Calendário e
horas . Contar a história: “ Contando com o Relógio”. Utilizar a rotina da sala
para ir trabalhando de forma cotidiana a marcação de horas no relógio confeccionando
com papelão, que fica ao lado do calendário. Realizar atividades em folha e com
o relógio que cada um confeccionou. Fazer o mesmo com o calendário.
Obs: outros conteúdos não estão relatados no
projeto, porém estão descritos no plano anual.
·
Recursos Materiais
·
Papel 40kg, canetinha, lápis de cera, tinta guache,
bolas de encher, jornal, livros de histórias citados, livros de pesquisa, colas,
tesouras,
·
Culminância e apresentação na Ciranda da Leitura:
·
Passeio ao museu nacional onde existe exposição
sobre a África, dança do Maracatu ( festa da cultura) , peça : “ Menina Bonita
do laço de fita e dança para a Ciranda
da leitura ( ainda a escolher). Cartazes
, livrinho sobre as contribuições da cultura africana. Livrinho de histórias
escrito pelas crianças. Cartazes e produções de artes ( máscaras ,
instrumentos).
·
Avaliação do projeto:
·
Ainda não terminamos.
- Planejamento da 1ª semana de aula
- 1º dia 10/02/2014 ( 2ªf)
- Entrada/Rodinha/ Boa Tarde/ calendário/chamadinha/ mostrar alfabeto com a letra minúscula e maiuscula no telhadinho/ música/conversa sobre as férias e o que acham que irão aprender esse ano . ( registro dos relatos)
- Brincadeiras: do espelho para adivinhar o colega o tateando, sai, sai, piaba ( fala das partes do corpo), é de tango, tango e de seu mestre mandou com comando de orientação espacial ( atrás, na frente, do lado direito, esquerdo, longe/perto, etc.)
- Fazer o contorno do novo amigo da sala , nomeando as partes do corpo e escrevendo os nomes destas partes no cartaz. Trabalhar conceitos de vocabulário de confronto ( O que está acima do olhos, o que está abaixo? Vamos desenhar o que tem na mão direita e na esquerda? Lembrar que o corpo é dividido em três partes: cabeça, tronco e membros (braços e pernas). Colocar um roupa no novo amigo . Conversar sobre o novo amigo : como ele é , o que gosta e não gosta, o que faz, idade, lembrar sobre questões de gênero ,( registrar em texto coletivo)
- História: O Menino Nito e conversa ( fala sobre qusetão de gênero)
- Leitura de livros
- Recreio/ janta
- Atividade : leiura do poema :" Eu" . Desenhar-se escrever o próprio nome . (Eu sou assim, Esse é o meu nome!)
- Jogos pedagógicos
- Arrumação da sala
- Saída
- 2º dia 11/02/2014 (3ªf)
- Entrada/Rodinha/Boa Tarde/Calendário/Chamadinha (reconhecimento da primeira letra com a letra de forma e cursiva maiúscula, explicar que nome de pessoa é nome próprio e só pode começar com letra maiúscula)
- História conversa sobre esta e música: a canoa virou, falando os nomes
- Conversa sobre como é cada um
- Atividade : escrever texto ou frase sobre si ( características, o que gosta , não gosta, jeito,etc.)
- Recreio/janta
- Atividades diversificadas ( jogos de alfabetização, desenho, contnuar a atividade com o grupo que não terminou o texto e alunos com maior dificuldade).
- Arrumação da sala
- Saída
- 3º dia 12/02/2013 (4ª f)
- Entrada / Rodinha( Boa Tarde, calendário, chamadinha, mostra de figuras conversa sobre os negros que vieram escravizados da África para o Brasil, conversa sobre a valorização, aceitação e respeito das características negras ( pele, cabelo) . Concluir que todos somos diferentes e temos que nos amar, respeitar e se ajudar.
- Ler um pouco a biografia de Tarsila do Amaral e suas obras ( Livro de autobiografia de artistas famosos para crianças). Mostrar o autorretrato da artista e perguntar o que é um autorretrato. Mostrar os detalhes da cor do cabelo, cor dos olhos, pele, roupa e dizer que é preciso se olhar no espelho para pintar as suas características. Enregar as folhas e passar com o espelho para observarem suas características , concluir que todos somos diferentes.
- Lanche
- Continuar a atividade quem não terminou
- Leitura de história para quem terminou.
- Arrumação da sala
- Saída
- 4º dia 13/02/2013 ( 5º dia)
- Entrada/Rodinha/Boa Tarde/Calendário/Chamadinha (reconhecimento da primeira letra com a letra de forma e cursiva maiúscula, explicar que nome de pessoa é nome próprio e só pode começar com letra maiúscula)
- História
- Nomear o novo amigo da sala e conversar sobre este sobre : como ele é , o que gosta e não gosta, o que faz, idade, lembrar sobre questões de gênero , muitas vezes meninos e meninas fazem a mesma coisa, etc... ( registrar em texto coletivo)
- Música : Boneca de Lata ( colocar as mãos nas partes do corpo)
- Atividade: cruzadinha das partes do corpo com banco de palavras e escrever a frase: O corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros ( braços e pernas).
- Recreio/janta
- Lego para os alunos que terminaram a atividade e atendimento aos alunos com maior lentidão e dificuldade , inclusive o com síndrome de down.
- Empréstimo de livro e sortear um aluno para levar o caderno de histórias.
- Arrumação da sala
- Saída
- 5º dia 14/02/2013 ( 6f)
- Entrada/Boa Tarde/Chamadinha/ calendário
- História e conversa
- Alfabeto da parede
- Atividade: alfabeto com a letra de forma minúscula e cursiva. Copiar com a letra cursiva na sequência do alfabeto.
- Aula de inglês
- Recreio/janta
- Continuar a atividade quem não terminou
- Leitura de livros
- Arrumação da sala
- Saída
CONORNO DO CORPO DE UMA ALUNA. TRABALHAMOS AS PARTES DO CORPO, O MAPA DO CORPO E FIZEMOS VÁRIAS BRINCADEIRAS QUE TRBALHAM ESQUEMA CORPORAL,LATERALIDADE, ORIENTAÇÃO ESPACIAL,
Texto coletivo sobre a nova amiga da sala. Objetivo : produzir um texto descritivo , a esturtura da frase e do texto.
Após o poema , conversamos sobre este pedi que desenhassem e escrevrevessem sobre si. Escrever o nome. Objetivo: Perceber as partes do corpo e produzir a fase ou texto percebendo sua estrutura.
Objetivo: escrever os nomes das partes do corpo, as crianças silábicas podem consultar o banco de palavras ou pode-se trabalhar a letrinha inicial. Escrever a frase : O corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros, trabalhando a estrutura da frase. escrever com a letra cursiva, alguns escreveram com a letra de forma, pois ainda apresentam muita dificuldade com a letra cursiva.
AUTORRETRATO DE TARSILA DO AMARAL
·
Planejamento 2º semana ( mês de fevereiro)
·
1º
dia ( 17/02/2013/2ªf)
·
Entrada/ Rodinha/ Boa Tarde/ Calendário/ Chamadinha(
reconhecimento , leitura, letra inicial, final, sílaba inicial , semelhanças e
diferenças).
·
História
do caderno de histórias e conversa sobre esta. Leitura do que escreveu e mostra do desenho pela a aluna.
·
Alfabeto
da sala
·
Continuar
a parear letra de forma e cursiva. Agora copiar com a letra maiúscula, falando
seus usos.
·
Recreio/janta
·
Relação
quantidade/numeral até 9 ( livro de matemática/dever de aula e casa)
·
2º
dia ( 18/02/2013/ 3ª f)
·
Entrada/ Rodinha/ Boa Tarde/ Calendário
·
Confeccionar
o alfabeto com os nomes ( letra de forma e letra cursiva). Destaque da letra
maiúscula. Dizer que nomes próprios ( pessoas e nomes
de lugares que são países, cidades, estados e bairros, ou o nome de
banco , de um hospital e da E. M. Prof.
André Trouche , começam com letra maiúscula). Que início de frase também começa
com letra maiúscula. Dizer que nas letras que não tem nenhum aluno , iremos escrever
nomes próprios de lugares ( país, estado, cidade, bairro etc.)
·
Atividade:
leitura individual e coletiva da história em quadrinho em que os indiozinhos
contam a origem do seu nome.
·
Perguntar
se sabem a origem do seu nome (a história deste). Dizer que irão pesquisar a
origem do seu nome /Atividade no livro de português ( Para Casa)
·
Na
roda mostrarem seus autorretratos e perguntar se somos iguais o diferentes.
·
Ler
um pouco o livro Mini Larousse do Corpo
Humano que fala sobre as diferenças e semelhanças do corpo humano.
·
Conversar que somos da espécie humana
parecidos, mas e diferentes . Semelhanças
:todos temos o corpo dividido em cabeça, tronco e membros, porém somos
diferentes. Uns são negros, morenos, brancos, olhos verdes, pretos, cabelos
lisos, crespos, pretos, loiros, gordo, magro. Até os gêmeos idênticos são
diferentes, pois seus temperamentos ( jeitos) não são iguais ! Uns
nascem sem um braço ou não enxergam ou escutam, outros tem dificuldade para
compreender as coisas, etc. e temos respeitar e ajudar. Fazer perguntas para que façam um
texto coletivo sobre o assunto.
·
Atividade
desenhar os colegas escrever os nomes destes. Escrever o
título: Eu, Meus Colegas e Nossas Diferenças !
·
Escrever
frase ou texto sobre as diferenças e respeito a estas.
·
Arrumação
da sala
Eu meus colegas
·
3º
dia ( 19/02/2013/4ªf)
·
Entrada
/Rodinha/Boa Tarde/ Calendário/Mostra da pesquisa sobre a história do nome/
perguntas e respostas orais.
·
Dizer
que estamos estudando nossa identidade e
o corpo humano, por isso vamos falar das mãos
·
Cantar
músicas de referências as mãos que relacionam quantidade/numeral até 10 como
“Indiozinhos”. Somar cinco dedos das duas mãos e ver que é igual a dez. Mostrar
que temos 10 unidades de dedos e 10 unidades forma 1 dezena. Pedir que falem quanto é 1 dezena
de laranjas, morangos , etc. Falar também sobre meia dezena , a metade de dez, que é dez dividido por dois e tem que
ter a quantidade nas duas partes. Concluir que dividindo os dedos entre dois amigos ficam 5 dedos para cada um.
·
Música
: Os Dedinhos que fala o nome de cada dedo da mão.
·
Perguntar
para que servem as mãos ( relatos)
·
Falar
sobre a função do órgão do sentido , que é o tato, no qual usamos as mãos.
Brincadeira de descobri pelo tato quem é o colega ( brincadeira do espelho).
·
Pedir
para perceberem o que tem nas mãos, risquinhos, unhas, veias, etc...
·
Atividade
de artes ( impressão das mãos com tinta) . Em outro dia numerar os dedos até 10 e desenhar os detalhes.
Trabalhar também lateralidade. Pedir que desenhem um anel no dedo esquerdo ,
uma pulseira no braço direito, etc.
·
Para
Casa ( pesquisar a sua histórias : dados pessoais)
·
4º
dia ( 20/02/2013) 5º f
·
Entrada/Boa
Tarde/ Calendário/Chamadinha
·
Texto
do Palhaço Paçoca ( leitura)
·
Lista
de palavras ( a maioria são as partes do
corpo estudas : braço, pescoço, cabeça)
( explicar que as cobrinha embaixo da letra C se chama
cedilha e o Ç rouba o som da letra “S”, quando se junta com as vogais : A, O ,
U e taambém o ÃO.
·
Atividade
em folha. Leitura do texto e palavras.
Escrita de palavras que tem Ç . Escrita
de figuras e de frase que tem Ç.
·
Aula
de inglês
·
Continuação
da atividade de matemática e ciências de
4ªf. Escrever os números até 10 nos dedos das mãos e desenhar detalhes das
mãos. Desenhar um anel no dedo direito e uma pulseira no braço esquerdo.
·
5º
dia ( 20/02/2013/6ª f)
·
Entrada/Boa
Tarde/Calendário/Chamadinha
·
Confecção
do cartaz de relação quantidade/numeral com a impressão das mãos.
·
Matemática
( folhas de relação quantidade/numeral)
·
Recreio/janta
·
Atividade
de leitura e interpretação de texto no livro de português. Poesia: Nomes de Gente (Geraldo Azevedo).
·
Livro
de Português Páginas 27 e 29. ( Para Casa)
·
Pesquisar
sua certidão de nascimento
·
Educação
Física
- Saída
- 3º semana ( Mês de fevereiro)
- Planejamento semanal
- 1º dia ((24/02/2014 /2ª f)
- Entrada
- Rodinha ( Boa Tarde, Calendário, música , história do Bornal, conversa sobre esta , leitura pelo aluno e mostra do desenho). Rotina : assunto do dia . Português: Continuar a falar sobre as palavras com Ç
- Leitura : A Onça e atividades em folha de leitura.
- Atividades em folha de escrita: cruzadinha de palavras com Ç.
- Recreio
- Cópia do quadro organização do espaço do quadro para o caderno . Cópia do cabeçário
- Copiar frase do quadro com a letra cursiva , percebendo que só se inicia frase com a letra maiúscula . Perceber também que na frase há espaço entre as palavras. Contar quantas palavras tem na frase e escrever o numeral. Formar frase com a palavras da cruzadinha.
- Atividade para casa : alfabeto com a letra cursiva maiúscula e minúscula.
- Arrumação
- Saída
- 2º dia ( 25/02/2014/ 3ªf)
- Entrada
- Rodinha ( Boa Tarde, calendário chamadinha´história do Bornal . Rotina: assunto do dia: separação de sílabas e palavras com Ç.
- Atividade: separar as sílabas de palavras com Ç. Contar nº de letras e sílabas
- Recreio
- Passagem para a letra cursiva. Vogais minúscula e maiúscula ( atividades em folha)
- Arrumação
- Saída
- 3º dia ( 26/02/2014/4ª f) saída 15 20
- Entrada
- Rodinha ( Boa Tarde. calendário, conversa sobre o sentido do tato)
- Peguntar como percebemos , sentimos, vimos, ouvimos sentimos o gosto das coisas no mundo.
- Dizer que para perbermos o mundo usamos os órgãos dos sentido que são olfato ( nariz), audição ( ouvidos), tato ( pele) e paladar ( língua). Registrar texto coletivo no quadro e depois na folha.
- Fazer experiência para pegar objetos com diferentes texturas e formatos e temperaturaturas. Selecionar: ásperos ( lixa ou palaha de aço), liso ou macio(tecido, folha de papel , algodão)silhueta,) ,mole( borracha) , duro ( apontador, pedra), formas geométircas.
- Brincadeira do espelho para descobrir o amigo pelo tato. Passar a mão nos cabelos dos colegas e dizer o que sentiram.
- Atividade em folha sobre o órgão do sentido tato. ( não teve tempo)
- 4º dia ( 27/02/2014 /5ª f)
- Entrada
- Rodinha ( Boa Tarde, calendário, chamadinha , alfabeto com nomes. Falar o que são nomes próprios e comuns e uso da letra maiúscula)
- Alfabeto da sala ( quatro tipos de letras)
- Alfabeto com letra cursiva ( ordem alfabética : copiar em letra maiúscula e minúscula). Relacionar nomes das partes do corpo com a letra de forma minúscula e cursiva, ler e copiar no boneco.
- Aula de inglês
- Atividade no livro de português sobre ordem alfabética
- Atividade para casa no livro de português
- Arrumação
- Saída
- Obs: não teve por causa do carnaval. Confecção de máscaras em forma de mão. Atividade de semelhanças e diferenças entre mãos e pés e baile de carnaval na escola. Conversa sobre o carnaval.
- 5º dia ( 28/02/2014/ 6ª feira)
- Não teve aula ( recesso de carnaval)
Cópia do quadro de algumas palavra
Cópia do quadro de uma frase. Contar nº de palavras na frase. ( Iniciar com letra maiúscula e escrever com espaço entre as palavras na frase, ponto final).
Formar uma frase com a palavra da cruzadinha.
1) Copie a frase com a letra cursiva e conte o nº de palavras na frase. ( frase ditada pelas crianças)
Cópia do quadro : cabeçário organização do espaço do quadro para o caderno.
Separar as sílabas das palavras da cruzadinha e contar nº de letras e sílabas.
Para Casa ( atividade parecida com a de aula- cópia do quadro)
Projeto : Nossa Identidade, Nosso Corpo
Perguntar aos alunos. Como podemos perceber o mundo? Como podemos ver, escutar, sentir coisas, sentir os cheiros, sentir o gosto das coisas?
Os alunos irão relatar o que sabem e dizer que podemos perceber o mundo através dos órgãos dos sentidos. Os olhos são os órgãos do sentido da visão, a pele é o órgão do sentido do tato, a língua é o órgão do sentido da paladar e o nariz é órgão do sentido do olfato. Escrever no quadro os cinco sentidos e seus respectivos órgãos. Perguntar se sabem o que são órgãos e organismo. Pesquisar no livro didático.
Realizar brincadeiras e experiências com os cinco sentidos, um em cada dia. Produzir textos ou frases sobre cada sentido.
Á partir da música : "Dedinhos" , conversamos tudo sobre as mãos. Funções das mãos, nomes dos dedos, comparações entre mãos e pés, contagem dos dedos. Sobre como podemos perceber o mundo ( órgãos dos sentidos) e sobre o órgão do sentido do tato que é a pele, mas são as mãos que possuem maior quantidade de nervos sensoriais para sentirmos as coisas. Fizemos brincadeiras de adivinhações , para decobrir o colega através do tato, descobrir as texturas , temperaturas ,objetos e formas geométricas. Á partir dessas brincadeiras e conversas escrevemos um texto coletivo.
Posteriormente, escrever frase ou texto no caderno sobre o tato.
O Tato
O tato é o sentido que serve para saber se as coisas são lisas ou ásperas, se são moles ou duras e também serve para saber as formas das coisas e as temperaturas destas, se é quente ou fria. Podemos saber como são as pessoas, através do tato.
A pele é órgão do sentido do tato. Nós devemos cuidar bem da nossa pele, evitando se machucar e tomando banho !
Texto Coletivo ( Turma Cristal)
Tipo de texto : informativo
História: "Ninguém é Igual a Ninguém". Conversa sobre o livro e respeito as diferenças. Atividade de artes com impressão das mãos. Posteriormente escrever sobre as diferenças, respeito e ajuda a estas.
Posteriormente , escrita de texto coletivo e individual sobre as diferenças e respeito a estas.
Á partir da música ,Indiozinhos contamos os dedos das mãos e vimos que 10 unidades = 1 dezena. Vimos que até 9 , contamos as unidades e 9 +1 = 10 ou 1 dezena.
Dividimos 10 palitos por dois colegas e concluimos que meia dezena é dividir dez por dois , distribuindo a mesma quantidade para os dois , portanto meia dezena é a metade de dez que é igual a cinco.
Comparação entre dedos e mãos e posteriormente escrita de texto.
Em plena véspera do carnaval , fizemos máscaras com o contorno de nossas mãos e dançamos muito!
Para Casa
Para Casa
- Mês de março
- 10/03/2014 /2ªf
- Entrada
- Rodinha: Boa Tarde, calendário, chamadinha, conversa sobre o carnaval, leitura de história do bornal.
- Aula: uso do Ç e CE , CI , atividade na folha e som da consoant C, quando se junta com as vogais A, O, U. Passagem para a letra cursiva. Vogais maiúsculas e minúsculas.
- Recreio
- Atividades diversificadas. jogos, pintura, lego e atendimento aos alunos níveis de escrita silábico e muito lento na realização das atividades
- Arrumação
- Saída
Adicionar legenda |
- 11/03/2014/3ªf
- Entrada
- Rodinha
- Boa Tarde, calendário, chamadinha, mostra de a pesquisa sobre dados pessoais.
- Aula : atividade no livro de português sobre ordem alfabética
- Para Casa: atividade no livro de português sobre ordem alfabética.
- Aula de artes
- Recreio
- Continuação da atividade
- Passagem para a letra cursiva . Vogais minúsculas e maiúsculas
- Arrumação da sala
- Saída
- 12/03/2014 ( 4ª f/saída 15:20/planejamento coletivo)
- Entrada
- Rodinha
- Conversa sobre os sentido e seus órgãos. Perguntas sobre como percebemos o mundo. Brincadeiras sensoriais sobre os órgãos dos sentidos. Já tínhamos feito sobre o tato. Continuar a conversa. Acrescentar assunto sobre os cegos, solidariedade, inclusão e alfabeto em braile. Tato: descobrir quem é o colega tateando-o com os olhos fechados. Visão: apagar a luz e notar que para nossos olhos captarem as imagens necessitam de luz. Paladar: provar alimentos doces, salgados e azedos com os olhos fechados e dizer o gosto e alimento. Olfato: sentir o cheirocom olhos fechados de perfume, flor, tinta, alimentos e descobrir. Audição: escutar sons do CD de diversos instrumentos musicais e descobrir quais são, descobrir o barulho de de trovõs, trme, de animais.
Alfabeto em Braile
Os cegos precisam de outros sentidos para perceber o mundo, como o olfato, a audição e o paladar, mas utilizam mais o tato no lugar do sentido da visão. Para ler e escrever utilizam o tato , passando o dedo em cada bolinha que fica em relevo.Os pontinhos se agrupam de forma diferente, cada agrupamento representa uma letra do alfabeto. O alfabeto para cegos se chama Braile.
Os cegos não são diferentes da gente, muitos fazem as coisas sozinhos, porque aprenderam! Devemos ajudá-los e respeitá-los !
Concluir que:
Os Órgãos dos Sentidos
Percebemos o mundo através dos órgãos dos sentidos. Os olhos são os órgãos dos sentidos da visão.
A língua é o órgão do sentido do paladar. A pele é o órgão do sentido do tato, o nariz é do olfato e o ouvido é o órgão do sentido da audição.
SÃO 5 SENTIDOS E SEUS ÓRGÃOS:
SENTIDO : TATO ÓRGÃO DO SENTIDO: PELE
SENTIDO : VISÃO ÓRGÃO DO SENTIDO : OLHOS
SENTIDO: NARIZ ÓRGÃO DO SENTIDO: OLFATO
SENTIDO: LÍNGUA ÓRGÃO DO SENTIDO: PALADAR
SENTIDO: AUDIÇÃO ÓRGÃO DO SENTIDO: OUVIDO
Atividade em folha
Atividade em folha
- 13/03/2014 /( 5ª f)
- Entrada
- Boa Tarde/calendário
- Aula : alfabeto cursivo maiúsculo e minúsculo,parear com a letra de forma e copiar com a cursiva. Ler nomes e ligar as palavras.
- Recreio
- Continuação da atividade
- Matemática : relacionar quantidade numeral até nove
- Educação Física ( Planejamento da professora)
- Saída
- 14/03/2014 ( 6ª f)
- Entrada
- Aula : passagem para a letra cursiva. Conosantes minúsculas e maiúsculas e uso destas em nomes próprios e comuns: b, c, d. Leitura de palavras , somente copiar com a letra cursiva palavra relacionada ao desenho. Ler e copiar somente os nomes de pessoas.
- Recreio
- Aula de inglês ( planejamento individual da professora)
- Matemática: relacionar quantidade/numeral.
- Colar recados em agenda
- Arumação
- Saída
- 17/03/2014 (2ª f)
- Entrada
- Rodinha
- Boa Tarde, calendário, história, mostra da pesquisa sobre dados pessoais e certidão de nascimento.
- Aula: continuação de atividade sobre o tato (ciências) interdisciplinaridade com português.
- Poema sobre o tato
- Atividades em folha. Escrever frase sobre o que sentiu ao pegar nos cabelos do colega, leitura de palavras, dar as características ( adjetivos) dos objetos algodão, lixa, etc. Escrever outras palavras que tenham a sílaba BRA, como em BRASA.
- Recreio.
- Atividades diversificadas e atendimento aos alunos com dificuldades
- Arrumação da sala
- Saída
- 20/03/2014 ( 3ª f)
- Entrada
- Boa Tarde
- Aula
- Atividade com ordem alfabética.Escrever os nomes dos colegas em ordem alfabética e com letra cursiva.
- Aula de artes
- Recreio
- Continuação da atividade
- Arrumação da sala
- Saída
- 21/03/2014 ( 4ª f)
- Entrada
- Leitura da história sobre órgãos dos sentidos. Conversa. Relembrar os sentidos estudados. Fazer brincadeira para descobrir os sons dos instrumentos e barulhos de animais, trem, trovão , etc.
- Conversar sobre o sentido da audição e seu órgão.
- Atividade em folha: relacionar figuras que mostram uso dos sentidos aos órgãos, escrever os nomes destes.
- Lanche
- Continuação da atividade
- Saída
- 22/03/2014 ( 5ª f)
- Entrada
- Rodinha
- Passagem para a letra cursiva ( letras f, g, h). Leitura e cópia de palavras que rimam. Leitura de nomes , início com letra maiúscula.
- Recreio
- Aula de Educação Física/ Reunião de Pais
- Arrumação /saída
- 23/03/2014 ( 6ªf)
- Entrada
- Boa Tarde/ História
- Matemática/Cópia do quadro. Escrever os numerais de 0 a 9 na reta numérica (em sequência). Esecrever numerais de 0 a 9 por extenso.
- Recreio
- Aula de inglês
- Continuação da atividade
- Para casa ( mesmo conteúdo dado na sala/folha)
- Arrumação da sala
- Saída
Cópia do quadro
- Planejamento da semana
- 25/03/2014 ( 2ªf)
- Folga ( Não haverá aula com
a professora regente)
- Livro de português ( páginas
40, 41 e 42) . Alfabeto ( vogais e consoantes). Completar nomes de flores
com as vogais. ( perceber o som da vogal na sílaba , sem a vogal a
consoante ,não tem som).
- 26/03/2014 (3ªf)
- Entrada
- Boa Tarde
- Atividade para passar para a
letra cursiva . Consoantes minúsculas e maiúsculas. Leitura de palavras e
copiar. Pintar as vogais que mudaram as palavras.
- Aula de artes
- Recreio
- Leitura do texto de memória
: Caranguejo não é peixe (cantiga de roda).
- Conversa sobre o texto.
Relatos orais e escrita no caderno . Se caranguejo não é peixe, o que ele é?
Lista de animais que vivem no mar.
- Procurar a palavra
caranguejo no texto e contar quantas achou
- Destacar sílabas gue e gui
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 28/03/2014 ( 5ªf)
- Entrada/ Rodinha/Boa
Tarde/Calendário/ Chamadinha/ História do Bornal
- Leitura e escrita de
palavras e frases com as sílabas gue , gui
- Recreio
- Continuação da atividade
- Educação Física
- Saída
- 29/03/2014 ( 6ª f)
- Entrada/Boa Tarde/Calendário
- Matemática
- Aula sobre 1 dezena = 10
unidades e meia dezena = 5 unidades. Até nove , contamos as unidades,
quando chega ao número dez ,formamos 1 dezena . Mostrar que o nº também
tem a sua casinha ( ordem) e muda da ordem das unidades para a ordem da
dezena, quando somamos 9+1= 10. ( mostrar com o material dourado que
formamos uma barrinha com 10 cubinhos, transferindo-a para a ordem das
dezenas e que não ficou nenhum cubinho na ordem das unidades, portanto 1
dezena + 0 unidade= 10). Chamar dois alunos e dividir 10 unidades de
lápis. Cada um irá ficar com mesma quantidade 5 para cada um . Concluir
que meia dezena é a metade de dez, ou seja , temos que dividir dez
unidades por dois igualmente.
- Atividade em folha
- Contar dez dedos das mãos e
escrever o número 10.
- Desenhar 1 dezena de
quadrados.
- Completar os dedos das mãos,
formando 1 dezena.
- Recreio
- Aula de Inglês
- Atividade para casa no livro
de matemática
- Atividade: completar nº de
objetos formando meia dezena = 5 unidades
- Arrumação
- Lanche
- Saída
Completar dedos das mãos , até 1 dezena. Completar objetos até formar meia dezena.
- Mês de abril
- 31/03/2014 /2ª f
- Entrada
- Rodinha
- Conversa sobre os artistas plásticos e obras de artes que vimos na exposição. Mostrar catálogo com pinturas para quem não foi. Conversa sobre o que percebem sobre as obras de artes, figuras, formas, cores, sentimentos . Dizer que o tema foi reciclagem e conversar um pouco sobre o assunto. Levar desenho de lixeiras recicláveis e dizer que podemos fazer igual, além de escolhermos um artista para estudar e fazer algumas pinturas (releitura de sua obras de artes), mas será na próxima semana.
- Continuar a aula sobre dezena e meia dezena. Cópia no caderno. Completar conjuntos de frutas com 1 dezena( 10 unidades) e meia dezena ( 5 unidades)
- Recreio
- Atividade com o material dourado.
- Apresentar o material dourado e explicar o que representa cada peça.
- Explicar que o nº também tem a sua casa. Esta casa se chama ordem. Entregar uma folha e dividi-la no meio e escrever as ordens D de dezena e U de unidade.
- Falar que só podemos contar até nove unidades de cubinhos na ordem da unidade.
- Pedir que coloquem nove cubinhos e depois mais um( 9+1=10).
- Peguntar se podem ficar 10 unidades na ordem das unidades. Dizer que iremos trocar 10 unidades de cubinhos , por uma barrinha de dez. Falar que 10 unidades = 1 dezena e que a barrinha é 1 dezena.
- Transferir a barrinha ( 1dezena) , para ordem da dezena. Mostrar no quadro valor de lugar que teremos 1 dezena na ordem da dezena e 0 unidade na ordem da unidade. 1 dezena + 0 unidade= 10+0= 10.
- Pedir que representem com o material dourado , 1 dezena +1 unidade e depois com o número no quadro valor de lugar feito na folha, até 20.
- Arrumação da sala
- Saída
- 01/04/2014 ( 3ª f)
- Paralisação
- 02/04/2014 ( 4ªf) saída 15:20
- Produção de texto narrativo. Continuar e escrever a história, no qual são autores no livro que confeccionaram no livro que confeccionaram .
- 03/04/3014 ( 5ªf)
- Entrada
- Rodinha
- Boa tarde, calendário, história do Bornal . Leitura pelo aluno do resumo e mostra do desenho.
- continuação de aula de matemática com dezenas e unidades. Nº até 20.
- Atividade : representar com nº as representações do material dourado.
- Recreio
- Continuação da atividade
- Educação Física
- Lanche
- Saída
- 04/04/2014 (6ªf)
- Entrada
- Rodinha
- Boa tarde, calendário, mostra do Livro de pesquisa : "O Corpo Humano". Conversa sobre este. O que sabem e perguntas dos alunos.
- Entrega e correção do dever de casa
- Leitura individual e coletiva do texto coletivo e informativo. Localizar informações no texto.
- Recreio
- Aula de Inglês
- Continuação da atividade
- Para Casa . Livro de matemática
- Arrumação da sala
- Lanche
- Saída
- 07/04/2014 /2ªf
- Entrada/ Entrega de livros de histórias emprestados e do dever de casa de matemática
- Roda:" Boa Tarde", calendário, chamadinha. História do Bornal . Mostra do desenho e leitura do aluno de parte da história. Conversa sobre a história.
- História :" O Cabelo de Lelê"
- Conversa sobre a história de uma menina que tinha o cabelo enrolado e cheio e não gostava do seu cabelo. Ela pesquisou e descobriu que este veio da África e então ela passou a gostar do próprio cabelo. Fazer perguntas sobre o texto com objetivo de descobrirem suas descendências africanas ,valorizando a características negras e elevando a autoestima das crianças. Perguntar se agora gostam dos seus cabelos e porquê? De onde veio o cabelo crespo ou enrolado. Dizer que podemos arrumar os cabelos e enfeitar , deixando-os muito bonitos. Colocar uma peruca afro e enfeitar e arrumar. Fazer com se fosse um cabelereiro com espelho para que as meninas arrumem seus cabelos. Mostrar o mapa da África e falar que os negros vieram para o Brasil, forçados, escravizados nos navios negreiros, para trabalhar nas fazendas do Brasil. Levavam chicotadas e eram acorrentados. Perguntar se é certo um povo escravizar o outro.
- Recreio
- Atividade em folha
- Se olhar no espelho e pintar as suas características, cor de pele , cor de cabelo, tipo de cabelo(liso, crespo), comprimento do cabelo.
- Falar sobre os nossos sentimentos , como nos sentimentos de acordo com as situações. Fazer as expressões de acordo com as frases relatadas. Pintar nas expressões desenhadas, àquelas que mais se identificam,e uma. Ler as palavras ( triste, alegre, furioso)
- Concluir que não somos iguais tanto em relação as nossas características físicas e até em relação aos nossos sentimentos.
- Arrumação da sala e do material
- Lanche
- Saída
- 08/04/2014 /3ªf
- Entrada
- Informática
- Aula de artes
- Recreio
- Atividade : continuação com a atividade do dia anterior: leitura do texto " Ninguém é perfeito e responder a pergunta. Você gostaria de ser diferente? Por quê ?
- Atividade com as sílabas gua, gue, gui
- Cruzadinha de palavras com essas sílabas
- Arrumação da sala e do material
- Lanche
- Saída
- 09/04/2014/ 4ªf ( saída 15 :20)
- Continuação com a história : " O Cabelo de Lelê"
- Atividade de artes sobre a história
- Colagem do cabelo enrolado com lã preta. Pintura do rosto e dos enfeites do cabelo com tinta guache .
- 10/04/2014 5ª f
- Entrada
- Rodinha: "Boa Tarde", calendário, história
- Aprenstação de Teatro na escola: O Sitio do Pica-Pau Amarelo"
- Continuar aula sobre sistema de numeração decimal
- Cópia do caderno: fazer a soma das representações do material dourado. Ex: 1 dezena ( uma barrinha)+ 0 unidade ( nenhum cubinho / 10+0= 10). Fizemos até 20.
- Recreio
- Atividade de cópia no quadro . Contar as barrinhas do material dourado de dez em dez até cem.
- Escrever com os números no quadro de ordens , as representações do material dourado. Escrever até setenta.
- 12/04/2014/ sábado letivo
- Pintura índigena com ingredientes naturais.
- 15/04/2014 / 3ªf
- Rodinha: " Boa Tarde", músicas e brincadeiras , calendário
- Desenho da capa do caderno
- Aula de artes
- Recreio
- Continuação com a atividade de matemática do dia anterior.
- Continuação de atividades sobre a história o Cabelo de Lelê. Leitura da história escrita de texto coletivo sobre o resumo da história. ( Explicar que tipo de texto é um resumo). Ilustrar abaixo do texto com a colagem do mapa da África, falar um pouco do continente africano e seus países. Desenhar a Lelê , apontando para a África, páis do qual descendeu e também muitos de nós.
- Atividade individual: produção escrita de parte da história e ilustração desta.
- 16/04/2014/ 4ªf ( sáida 15:20)
- Conversa sobre as preferências e escrita . Avaliar nível de escrita e dúvidas ortográficas.
- Atividade da escola: caça ao tesouro ( chocolate). Depois de encontrar , dividir entre os colegas(mensagem de solidariedade e divisão), devido a proximidade da páscoa.
- Lanche
- Sáida
- 17/04/2014/ 5ª f ( sáída mais cedo: 15:20)
- Entrada
- Rodinha: "Boa Tarde", calendário
- Confeccção do cartaz da agenda de aniversários com todos os meses do ano.
- Educação Física
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 18/04/2014/ 6ª f ( Feriado- sexta-feira santa)
- 21/04/2014 2ª f ( Feriado de Tiradentes)
- 22/04/2014 3ª f( Recesso - Descobrimento do Brasil)
- 23/04/2014 4ªf ( Feriado de São Jorge)
- 24/04/2014 ( 5ªf)
- Entrada
- Roda
- Boa Tarde/música/calendário/chamada/história
- Leitura individual e coletiva e interpretação do texto narrativo /fabúla : " O Cachorro e a Sombra"
- Recreio
- Continuação da atividade. Ouvir leitura de alguns alunos individualmente. Atividades diversificadas ( jogos e desenho)
- Educação física /planejamento individual
- Arrumação
- Saída
- 25/04/2014 (6ª f)
- Entrada
- Rodinha
- Boa Tarde, calendário, cartaz com meses dos aniversariantes. Cantar parabéns aos aniversariantes do mês.
- Mostrar objetos com formas geoméricas espaciais . Explicar a diferença entre espaciais e planas. As planas são o desenho e um lado das formas espaciais. Contar número de lados das formas espaciais. Mostrar que saem do plano do papel , porque são tridimensionais.
- Mostrar os objetos e falar o nome das formas. Pedir os nomes de outros objetos que tenham a forma de esfera , por exemplo.Escrever os nomes das formas e trabalhar a aquisição da escrita também. Contar nºe letras e sílabas.
- Formas serem trabalhadas ( esfera, cone, cilindro, pirâmide, paralelepípedo e cubo)
- Colar os objetos no cartaz e escrever nomes das formas
- Recreio
- Aula de inglês
- Atividade no livro sobre formas geométricas espaciais
- Ligar objetos com formas que se assemelham.
- Ler os nomes das formas e escrever os nomes de objetos que tenham as figuras das formas.
- 28/04/2014 ( 2ªf )
- Entrada
- Provinha Brasil de português
- Recreio
- Matemática. Conceito de adição e situações problemas. Contas simples de adição.
- Arrumação da sala /saída
- 29/04/2014 ( 3ª)
- Entrada
- Provinha Brasil de matemática
- Recreio
- Teve uma festa de aniversário surpresa para a professora
- Aula de inglês
- Atividade de passagem para a letra cursiva
- Arrumação
- Saída
- 30/04/2014 (4ª f)/ saída mais cedo 15:20
- Entrada
- Roda
- Calendário.
- Conversa sobre hábitos de higiene e saúde
- Iniciar com a cantiga de roda : O sapo não lava o pé
- Perguntar : " Se o sapo não lavar o pé como este ficará? Porque devemos manter o nosso corpo limpinho e o que devemos fazer para o mantermos limpinho?
- Escrever a cantiga na cartolina . Pedir que acompanhem a leitura da cantiga. Perceber palavras que rimam. Fazer a dobradura do sapo e desenhar o lago para ilustrar a cantiga.
- Dizer que iremos fazer um cartaz com informações sobre hábitos de higiene e saúde.
- Escrever as frases relatadas pelas crianças no cartaz e depois pedir que desenhem ao lado de cada frase.
- Atividade individual : escrever frases sobre os hábitos de higiene de acordo com as figuras.
- 01/05/2014 ( 5ª f/ feriado /dia do trabalho)
- 02/05/2014 ( 6ª f/ recesso )
- 05/05/2014 ( 2ª f)
- Entrada
- Rodinha
- Boa Tarde, calendário. Conversar
sobre o feriado de 1º de maio e sobre a historia do trabalho no Brasil ,
começando com a escravidão dos negros e relações atuais. A importância do
estudo e do quanto é importante não nos deixarmos explorar , pois apesar
de não ter mais escravidão, muitas pessoas tem péssimas condições de
trabalho e ganham muito pouco, sendo portanto quase escravos também. Falar
que terá a festa da família dia 10 e depois do recreio , iremos fazer um
convite para a festa. Dizer que irão desenhar as suas famílias e depois
conversaremos sobre estas. Dizer para escreverem os nomes dos componentes
e contá-los.
- Mostrar na roda e conversa sobre suas famílias, o que fazem juntos, componentes, dizer que em uma família o importante é o respeito e amor entre os componentes e que na família um tem que ajudar o outro. Desenhar a família nas dobraduras de casas. Colar em um coração de cartolina grande.
-
Recreio
- Texto coletivo sobre o conceito de família, após mostrarem na roda as suas famílias ,concluir que as famílias tem formações diferentes. Colagem de figuras em um coração abaixo do texto de famílias diferentes.
- Confecção do convite para a
festa da família
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 06/05/2014 ( 3º f)
- Entrada
- Rodinha
- Boa Tarde, calendário
- Atividade envolvendo situações problemas com adição ( caderno)
- Aula de artes
- Recreio
- Continuação da atividade
- Continuação da atividade
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 07/05/2014 ( 4ª f) saída mais cedo ( 15:20)
- Entrada
- Roda/ calendário/ História :
A Família Colorida
- Conversa sobre a história e
resumo. ( Conta a história de um menino que queria saber porque ele era
branco e o irmão negro). Conversar sobre os pedacinhos que se juntaram (
genes/DNA) e concluir que devido a eles terem uma avó negra e uma avô
branco , devido a essa combinações entre esses pedacinhos foi possível
cada um ter uma cor de pele diferente do outro, pois um pegou as características
do avô e outro da avó. Conversar que no Brasil é assim em muitas famílias.
Perguntar se sabem o que é uma árvore genealógica, pesquisar no dicionário
e escrever. Dizer que faremos um cartaz com a árvore genealógica dos
meninos da história. A árvore genealógica, mostra de onde vem as nossas
características físicas devidos aos genes que trazemos dos nossos avós e
bisavós . Também sabemos de onde vem nosso sobrenome.
- Planejamento no quadro de como faremos a árvore genealógica da família é colorida.Fazer a árvore com mãos dos alunos ( impressão com tinta). Desenhar componentes da família mostrando a mistura de etnias e colar os pedacinhos (genes/DNA) que se misturaram.
- Fazer uma roda e esticar os braços mostrando temos cor de pele diferentes e somos misturados.
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 08/05/2014 ( 5ªf)
- Entrada
- Rodinha: Boa Tarde, calendário.Fazer a árvore genealógica da família colorida com as mãos dos alunos ( impressão com tinta). Desenhar componentes da família mostrando a mistura de etnias e colar os pedacinhos (genes) que se misturaram.
- Resumo da história : "Minha Família é Colorida" e ilustração no cartaz da família colorida. ( texto coletivo)
- Desenho da parte da história que mais gostou.
- Recreio
- Colar abaixo do texto coletivo sobre a família figuras de famílias diferentes. Colar dentro de um coração.
- Atividade para casa.
Pesquisar a árvore genealógica.
- Educação Física/
planejamento individual
- Lanche
- Saída
- 09/05/2014 (6ª f)
- Entrada
- Roda
- Boa Tarde, calendário. Mostra na roda da pesquisa sobre a árvore genealógica. Relatos (oralidade ).
- Atividade: passagem para a letra cursiva das consoantes: r, s, t.
- Atividade: escrever abaixo do desenho que fizeram da história:" Minha Família é Colorida" frase ou texto da parte que mais gostaram.
- Recreio
- Aula de inglês/planejamento individual
- Atividade para casa no livro de ciências
- Continuação da atividade
- Arrumação
- Saída
- 12/05/2014 (2ªf)
- Entrada
- Rodinha: "Boa Tarde", calendário, chamadinha. Aniversariantes do mês de maio. Continuação da história "Minha Família é Colorida".
- Escrever parte da história que desenhou ( Produção de frase ou texto).
- Recreio
- Continuação da atividade
- Cópia do quadro : atividades de operações matemáticas simples de adição.
- Arrumaçã da sala e do material
- Lanche
- Saída
- 13/05/2014 (3ªf)
- Paralisaçao
- 14/06/2014 ( 4ºf)
- Paralisação
- 15/05/2014 ( 5ª f)
- Paralisação
- 16/05/2014 ( 6ª f)
- Matemática
- Atividades de adições no livro de matemática
- Aula de Inglês
- 19/05/2014 ( 2ª f)
- Entrada
- Roda: " Boa Tarde", Calendário, chamada, história
- Aula ( Português/ Leitura e Interpretação de texto. Fábula: "O Camelo e o Macaco"( atividade para o portifólio)
- Leitura individual e coletiva
- Convesa sobre a história e interpretação escrita
- Lista de nomes de animais que as crianças imaginam que participaram da reunião
- Recreio
- Continuação da atividade. Atendimeno aos alunos com dificuldades e atividades diversificadas para os outros ( jogos, livros, desenho )
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 20/05/2014 ( 3ª f)
- Entrada
- Rodinha: " Boa Tarde" , música, calendáro, chamada. Atividades com material dourado na roda.
- Represesntar com os materiais os números pedidos. Chamar um para manusear os materiais na roda. Escrever o numerais no quadro de ordens. Contar as dezenas de 10 em 10 até 100.
- Fazer a brincadeira do nunca 10. Chegou em 10 unidades de cubinhos, tem que trocar por uma barrinha e transferí-la para a ordem das dezenas, chegou em 10 dezenas , trocar a 10 barrinhas por uma placa que equilave a 1 centena = 100 unidades.
- Atividade em folha parecida com atividade e roda com o material dourado ( atividade pra o portifólio).
- Aula de artes
- Recreio
- Para Casa: pesquisa sobre o sobrenome
- Continuação da atividade
- Arrumação da sala
- Lanche
- Saída
- 21/05/2014 ( 4ª f/saída : 15:20)
- Entrada/Boa Tarde/calendário
- Português/Produção de textos
- Continuação das atividades de produção de livros em que alunos são os autores.
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 22/05/2014 ( 5ª f)
- Entrada
- Rodinha: " Boa Tarde, calenário, mostra da pesquisa sobre a origem do sobrenome
- Aula:Português (/gramática/ texto/ poesia/música) e História
- Música do Toquinho: " Todas as coisas tem nome"
- Relacionar os nomes da música ao conceito de substantivo.
- Procurar nomes comuns ou substantivos comuns na música. Falar do uso da letra minúscula e maiúscula. Nos substantivos próprios ( nomes de pessoas e lugares : nomes de cidades, bairros, países etc), começam com letra maiúscula e substantivos comuns começam com letra minúscula, como nomes de animais, flores, objetos. Escrever no quadro.
- Recreio
- Atividade em folha
- Escrever nomes de substantivos comuns que aparecem na cena.
- Caça palavras de substantivos comuns
- Arrumação da sala
- Lanche
- Saída
- 23/05/204 ( 6ªf)
- Entrada
- Emprestimo de livros na sala de leitura. Conversas sobres as história. Contação de história do bornal . Leitura pela aluna e mostra do desenho de parte da história.
- Aula de Português/ortografia
- Palavras com as sílabas qua, que , qui ( leitura e escrita). Cópia do quadro. Escrever frases sobre os desenhos.
- Recreio
- Cruzadinha letra "Q". ( escrever nomes dos desenhos que tem as sílabas qua, que , qui).
- Para Casa. Folha de ortografia ( leitura escrita de palavras com as sílabas da letra Q)
- Arrumação
- Não teve Educação Física !
- Lanche
- Saída
- 26/05/2014 ( 2ªf)
- Entrada
- Português ( gramática)
- Continuação da aula sobre substantivos próprios e comuns
- Escrever os nomes em dois grupos de substantivos próprios e comuns ( cópia o quadro)
- Recreio
- Passagem para a letra cursiva e uso das letras maiúscula e minúsculas cursivas, cnforme a classificação do substantivo.
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 27/05/2014 (3ª f)
- Entrada
- Rodinha: " Boa Tarde", calendário, chamada, história do bornal
- Aula de matemática ( Ampliação do sistema de numeração decimal)
- Contagem de 10 em 10( uso das barrinhas do material dourado). Contar no calendário e falar de questões do calendário. Contar de 1 a 50.
- Atividade e folha sobre essas questões.
- Aula de artes
- Recreio
- Continuação da atividade
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 28/05/2014 ( 4ªf/saída mais cedo 15:20)
- Entrada: " Boa Tarde", calendário
- Português ( produção de textos narrativos)
- Produção dos livros de histórias em que são autores
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 29/05/2014 ( 5ªf)
- Entrada
- Roda: Boa Tarde, calendário, chamada, história
- Aula de Ciências e Português
- Leitura da poesias sobre hábitos de higiene ( leitura individual e coletiva). Conversa.
- Caça -palavra das palavras da poesia.
- Recreio
- Atividades de cópia no quadro. Formação de frases sobre o tema : hábitos de higiene, separação de sílabas com os nomes de hábitos de higiene. ontar números de letras e sílabas.
- Não teve Educação Física
- Lanche
- Saída
- 30/05/2014 ( 6ª f)
- Entrada
- Roda: Boa Tarde, calendário
- Empréstimo de livros na sala de leitura. Conversa sobre as histórias e e leitura para os colegas.
- Aula de matemática
- Situações -problemas e adições com resultados acima de 10.
- Recreio
- Aula de Inglês
- Arrumação
- Dever de casa no livro de matemática ( adições)
- Lanche
- Saída
- 02/06/2014 ( 2ª f)
- Folga
- Aula com a outra professora
- Livro de matemática ( ampliação do sisar
- 03/06/2014 ( 3ªf)
- Entrada
- Informática
- Aula de artes
- Recreio
- Aula de matemática ( Rodinha)
- Revisão com as representações do material dourado ( unidades, dezenas e centena)
- Brincadeira do nunca 10
- Cópia do quadro
- Compor os números que estão em dezenas e unidades
- Decompor os números em dezenas e unidades
- Dever de aula de matemática no livro
- Arrumação
- Lanche
- Saída
- 04/06/2014 ( 4ª f)
- Formaçao continuada no salão de leitura ( não teve aula)
- 05/06/2014 ( 5ª f)
- Entrada
- Roda: Boa Tarde, calendário, chamada, história
- Atividade com material dourado na roda
- Aula de matemática
- Folha com ampliação do sistema de numeração decimal
- Ordens de dezena e unidade
- 1 dezena ( completar dedos com os números até 10.
- Representar os números nos quadros de ordens e ler estes.
- Compor os números que estão decompostos em dezenas e unidades.
- Recreio
- Cópia do quadro
- Compor e decompor os números.
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