sábado, 10 de janeiro de 2015

NOSSAS ATIVIDADES DE 2º ANO/ 2014



“Nossa Identidade e Diversidade”


Atividades desenvolvidas :

Eu sou assim...
Esse é o meu corpo

·          Poesia : “ Eu”.

·         Conhecer o que é um autorretrato , através do autorretrato do artista plástico  Cândido Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no espelho e escrever sobre si .

( frase ou texto).


·         Mostrar na roda os seus desenhos  e descrever-se , perceber que  temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.

·         Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca  e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.

·         Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o  corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.


Nossas diferenças...

·         Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”

·         Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.

·         Conversa sobre o respeito às diferenças  e solidariedade .

·          Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo.  ( capa do livro da história)

·         Contar até 10.

·         Atividades de relação quantidade /numeral até nove.

·         Dizer que 10 unidades de dedos  forma uma dezena.

·         Meia dezena é a metade dos 10 dedos.

·         Cantar músicas do indiozinho e da galinha do vizinho até 10.

·         Ampliar o sistema de numeração decimal até cem. Compondo e decompondo números, utilizando o material dourado e uso do calendário. Completar sequência numérica, escrever números por extenso.

·         Adições e subtrações com resultados até e acima de dez.

. Situações -problemas envolvendo operações matemáticas de adição e subtra



.         Hábitos de higiene e saúde 

.       Texto  de  cantiga de roda :  “ O Sapo não lava o pé” . Escrever no cartaz e no caderno. Completar a cantiga com as palavras que faltam.




·          Leitura e produção de texto informativo em forma de cartaz sobre os hábitos de higiene e saúde.







·         Escrever frases sobre hábitos de higiene de acordo com os desenhos.


. Texto instrutivo sobre  a escovação de dentes . Ler  e pedir para levarem uma escova para fazerem os movimentos. Orientar a escovar os dentes depois das refeições.


·         Realizar atividades com a percepção do ambiente para se trabalhar os sentidos e seus órgãos.


·         Texto coletivo sobre um dos sentidos


·         Folhas de atividades sobre   o sentido do tato


·         Cruzadinha dos sentidos


·         Associar frases aos sentidos


·         Fases da vida. 
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.


·         Sequência de fases da vida de outros seres vivos ( plantas e pintinho). Folha

recorte , colagem e escrita de frases, formando um texto.  Ver o desenvolvimento de uma semente de feijão e registrar.


Sistema de medidas   ( o metro ) á partir do tema fases da vida. Medir os alunos na girafa medidora e marcar as medidas.  Falar das medidas “cm” e o “m”. Mostrar outros instrumentos que medem e perguntar o que medem. ( régua, fita métrica, trena) . Levar instrumentos. Dar uma folha para marcarem as alturas. Fazer um gráfico de altura atividade sobre esta, comparando as alturas.


Nossa alimentação

·         Música (poesia) : Sopa (palavra cantada). Detonar o assunto sobre alimentos saudáveis.


·         Lista de alimentos saudáveis. ( ortografia)


·         Poesia da salada de frutas. Leitura e atividade com rimas.


·         Lista de frutas que podemos utilizar na salada de frutas.(ortografia)


·         Receita da salada de frutas. Escrever  no cartaz e no caderno. (gênero textual)


·         Bilhete pedindo as frutas para fazermos a salada.(gênero textual).


·         Pesquisa ( texto informativo e produção de texto) sobre as frutas ( nutrientes, como beneficia a saúde, características).

. Produção de poesia  com os nomes das frutas ( atividade com rimas).

. Ortografia r ou rr


·         Cartaz com silhueta do corpo e os alimentos saudáveis colados dentro deste.


·         Cartaz  com a pirâmide alimentar. Colar figuras de alimentos de acordo com os níveis da pirâmide ( leitura de texto informativo/pesquisa).



·         Adições e subtrações   simples  frutas.


·         Ampliação do sistema de numeração decimal até cem e operações matemáticas de adição e subtração com números até noventa e nove. Uso do material dourado e representações destes. Compor e decompor os números.


·         Gráfico de frutas preferidas


·         Perguntas sobre o gráfico , situações problemas e operações matemáticas com ordens de dezenas e unidades.


·         Utilização do sistema monetário com as notas da sala. Fazer uma feirinha com os alimentos.



·         Situações problemas, envolvendo o sistema monetário.






Documentos que registram  a nossa história

·         Pesquisa da certidão de nascimento. Socializar na roda.

·         Fotos que mostram fatos e o desenvolvimento da criança.



Minha  linha do tempo

·         Pesquisa da linha do tempo. Socializar na roda.


Esse é o meu nome...

·         Atividade na roda  e em folhas de reconhecimento e leitura dos nomes. Perceber semelhanças e diferenças. Letra inicial e sílaba inicial, letra final, semelhanças e diferenças de letras e sílabas. Contar nº de letras e sílabas, organizar letras e sílabas dos nomes, etc.

·         Leitura da história em quadrinho “Papa Capim” sobre a origem do nome dos indiozinhos.

·         Desenho e escrita dos nomes dos colegas .

·         Pesquisa sobre a origem do nome. Socializar na roda.

·         Alfabeto com nomes( escrever com a letra de forma e cursiva)

·         Atividades com  alfabeto maiúsculo e minúsculo ( passagem para a letra cursiva).

·         Atividades para escrever os nomes dos colegas em ordem alfabética. Ordenar nomes de animais e livros de história também.

·         Uso da letra maiúscula em nomes de pessoas , nomes de lugares ( bairros, cidades, estados, países, etc. ). Explicar que  os nomes desses lugares começam com letra maiúscula. Posteriormente trocar a palavra “nome”, por substantivo. Explicar que início de frase também começa com letra maiúscula.

·         Uso da letra minúscula ( nomes/substantivos comuns: animais, flores.

·         Cópia do nome e sobrenome a com a letra cursiva no cabeçário.


Essa é a minha casa...

·         História : Nossa Família ( conta a história de uma família  e os  diversos tipos de casas, casas de pobres e ricos e de quem não tem casa).  Casa de diferentes culturas (tribos africanas ,  índios brasileiros,  esquimós, etc.) Conversa sobre os vários tipos de casa . Discutir sobre  as casas com más condições de habitações e do direito a moradia , da responsabilidade do governo e nossa disponibilidade em ajudar as pessoas. Atividade sobre o livro.

·         Música: Era uma Casa muito engraçada ( poesia).

·         Pesquisa sobre o endereço

·         Atividade: desenhar a sua casa e escrever o endereço pesquisado. Falar na roda.

·         Escrever cartinhas para os colegas , escrevendo os endereços dos remetentes e dos destinatários. ( gênero textual : carta).

·         Atividade sobre a localização da casa , pontos de referência e nome da rua. Escrever o que tem na rua de uma criança.

·         Desenhar o mapa dos arredores da sua casa, o nome da rua, nº da casa, o que tem na rua e escrever o nome do ponto de referência para encontrá-la.

·         Perguntar aos alunos como é a casa por dentro. Concluir que as divisões da casa se chamam cômodos. Atividade: desenhar a sua casa por dentro de acordo com as quantidades de cômodos. Escrever sobre a sua casa e sua família. Descrever os cômodos, o que tem em cada cômodo, a quantidade destes, o que faz com a família em casa, os componentes da família, concluir que as casas dos colegas têm quantidades diferentes de cômodos.

·         Trabalhar diferentes vistas dos objetos que tem na casa. ( vista  de frente, do alto, do alto e de frente)

·         Fazer a planta de uma casa. Vista do alto sem o telhado.



Essa é a minha escola....

·         Desenhar a escola e escrever o seu endereço.

·         Desenhar o caminho de casa  para a escola . Escrever o que vê nesse caminho.

·         Fazer  a maquete da sala de aula  com caixas de fósforo,trabalhando a localização espacial ( o que está do lado direito,esquerdo, atrás , na frente), depois desenhar o mapa da sala.

·         Escrever combinados ( regras de convivência). Respeito aos colegas e profissionais, manter o ambiente limpo, jogando lixo na lixeira, preservação do material escolar, etc.

·         Espaços da escola. ( desenhar uma planta e escrever nomes dos espaços). Fazer legendas com símbolos e escrever nomes dos espaços.

·         Profissionais da escola e suas funções. A importância do trabalho em equipe para o bom funcionamento da escola. ( atividades sobre o tema). Desenhar os profissionais e escrever suas funções ( frases).

·         Produzir texto sobre a escola.

·         Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas próximas  e o que tem na rua da escola. Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Desenhar fazendo um mapa e legendas.





Esse é o meu Bairro... Essa é  a minha cidade ( meu município)

Trecho do bairro do Barreto ( a maioria das crianças moram neste bairro)


·         Maquete dos arredores da escola ( trecho do bairro),após passeio no bairro do Barreto.

·         Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas próximas  e o que tem na rua da escola. Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Ver placas de trânsito e sinais. Desenhar fazendo um mapa e legendas. Perceber se tem mais casas, lojas ou fábricas e falar sobre os tipos de bairros. Atividades sobre tipos de bairros. Mostrar fotos do bairro no passado e ler texto sobre a história do bairro.

·         Concluir que um bairro é formado por várias ruas e em uma cidade é formada por  vários bairros, como por exemplo a cidade de Niterói tem vários bairros: Barreto, Icaraí, Engenhoca, Fonseca, etc.

·         Atividades com mapa do Barreto ( goole maps). Localizar a rua da escola, localizar  a rua da sua casa,  localizar a rua do Supermercado Kinutry ,percebendo que vemos o planeta Terra de cima e vamos aproximando até chegar na construção que queremos ver. O mapa é um desenho do local visto de cima e serve para localizar os lugares. Seu tamanho não  é em dimensão real, mas reduzido.  Fazer desenhos em folhas quadriculadas com ampliações e reduções.


·         Mostrar o mapa de Niterói, do  Rio de Janeiro e do Brasil e pedir que pintem os bairros , municípios e estados pedidos. Responder perguntas elaboradas no caderno.  Relacionar com legendas.




·         Conversa sobre quem governa  o município, se é uma área urbana ou rural

 ( perceber características). Desenhos e texto descritivo. Conversa sobre preservação ambiental e cuidados com os materiais  serviços   públicos. Conversa sobre a função do prefeito e se onde eles moram a prefeitura atende essas necessidades ( moradias adequadas, ruas limpas, segurança, hospitais com bom atendimento, educação com qualidade, teatro, cinema, parques, diversão, etc.). Texto coletivo e individual.




Nossas Brincadeiras e brinquedos preferidos

·         Texto : Meus Brinquedos. ( Informa que podemos construir nossos brinquedos reciclando materiais que iriam para o lixo), sem precisar comprar brinquedos caros. Interpretação escrita.

·         Conversa sobre reciclagem e preservação ambiental.

·         Leitura e interpretação escrita do texto instrucional para a confecção do brinquedo :quebra-cabeça. Em outra aula confeccionar o brinquedo.

·         Produção de texto instrucional para a construção do telefone de latinha, reciclando potes de massinha. Pedir outros materiais que iriam para o lixo para reciclarmos  e fazermos brinquedos. Brincar com estes no recreio e levá-los no final do ano para casa. Naiala deu a idéia de doarmos as crianças carentes.

·         Separar os materiais nas lixeiras recicláveis e dizer que os pais podem fazer o mesmo em casa. Leitura de texto informativo sobre o tempo que estes materiais demoram para serem desintegrados na natureza. Interpretação escrita.

·         Atividade para escrever os nomes dos materiais que devemos colocar de acordo com a cor das lixeiras.

·         Desenhar e escrever um texto descritivo sobre a brincadeira preferida

·         Leitura do Livro: “ Portinari para Crianças, que conta a biografia de Portinari e suas obras de artes, enfatizar as obras de artes que retratam a infância de Portinari. Mostrar pinturas. Perguntar se as crianças conhecem essas brincadeiras. Pintar o quadro : Meninos Soltando Pipas , fazendo a releitura da obra de arte.  

·         Pesquisar com os pais e avós as brincadeiras antigas do tempo de infância deles. Escrever um texto descritivo e desenhar. Realizar essas brincadeiras no recreio.

·         Fazer uma tabela e um gráfico das brincadeiras preferidas. Realizar situações problemas e operações matemáticas envolvendo os campos aditivos ( subtração e adição) e multiplicativo (multiplicação e divisão) .

·         Fazer brincadeiras com o boliche , realizando adições com três parcelas. Resolver  problemas na sala sobre o boliche.



Esse é o meu dia a dia...

·         Música : O relógio

·         Atividades com o períodos do dia ( manhã , tarde e noite)

·         O dia tem 24 hs, hora e minutos

·         Atividades com mediadas de tempo ( horas/relógios confeccionados ) e calendário ( meses do ano, quantidades de dias de um mês e dias da semana).Quantidade de dias do ano.

·         Desenhar e escrever texto sobre o que faz de manhã, à tarde e de noite.

·         Livro informativo que mostra o movimento de rotação e de translação da Terra. Desenho e texto sobre o que entenderam. Fases da lua.


Nossas Histórias Infantis

·         Produzir livros com suas histórias infantis, sendo as crianças autoras de suas histórias. Ler na roda as suas histórias e fazer uma tarde de autógrafos

·        
 Nossa  Identidade Africana

Essa é a Minha Família...


·         Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade  sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .

·         Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)

·         Conceito de família.( texto coletivo)

·         Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.

·         Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas  origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.

·         Atividade de desenho e escrita sobre a história.

·         Atividade de artes com pintura a guache e colagem de lã do cabelo de Lêle.

·         Resumo da história (texto coletivo )
.          Pesquisa sobre África(história e geografia)
.         Pesquisa sobre as  contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.

·         Leitura do livro Maracatu ( dança e música de origem africana realizada em Pernambuco).

·         Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.

·         Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano  e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes  referentes a história do Brasil e dos africanos.

·         Dança do Maracatu ( festa da cultura).

·         Exposição e socialização da pesquisa na roda.

·         Leitura de textos informativos das crianças e produções de textos da pesquisa. Fazer um livrinho com os temas da pesquisa. Atividade de artes e cartazes.

·         Fazer um mapa da África com fotos de negros importantes no mundo ( pesquisar fotos e textos).

·         Trabalhar o tema casa ,associando com as diferentes moradias dos negros africanos, índios brasileiros e a consciência do problema de pobreza e falta de moradias no Brasil e na África.  

·         Relacionar os animais e vegetação africana com os animais do Brasil,trabalhando seres vivos, animais, vegetais e a questão ambiental , iniciando discussão sobre a destruição das florestas , poluição e extinção dos animais.

·         Atividade com o livro : Os Gêmeos do Tambor”( mostra a cultura da tribo massai e sua cultura  , modo de viver).

·         Atividade  de pintura com guache que retrata uma parte da história e a pintura africana com características tribais , além de retratar a paisagem e modo de vida dos massais.

·         Produção de texto sobre a história e desenho com canetinha e lápis de cera.

·         Texto informativo sobre o uso das máscaras africanas. Trabalho com parágrafos.

·         Confecção de máscaras africanas com papel camurça.

·         Livro de História : Jambo( mostra os animais africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.

·         Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho das árvores, recortar e colar  na cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre  os animais africanos.

·         Leitura do texto informativo sobre a girafa. Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular.

·         História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que  não existe outro igual a gente, até os gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas diferenças! 

·         Propor fazermos um teatrinho da peça para o final doa ano e cantar a música: Você é especial ( fala sobre as diferenças).


·       Recursos Materiais

·         Papel 40kg, cartolina colorida, canetinha, lápis de cera, tinta guache, papel camurça preto, papel colorido ,livros de histórias citados, livros de pesquisa, colas, tesouras, material recicláveis.

·       Culminância e apresentações :

·         Passeio : museu nacional onde existe exposição sobre a história do Brasil  e dos negros africanos no  Brasil.


·         Festa da Cultura: dança do Maracatu. Cartazes , livrinho sobre as contribuições da cultura africana. Produções de artes.

·         ( máscaras , instrumentos, brinquedos).


·          Ciranda da leitura: culminância na sala com os alunos  com trabalhos e fotos , relembrando o que fizemos.

 Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita.

Música: “Você é especial, reescrita do livro Menina do Laço de Fita ( livrão) e mostra dos livros de histórias infantis em que as crianças são autoras. Leitura por uma aluna de um dos livros.

Mostra em um cartaz de parte  das  atividades desenvolvidas durante o ano. Mostra dos brinquedos reciclados e  da releitura da obra de arte de  Portinari “ Meninos soltando  pipas” . Textos sobre as brincadeiras preferidas.


·         Avaliação do projeto:


           O projeto foi muito proveitoso e prazeroso para as crianças, pois estas demonstraram interesse nas atividades, realizando a maioria destas com aproveitamento, principalmente as atividades que envolveram as receitas, produção de cartinhas, as brincadeiras, desenhos, artes e histórias infantis com atividades  que envolveram leitura , produção de textos , matemática, história, geografia e ciências. Algumas ações previstas e passeios não foram possíveis realizadas.





Eu sou assim...
 Poesia : “ Eu”.










·         Conhecer o que é um autorretrato , através do autorretrato do artista plástico  Cândido Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no espelho e escrever sobre si .

( frase ou texto).
Biografia

O Artista

    Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra-natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:
Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."
   Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando-carniça, etc."
   Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras.
Leitura e interpretação oral e escrita.
Livro utilizado
 


AUTORRETRATO DE PORTINARI


Nossos Autorretratos








Mostrar na roda os seus desenhos  e descrever-se , perceber que  temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.

·         Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca  e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.


·         Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o  corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.




Nossas diferenças...

·         Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”

·         Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.

·         Conversa sobre o respeito às diferenças  e solidariedade .

·          Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo.  ( capa do livro da história)
·         Contar até 10.

·         Atividades de relação quantidade /numeral até nove.
·         Dizer que 10 unidades de dedos  forma uma dezena.

·         Meia dezena é a metade dos 10 dedos.
·         Cantar músicas do indiozinho e da galinha do vizinho até 10





Comparando pés e mãos
Carnaval
·         Ampliar o sistema de numeração decimal até vinte. Compondo e decompondo números, utilizando o material dourado e uso do calendário. Completar sequência numérica, escrever números por extenso.

·         Adições e subtrações com resultados até dez e  situações problemas



Adição com resultado até 10

















Subtração com resultado até 10











 
·          Leitura e produção de texto informativo em forma de cartaz sobre os hábitos de higiene e saúde.



 


·         Escrever frases sobre hábitos de higiene de acordo com os desenhos.



. Texto instrutivo sobre  a escovação de dentes . Ler  e pedir para levarem uma escova para fazerem os movimentos. Orientar a escovar os dentes depois das refeições.


·         Realizar atividades com a percepção do ambiente para se trabalhar os sentidos e seus órgãos.


·         Texto coletivo sobre um dos sentidos: " O  Tato""

Leitura e localizar informações no texto


·         Folhas de atividades sobre   o sentido do tato






·         Cruzadinha dos sentidos


·         Associar gravuras aos órgãos dos sentidos



·         Fases da vida. 
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.


·         Sequência de fases da vida de outros seres vivos ( plantas e pintinho). Folha

recorte , colagem e escrita de frases, formando um texto.  Ver o desenvolvimento de uma semente de feijão e registrar.


Sistema de medidas   ( o metro ) á partir do tema fases da vida. Medir os alunos na girafa medidora e marcar as medidas.  Falar das medidas “cm” e o “m”. Mostrar outros instrumentos que medem e perguntar o que medem. ( régua, fita métrica, trena) . Levar instrumentos. Dar uma folha para marcarem as alturas. Fazer um gráfico de altura atividade sobre esta, comparando as alturas.


Nossa alimentação

·         Música (poesia) : Sopa (palavra cantada). Detonar o assunto sobre alimentos saudáveis.


·         Lista de alimentos saudáveis. ( ortografia)


·         Poesia da salada de frutas. Leitura e atividade com rimas.


·         Lista de frutas que podemos utilizar na salada de frutas.(ortografia)


·         Receita da salada de frutas. Escrever  no cartaz e no caderno. (gênero textual)









·         Bilhete pedindo as frutas para fazermos a salada.(gênero textual).


·         Pesquisa ( texto informativo e produção de texto) sobre as frutas ( nutrientes, como beneficia a saúde, características).
. Produção de texto na sala




·         Cartaz com silhueta do corpo e os alimentos saudáveis colados dentro deste.



·         Cartaz  com a pirâmide alimentar. Colar figuras de alimentos de acordo com os níveis da pirâmide ( leitura de texto informativo/pesquisa).





. Produção de poesia  com os nomes das frutas ( atividade com rimas).




. Ortografia r ou rr





·         Adições e subtrações   simples  frutas. Situações -problemas




·         Ampliação do sistema de numeração decimal até cem e operações matemáticas de adição e subtração com números até noventa e nove. Uso do material dourado e representações destes. Compor e decompor os números.

 













ADIÇÃO COM NÚMEROS ATÉ 99










 SUBTRAÇÃO COM NÚEMROS ATÉ 99










Adição com mais de três parcelas





·         Gráfico de frutas preferidas








·         Perguntas sobre o gráfico , situações problemas e operações matemáticas com ordens de dezenas e unidades.


·         Utilização do sistema monetário com as notas da sala. Fazer uma feirinha com os alimentos.



·         Situações problemas, envolvendo o sistema monetário.



Documentos que registram a nossa história



· Pesquisa da certidão de nascimento. Socializar na roda.



· Fotos que mostram fatos e o desenvolvimento da criança.








Minha linha do tempo

· Pesquisa da linha do tempo. Socializar na roda.



.Nossas  Preferências





Esse é o meu nome...



· Atividade na roda e em folhas de reconhecimento e leitura dos nomes. Perceber semelhanças e diferenças. Letra inicial e sílaba inicial, letra final, semelhanças e diferenças de letras e sílabas. Contar nº de letras e sílabas, organizar letras e sílabas dos nomes, etc.



· Leitura da história em quadrinho “Papa Capim” sobre a origem do nome dos indiozinhos.



· Desenho e escrita dos nomes dos colegas .



















· Pesquisa sobre a origem do nome. Socializar na roda.

·

        Alfabeto com nomes( escrever com a letra de forma e cursiva)


· Atividades com alfabeto maiúsculo e minúsculo ( passagem para a letra cursiva).






Estas atividades de passagem para a letra cursiva devem ser realizadas aos poucos. Duas folhas a cada dia .













· Atividades para escrever os nomes dos colegas em ordem alfabética. Ordenar nomes de animais e livros de história também.


· Uso da letra maiúscula em nomes de pessoas , nomes de lugares ( bairros, cidades, estados, países, etc. ). Explicar que os nomes e lugares começam com letra maiúscula( nomes próprios ou substantivos próprios). Posteriormente trocar a palavra “nome”, por substantivo. Explicar que início de frase também começa com letra maiúscula.
· Uso da letra minúscula ( nomes/substantivos comuns: animais, flores)

.Iniciar com a poesia de Toquinho  que fala que todas as coisas tem nomes.( ler e depois cantar ).
Associar a atividade sobre substantivos a poesia: Todas as coisas tem nome.
Uso das letras maiúsculas e minúsculas (substantivos próprios e comuns)

Substantivos (conceito). Substantivos comuns



Substantivos próprios e uso  da letra  maiúscula





· Cópia do nome e sobrenome  com a letra cursiva no cabeçário.

.Frases do texto sobre a Maria. Iniciar com a letra maiúscula. ( Ditado)

.Agrupar palavras em substantivos próprios e comuns.
. Agenda com nomes dos alunos na ordem alfabética ( confeccionar)




. Ortografia
. Sons da letra  C = S ou K
.C ou Ç



Leitura individual e  coletiva.Interpretação oral





Essa é a minha casa...

· História : Nossas Casas ( conta a história de uma família e os diversos tipos de casas, casas de pobres e ricos e de quem não tem casa). Casa de diferentes culturas (tribos africanas , índios brasileiros, esquimós, etc.) Conversa sobre os vários tipos de casa . Discutir sobre as casas com más condições de habitações e do direito a moradia , da responsabilidade do governo e nossa disponibilidade em ajudar as pessoas. Atividade sobre o livro.

· Música: Era uma Casa muito engraçada ( poesia).



Atividade sobre  os diversos tipos de moradias. Escrever nomes e frases, abrangendo os  diferentes níveis  de  escrita



· Pesquisa sobre o endereço



· Atividade: desenhar a sua casa e escrever o endereço pesquisado. Falar na roda.

· Escrever cartinhas para os colegas , escrevendo os endereços dos remetentes e dos destinatários. ( gênero textual : carta).














· Atividade sobre a localização da casa , pontos de referência e nome da rua. Escrever o que tem na rua de uma criança.

· Desenhar o mapa dos arredores da sua casa, o nome da rua, nº da casa, o que tem na rua e escrever o nome do ponto de referência para encontrá-la.








· Perguntar aos alunos como é a casa por dentro. Concluir que as divisões da casa se chamam cômodos. Atividade: desenhar a sua casa por dentro de acordo com as quantidades de cômodos. Escrever sobre a sua casa e sua família. Descrever os cômodos, o que tem em cada cômodo, a quantidade destes, o que faz com a família em casa, os componentes da família, concluir que as casas dos colegas têm quantidades diferentes de cômodos.

· Trabalhar diferentes vistas dos objetos que tem na casa. ( vista de frente, do alto, do alto e de frente)

· Fazer a planta de uma casa. Vista do alto sem o telhado.



Essa é a minha escola....

· Desenhar a escola e escrever o seu endereço.

· Desenhar o caminho de casa para a escola . Escrever o que vê nesse caminho.

· Fazer a maquete da sala de aula com caixas de fósforo,trabalhando a localização espacial ( o que está do lado direito,esquerdo, atrás , na frente), depois desenhar o mapa da sala.

· Escrever combinados ( regras de convivência). Respeito aos colegas e profissionais, manter o ambiente limpo, jogando lixo na lixeira, preservação do material escolar, etc.

· Espaços da escola. ( desenhar uma planta e escrever nomes dos espaços). Fazer legendas com símbolos e escrever nomes dos espaços.

· Profissionais da escola e suas funções. A importância do trabalho em equipe para o bom funcionamento da escola. ( atividades sobre o tema). Desenhar os profissionais e escrever suas funções ( frases).

· Produzir texto sobre a escola.

· Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas próximas e o que tem na rua da escola. Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Desenhar fazendo um mapa e legendas.





Esse é o meu Bairro... As ruas do bairro

Trecho do bairro do Barreto ( a maioria das crianças moram neste bairro)


· Maquete dos arredores da escola ( trecho do bairro),após passeio no bairro do Barreto.

· Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas próximas e o que tem na rua da escola. Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Ver placas de trânsito e sinais. Desenhar fazendo um mapa e legendas. Perceber se tem mais casas, lojas ou fábricas e falar sobre os tipos de bairros. Atividades sobre tipos de bairros. Mostrar fotos do bairro no passado e ler texto sobre a história do bairro.

· Concluir que um bairro é formado por várias ruas e em uma cidade é formada por vários bairros, como por exemplo a cidade de Niterói tem vários bairros: Barreto, Icaraí, Engenhoca, Fonseca, etc.

· Atividades com mapa do Barreto ( goole maps). Localizar a rua da escola, localizar a rua da sua casa, localizar a rua do Supermercado Kinutry ,percebendo que vemos o planeta Terra de cima e vamos aproximando até chegar na construção que queremos ver. O mapa é um desenho do local visto de cima e serve para localizar os lugares. Seu tamanho não é em dimensão real, mas reduzido. Fazer desenhos em folhas quadriculadas com ampliações e reduções.


· Mostrar o mapa de Niterói, do Rio de Janeiro e do Brasil e pedir que pintem os bairros , municípios e estados pedidos. Responder perguntas elaboradas no caderno. Relacionar com legendas.




· Conversa sobre quem governa o município, se é uma área urbana ou rural( perceber características). Desenhos e texto descritivo. Conversa sobre preservação ambiental e cuidados com os materiais serviços públicos. Conversa sobre a função do prefeito e se onde eles moram a prefeitura atende essas necessidades ( moradias adequadas, ruas limpas, segurança, hospitais com bom atendimento, educação com qualidade, teatro, cinema, parques, diversão, etc.). Texto coletivo e individual.



Nossas Brincadeiras e brinquedos preferidos

·         Texto : Meus Brinquedos. ( Informa que podemos construir nossos brinquedos reciclando materiais que iriam para o lixo), sem precisar comprar brinquedos caros. Interpretação escrita.



·         Conversa sobre reciclagem e preservação ambiental.

·         Leitura e interpretação escrita do texto instrucional para a confecção do brinquedo :quebra-cabeça. Em outra aula confeccionar o brinquedo.









·         Produção de texto instrucional para a construção do telefone de latinha, reciclando potes de massinha. Pedir outros materiais que iriam para o lixo para reciclarmos  e fazermos brinquedos. Brincar com estes no recreio e levá-los no final do ano para casa. Naiala deu a idéia de doarmos as crianças carentes.




Confecção de brinquedos , os quais trabalhamos as formas geométricas espaciais: esfera, cubo, cilindro , paralelepípedo e cone, além da criatividade das crianças ,artes e reciclagem 












Escrita espontânea de Giullia sobre o respeito aos animais. Criança linda !



Telefone sem fio




As crianças contornaram um dos lados das formas geométricas espaciais e formaram formas geométricas planas, criando figuras: casas, carros, etc. e produzindo uma história sobre esta.










·         Separar os materiais nas lixeiras recicláveis e dizer que os pais podem fazer o mesmo em casa. Leitura de texto informativo sobre o tempo que estes materiais demoram para serem desintegrados na natureza. Interpretação escrita.

·         Atividade para escrever os nomes dos materiais que devemos colocar de acordo com a cor das lixeiras.


.Atividade  sobre formas geométricas espaciais e planas , utilizando os materiais recicláveis. Contorno de um dos lados das formas espaciais para obter as formas planas. Criar uma figura e escrever uma história sobre esta.


.Lista  das brincadeiras preferidas (caderno)
 

.Desenhar e escrever um texto descritivo sobre a brincadeira preferida



·         Leitura do Livro: “ Portinari para Crianças, que conta a biografia de Portinari e suas obras de artes, enfatizar as obras de artes que retratam a infância de Portinari. Mostrar pinturas. Perguntar se as crianças conhecem essas brincadeiras. Pintar o quadro : Meninos Soltando Pipas , fazendo a releitura da obra de arte.

Descrição:
Candido Torquato Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962). Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. O quadro "Meninos soltando pipas", pintado provavelmente em 1943, com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura. Tinta a guache sobre papel.



·         Pesquisar com os pais e avós as brincadeiras antigas do tempo de infância deles. Escrever um texto descritivo e desenhar. Realizar essas brincadeiras no recreio.

.        Fazer uma tabela e um gráfico das brincadeiras preferidas. Realizar situações problemas e operações matemáticas envolvendo os campos aditivos ( subtração e adição) e multiplicativo (multiplicação e divisão) . (CADERNO)

·         Fazer brincadeiras com o boliche , realizando adições com três parcelas. Resolver  problemas na sala sobre o boliche.





Nossa Identidade Africana
Nossas famílias ! Essa mistura de etnias que forma o povo brasileiro !





Nossas diferenças...

·         Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”

·         Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.

·         Conversa sobre o respeito às diferenças  e solidariedade .

·          Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo.  ( capa do livro da história)






Eu sou assim...
 Poesia : “ Eu”.










·         Conhecer o que é um autorretrato , através do autorretrato do artista plástico  Cândido Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no espelho e escrever sobre si .

( frase ou texto).
Biografia

O Artista

    Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra-natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:
Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."
   Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando-carniça, etc."
   Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras.
Leitura e interpretação oral e escrita.
Livro utilizado
 


AUTORRETRATO DE PORTINARI


Nossos Autorretratos








Mostrar na roda os seus desenhos  e descrever-se , perceber que  temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.

·         Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca  e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.


·         Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o  corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.









História : Minha família é colorida


·         Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade  sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .

·         Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)

·         Conceito de família.( texto coletivo)

·         Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.












 
 




























Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas  origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.

·         Atividade de desenho e escrita sobre a história.

·         Atividade de artes com pintura a guache e colagem de lã do cabelo de Lêle.

·         Resumo da história (texto coletivo )
.          Pesquisa sobre África(história e geografia)
.         Pesquisa sobre as  contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.



















 

Pesquisa sobre África(história e geografia)
.         Pesquisa sobre as  contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.















Leitura de texto informativo  a origem da capoeira.



Após a leitura alguma crianças que jogam capoeira , fizeram apresentação na sala e falaram os nomes de alguns golpes e como tem que fazer ! Também levaram instrumentos como berimbau.









Textos individuais .O que entendemos sobre a África,? o que descobrimos ?






Leitura do livro Maracatu ( dança e música de origem africana realizada em Pernambuco).

·         Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.



·         Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano  e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes  referentes a história do Brasil e dos africanos


Atividades sobre os negros e as contribuições da cultura africana no Brasil.



Apresentação na festa da cultura . Música e dança do maracatu.


























Atividades para xerocar
 Autoditado dos nomes dos instrumentos musicais de origem africana. Objetivo: reconhecer os instrumentos, aquisição da escrita alfabética , ortografia. Estrutura da frasal.




Objetivos: leitura  , conhecimento de comidas de origem africana, escrita dos alimentos em ordem alfabética.


Objetivos: leitura e compreensão do texto sobre os  costumes dos negros africanos. tipo de texto informativo , conceito de parágrafo e enumerar os parágrafos do texto, lendo e escrevendo que está escrito em cada um dos parágrafos.



Leitura   da   história : Os Gêmeos do Tambor. Lenda africana que mostra  a  cultura do  povo Massai.








Pintura sobre a história: Os Gêmeos do  Tambor








 Produção de texto sobre a  história: Os Gêmeos do Tambor










Texto informativo sobre o uso das máscaras africanas. Objetivos:   leitura, informativa e estrutura do texto , saber o que são parágrafos. Pedir para contarem os parágrafos que tem no texto e copiarem qual parágrafo explica o porquê do uso de máscaras pelos africanos.



·         Confecção de máscaras africanas com papel camurça


Livro de História : Jambo( mostra os animais africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.

·         Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho das árvores, recortar e colar  na cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre  os animais africanos.





·         Leitura do texto informativo sobre a girafa. Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular. Uso dos artigos definidos e flexões de número e gênero.



Atividade com dobraduras de animais africanos e escrita de texto descritivo sobre estes. Trabalhamos também no caderno e no livro o conceito sobre adjetivo, pedindo as crianças para escreverem no caderno quais caraterísticas (adjetivos) deram aos animais.









Leitura de história : " Bichos da África" que fala sobre fábulas e lendas africanas


 

 Atividade sobre leitura e interpretação de texto narrativo ( fábula africana). Explicar características do gênero fábula, contando outras fábulas que contém animais como de Esopo (escravo africano). Reescritas por La Fontenele.




Leitura e interpretação escrita sobre as diferenças e sobre o que é discriminar as pessoas





Produção de texto sobre o racismo









História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que  não existe outro igual a gente, até os gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas diferenças! 





Desenho e escrita de frase ou texto sobre a história Menina Bonita do Laço de Fita (individual)










Reescrita em duplas sobre a história
Juntar as páginas e formar um livrão
Chamar cada dupla para ler um parágrafo do livro. Utilizar o microfone da professora . Conversa sobre a história
 (interpretação oral ). Valorizar as características das crianças negras , elevando a autoestima destas. Concluir que todos somos diferentes e temos que respeitar essas diferenças !











Apresentação de final de ano na "Ciranda da Leitura"
Teatrinho sobre a história :"Menina Bonita do Laço de Fita"
Explicar que no texto narrativo tem o narrador , aquele que narra a história e os personagens , aqueles que falam. Mostrar que no texto o travessão no início de frase indica a fala dos personagens.
Alguns textos teatrais tem narrador , mas os personagens é que dão vida a peça, Escolher os personagens e entregar a fala para lerem e memorizarem. A professora será a diretora ( que dirigi) e a narradora.  Também tem que ter cenário e os objetos de cena. Ensaiar para a apresentação de final de ano. No final todos os coelhinhos com cores diferentes cantam a música que fala sobre as diferenças: "Você é especial" 













Situações problemas envolvendo a história : Menina Bonita do Laço de Fita. As crianças podem representar suas estratégias , através de desenhos ou símbolos, ou utilizando material concreto e depois o cálculo que expressa a ideia do texto.
Obs: as crianças ao longo do projeto já tinha realizados atividades de ampliação do sistema de numeração decimal até cem. Situações problemas   envolvendo o campo aditivo (adição e subtração) e o campo multiplicativo(multiplicação e divisão), além de  procedimentos para realizar as operações matemáticas , realizando atividades  no livro, caderno, folhas, com materiais concretos como tampinhas e material dourado.


Objetivos das situações -problemas: a ideia de juntar as coisas (adição) e de tirar as coisas ( subtração). A ideia da soma de quantidades iguais e análise combinatória ( multiplicação). A ideia de repartir em partes iguais ( divisão)





Nome:____________________________________________________
Data:_____________________________________________________




1) A menina bonita comprou uma caixa com 23 cenouras e outra com 12 alfaces para dar ao coelho. Quantos alimentos ela comprou ?
Resolução/Cálculo







Resposta:_______________________________________________________


2) João Gabriel comprou 1 dúzia de laços de fita para dar a menina bonita. A menina deu 8 para a sua colega. Com quantos laços ela ficou ?
Resolução/ Cálculo












R:_______________________________________________________________






Nome:________________________________________________________
Data:_________________________________________________________ 



 Situações -problemas

1) A menina bonita comprou duas caixas para o coelho. Cada caixa tinha 5 cenouras. Quantas cenouras ela deu para o coelho ?

Resolução/Cálculo 








 Resposta:___________________________________________________________



2)  A menina bonita do laço de fita, organizou seus laços em 7 fileiras  com  5 caixas empilhadas em cada fileira.  Quantas caixas a menina organizou  ?

Resolução/ Cálculo












R:____________________________________________________________







Nome:____________________________________________________________

Data:_____________________________________________________________

Situações-problemas

1)  A menina bonita tem dois laços de fita. Um branco  e outro vermelho. Ela também tem três bolsas , uma azul, outra verde e outra  roxa.  De quantas maneiras diferentes a menina pode escolher seus acessório?

Resolução/ Cálculo










R:___________________________________________________________________




2)  Pedro tinha 8 cenouras que quis repartir com o coelho. Com quan

tas cenouras cada um ficou ?

Resolução/Cálculo










R:_______________________________________________________________________


Algumas atividades de ortografia  realizadas durante o projeto e o ano ( não estão na ordem em que foram trabalhadas).



 

































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Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla