“Nossa Identidade e Diversidade”
Eu sou
assim...
Esse é o meu corpo
·
Poesia : “ Eu”.
·
Conhecer o que é um autorretrato , através do
autorretrato do artista plástico Cândido
Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no
espelho e escrever sobre si .
( frase
ou texto).
·
Mostrar na roda os seus desenhos e descrever-se , perceber que temos características diferentes e temos que
nos respeitar nessas diferenças.
·
Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel
pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar
uma roupa na boneca e dar um nome a nova
amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta.
Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o
dia com ela.
·
Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as
semelhanças que o corpo humano tem.
Escrever uma frase sobre as partes do corpo.
Nossas
diferenças...
·
Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”
·
Leitura e compreensão do texto informativo ; “
Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a
estas.
·
Conversa sobre o respeito às diferenças e solidariedade .
·
Atividade de
artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo. ( capa do livro da história)
·
Contar até 10.
·
Atividades de relação quantidade /numeral até nove.
·
Dizer que 10 unidades de dedos forma uma dezena.
·
Meia dezena é a metade dos 10 dedos.
·
Cantar músicas do indiozinho e da galinha do
vizinho até 10.
·
Ampliar o sistema de numeração decimal até cem.
Compondo e decompondo números, utilizando o material dourado e uso do
calendário. Completar sequência numérica, escrever números por extenso.
·
Adições e subtrações com resultados até e acima de dez.
. Situações -problemas envolvendo operações matemáticas de adição e subtra
. Situações -problemas envolvendo operações matemáticas de adição e subtra
. Hábitos de higiene e saúde
. Texto de cantiga de roda : “ O Sapo não lava o pé” . Escrever no cartaz e no caderno. Completar a cantiga com as palavras que faltam.
· Leitura e produção de texto informativo em forma de cartaz sobre os hábitos de higiene e saúde.
· Escrever frases sobre hábitos de higiene de acordo com os desenhos.
. Texto instrutivo sobre a escovação de dentes . Ler e pedir para levarem uma escova para fazerem os movimentos. Orientar a escovar os dentes depois das refeições.
·
Realizar atividades com a percepção do ambiente
para se trabalhar os sentidos e seus órgãos.
·
Texto coletivo sobre um dos sentidos
·
Folhas de atividades sobre o sentido do tato
·
Cruzadinha dos sentidos
·
Associar frases aos sentidos
·
Fases da vida.
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.
·
Sequência de fases da vida de outros seres vivos (
plantas e pintinho). Folha
recorte ,
colagem e escrita de frases, formando um texto.
Ver o desenvolvimento de uma semente de feijão e registrar.
Sistema
de medidas ( o metro ) á partir do tema
fases da vida. Medir os alunos na girafa medidora e marcar as medidas. Falar das medidas “cm” e o “m”. Mostrar
outros instrumentos que medem e perguntar o que medem. ( régua, fita métrica,
trena) . Levar instrumentos. Dar uma folha para marcarem as alturas. Fazer um
gráfico de altura atividade sobre esta, comparando as alturas.
Nossa
alimentação
·
Música (poesia) : Sopa (palavra cantada). Detonar o
assunto sobre alimentos saudáveis.
·
Lista de alimentos saudáveis. ( ortografia)
·
Poesia da salada de frutas. Leitura e atividade com
rimas.
·
Lista de frutas que podemos utilizar na salada de
frutas.(ortografia)
·
Receita da salada de frutas. Escrever no cartaz e no caderno. (gênero textual)
·
Bilhete pedindo as frutas para fazermos a salada.(gênero
textual).
·
Pesquisa ( texto informativo e produção de texto)
sobre as frutas ( nutrientes, como beneficia a saúde, características).
. Produção de poesia com os nomes das frutas ( atividade com rimas).
. Ortografia r ou rr
·
Cartaz com silhueta do corpo e os alimentos saudáveis
colados dentro deste.
·
Cartaz com a
pirâmide alimentar. Colar figuras de alimentos de acordo com os níveis da
pirâmide ( leitura de texto informativo/pesquisa).
·
Adições e subtrações simples frutas.
·
Ampliação do sistema de numeração decimal até cem e
operações matemáticas de adição e subtração com números até noventa e nove. Uso
do material dourado e representações destes. Compor e decompor os números.
·
Gráfico de frutas preferidas
·
Perguntas sobre o gráfico , situações problemas e
operações matemáticas com ordens de dezenas e unidades.
·
Utilização do sistema monetário com as notas da
sala. Fazer uma feirinha com os alimentos.
·
Situações problemas, envolvendo o sistema
monetário.
Documentos que registram a nossa história
·
Pesquisa da certidão de nascimento. Socializar na
roda.
·
Fotos que mostram fatos e o desenvolvimento da
criança.
Minha linha do tempo
·
Pesquisa da linha do tempo. Socializar na roda.
Esse é o
meu nome...
·
Atividade na roda
e em folhas de reconhecimento e leitura dos nomes. Perceber semelhanças
e diferenças. Letra inicial e sílaba inicial, letra final, semelhanças e
diferenças de letras e sílabas. Contar nº de letras e sílabas, organizar letras
e sílabas dos nomes, etc.
·
Leitura da história em quadrinho “Papa Capim” sobre
a origem do nome dos indiozinhos.
·
Desenho e escrita dos nomes dos colegas .
·
Pesquisa sobre a origem do nome. Socializar na
roda.
·
Alfabeto com nomes( escrever com a letra de forma e
cursiva)
·
Atividades com
alfabeto maiúsculo e minúsculo ( passagem para a letra cursiva).
·
Atividades para escrever os nomes dos colegas em
ordem alfabética. Ordenar nomes de animais e livros de história também.
·
Uso da letra maiúscula em nomes de pessoas , nomes
de lugares ( bairros, cidades, estados, países, etc. ). Explicar que os nomes desses lugares começam com letra
maiúscula. Posteriormente trocar a palavra “nome”, por substantivo. Explicar
que início de frase também começa com letra maiúscula.
·
Uso da letra minúscula ( nomes/substantivos comuns:
animais, flores.
·
Cópia do nome e sobrenome a com a letra cursiva no
cabeçário.
Essa é a
minha casa...
·
História : Nossa Família ( conta a história de uma
família e os diversos tipos de casas, casas de pobres e
ricos e de quem não tem casa). Casa de
diferentes culturas (tribos africanas ,
índios brasileiros, esquimós,
etc.) Conversa sobre os vários tipos de casa . Discutir sobre as casas com más condições de habitações e do
direito a moradia , da responsabilidade do governo e nossa disponibilidade em
ajudar as pessoas. Atividade sobre o livro.
·
Música: Era uma Casa muito engraçada ( poesia).
·
Pesquisa sobre o endereço
·
Atividade: desenhar a sua casa e escrever o
endereço pesquisado. Falar na roda.
·
Escrever cartinhas para os colegas , escrevendo os
endereços dos remetentes e dos destinatários. ( gênero textual : carta).
·
Atividade sobre a localização da casa , pontos de
referência e nome da rua. Escrever o que tem na rua de uma criança.
·
Desenhar o mapa dos arredores da sua casa, o nome
da rua, nº da casa, o que tem na rua e escrever o nome do ponto de referência
para encontrá-la.
·
Perguntar aos alunos como é a casa por dentro.
Concluir que as divisões da casa se chamam cômodos. Atividade: desenhar a sua
casa por dentro de acordo com as quantidades de cômodos. Escrever sobre a sua
casa e sua família. Descrever os cômodos, o que tem em cada cômodo, a
quantidade destes, o que faz com a família em casa, os componentes da família,
concluir que as casas dos colegas têm quantidades diferentes de cômodos.
·
Trabalhar diferentes vistas dos objetos que tem na
casa. ( vista de frente, do alto, do
alto e de frente)
·
Fazer a planta de uma casa. Vista do alto sem o
telhado.
Essa é a minha escola....
·
Desenhar a escola e escrever o seu endereço.
·
Desenhar o caminho de casa para a escola . Escrever o que vê nesse
caminho.
·
Fazer a
maquete da sala de aula com caixas de
fósforo,trabalhando a localização espacial ( o que está do lado
direito,esquerdo, atrás , na frente), depois desenhar o mapa da sala.
·
Escrever combinados ( regras de convivência).
Respeito aos colegas e profissionais, manter o ambiente limpo, jogando lixo na
lixeira, preservação do material escolar, etc.
·
Espaços da escola. ( desenhar uma planta e escrever
nomes dos espaços). Fazer legendas com símbolos e escrever nomes dos espaços.
·
Profissionais da escola e suas funções. A
importância do trabalho em equipe para o bom funcionamento da escola. (
atividades sobre o tema). Desenhar os profissionais e escrever suas funções (
frases).
·
Produzir texto sobre a escola.
·
Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas
próximas e o que tem na rua da escola.
Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Desenhar fazendo um mapa e
legendas.
Esse é o meu Bairro... Essa é a minha cidade ( meu município)
Trecho do bairro do Barreto ( a
maioria das crianças moram neste bairro)
·
Maquete dos arredores da escola ( trecho do bairro),após
passeio no bairro do Barreto.
·
Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas
próximas e o que tem na rua da escola.
Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Ver placas de trânsito e
sinais. Desenhar fazendo um mapa e legendas. Perceber se tem mais casas, lojas
ou fábricas e falar sobre os tipos de bairros. Atividades sobre tipos de
bairros. Mostrar fotos do bairro no passado e ler texto sobre a história do bairro.
·
Concluir que um bairro é formado por várias ruas e
em uma cidade é formada por vários
bairros, como por exemplo a cidade de Niterói tem vários bairros: Barreto,
Icaraí, Engenhoca, Fonseca, etc.
·
Atividades com mapa do Barreto ( goole maps).
Localizar a rua da escola, localizar a
rua da sua casa, localizar a rua do
Supermercado Kinutry ,percebendo que vemos o planeta Terra de cima e vamos
aproximando até chegar na construção que queremos ver. O mapa é um desenho do
local visto de cima e serve para localizar os lugares. Seu tamanho não é em dimensão real, mas reduzido. Fazer desenhos em folhas quadriculadas com
ampliações e reduções.
·
Mostrar o mapa de Niterói, do Rio de Janeiro e do Brasil e pedir que pintem
os bairros , municípios e estados pedidos. Responder perguntas elaboradas no
caderno. Relacionar com legendas.
·
Conversa sobre quem governa o município, se é uma área urbana ou rural
( perceber características). Desenhos e texto
descritivo. Conversa sobre preservação ambiental e cuidados com os
materiais serviços públicos. Conversa sobre a função do
prefeito e se onde eles moram a prefeitura atende essas necessidades ( moradias
adequadas, ruas limpas, segurança, hospitais com bom atendimento, educação com
qualidade, teatro, cinema, parques, diversão, etc.). Texto coletivo e
individual.
Nossas
Brincadeiras e brinquedos preferidos
·
Texto : Meus Brinquedos. ( Informa que podemos construir
nossos brinquedos reciclando materiais que iriam para o lixo), sem precisar
comprar brinquedos caros. Interpretação escrita.
·
Conversa sobre reciclagem e preservação ambiental.
·
Leitura e interpretação escrita do texto
instrucional para a confecção do brinquedo :quebra-cabeça. Em outra aula
confeccionar o brinquedo.
·
Produção de texto instrucional para a construção do
telefone de latinha, reciclando potes de massinha. Pedir outros materiais que
iriam para o lixo para reciclarmos e
fazermos brinquedos. Brincar com estes no recreio e levá-los no final do ano
para casa. Naiala deu a idéia de doarmos as crianças carentes.
·
Separar os materiais nas lixeiras recicláveis e
dizer que os pais podem fazer o mesmo em casa. Leitura de texto informativo
sobre o tempo que estes materiais demoram para serem desintegrados na natureza.
Interpretação escrita.
·
Atividade para escrever os nomes dos materiais que
devemos colocar de acordo com a cor das lixeiras.
·
Desenhar e escrever um texto descritivo sobre a
brincadeira preferida
·
Leitura do Livro: “ Portinari para Crianças, que
conta a biografia de Portinari e suas obras de artes, enfatizar as obras de
artes que retratam a infância de Portinari. Mostrar pinturas. Perguntar se as
crianças conhecem essas brincadeiras. Pintar o quadro : Meninos Soltando Pipas
, fazendo a releitura da obra de arte.
·
Pesquisar com os pais e avós as brincadeiras
antigas do tempo de infância deles. Escrever um texto descritivo e desenhar.
Realizar essas brincadeiras no recreio.
·
Fazer uma tabela e um gráfico das brincadeiras
preferidas. Realizar situações problemas e operações matemáticas envolvendo os
campos aditivos ( subtração e adição) e multiplicativo (multiplicação e
divisão) .
·
Fazer brincadeiras com o boliche , realizando
adições com três parcelas. Resolver
problemas na sala sobre o boliche.
Esse é o
meu dia a dia...
·
Música : O relógio
·
Atividades com o períodos do dia ( manhã , tarde e
noite)
·
O dia tem 24 hs, hora e minutos
·
Atividades com mediadas de tempo ( horas/relógios
confeccionados ) e calendário ( meses do ano, quantidades de dias de um mês e
dias da semana).Quantidade de dias do ano.
·
Desenhar e escrever texto sobre o que faz de manhã,
à tarde e de noite.
·
Livro informativo que mostra o movimento de rotação
e de translação da Terra. Desenho e texto sobre o que entenderam. Fases da lua.
Nossas
Histórias Infantis
·
Produzir livros com suas histórias infantis, sendo
as crianças autoras de suas histórias. Ler na roda as suas histórias e fazer
uma tarde de autógrafos
·
Essa é a Minha Família...
· Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .
· Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)
· Conceito de família.( texto coletivo)
· Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.
·
Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”.
Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua
origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas origens africanas e características. Lembrar
da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos
antepassados.
·
Atividade de desenho e escrita sobre a história.
·
Atividade de artes com pintura a guache e colagem
de lã do cabelo de Lêle.
·
Resumo da história (texto coletivo )
. Pesquisa sobre África(história e geografia)
. Pesquisa sobre as contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.
· Leitura do livro Maracatu ( dança e música de origem africana realizada em Pernambuco).
· Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.
· Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes referentes a história do Brasil e dos africanos.
·
Dança do Maracatu ( festa da cultura).
·
Exposição e socialização da pesquisa na roda.
·
Leitura de textos informativos das crianças e
produções de textos da pesquisa. Fazer um livrinho com os temas da pesquisa.
Atividade de artes e cartazes.
·
Fazer um mapa da África com fotos de negros
importantes no mundo ( pesquisar fotos e textos).
·
Trabalhar o tema casa ,associando com as diferentes
moradias dos negros africanos, índios brasileiros e a consciência do problema
de pobreza e falta de moradias no Brasil e na África.
·
Relacionar os animais e vegetação africana com os
animais do Brasil,trabalhando seres vivos, animais, vegetais e a questão
ambiental , iniciando discussão sobre a destruição das florestas , poluição e
extinção dos animais.
·
Atividade com o livro : Os Gêmeos do Tambor”(
mostra a cultura da tribo massai e sua cultura
, modo de viver).
·
Atividade de
pintura com guache que retrata uma parte da história e a pintura africana com características
tribais , além de retratar a paisagem e modo de vida dos massais.
·
Produção de texto sobre a história e desenho com
canetinha e lápis de cera.
·
Texto informativo sobre o uso das máscaras
africanas. Trabalho com parágrafos.
·
Confecção de máscaras africanas com papel camurça.
·
Livro de História : Jambo( mostra os animais
africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os
animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.
·
Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho
das árvores, recortar e colar na
cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre os animais africanos.
·
Leitura do texto informativo sobre a girafa.
Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular.
·
História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa
sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita
da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um
livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que
não existe outro igual a gente, até os
gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas
diferenças!
·
Propor fazermos um teatrinho da peça para o final
doa ano e cantar a música: Você é especial ( fala sobre as diferenças).
·
Recursos Materiais
·
Papel 40kg, cartolina colorida, canetinha, lápis de
cera, tinta guache, papel camurça preto, papel colorido ,livros de histórias
citados, livros de pesquisa, colas, tesouras, material recicláveis.
·
Culminância e apresentações :
·
Passeio : museu nacional onde existe exposição sobre a história do Brasil e dos negros africanos no Brasil.
·
Festa da Cultura: dança do Maracatu. Cartazes ,
livrinho sobre as contribuições da cultura africana. Produções de artes.
·
( máscaras , instrumentos, brinquedos).
·
Ciranda da
leitura: culminância na sala com os alunos
com trabalhos e fotos , relembrando o que fizemos.
Teatro: Menina
Bonita do Laço de Fita.
Música: “Você é especial, reescrita do livro Menina
do Laço de Fita ( livrão) e mostra dos livros de histórias infantis em que as
crianças são autoras. Leitura por uma aluna de um dos livros.
Mostra em um cartaz de parte
das atividades desenvolvidas
durante o ano. Mostra dos brinquedos reciclados e da releitura da obra de arte de Portinari “ Meninos soltando pipas” . Textos sobre as brincadeiras
preferidas.
·
Avaliação do projeto:
O
projeto foi muito proveitoso e prazeroso para as crianças, pois estas demonstraram
interesse nas atividades, realizando a maioria destas com aproveitamento,
principalmente as atividades que envolveram as receitas, produção de cartinhas,
as brincadeiras, desenhos, artes e histórias infantis com atividades que envolveram leitura , produção de textos ,
matemática, história, geografia e ciências. Algumas ações previstas e passeios
não foram possíveis realizadas.
· Conhecer o que é um autorretrato , através do autorretrato do artista plástico Cândido Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no espelho e escrever sobre si .
( frase ou texto).
BiografiaO Artista
Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra-natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:
Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."
Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando-carniça, etc."
Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras.
Leitura e interpretação oral e escrita.
Livro utilizado
AUTORRETRATO DE PORTINARI
Mostrar na roda os seus desenhos e descrever-se , perceber que temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.
· Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.
· Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.
Nossas diferenças...
· Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”
· Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.
· Conversa sobre o respeito às diferenças e solidariedade .
· Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo. ( capa do livro da história)
· Contar até 10.
· Dizer que 10 unidades de dedos forma uma dezena.
· Meia dezena é a metade dos 10 dedos.
Comparando pés e mãos
Carnaval
· Ampliar o sistema de numeração decimal até vinte. Compondo e decompondo números, utilizando o material dourado e uso do calendário. Completar sequência numérica, escrever números por extenso.
· Adições e subtrações com resultados até dez e situações problemas
Adição com resultado até 10
Subtração com resultado até 10
· Leitura e produção de texto informativo em forma de cartaz sobre os hábitos de higiene e saúde.
· Escrever frases sobre hábitos de higiene de acordo com os desenhos.
. Texto instrutivo sobre a escovação de dentes . Ler e pedir para levarem uma escova para fazerem os movimentos. Orientar a escovar os dentes depois das refeições.
· Realizar atividades com a percepção do ambiente para se trabalhar os sentidos e seus órgãos.
· Texto coletivo sobre um dos sentidos: " O Tato""
· Folhas de atividades sobre o sentido do tato
· Cruzadinha dos sentidos
· Fases da vida.
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.
· Sequência de fases da vida de outros seres vivos ( plantas e pintinho). Folha
recorte , colagem e escrita de frases, formando um texto. Ver o desenvolvimento de uma semente de feijão e registrar.
Sistema de medidas ( o metro ) á partir do tema fases da vida. Medir os alunos na girafa medidora e marcar as medidas. Falar das medidas “cm” e o “m”. Mostrar outros instrumentos que medem e perguntar o que medem. ( régua, fita métrica, trena) . Levar instrumentos. Dar uma folha para marcarem as alturas. Fazer um gráfico de altura atividade sobre esta, comparando as alturas.
Nossa alimentação
· Música (poesia) : Sopa (palavra cantada). Detonar o assunto sobre alimentos saudáveis.
· Lista de alimentos saudáveis. ( ortografia)
· Poesia da salada de frutas. Leitura e atividade com rimas.
· Lista de frutas que podemos utilizar na salada de frutas.(ortografia)
· Receita da salada de frutas. Escrever no cartaz e no caderno. (gênero textual)
· Bilhete pedindo as frutas para fazermos a salada.(gênero textual).
· Pesquisa ( texto informativo e produção de texto) sobre as frutas ( nutrientes, como beneficia a saúde, características).
. Produção de texto na sala
. Produção de texto na sala
· Cartaz com silhueta do corpo e os alimentos saudáveis colados dentro deste.
· Cartaz com a pirâmide alimentar. Colar figuras de alimentos de acordo com os níveis da pirâmide ( leitura de texto informativo/pesquisa).
. Ortografia r ou rr
· Adições e subtrações simples frutas. Situações -problemas
· Ampliação do sistema de numeração decimal até cem e operações matemáticas de adição e subtração com números até noventa e nove. Uso do material dourado e representações destes. Compor e decompor os números.
· Gráfico de frutas preferidas
· Perguntas sobre o gráfico , situações problemas e operações matemáticas com ordens de dezenas e unidades.
· Utilização do sistema monetário com as notas da sala. Fazer uma feirinha com os alimentos.
· Situações problemas, envolvendo o sistema monetário.
Documentos que registram a nossa história
· Pesquisa da certidão de nascimento. Socializar na roda.
· Fotos que mostram fatos e o desenvolvimento da criança.
Minha linha do tempo
· Pesquisa da linha do tempo. Socializar na roda.
Esse é o meu nome...
· Atividade na roda e em folhas de reconhecimento e leitura dos nomes. Perceber semelhanças e diferenças. Letra inicial e sílaba inicial, letra final, semelhanças e diferenças de letras e sílabas. Contar nº de letras e sílabas, organizar letras e sílabas dos nomes, etc.
· Leitura da história em quadrinho “Papa Capim” sobre a origem do nome dos indiozinhos.
· Desenho e escrita dos nomes dos colegas .
· Pesquisa sobre a origem do nome. Socializar na roda.
· Atividades com alfabeto maiúsculo e minúsculo ( passagem para a letra cursiva).
Estas atividades de passagem para a letra cursiva devem ser realizadas aos poucos. Duas folhas a cada dia .
· Atividades para escrever os nomes dos colegas em ordem alfabética. Ordenar nomes de animais e livros de história também.
· Uso da letra maiúscula em nomes de pessoas , nomes de lugares ( bairros, cidades, estados, países, etc. ). Explicar que os nomes e lugares começam com letra maiúscula( nomes próprios ou substantivos próprios). Posteriormente trocar a palavra “nome”, por substantivo. Explicar que início de frase também começa com letra maiúscula.
· Uso da letra minúscula ( nomes/substantivos comuns: animais, flores)
.Iniciar com a poesia de Toquinho que fala que todas as coisas tem nomes.( ler e depois cantar ).
Associar a atividade sobre substantivos a poesia: Todas as coisas tem nome.
Uso das letras maiúsculas e minúsculas (substantivos próprios e comuns)
· Cópia do nome e sobrenome com a letra cursiva no cabeçário.
.Frases do texto sobre a Maria. Iniciar com a letra maiúscula. ( Ditado)
.Agrupar palavras em substantivos próprios e comuns.
. Agenda com nomes dos alunos na ordem alfabética ( confeccionar)
. Ortografia
. Sons da letra C = S ou K
.C ou Ç
.Frases do texto sobre a Maria. Iniciar com a letra maiúscula. ( Ditado)
.Agrupar palavras em substantivos próprios e comuns.
. Agenda com nomes dos alunos na ordem alfabética ( confeccionar)
. Ortografia
. Sons da letra C = S ou K
.C ou Ç
Leitura individual e coletiva.Interpretação oral
Essa é a minha casa...
· História : Nossas Casas ( conta a história de uma família e os diversos tipos de casas, casas de pobres e ricos e de quem não tem casa). Casa de diferentes culturas (tribos africanas , índios brasileiros, esquimós, etc.) Conversa sobre os vários tipos de casa . Discutir sobre as casas com más condições de habitações e do direito a moradia , da responsabilidade do governo e nossa disponibilidade em ajudar as pessoas. Atividade sobre o livro.
· Música: Era uma Casa muito engraçada ( poesia).
Atividade sobre os diversos tipos de moradias. Escrever nomes e frases, abrangendo os diferentes níveis de escrita
· Pesquisa sobre o endereço
· Escrever cartinhas para os colegas , escrevendo os endereços dos remetentes e dos destinatários. ( gênero textual : carta).
· Atividade sobre a localização da casa , pontos de referência e nome da rua. Escrever o que tem na rua de uma criança.
· Desenhar o mapa dos arredores da sua casa, o nome da rua, nº da casa, o que tem na rua e escrever o nome do ponto de referência para encontrá-la.
· Perguntar aos alunos como é a casa por dentro. Concluir que as divisões da casa se chamam cômodos. Atividade: desenhar a sua casa por dentro de acordo com as quantidades de cômodos. Escrever sobre a sua casa e sua família. Descrever os cômodos, o que tem em cada cômodo, a quantidade destes, o que faz com a família em casa, os componentes da família, concluir que as casas dos colegas têm quantidades diferentes de cômodos.
· Trabalhar diferentes vistas dos objetos que tem na casa. ( vista de frente, do alto, do alto e de frente)
· Fazer a planta de uma casa. Vista do alto sem o telhado.
Essa é a minha escola....
· Desenhar a escola e escrever o seu endereço.
· Desenhar o caminho de casa para a escola . Escrever o que vê nesse caminho.
· Fazer a maquete da sala de aula com caixas de fósforo,trabalhando a localização espacial ( o que está do lado direito,esquerdo, atrás , na frente), depois desenhar o mapa da sala.
· Escrever combinados ( regras de convivência). Respeito aos colegas e profissionais, manter o ambiente limpo, jogando lixo na lixeira, preservação do material escolar, etc.
· Espaços da escola. ( desenhar uma planta e escrever nomes dos espaços). Fazer legendas com símbolos e escrever nomes dos espaços.
· Profissionais da escola e suas funções. A importância do trabalho em equipe para o bom funcionamento da escola. ( atividades sobre o tema). Desenhar os profissionais e escrever suas funções ( frases).
· Produzir texto sobre a escola.
· Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas próximas e o que tem na rua da escola. Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Desenhar fazendo um mapa e legendas.
Esse é o meu Bairro... As ruas do bairro
Trecho do bairro do Barreto ( a maioria das crianças moram neste bairro)
· Maquete dos arredores da escola ( trecho do bairro),após passeio no bairro do Barreto.
· Texto coletivo sobre o que viram . Desenhar as ruas próximas e o que tem na rua da escola. Escrever nomes das ruas e nomes das construções. Ver placas de trânsito e sinais. Desenhar fazendo um mapa e legendas. Perceber se tem mais casas, lojas ou fábricas e falar sobre os tipos de bairros. Atividades sobre tipos de bairros. Mostrar fotos do bairro no passado e ler texto sobre a história do bairro.
· Concluir que um bairro é formado por várias ruas e em uma cidade é formada por vários bairros, como por exemplo a cidade de Niterói tem vários bairros: Barreto, Icaraí, Engenhoca, Fonseca, etc.
· Atividades com mapa do Barreto ( goole maps). Localizar a rua da escola, localizar a rua da sua casa, localizar a rua do Supermercado Kinutry ,percebendo que vemos o planeta Terra de cima e vamos aproximando até chegar na construção que queremos ver. O mapa é um desenho do local visto de cima e serve para localizar os lugares. Seu tamanho não é em dimensão real, mas reduzido. Fazer desenhos em folhas quadriculadas com ampliações e reduções.
· Mostrar o mapa de Niterói, do Rio de Janeiro e do Brasil e pedir que pintem os bairros , municípios e estados pedidos. Responder perguntas elaboradas no caderno. Relacionar com legendas.
· Conversa sobre quem governa o município, se é uma área urbana ou rural( perceber características). Desenhos e texto descritivo. Conversa sobre preservação ambiental e cuidados com os materiais serviços públicos. Conversa sobre a função do prefeito e se onde eles moram a prefeitura atende essas necessidades ( moradias adequadas, ruas limpas, segurança, hospitais com bom atendimento, educação com qualidade, teatro, cinema, parques, diversão, etc.). Texto coletivo e individual.
Nossas Brincadeiras e brinquedos preferidos
· Texto : Meus Brinquedos. ( Informa que podemos construir nossos brinquedos reciclando materiais que iriam para o lixo), sem precisar comprar brinquedos caros. Interpretação escrita.
· Conversa sobre reciclagem e preservação ambiental.
· Leitura e interpretação escrita do texto instrucional para a confecção do brinquedo :quebra-cabeça. Em outra aula confeccionar o brinquedo.
· Produção de texto instrucional para a construção do telefone de latinha, reciclando potes de massinha. Pedir outros materiais que iriam para o lixo para reciclarmos e fazermos brinquedos. Brincar com estes no recreio e levá-los no final do ano para casa. Naiala deu a idéia de doarmos as crianças carentes.
Confecção de brinquedos , os quais trabalhamos as formas geométricas espaciais: esfera, cubo, cilindro , paralelepípedo e cone, além da criatividade das crianças ,artes e reciclagem
Escrita espontânea de Giullia sobre o respeito aos animais. Criança linda !
Telefone sem fio
As crianças contornaram um dos lados das formas geométricas espaciais e formaram formas geométricas planas, criando figuras: casas, carros, etc. e produzindo uma história sobre esta.
· Separar os materiais nas lixeiras recicláveis e dizer que os pais podem fazer o mesmo em casa. Leitura de texto informativo sobre o tempo que estes materiais demoram para serem desintegrados na natureza. Interpretação escrita.
· Atividade para escrever os nomes dos materiais que devemos colocar de acordo com a cor das lixeiras.
.Atividade sobre formas geométricas espaciais e planas , utilizando os materiais recicláveis. Contorno de um dos lados das formas espaciais para obter as formas planas. Criar uma figura e escrever uma história sobre esta.
.Lista das brincadeiras preferidas (caderno)
.Desenhar e escrever um texto descritivo sobre a brincadeira preferida
· Leitura do Livro: “ Portinari para Crianças, que conta a biografia de Portinari e suas obras de artes, enfatizar as obras de artes que retratam a infância de Portinari. Mostrar pinturas. Perguntar se as crianças conhecem essas brincadeiras. Pintar o quadro : Meninos Soltando Pipas , fazendo a releitura da obra de arte.
· Pesquisar com os pais e avós as brincadeiras antigas do tempo de infância deles. Escrever um texto descritivo e desenhar. Realizar essas brincadeiras no recreio.
. Fazer uma tabela e um gráfico das brincadeiras preferidas. Realizar situações problemas e operações matemáticas envolvendo os campos aditivos ( subtração e adição) e multiplicativo (multiplicação e divisão) . (CADERNO)
. Fazer uma tabela e um gráfico das brincadeiras preferidas. Realizar situações problemas e operações matemáticas envolvendo os campos aditivos ( subtração e adição) e multiplicativo (multiplicação e divisão) . (CADERNO)
· Fazer brincadeiras com o boliche , realizando adições com três parcelas. Resolver problemas na sala sobre o boliche.
Nossas diferenças...
· Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”
· Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.
· Conversa sobre o respeito às diferenças e solidariedade .
· Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo. ( capa do livro da história)
· Conhecer o que é um autorretrato , através do autorretrato do artista plástico Cândido Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no espelho e escrever sobre si .
( frase ou texto).
BiografiaO Artista
Candido Portinari foi um artista que dedicou sua vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. Brasileiro, nasceu em Brodósqui, cidade do interior paulista, em 1903. Sua terra-natal seria lembrada em suas pinturas. Na Fazenda Santa Rosa, onde morava, observava os colonos trabalhando na roça e, assim, pintava coisas e pessoas do interior, exaltando a gente que produz e trabalha pelo país. Para Portinari, o processo produtivo é o da agricultura da região, seus cafezais, seus milharais, sua cana de açúcar, seus arrozais. A obra de Portinari foi intensa e diversificada. Pintou diferentes temas: tipos regionais do Brasil, como cangaceiros e índios; retratos; músicos; o homem do campo; e principalmente crianças. Portinari adorava pintar crianças brincando, e dizia:
Sabem por que que eu pinto tanto menino em gangorra e balanço? Para botá-los no ar, feito anjos."
Pintando crianças brincando em mangueiras frondosas ou participantes de peladas" de futebol e de festas de São João, todas elas trazem a lembrança da vida rural. A criança, agrupada em bandos, é apresentada com roupas claras e rústicas, geralmente em movimento, com gestos largos ou de posse de brinquedos manufaturados. Espantalhos, pipas, luas e estrelas são elementos recorrentes que refletem o apego à cultura rural e à paisagem do interior. Este universo infantil é povoado de elementos lúdicos, como brinquedos, brincadeiras e jogos: "Nossos brinquedos eram variados, conforme o mês, e também havia os para o dia e os para a noite. Para o dia eram: gude, pião, arco, avião, papagaio, bilboquê, ioiô, botão, balão, malha e futebol. Para a noite: pique, barra-manteiga, pulando-carniça, etc."
Portinari faleceu em 1962, aos 59 anos, vítima de intoxicação provocada pelas tintas a óleo que utilizava em suas obras.
Leitura e interpretação oral e escrita.
Livro utilizado
AUTORRETRATO DE PORTINARI
Mostrar na roda os seus desenhos e descrever-se , perceber que temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.
· Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.
· Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.
História : Minha família é colorida
· Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .
· Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)
· Conceito de família.( texto coletivo)
· Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.
Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.
· Atividade de desenho e escrita sobre a história.
· Atividade de artes com pintura a guache e colagem de lã do cabelo de Lêle.
· Resumo da história (texto coletivo )
. Pesquisa sobre África(história e geografia)
. Pesquisa sobre as contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.
Pesquisa sobre África(história e geografia)
. Pesquisa sobre as contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.
Leitura de texto informativo a origem da capoeira.
Após a leitura alguma crianças que jogam capoeira , fizeram apresentação na sala e falaram os nomes de alguns golpes e como tem que fazer ! Também levaram instrumentos como berimbau.
Textos individuais .O que entendemos sobre a África,? o que descobrimos ?
· Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.
· Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes referentes a história do Brasil e dos africanos
Atividades sobre os negros e as contribuições da cultura africana no Brasil.
Apresentação na festa da cultura . Música e dança do maracatu.
Atividades para xerocar
Autoditado dos nomes dos instrumentos musicais de origem africana. Objetivo: reconhecer os instrumentos, aquisição da escrita alfabética , ortografia. Estrutura da frasal.
Objetivos: leitura , conhecimento de comidas de origem africana, escrita dos alimentos em ordem alfabética.
Objetivos: leitura e compreensão do texto sobre os costumes dos negros africanos. tipo de texto informativo , conceito de parágrafo e enumerar os parágrafos do texto, lendo e escrevendo que está escrito em cada um dos parágrafos.
Leitura da história : Os Gêmeos do Tambor. Lenda africana que mostra a cultura do povo Massai.
Pintura sobre a história: Os Gêmeos do Tambor
Produção de texto sobre a história: Os Gêmeos do Tambor
Texto informativo sobre o uso das máscaras africanas. Objetivos: leitura, informativa e estrutura do texto , saber o que são parágrafos. Pedir para contarem os parágrafos que tem no texto e copiarem qual parágrafo explica o porquê do uso de máscaras pelos africanos.
· Confecção de máscaras africanas com papel camurça
Livro de História : Jambo( mostra os animais africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.
· Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho das árvores, recortar e colar na cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre os animais africanos.
· Leitura do texto informativo sobre a girafa. Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular. Uso dos artigos definidos e flexões de número e gênero.
Atividade com dobraduras de animais africanos e escrita de texto descritivo sobre estes. Trabalhamos também no caderno e no livro o conceito sobre adjetivo, pedindo as crianças para escreverem no caderno quais caraterísticas (adjetivos) deram aos animais.
Leitura de história : " Bichos da África" que fala sobre fábulas e lendas africanas
Atividade sobre leitura e interpretação de texto narrativo ( fábula africana). Explicar características do gênero fábula, contando outras fábulas que contém animais como de Esopo (escravo africano). Reescritas por La Fontenele.
Leitura e interpretação escrita sobre as diferenças e sobre o que é discriminar as pessoas
Produção de texto sobre o racismo
História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que não existe outro igual a gente, até os gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas diferenças!
Desenho e escrita de frase ou texto sobre a história Menina Bonita do Laço de Fita (individual)
Reescrita em duplas sobre a história
Juntar as páginas e formar um livrão
Chamar cada dupla para ler um parágrafo do livro. Utilizar o microfone da professora . Conversa sobre a história
(interpretação oral ). Valorizar as características das crianças negras , elevando a autoestima destas. Concluir que todos somos diferentes e temos que respeitar essas diferenças !
Apresentação de final de ano na "Ciranda da Leitura"
Teatrinho sobre a história :"Menina Bonita do Laço de Fita"
Explicar que no texto narrativo tem o narrador , aquele que narra a história e os personagens , aqueles que falam. Mostrar que no texto o travessão no início de frase indica a fala dos personagens.
Alguns textos teatrais tem narrador , mas os personagens é que dão vida a peça, Escolher os personagens e entregar a fala para lerem e memorizarem. A professora será a diretora ( que dirigi) e a narradora. Também tem que ter cenário e os objetos de cena. Ensaiar para a apresentação de final de ano. No final todos os coelhinhos com cores diferentes cantam a música que fala sobre as diferenças: "Você é especial"
Situações problemas envolvendo a história : Menina Bonita do Laço de Fita. As crianças podem representar suas estratégias , através de desenhos ou símbolos, ou utilizando material concreto e depois o cálculo que expressa a ideia do texto.
Obs: as crianças ao longo do projeto já tinha realizados atividades de ampliação do sistema de numeração decimal até cem. Situações problemas envolvendo o campo aditivo (adição e subtração) e o campo multiplicativo(multiplicação e divisão), além de procedimentos para realizar as operações matemáticas , realizando atividades no livro, caderno, folhas, com materiais concretos como tampinhas e material dourado.
Objetivos das situações -problemas: a ideia de juntar as coisas (adição) e de tirar as coisas ( subtração). A ideia da soma de quantidades iguais e análise combinatória ( multiplicação). A ideia de repartir em partes iguais ( divisão)
Nome:____________________________________________________
Data:_____________________________________________________
1) A menina bonita comprou uma caixa com 23 cenouras e outra com 12 alfaces para dar ao coelho. Quantos alimentos ela comprou ?
Resolução/Cálculo
Resposta:_______________________________________________________
2) João Gabriel comprou 1 dúzia de laços de fita para dar a menina bonita. A menina deu 8 para a sua colega. Com quantos laços ela ficou ?
Resolução/ Cálculo
R:_______________________________________________________________
Nome:________________________________________________________
Data:_________________________________________________________
Situações -problemas
1) A menina bonita comprou duas caixas para o coelho. Cada caixa tinha 5 cenouras. Quantas cenouras ela deu para o coelho ?
Resolução/Cálculo
Resposta:___________________________________________________________
2) A menina bonita do laço de fita, organizou seus laços em 7 fileiras com 5 caixas empilhadas em cada fileira. Quantas caixas a menina organizou ?
Resolução/ Cálculo
R:____________________________________________________________
Nome:____________________________________________________________
Data:_____________________________________________________________
Situações-problemas
1) A menina bonita tem dois laços de fita. Um branco e outro vermelho. Ela também tem três bolsas , uma azul, outra verde e outra roxa. De quantas maneiras diferentes a menina pode escolher seus acessório?
Resolução/ Cálculo
R:___________________________________________________________________
2) Pedro tinha 8 cenouras que quis repartir com o coelho. Com quan
Resolução/Cálculo
R:_______________________________________________________________________
Algumas atividades de ortografia realizadas durante o projeto e o ano ( não estão na ordem em que foram trabalhadas).
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