domingo, 15 de fevereiro de 2015

PLANO ANUAL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


 Plano  Anual  para o 1º ano do ensino fundamental      Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio




Conteúdos fundamentais para as características da turma e princípios norteadores da prática pedagógica

            Antes de iniciar as atividades com a turma e as avaliações iniciais para intervirmos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, acho que devemos nos nortear em alguns princípios da prática pedagógica, tais como: realizar projetos interdisciplinares  com as disciplinas de história, geografia e ciências . Projetos que  são de interesse das crianças ou instigados pela professora, porém que enfatizem valores e atitudes de respeito em relação as diferenças entre as pessoas que estão relacionadas a etnia, questões de gêneros, diferenças físicas  , pessoas com necessidades especiais, pluralidade cultural , diferenças de classes sociais, etc. Além de temas como respeito aos animais, preservação ambiental, desperdício de água e energia, ética, etc.             Estimular o pensamento crítico das crianças quanto às desigualdades sociais e conscientização de seus direitos e deveres.

            Planejar e direcionar atividades que envolvam  as crianças, que estas sejam ativas no processo de ensino-aprendizagem. Realizar as atividades de forma que favoreça o diálogo, a curiosidade através de perguntas e pesquisas. Um planejamento que inclua atividades pedagógicas diversificadas e que estejam próximas do nível de aprendizagem dos alunos. Uma rotina diária para que as crianças tenham previsibilidade das atividades, favorecendo maior organização da sala e das atividades. Realizar junto com os alunos os combinados que estabelecem as regras de convivência da turma, para que possam conviver em um ambiente de respeito, afeto, e cooperação com o próximo, favorecendo a organização necessária para que os alunos avancem no processo de ensino-aprendizagem. Estreitar relações com os alunos demonstrando afeto e respeito, porém usando a autoridade em caso de desrespeito e se for necessário chamar os pais para conversar. Transmitir segurança aos alunos com um planejamento organizado em uma sequência didática, além de estar sempre pesquisando e ampliando o conhecimento para utilizar a metodologia mais adequada a fim de que as crianças possam aprender e avançar.

            Após avaliação inicial, constatei que a maioria dos alunos estão em níveis pré-silábico e silábico da escrita. As atividades serão planejadas de forma que  intervenham nestas hipóteses dos alunos em um contexto de letramento com textos que tenham função social e sejam significativos para as crianças,  portanto as atividades  fundamentais estão relacionadas a  aquisição da escrita alfabética em um contexto de letramento.
             As  intervenções pedagógicas  nas crianças com níveis pré-silábicos e silábicos de escrita serão atividades como: reconhecimento dos nomes e de outras palavras de forma global/associando-as aos objetos ou seres. Reconhecimento das letras iniciais e finais ( vogais e consoantes), comparar semelhanças e diferenças entre os nomes e outras palavras. Relacionar fonema/grafema das iniciais das palavras. Organizar as letras, tendo como suporte outra palavra ( atividades com letras móveis ou em folhas xerocadas), distinguir letras e números, contar número de letras e sílabas das palavras. Completar com letra e sílaba inicial, escrever de acordo com a hipótese de escrita e intervir nessas hipóteses, até que relacionem fonema/grafema e avancem para o nível alfabético. Vincular o discurso oral e o texto escrito, distinção entre imagem e escrita, reconhecer suportes diferentes de textos distintos, reconhecer as letras como constituintes do texto, introdução à distribuição espacial do texto e da estrutura das frases, localizar qualquer palavra no texto, incluindo verbos , artigos e preposições, usar preferencialmente textos , cujo conteúdo já está memorizado para leitura.        Adaptar quando necessário as atividades dos alunos alfabéticos e realizar parcerias com estes nas atividades mais difíceis para os alunos com níveis iniciais de escrita, estimulando a inclusão e a cooperação entre os alunos.
            Desenvolver o gosto e a fluência na leitura, realizando leituras diárias de livros de histórias, empréstimos de livros, conversas e indicações sobre estes para os outros colegas. Estimular a produção de textos, levando um caderno de meia pauta para casa para desenhar e escrever sobre a história lida e compartilhar essa leitura e desenho com os outros colegas. Realizar também leitura e interpretações de textos individuais tais como: de contos de fadas, fábulas e outras histórias de autores como Mary França, Sônia Junqueira, Ziraldo, etc. Utilizar a leitura de outros gêneros textuais e a sua função social, como: textos informativos, poesias, narrativas, bilhetes, cartas, listas, cartões, etc.  Produções de textos coletivos , desenvolvendo a oralidade e organização do pensamento, para que depois possa expressar o pensamento nas  produções de textos escritos individualmente. Seja uma frase ou pequeno texto.
            Trabalhar a matemática, realizando atividades de construção da noção de número ( relação quantidade/numeral) e  situações–problemas relacionados a adição, subtração, noções de multiplicação e divisão.  Operações matemáticas de adição e subtração com unidades. Ampliar o sistema de numeração decimal até cem. Realizar estas atividades, envolvendo a função da matemática na vida cotidiana dos alunos e de forma concreta e lúdica, como  a contagem do total de alunos na sala, calendário, situações  envolvendo objetos e brinquedos que os alunos utilizam no dia a dia, jogos e brincadeiras , tornando as atividades pedagógicas gráficas mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos, material concreto como tampinhas, palitos e material dourado, dinheirinho. Inserir as atividades de matemática nos temas interdisciplinares, quando o tema sugerir.
           



·         Português/ linguagem(Eixos: aquisição do sistema de escrita alfabética, apropriação da cultura escrita, produção textual e leitura).

·         Obs. Antes de iniciar as atividades devemos realizar avaliações diagnósticas para conhecermos as hipóteses de escrita dos alunos e intervirmos próximo a esse nível de escrita. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.

.          Conteúdos

·         Nomes dos alunos

·          Imagens, desenhos, símbolos, gestos, música, etc. (Outras Formas de Comunicação que o Aluno já Conhece/ Texto não verbal )

·          Rótulos ( Palavras que as crianças já sabem ler, leitura global de palavras conhecidas no meio social).

·         A História da Escrita

·         Alfabeto

·         Vogais

·         Encontros vocálicos

·         Sons nasais ( ã, ão, õe)

·         Consoantes

·         Aquisição do Sistema de Escrita de Forma Significativa (atividades com todas as letras) Os temas interdisciplinares organizam a aquisição do sistema de escrita. São realizadas listas de palavras de determinado campo semãntico, que trabalham relação  a fonema /grafema das letras e sílabas iniciais de palavras que inciam com letras diferentes ou iguais. A criança assim irá reconhencendo a maioria das letras do alfabeto e estabelecendo a relação fonema/grafema. Ex: partes do corpo, brinquedo preferidos, frutas, etc. As crianças escrevem de acordo com as hispóteses de escrita e todas as sílabas são trabalhadas, canônicas e não canônicas.

·          Atividades  que enfatizam a relação fonema/grafema de palavras que inciam com a mesma letra , enfantizando-se o som da letra e sílaba incial. A organização das letras  organizam os temas interdisciplinares. A sequência das letras podem ser organizadas de acordo com a forma que a professora  achar mais apropriada ou de acordo com algum assunto que esteja sendo significativo para a criança na sala, sendo as palavras destacadas  do tema que está sendo trabalhado.

·         Fonemas ( 1º semestre) : b, c, d , f  g , j, l, m, n, p, r, s,  t, v , x, z a escrita de uma sequência dos fonemas , não quer dizer que um fonema irá ser trabalhado de cada vez e nem irá ser abordado as sílabas não canônicas ou complexas, porém são listas de palavras que começam com determinada letra, relacionando o som das letras e sílabas iniciais. São realizadas atividades de leitura e escrita  que estão explicadas com maiores detalhes  na metodologia de ensino/´aprendizagem).

·         Sílabas não canônicas  ( 2º semestre): ,  ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui,  rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), Sons nasais: palavras com til/( ã ,ãs, ão, õe, ões), vogais seguidas de “m” ou  “n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica:  “m”, antes de  “p” e  “b” e a maioria das palavras terminam com  “m”.  Antes de vogais  escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Sons do  “X”.    


·         Atividades com produção de textos e leitura : produção de textos coletivos e individuais. Leitura globais, leitura decodificada, com compreensão e desenvolvimento da fluência.  

Obs: apesar de o planejamento estar em  uma forma linear, não significa que as atividades ocorrem assim, pois as atividades com leitura e produções de textos  coletivos e individuais são desenvolvidas desde o início do processo de alfabetização.


·         História e Geografia  ( Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita e matemática)

·         Identidade : Eu sou assim ( o meu corpo), minhas preferências,  minha idade, minha data de nascimento, minha família, minha casa, minha escola ,meu bairro, minha linha do tempo, meus dados pessoais, etc.)

·         Brinquedos e Brincadeiras

·         Profissões

·         Meios de Comunicação

·         Meios de Transporte e Trânsito

Cultura indígena

Cultura Africana
    



·         Ciências ( Temas que podem ser trabalhados de forma interdisciplinar com a linguagem oral , leitura e escrita e matemática)
  

·          Corpo , higiene e saúde

·         Seres Vivos e não vivos

·         Animais terrestres e aquáticos

·         Animais vertebrados ( anfíbios, répteis,  aves, mamíferos e peixes)

·         A comunicação dos animais

·         A alimentação dos animais

·         O abrigo dos animais

·         Animais macho e fêmea

·         A família dos animais

·         Animais selvagens e domésticos

·         Animais úteis e nocivos

·         Alimentação saudável

·         As partes das plantas

·         A germinação

·         Águas na Natureza

·         Os estados da água

·         Meio Ambiente  (preservação ambiental)

 P. S: Podem ser escolhidos alguns temas das áreas do conhecimento  social e natural e realizarmos um projeto com estes, além de outros que podem surgir na sala, tais como: os índios, o sistema solar, o fundo do mar, animais de jardim, brincadeiras do tempo de nossas avós , etc.



·         Música, movimento e artes visuais

·         Conteúdos

·         As atividades lúdicas são importantes no desenvolvimento intelectual e afetivo, as brincadeiras e jogos, permitem que os alunos entendam o mundo, expressando sentimentos e idéias.Estas atividades podem ser inseridas nas atividades de apropriação da escrita.

·          Música: Podem ser realizadas várias músicas e brincadeiras de nossa cultura, além de outras ,como:  CDs da Bia Bedran, Arca de Noé, Cantigas de roda,  Palavra Cantada, etc. Trabalhando-se conteúdos como: som e silêncio, ritmo, pulso, compasso, sons graves e agudos, duração: curto e longo, intensidade: fraco e forte, timbre, jogos e brincadeiras que envolvam dança e improvisação musical, repertório de canções, escuta de obras de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, informação sobre a obra ouvida e seus compositores.

·         P S: seria mais apropriado que a escola tivesse um professor de música.

·         Brincadeiras e brinquedos: possibilitam as relações sócio-afetivas, desenvolvimento psicomotor, criatividade e perpetuação das brincadeiras antigas. Como, por exemplo: seu mestre mandou, espelho, mamãe posso ir, boca de forno, serpente, escravos de jó, brincadeiras de roda, corda, amarelinha, etc.

·         Artes plásticas: atividades com a biografia e releituras de artistas plásticos,  recorte e colagem com diversos materiais, dobraduras, pintura com guache, cola colorida, anilina, pintura monocromática, xilogravura, pintura com inferência gráfica, pintura simétrica ou a metade, pintura com textura e diversos materiais, atividades com mosaico, figuras geométricas, tangran, atividades com massa de modelar e argila, criação de objetos com sucata.


·         Matemática ( estes conteúdos devem ser sistematizadas à parte , assim como de forma interdisciplinar)

·         Conteúdos

·         Noção de grandeza, direção e sentido e posição

·         Classificação, sequência e  seriação

·         Letras, números e códigos

·         Idéia de quantidade

·         Operações simples de matemática de adição e subtração(Juntar e acrescentar. Tirar , completar e comparar)

·         Situações problemas

·         Noções de estatística

·         Espaço e Forma( sólidos geométricos: esfera, cone, cilindro, cubo, paralelepípedo e pirâmide)

·         Ampliação do sistema de numeração decimal até 50

·         Dúzia

·         Sequência numérica até 50

·         Ideia de metade

·         Dobro e triplo

·         Multiplicação e divisão

·         Situações Problemas

·         Sistema monetário

·         Idéia de multiplicação contando em grupos

·         Medidas( massa, tempo/calendário, hora, medida de capacidade, explorando estimativas e explorando rótulos)

·         Instrumentos de medidas

·         Espaço e forma ( figuras geométricas planas – quadrado, retângulo, triângulo e círculo, blocos sólidos e tangram, Geometria e artes)

·         Ampliação do sistema de numeração decimal até 100

·         Situações que envolvem troco

·         Sequência numérica até 100

·         Organizando grupos de 10 em 10

   



·        Metodologia:



      O processo de alfabetização inicia-se pelos nomes próprios, pois agiliza o processo de aquisição da escrita alfabética, por ser algo significativo e, portanto mais fácil de memorizar. São realizadas atividades na rodinha de reconhecimento global dos nomes, das letras iniciais e finais e percepção das diferenças e semelhanças entre os nomes. Em concomitância às atividades com os nomes , são trabalhadas atividades com o alfabeto mostrando que este é dividido em letras que são chamadas de vogais e consoantes, conforme as funções destas letras na sílaba que compõem a palavra. São destacadas as vogais , trabalhando-se os sons iniciais destas nas palavras, assim como a função das vogais nas sílabas ( toda sílaba tem vogal e sem esta a consoante não tem som). São realizadas atividades na rodinha e em folhas. As crianças começam a perceber o significado de sílaba, contando nos dedos quantas sílabas tem o seu nome e dos colegas. São realizadas atividades para completar com a letra e sílaba inicial dos nomes dos colegas, organizar as letras dos nomes, tendo o telhadinho como suporte, copiar os nomes de meninas e meninos, escrever de forma memorizada os nomes dos colegas, agrupar nomes que começam com a mesma letra, contar número de letras e sílabas dos nomes dos colegas,etc.



      As crianças conhecem um pouco da história da escrita, percebendo a necessidade do ser humano de registrar a linguagem, desde a pré-história até os dias atuais realizando atividades de leitura de textos informativos junto com a professora, pesquisas, produção de texto coletivo e de artes com pinturas rupestres do período da pré-história. Percebem que existem muitas outras formas de linguagem e expressão desta , que já sabem ler muitas coisas, como : imagens, símbolos e rótulos. Pesquisam sobre  rótulos e imagens que sabem ler, além de atividades em folhas. É necessário que as crianças conheçam todas as letras do alfabeto e comecem a relacionar o som das consoantes iniciais nas palavras, por isso, é mostrado e falado em interação com as crianças o alfabeto da sala de forma constante, além de atividades em folhas para relacionar o som das consoantes iniciais das palavras. Os alunos confeccionam um alfabeto com nomes próprios e outro de acordo com o tema trabalhado na sala. São realizados pequenos projetos com temas das áreas do conhecimento social e natural (o corpo, alimentos saudáveis, a escola, etc.) e que são do interesse dos alunos, nestes são realizadas atividades de forma interdisciplinar que trabalham a apropriação do sistema de escrita alfabética com palavras do campo semântico estudado, tais como: relacionar fonema/grafema dos sons das letras iniciais dos nomes dos objetos de higiene , completar palavras com as letras que faltam em nomes das partes do corpo, escrever conforme as hipóteses de escrita os nomes de frutas, etc.


       Depois dessas atividades as crianças começam a avançar rapidamente em suas hipóteses de escrita, pois conheceram todas as letras do alfabeto, além de realizar a relação fonema /grafema destas letras , tendo assim suportes para construírem a escrita e em maio avançam para níveis silábicos (com consciência sonora de vogais ou consoantes) e silábico-alfabéticos, porém é necessário sistematizarmos esse conhecimento, enfatizando o som de cada consoante e as sílabas inicias nas palavras. Os alunos ditam palavras que começam com o som da mesma letra (lista de palavras), destacando-se em vermelho a letra e sílaba inicial. As sílabas nunca são trabalhadas de forma isolada, mas destacadas a partir da palavra. Elas percebem o que é sílaba, sabendo que cada vez que abrimos a boca sai uma sílaba ( pedacinho) . Realizam atividades em que percebem o som da letra inicial que foi destacada do alfabeto . Outras em que destacam das palavras as sílabas iniciais, escrevendo , lendo estas e descobrindo o grupo silábico da letra , são realizadas atividades de escrita de palavras como, auto-ditados e cruzadinhas, de leitura de palavras em atividades para ler e desenhar ou ler no caça-palavras. Atividades de produção e leitura de textos coletivos , escritas e leituras individuais de frases ou pequenos textos sobre o tema estudado.

      A sequência das letras ( fonemas) , podem ser trabalhadas de acordo com o projeto escolhido ou conforme a turma e a professora combinarem. Em cada letra do alfabeto conversam sobre uma figura relacionada e as crianças fazem pesquisas para aprofundar o conhecimento, além de outras atividades pedagógicas relacionadas aos temas do conhecimento natural ,social e matemático. Nestas atividades as crianças fazem listas de animais mamíferos, aves, tipos de casas, trabalhando-se todos os fonemas , escrevendo-se palavras com sílabas simples e complexas. As crianças ditam as palavras e a professora escreve no cartaz ou chama as crianças para escreverem, depois intervém nas hipóteses dessas. Nas atividades individuais as crianças desenham animais mamíferos, por exemplo, e escrevem de forma espontânea , tendo a intervenção da professora na hipótese do aluno de acordo com cada nível ou se a atividade não for diagnóstica . A apropriação do sistema de escrita , ocorre em um ambiente de letramento em que as crianças percebem a função social da escrita. São trabalhados vários gêneros textuais e seus suportes, tais como: poesias, textos de pesquisa(informativos), histórias ( narrativas), bilhetes , etc. As atividades estão também sempre relacionadas às artes ( plástica, música, dramatização e dança), tornando a alfabetização mais lúdica e prazerosa, além de ampliar o conhecimento cultural das crianças.

      As atividades com sílabas que não são iniciais são apropriadas aos alunos de níveis silábico-alfabético e alfabético. As crianças que estão nos níveis pré -silábico e silábico terão dificuldades em realizar atividades que se referem as sílabas que não são iniciais, principalmente àquelas de juntar as sílabas e formar palavras, no entanto podem realizar as atividades em que percebem o som da primeira letra e escrever esta abaixo do desenho. A sílaba inicial é percebida através do som da letra inicial. Os pré-silábicos irão aos poucos percebendo que cada vez que abrimos a boca sai uma sílaba da boca, e avançam para o nível silábico, só que a sílaba para eles representa uma letra . Para os alunos silábicos, proponho atividades para completar a palavra com a letra inicial , à fim de que relacionem fonema/grafema de vogais e principalmente de consoantes, pois as crianças apresentam mais dificuldades em perceber o som destas. Também são propostas outras atividades, como: trocar as vogais na sílaba transformando a palavra, contar o nº de letras e sílabas, pedir que lêem o que escreveram e colocar tracinhos para completarem com a letra que está faltando na palavra . Estes procedimentos interferem na hipótese silábica desses alunos , promovendo o avanço para os níveis silábico-alfabético e alfabético. Atividades com letras móveis são apropriadas para os alunos com hipóteses iniciais de escrita ( pré-silábicos e silábicos).

      Apesar dessas atividades sistematizarem o grupo silábico de determinada letra , este não é fruto de memorização , mas de idéias construídas logicamente pelas crianças que avançam em seus níveis de escrita, nos quais a intervenção da professora na lógica de pensamento dos alunos os fazem mudar as suas hipóteses iniciais sobre a escrita. Não são apresentadas somente as sílabas simples, mas as complexas também , que são reforçadas à partir do mês de agosto ou setembro. As atividades com chamadinha e nomes dos alunos não são realizadas somente no início do ano.

      Quanto a letra cursiva, as crianças passam a escrever com estas quando avançam para o nível alfabético de escrita. Isto não quer dizer que as crianças não são apresentadas a esta. São apresentadas aos quatro tipos de letras, só não são obrigadas a escrever com a cursiva. A seguir um pequeno texto sobre a utilização da letra de forma na alfabetização.


                                                      

                                                                     Karla Cristina Carrozzino  Gaudencio



Na alfabetização, a letra de forma é ensinada primeiro que a cursiva


      É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de forma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo! Realmente, dá certo, mas há uma explicação do motivo pelo qual essa maneira é a melhor!

      A criança está desenvolvendo a motricidade na fase da alfabetização e a letra do tipo bastão é mais fácil para se adequar neste momento. Os rabiscos começam a se endireitar e formar letras.

      As letras de forma são ideais para esta fase, pois os caracteres são individuais e podem ser escritos um após o outro. Os traços são resumidos a pauzinhos aglomerados uns nos outros. Já as letras cursivas exigem uma agilidade maior, uma vez que, além de outras finalidades, são utilizadas para tornar o registro mais rápido.       O traçado simples das letras de forma dão maior liberdade no ato da escrita, ao contrário das “letras de mão” que precisam de uma organização maior. O ato de ligar uma letra a outra também dificulta o processo, pois anula a ação de tirar o lápis do papel e investir as forças na próxima letra, o que ordena um esforço motor maior.

      Além disso, antes mesmo de serem alfabetizadas, as crianças já possuem contato com as letras de imprensa em jornais, na televisão, em livros, gibis. Elas não conseguem ler, mas fica na memória visual das mesmas.

      Logo, a percepção da letra de forma é mais rápida e fácil do que da letra cursiva. No entanto, é importante trabalhar com esta última, assim que o infante se habituar à primeira. Não há problemas se as duas formas coexistirem por um tempo, porque independente da letra o que deve sempre estar em foco é a escrita. Pois mais importante do que a letra que a criança escolhe, é a compreensão da escrita como um ato de comunicação.

·         Por Sabrina Vilarinho

·         Graduada em Letras



Concepções de ensino-aprendizagem

      Embora as atividades de alfabetização estejam em uma ordem, estas são cíclicas e paralelas, como por exemplo,  as atividades com produção e leitura de textos devem ser realizadas em todos os níveis psicogenéticos de escrita, sendo assim, devem estar presentes desde o início do ano, assim como o trabalho com nomes não deve ser realizado, apenas no início do deste. Outra consideração: embora os eixos da disciplina de Linguagem ( aquisição do sistema de escrita,  apropriação da cultura escrita, leitura e produção textual) estejam separados, estes são trabalhados juntos, embora alguns autores separem os eixos como se não fossem interligados. A existência  de duas metodologias em que são planejadas as atividades de alfabetização, não descarta a possibilidade de se trabalhar com ambas.  A primeira apresenta uma abordagem construtivista, que nos possibilita trabalhar a aquisição do sistema de escrita alfabética de forma interdisciplinar, em que escrita   é o registro da linguagem, não há uma sequência, o que organiza as atividades e aquisição do sistema de escrita são os temas das áreas escolhidas pelas crianças para estudar. É fato que a escola e a sociedade nos exigem como professora ou professor uma organização didática como o método tradicional  para aquisição do  SEA ( sistema de escrita alfabética), como os métodos fônico e silábico.   A aquisição do SEA é o que a maioria dos professores alfabetizadores se dedicam a maior parte tempo. Muitas vezes é difícil dividir esse tempo,  no entanto sabê-lo dividir com atividades de:  apropriação da cultura escrita, aquisição do sistema de escrita, leitura, produção textual, ciência, história, geografia  e matemática , além de atividades  apropriadas aos níveis de escrita dos alunos depende de um bom planejamento interdisciplinar de forma que possamos alcançar nosso objetivo principal, que é a aprendizagem de todos os alunos.


                                                                                           Karla Cristina Carrozzino Gaudencio


 
ATIVIDADES COM OS NOMES





·Conteúdos: Nomes dos Alunos



·Objetivos específicos:


·Reconhecer globalmente os nomes dos colegas, a letra inicial e final. Realizar comparações com os nomes dos alunos, percebendo semelhanças e diferenças entre as letras do nome do aluno e dos colegas.

·Relacionar fonema /grafema das iniciais dos nomes e comparar outras palavras e nomes que começam com o mesmo som.

·Relacionar letra e sílaba inicial após apresentação das vogais.

·Apropriar-se da aquisição do sistema de escrita de forma significativa, pois os nomes os são para as crianças, tornando-se mais fácil para estas a memorização de nomes , letras e sílabas.

· Reconhecer a origem do seu nome e de seu sobrenome, através de pesquisa com os pais em casa, proporcionando aos alunos conhecerem a sua história, através de consultas a registros como certidão de nascimento e relatos orais dos pais.

·Conhecer gêneros textuais, como poemas e textos informativos em torno do tema "Nome".

·Procedimentos didáticos:

·Chamadinha com os nomes dos alunos . Perguntar de quem é o nome. Qual o nome da primeira letra e da última. Comparar com os nomes de outros colegas. Perguntar quais colegas começam com a letra de determinado aluno. Comparar dois nomes e perguntar semelhanças e diferenças.

·Escrever o nome sem olhar no telhadinho e desenhar o seu autorretrato.

·Enfeitar a primeira letra do nome com papel recortado, cola colorida, bolinhas de papel crepom, sementes, etc. Escrever o nome abaixo da primeira letra e se desenhar. Mostrar na roda, relatar e prender no barbante ou mural.

·Confeccionar um alfabeto com nomes. Entregar silhuetas aos alunos e pedir que desenhem as características nestas, depois irão colar a silhueta e o nome na letra do alfabeto.

·Pesquisar figuras que começam com a mesma letra do nome. Socializar na roda para que os alunos associem as letras dos nomes de todos os colegas . Esta apresentação dura uma semana.

·Poema “Nome da Gente" de Pedro Bandeira. Leitura no cartaz e individual, acompanhando com o dedinho as palavras e os versos. Conversa sobre o poema. Pesquisa sobre a origem do nome. Socialização na roda. Esta apresentação oral dura uma semana, pois chamo de quatro a cinco alunos para se apresentarem por dia.

·Formar o nome do aluno e dos colegas com letras móveis.

·Escrever os nomes dos colegas sem olhar no telhadinho.

·Escrever nomes de meninos e meninas, agrupando-os.

·Contar o número de letras dos nomes. Marcar cada letra com tracinhos e bolinhas. Escrever o numeral se já souberem. Fazer um X no nome mais comprido e circular o nome mais curto.

·Completar os nomes com a letra inicial.

·Completar os nomes com letra e sílaba inicial.

·Colocar no mesmo conjunto os nomes que começam com as mesmas letras.

·Ligar o nome a letra inicial

·Organizar as letras dos nomes. ( Letras móveis ou atividade em folha)

·Bingo com nomes

·Pesquisa da origem do sobrenome, árvore genealógica, consulta a certidão de nascimento

·Conhecer o sobrenome e aprender escrevê-lo, copiando-o do telhadinho. O telhadinho deverá ser confeccionado de um lado com a letra de forma maiúscula e do outro lado com a letra cursiva. Quando as crianças estiverem alfabéticas e com maior desenvolvimento da coordenação motora fina, podem começar a escrever com a cursiva, embora algumas crianças optem por escrever com esta desde o início do 1º ano, pois apresentam níveis mais avançados de escrita e maior desenvolvimento da coordenação motora fina. A cor deve ser a mesma para meninos e meninas e não deve ter nenhuma outra pista sobre o nome como fotos e desenhos, pois o objetivo é que a criança reconheça o nome globalmente , as letras inciais e finais e realize comparações entre os nomes.

 

A HISTÓRIA DA ESCRITA
LINGUAGEM ( EIXO: APROPRIAÇÃO DA CULTURA ESCRITA)
INTERDISCIPLINARIDADE: CONHECIMENTO SOCIAL - HISTÓRIA)

·Conteúdo: “História da Escrita
·Objetivos específicos:Conhecer a história da escrita e a função social desta para a humanidade.
·Procedimentos didáticos:
· Leitura de texto informativo pelo professor e acompanhados pelos alunos com o dedo nas palavras do texto. Conversa sobre o texto.
·Pesquisa para fazer uma linha do tempo sobre a história da escrita.
·Realizar desenhos que expressem seu pensamento, assim como faziam os homens pré-históricos e atividades com impressão de figuras desenhadas pelos alunos . Utilizar tinta alaranjada e misturar com argila, para ficar da cor das figuras rupestres. Mostrar na roda e relatar.
·Trabalhar textos informativos sobre a escrita egípcia ( hieróglifos).
·Conteúdo: outras formas de escrita que o aluno já conhece ( leitura de imagens e leitura globais de rótulos)
·Objetivos específicos: reconhecer sinais sociais /texto não verbal( gestos, músicas, figuras, obras de arte), símbolos( placas de trânsito, de banheiro, etc. ) e
 Leitura globais de rótulos , mostrando aos alunos que já sabem ler muitas coisas e que a escrita não é somente registrada com letras).
·Procedimentos didáticos : pesquisar rótulos e mostrar na roda o que leram. Colar na letrinha do alfabeto que começa o rótulo.
·Entregar folhas de atividades com símbolos de rótulos e marcar aqueles que consegue ler.

·Conteúdo: Alfabeto ( vogais e consoantes)
·Objetivos específicos:reconhecer todas as letras do alfabeto, percebendo que as letras se dividem em vogais,consoantes e três letras estrangeiras. Conhecer a função da ordem das letras do alfabeto no nosso cotidiano, a quantidade de letras no alfabeto e a função social da escrita na sociedade.
·Procedimentos: Apresentar o alfabeto, apontando e nomeando as letras. Perguntar as crianças para que servem as letras. Concluir que as letras se juntam e formam palavrinhas que iremos ler e escrever em textos como livros de histórias, jornais, revistas , de pesquisa, internet, etc..
·Depois da conversa, propor que contem junto com a professora a quantidade de letras do alfabeto. Concluir que são 26 letras.
·Mostrar que as letras do alfabeto se dividem em vogais e consoantes e três letras estrangeiras. As vogais estão na cartolina vermelha, as consoantes estão na azul e as letras estrangeiras estão na cartolina verde.
·Destacar as vogais e dizer que sem elas as outras letras chamadas de consoantes ficam mudas ( sem voz ) e precisam das vogais para terem som ( voz). Dar exemplos com os nomes das crianças, mostrando as vogais nos nomes destas. Mostrar as três letrinhas estrangeiras K , W e Y e dizer que estão nosnomes de pessoas, produtos estrangeiros , filmes e desenhos. Ex: Weslley, Karla, Yoki, Wolverine, etc.
·Dizer que iremos confeccionar um alfabeto com os nomesdos alunos. Entregar a silhueta e cada um irá desenhar suas características nestas. Colar a silhueta e nome na letra do alfabeto. Dizer que nas letras que não tem nenhum nome , irão desenhar algo que comece com o som destas letras e escrever os nomes dos desenhos.
P. S:
A letra “Y” é considerado vogal, por ter o mesmo som do I, porém o classifico no grupo de letras estrangeiras e explico que tem o mesmo som da letra I. Ex:Igor ou Ygor.
O “W” apresenta os sons das letras “U” e “V”, tendo som de vogal e consoante , dependendo da palavra. Ex: Wolverine e vovô , Wallace e uva.
A letra “K”, apresenta som de “ C”, quando se junta com as vogais A , O, U e som de “Q”. Ex: Catorze ou quatorze, Kero ( rótulo estrangeiro) quero ( verbo), Kiko ( nome )ou quico ( verbo quicar).
·Conteúdo: “Vogais”
Objetivos específicos: reconhecer o som das vogais nas iniciais das palavrase no meio destas . São fonemas que fazem vibrar as cordas vocais, cujo som não produz nenhum obstáculo à corrente de ar. São silábicos , isto é sempre constituem a base da sílaba, já que não existe sílaba sem vogal, sendo portanto mais fácil para as crianças perceberem seu som inicial e a sua função na sílaba.
·Procedimentos : Cantar a música“O Sapo Não Lava oPé”. Substituir as vogais nas palavras.Mostrar as vogais em cartazes e pedir que digam o que começa por determinada vogal, enfatizando o som inicial na palavra.
·Pesquisar figuras que comecem com as vogais
·Fazer um cartaz com as cinco vogais
·Mostrar uma figura por vez e pedir que digam com qual vogal começa determinada figura. Entregar para a criança escolhida colar no cartaz da vogal.
·Realizar atividades referentes às vogais iniciais e no meio das palavras. Ex: envolver figuras que comecem com determinada vogal, completar palavras com as vogais iniciais, completar as palavras com as vogais que faltam, recortar e colar as figuras nos conjuntos das vogais.
·Conteúdo: “Encontros vocálicos”
·Procedimentos:Mostrar que se duas vogais se juntam formam palavrinhas. Utilizar essas palavrinhas em situações cotidianas, realizando atividades de leitura e escrita.
Observação:essa atividade na verdade não é necessária, mas podemos utilizá-la em um contexto significativo de representações teatrais dos alunos , com a leitura em cartazes das palavrinhas). Afinal os encontros vocálicos existem na língua portuguesa.



·Conteúdo:Sons Nasais
·Procedimentos:Mostrar o som das vogais sem o til e com o til e dizer que com este as vogais ficam com som de nariz ( som nasal). Realizar atividades para completar palavras com sons nasais ( ão, ã, ãe, õe).
P S:algumas crianças em níveis iniciais também apresentam dificuldades em entender esses conteúdo , que é superado quando vão fazendo a relação entre a fala e a escrita.

 Conteúdo: Consoantes
Objetivos específicos: relacionar fonema/grafema das inciais das palavras , sendo sons de consoantes e não somente vogais, para que a criança conheça a relação fonema das letras do alfabeto para que possa contruir a escrita, avançando para níveis mais avançados de escrita.
Procedimentos: lista de palavras de determindo campo semântico, perguntando com que letra e sílaba inicial, começa a palavra. Completar as palavras com as letras iniciais,ligar as palavras as letras iniciais, completar palavras com as consoantes que faltam.

 Encontros vocálicos :essa atividade na verdade não é necessária, mas podemos utilizá-la em um contexto significativo de  representações teatrais dos alunos , com a leitura em cartazes das palavrinhas, afinal os encontros vocálicos existem na língua portuguesa.





ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES DE LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA NO CONTEXTO DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO NATURAL E SOCIAL
( Atividades com todos os fonemas de acordo com os níveis de escrita dos alunos) 
O NOSSO CORPO
Conteúdo: Tema:“Nosso Corpo e Nossa Identidade” ( atividades interdisciplinares)
·Objetivos específicos:
·Inserir as crianças no ambiente escolar de forma agradável para que se sintam seguras no novo ambiente. Promover a apresentação entre as crianças e a professora. Reconhecer os nomes, mostrando o telhadinho.
·Avaliar se as crianças já reconhecem e escrevem o nome próprio e se apresentam noção do seu esquema corporal.
·Promover roda de conversa, conhecendo as crianças através de relatos das suas preferências. Avaliar o grafismo e níveis de escrita.
·Conhecer as partes do nosso corpo ( cabeça , tronco e membros, órgãos internos e suas funções).
· Avaliar e desenvolver a noção de esquema corporal
·Avaliar e desenvolver a noção de orientação espacial (noção de direção, sentido e posição).
·Avaliar e desenvolver a coordenação de movimentos amplos
· Avaliar e desenvolver a coordenação de movimentos finos.
·Avaliare desenvolver a noção de grandeza.
·Avaliare desenvolver a noção de organização temporal.
·Avaliar e desenvolver a noção de comparação e classificação.
·Avaliar e desenvolver a noção de número.
·Propor atividades para casa de pesquisa sobre a identidade e história do aluno, à fim que o aluno conheça a si e sua história, além de estimular interação familiar e desenvolvimento da oralidade.
·Procedimentos:
·Apresentar-se as crianças mostrando o nome da professora no crachá econhecê-las , fazendo a chamadinha com os telhadinhos. Perguntar se reconhecem nomes e letras iniciais. . Realizar atividades lúdicas ( história, pintura, jogos, massinha) ea apresentação do espaço escolar)
·Desenhar o próprio corpo e escrever o nome sem olhar no telhadinho. Entregar telhadinhos para que comparem na roda.
·Desenhar escrever ( escrita espontânea) o que mais gosta e o que menos gosta. Apresentarem-se na roda, mostrando desenho e relatando o que desenharam e escreveram. Avaliar de forma diagnóstica o grafismo e nível de escrita.
·Realizar brincadeiras e músicas que desenvolvam o esquema corporal, orientação espacial, coordenação de movimentos amplos, atenção e equilíbrio. Ex: músicas ( sai , sai piaba, cabeça, ombro, joelho e pé, boneca de lata). Brincadeira do espelho , descobrir o amigo tateando as partes do corpo com os olhos fechados. Seu mestre mandou, pedindo as crianças para se orientem no espaço. Introduzir os conceitos de esquerda e direita , através de uma brincadeira que lembre morto/vivo. Organizar de 4 a 5 alunos. Depois pedirem que dêem um pulo à esquerda e depois um pulo à direita, quem errar vai saindo. Levantar a mão direita quem gosta de sorvete, levantar a mão esquerda, quem gosta de canjica. Mostrar que o lado que começo a escrever no quadro é o lado esquerdo e o outro lado é o direito.
·Solicitar que uma criança deite no papel pardo e fazer o contorno desta. Propor que as crianças nomeiem as partes do corpo. Escrever os nomes dessas partes e com os relatos dos alunos sobre a escrita. Enfatizar a primeira letra da palavra. Nomear o novo amiguinho da sala e pedir que coloquem uma roupa neste com recorte de papel. Complementem o boneco, desenhando as unhas, risquinhos dos dedos, as partes do rosto, o cabelo, etc.
·Fazer um texto coletivo sobre o novo amigo. Entregar folha com boneco desmontado e pedir que as crianças montem o boneco, recortando e colando. Dizer que o nosso corpo é dividido em três partes ( cabeça , tronco e membros, que são os braços e pernas) e também os órgãos internos . Avaliar conhecimento prévio sobre os órgãos e suas funções. Registrar e mediar a conversa. Mostrar cartaz ( estômago, coração, pulmões, etc.).
·Pedir que as crianças completem os nomes das partes do corpo com a letra inicial.
·Escrevam os nomes das partes do corpo de acordo com as hipóteses de escrita. Escrever uma frase sobre uma das partes do corpo. ( avaliação diagnóstica). Ditar uma palavra monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba e uma frase. Ex: pé, boca, cabeça, cotovelo. A boca serve para comer.
· Propor que as crianças desenhem um boneco com um chapéu em cima da cabeça, um anel no dedo esquerdo e um relógio no braço direito. Uma árvore do lado esquerdo , frutas em cima da árvore e uma embaixo desta e uma flor do lado direito. Realizar outras atividades no livro ou folhas de atividades que desenvolvam as noções de posição, direção e sentido.
·Entregar uma revista para as crianças e pedir que recortem a cabeça de uma pessoa e as completem com o que falta no corpo.
·Acompanhar a leitura da parlenda ( Dedo mindinho, seu vizinho). Estimular os alunos a observar o tamanho dos dedos das mãos, brincando de dar nomes aos dedos. Depois, perguntar. Quais dedos vocês acham pequenos, quais vocês acham grande? Levantem o dedo para mostrar! Fazer o contorno das mãos em uma folha e pedir que pintem o dedo maior de vermelho e o dedo menor de azul. Após, pedir que levantem a mão direita e esquerda, propor que desenhem um anel no dedo esquerdo e uma pulseira no braço direito. Realizar outras atividades no livro ou folhas xerocadas referentes às noções de grandeza e posição.
·Ordenarem-se por tamanho, do menor para o maior e vice-versa. Realizar atividades no livro referentes à grandeza. Pedir que cortem tiras medindo cinco alunos e messam com palmos das mãos. Quantos palmos cabem na medida do João e do Pedro? Ordenar as tiras do menor para o maior. Falar que essas medidas não são convencionais, pois não nos dão as medidas exatas e por isso, usamos instrumentos de medida como a fita métrica. Medir os alunos na fita e registrar. Perguntar qual o maior, menor , qual a média de medida da turma.
·Cantar a parlenda da “Galinha do Vizinho”. Pedir que contornem os dedos das mãos de acordo com o numeral. Colar ovinhos de acordo com o numeral. Cada criança irá fazer um numeral. Para que não fiquem crianças sem fazer a atividade,é necessário repetir os numerais. Fazer a dobradura da galinha e colar no cartaz.
·Imprimir as mãos com cola colorida e pedir que as crianças desenhem os detalhes das mãos. Contornem os pés e comparem semelhanças e diferenças entre mãos e pés. Registrar relatos.
·Mostrar o autorretrato da Tarsila do Amaral e falar que a artista, olhou-se no espelho e retratou seu rosto com suas características. Pedir as crianças que façam o mesmo e mostrem na roda. Concluir que cada um é de uma forma fisicamente e de jeitos diferentes tambéme temos que respeitar os amigos nessas diferenças, além de ajudar aqueles que não podem enxergar, escutar, aprendem mais lento do que os outros, não podem andar, etc. Contar a história do mundinho ou outro que fala sobre as diferenças e realizar atividade sobre este.
·Realizar atividades com os cinco sentidos: visão, olfato, audição, tato, gustação, através de atividades concretas, que os façam sentir a importância desses sentidos e também atividades de leitura e escrita na folha.Tato: tatear os amigos com olhos fechados e descobrir quem são estes. Tatear materiais com o pé e descobrir quais são. Olfato; sentir o cheiro de flores , perfumes e alimentos e descobrir o que são. Gustação: sentir o gosto de alimentos azedos (limão, salgados e doces) e dizer o gosto e qual alimento. Visão : apreciar obras de artes e dizer o que observam por meio da visão( falar da biografia do artista e fazer a releitura). Nomear e misturar cores com tinta. Colocar uma venda na criança e pedir para tentar se localizar no espaço seguindo as orientações de sentido( frente , atrás, esquerda, direita, brincar de cabra-cega.Mostrar em livros o “Braille”( escrita usada pelos cegos para ler e escrever) Audição; ouvir sons de diferentes instrumentos e descobrir qual é, ouvir sons de diferentes sons de animais, trovões e descobrir quais são. Mostrar o alfabeto de “Libras” ( linguagem utilizada pelos surdos para se comunicar , ler e escrever).Realizar atividades de leitura e escrita espontâneas, cruzadinha, associar o sentido a sua função , ligando desenho a palavra. Escrever uma frase ou texto sobre um órgão do sentido. Conversar sobre cada órgão do sentido e realizar pesquisas.
·Realizar atividades de pesquisa para casa sobre os dados pessoais do aluno( nome todo, idade, nome dos pais, etc.), sobre a linha do tempo ( história de vida). Essas atividades deverão ser escritas pelos pais , porém estes devem conversar com os filhos sobre o que foi pesquisado para que estes possam transmitir oralmente a sua história para turma. É necessário deixar um recado para os pais , quanto ao procedimento da atividade. Essa atividade , demora uns cinco dias, pois chamo de 5 em cinco alunos para se apresentarem.
Atividades que enfatizam a relação fonema/grafema de palavras que iniciam com a mesma letra , enfatizando-se o som da letra e sílaba inicial.
  •  Objetivos específicos: relacionar o som de palavras que iniciam com a mesma letra, no caso a letra B. Conceituar sílaba.Contar número de sílabas e letras, ler e escrever  palavras e textos , tanto de forma global, como decodificada em um contexto de letramento com diversos gêneros textuais que tenham sentido pela criança por sua função social,
  • Procedimentos didáticos:

    • DESTAQUE DA LETRA  B. PALAVRA ESCOLHIDA PELAS CRIANÇAS:: BORBOLETA
    • Leitura dos versos da poesia junto com as crianças, depois voltar no verso e perguntar se sabem o que está escrito neste, observando a letra que inicia o verso e outras observações, conversa sobre esta e o tipo de texto, trabalhar as rimas. Destaque da palavra borboleta e a relação fonema grafema da letra e sílaba inicial. Contar nº de letras e sílabas da palavra.
  • OUTRAS PALAVRAS QUE COMEÇAM COM O SOM DA LETRA “B”
  • Lista de palavras ditadas pelas crianças. As crianças falam com que letra começa, soletram como se escrevem as sílabas iniciais e as outras sílabas da palavra , neste momento já sabem que cada vez que abrimos a boca sai um pedacinho que se chama sílaba, contando com os dedos o número destas. São destacadas em vermelho a letra e sílaba inicial.
  • PESQUISA SOBRE A BORBOLETA
  • Pesquisar sobre a borboleta, após conversa na sala , sobre o que sabem. Envio de perguntas para casa, formuladas junto com as crianças.
  • ATIVIDADE  DE ESCRITA EM QUE SE ENFATIZA O SOM DA LETRA INICIAL
  • De forma que  tenham palavras que comecem com o som de outras letras e  a criança possa selecionar àquelas que iniciam com a letra B.
  • LEITURA E DESTAQUE DO GRUPO DE SÍLABAS DA LETRA “B”
  • As crianças irão destacar as sílabas iniciais e desta forma ligar ao desenho
  • ESCRITA DE PALAVRAS
  • Escrever palavras na cruzadinha, se faltar letra ou sobrar a criança irá concluir que precisa repensar o que escreveu. É também aconselhado escrever no caderno ou na folha as palavras da cruzadinha, pois assim a criança percebe que se escreve da esquerda para a direita e no sentido horizontal. Pedir para lerem o que escreveram, pois ao mesmo tempo aprendem a ler e a criança também nota se está faltando alguma letra. A cruzadinha torna a atividade mais prazerosa para o aluno.
  • LEITURA DE PALAVRAS
  • O objetivo da atividade é a leitura de palavras, por isso as crianças são chamadas na mesa individualmente para ler, enquanto as outras se ocupam procurando as palavras e pintando. As crianças gostam de caçar palavras
  • TEXTO COLETIVO SOBRE A BORBOLETA
  • Produção de texto coletivo, após as pesquisas realizadas. As crianças ditam o que descobriam sobre a borboleta e a professora escreve em um cartaz, as crianças percebem o sentido da escrita, da esquerda para a direita, a estrutura frasal, orientação espacial do texto e que a escrita é o registro do pensamento
  •  ( linguagem), o qual apresenta a função de informar. Também aprendem a escrita alfabética .



LEITURA REALIZADA A PARTIR DO RELATO E ESCRITA DE UM  ALUNO.


A  LAGARTA  NASCE  DO  OVO. 
ELA   VAI    PARA   O   CASULO  E  VIRA   BORBOLETA. 
    • TEXTOS INFORMATIVOS INDIVIDUAIS SOBRE A BORBOLETA
    • O objetivo desta atividade é a produção de textos informativos, mesmo que este seja uma frase, trabalhando-se a estrutura frasal ( espaço entre as palavras na frase e pontuação final), após o texto coletivo ditado pelas crianças, estas produzem seus próprios textos em interação com crianças em diferentes níveis de escrita, pedindo a intervenção da professora e consultando palavras no texto coletivo.
    • ESCRITA E LEITURA DO PRÓPRIO TEXTO



  • DESENHO E ESCRITA DA METAMORFOSE DA BORBOLETA. ANA CAROLINA LEVOU UM CASULO PARA A SALA.
  • Pedir as crianças para que registrem com desenho e depois a escrita das fases da metamorfose da borboleta
  • ANIMAIS QUE FAZEM  PARTE DO GRUPO DE INSETOS COMO A BORBOLETA. ESCRITA ESPONTÂNEA.
  • Após conversarmos sobre as características da borboleta. Dizer que esta faz parte do grupo dos insetos. Pedir que as crianças falem os nomes de outros animais que também são insetos como a borboleta. Desenhar e escrever os nomes destes insetos de acordo com as hipóteses de escrita. Muitos nomes apresentam sílabas não canônicas e variados fonemas.

    • POESIA CRIADA PELAS CRIANÇAS SOBRE A BORBOLETA
    • Após trabalharmos com rimas, pedir as crianças para produzirem outra poesia sobre borboletas. Pedir que uma criança inicie um verso e outra continue. No verso seguinte a última palavra tem que rimar com a última do verso anterior. O que rima com jardim?
    • Falar da estrutura do gênero textual: poesia.









Abaixo estão descritos os níveis de escritas (hipóteses),  processo pelo qual passam as crianças até alcançar a escrita alfabética.






Hipótese pré-silábica

·Características
 


. Utilizam números, letras e pseudo letras.

. O critério de seleção é forte.

. Não compreendem que a escrita é a representação da fala.

. Realismo nominal ( quanto maior o objeto , maior o número de caracteres). Ex: A formiga é pequena , por isso se escreve com menos letras, enquanto que o boi é grande, então eles escrevem com mais letras. Ex: FTSU =SOFÁ.

. Intervenções pedagógicas e procedimentos didáticos

.O trabalho com o reconhecimento global dos nomes dos colegas, a letra inicial destes, as semelhanças e diferenças entre os nomes, intervém nas hipóteses de alunos pré-silábicos. As crianças neste nível, apesar de não escreverem de forma alfabética, memorizam as palavras com muita facilidade , esta memorização intervém em suas hipóteses iniciais. As atividades com relação fonema/grafema da inicial de palavras, auxiliam na consciência fonológica das crianças, percebendo que cada letra tem seu som.

·Associação palavra X objeto .

·Memorização global de palavras significativas

·Análise da constituição das palavras quanto a sua inicial, sua letra final, número de letras, ordem das letras e natureza das letras.

·Escritas espontâneas ( conforme as hipóteses de escrita)

·Análise dos aspectos gráficos das letras- topológicos, de forma, de posição- em dois tipos de letras, cujo objetivo é atingir a invariância de suas formas.

·Distinção entre letras e números

·Introdução dos aspectos sonoros, através das iniciais de palavras significativas.

·Vinculação de discurso oral e texto escrito

·Textos de memória ( poesias, parlendas, músicas, brincadeiras, etc.)

·Distinção entre imagem e escrita

·Reconhecimento de diferentes gêneros e suportes textuais

·Reconhecimento das letras como constituintes do texto.

·Introdução a distribuição espacial do texto e orientação das frases.

Atividades( Procedimentos didáticos)

. Realizar atividades com os telhadinhos ( nomes dos alunos) , na roda, pedindo para reconhecerem seu nome , a letra inicial e final,os nomes dos colegas e as letras iniciais e finais. Comparar semelhanças e diferenças entre os nomes.

. Contato com variado material de leitura: livros de história, revistas, livros de pesquisa, jornais, etc.

. Atividades de escrita espontânea.( escrever de acordo com o tema abordado em sala. Desenhar e escrever os nomes das partes do corpo, hábitos de higiene , nomes dos profissionais da escola, animais mamíferos, etc.)

. Agrupar na folha letras e numerais

. Realizar atividades com parlendas e músicas que trabalham relação quantidade/numeral, contagem com os dedos, materiais concretos, desenhos , contagem dos alunos e uso do calendário.

. Manipulação intensa com alfabeto móvel.

Desenho livre econforme o tema trabalhado, massinha, pintura, recorte, colagem , dobradura, jogos de alfabetização e de construção , uso de sucata, etc.

.Atividades com o grupo e depois em folha. Lista de palavras de algum campo semântico. Os nomes são relatados pelos alunos que dizem qual letra inicial começa.Atividade em folha. Completar as palavras com letra inicial , consultando o retângulo com as letras.Associar ( ligar palavra ao desenho, percebendo a letra inicial da palavra).

. Classificar palavras ou nomes que se parecem – as que começam com a mesma letra, que possuem o mesmo número de letras, palavras grandes e pequenas.

. Bingo com nomes dos alunos, com letras, nomes de animais, etc.

Jogo de memória ( letra/desenho ou palavra iguais)

. quebra/cabeça

jogo da trilha com alfabeto.

. Jogos com alfabeto móvel: cobrir nomes com as letras, formar o nome ou colegas tendo como suporte o telhadinho

. Separar e agrupar letras iguais

. Formar nomes de palavras significativas, tendo estas como suporte.

. Álbuns

. Com os nomes da turma ( desenho /nome)

. De animais ( desenho/nome)

. Da história de vida das crianças

.Jogos e brincadeiras orais:

. Rimas

.Adivinhações

.Telefone sem fio

. Recados orais

.Hora da novidade

. Outras atividades e brincadeiras:

. Leitura de poemas, quadrinhas, parlendas, músicas, etc.

. Planejamento da rotina da sala.

.Avaliação dos trabalhos do dia.

. Relatório oral das experiências

. Histórias mudas

. Produção de texto oral – coletivo

. Estudo e interpretação de gravuras

. Jogos de atenção

. Análise e síntese de palavras

. Interpretação oral de textos

. Reescrita com representação de desenhos de texto trabalhado.

.Reconto e reescrita de histórias

. Auto-ditado e escrita espontâneas







Hipótese silábica

· Características
 

· Percebe a relação entre a oralidade e a escrita

· Usa uma letra para cada sílaba

· Pode ou não fazer uso de valor sonoro ( de vogal ou consoante)

· Determina mínimo de letras.  Ex:  OA=SOFÁ

· Intervenções


· Trabalhar com os nomes dos alunos e outras palavras significativas( ênfase na análise da primeira letra no contexto da primeira sílaba. Contraste entre palavras memorizadas globalmente e a hipótese silábica: contagem do número de letras e desmembramento oral das sílabas e hipóteses de repartição de palavras escritas.

· Reconhecimento do som das letras pela análise da primeira sílaba.

. Prosseguimento do estudo das formas e da posição das letras em seus dois tipos- letra de forma ( maiúscula) e cursiva.

. Reconhecimento de diferentes gêneros e suportes textuais.

. Uso preferencial de textos, cujo conteúdo já está gravado de antemão ( poesias, músicas, parlendas, brincadeiras, etc.)

. Proposição de localização de qualquer palavra no texto, incluindo verbo se partículas pequenas como artigos, preposições, etc.

. Introdução a distribuição espacial do texto e orientação das frases.





Procedimentos didáticos


· Realizar atividades com os telhadinhos ( nomes dos alunos) , na roda, pedindo para reconhecerem seu nome , a letra inicial e final,os nomes dos colegas e as letras iniciais e finais. Comparar semelhanças e diferenças entre os nomes.

. Realizar atividades em folha com os nomes dos alunos. Copiar os nomes , escrever os nomes de memória. Completar os nomes com letra e silaba inicial, agrupar nomes que começam com a mesma letra, contar número de letras e sílabas, perceber semelhanças e diferenças, pintando a letra que mudou o nome, organizar as letras dos nomes com as letras móveis , tendo o telhadinho como suporte.

. Realizar listas de palavras de palavras de algum campo semântico . Pedir que as crianças relatem letra e sílaba inicial. Pedir que digam quantos pedacinhos (sílabas tem a palavra).Mostrar na palavra como se escreve cada pedacinho. ( grupo)

. Escrita espontânea de palavras de algum campo semântico.

. Contar número de letras e sílabas de palavras de algum campo semântico.

.Organizar letras das palavras de determinado campo semântico, tendo a palavra como suporte.

. Escrita e recebimento de cartas, avisos e outros.

. Elaboração de textos coletivos e individuais ( conforme hipótese de escrita). Obs: pode ser uma frase.

Transcrição de contos e brincadeiras conhecidas, histórias inventadas pelas crianças, acontecimentos atuais, etc.

. Reconto e reescrita de histórias.

. Leitura de poemas, músicas, parlendas e outros textos significativos e previamente memorizados.

. Completar lacunas em textos e palavras.

. Dicionário ilustrado com desenhos e escrita dos respectivos nomes do jeito da criança.

. Ditado de palavras e frases para diagnóstico do nível conceitual do aluno.

. Ditado feito pelos alunos. Cada um falando do seu jeito como se escreve a palavra.

. Ditado com figuras , para o aluno escrever apenas a letra inicial.

. Ditado para si mesmo, cada aluno faz o seu próprio ditado e após a atividade a professora ouve o que cada aluno quis escrever.

. Ditado para o professor. Os alunos ditam as palavras e depois de várias versões , o professor mostra como é escrito nos livros.

.Colocar letras em ordem alfabética.

. Trabalhar com o computador.

. Construir lista de palavras com cada letra do alfabeto e expor na sala.

. Contar o número de palavras de cada frase.



Nível silábico-alfabético

· Características



· Fase de transição -silábico- alfabético

· Na mesma palavra, ora compõe sílabas de forma convencional, ora não compõe, escrevendo uma letra para cada sílaba.

· Faz maior uso de consoantes

· Acreditam que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B= BE . Ex: ORUGA =CORUJA

Nível alfabético



· Características



· A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.

· Características:

· Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;

· Desconsideram  o espaço as entre palavras nas frases.

· Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.

Ex: MACACO, CAMELO, LEÃO, PERIQUITO.


· Intervenções e procedimentos didáticos para os níveis silábico –alfabético e alfabético



. Escritas espontâneas

. Atividades com alfabeto móvel e sílabas móveis

· Cruzadinhas

· Texto lacunado

· Pedir para a criança ler o que escreveu

· Atividades em folhas xerocadas com sílabas simples e complexas para a formação de palavras.

· Ortografia: ditado de palavras com sílabas simples e complexas. Ditado de frases.

.Uso do dicionário para verificar as palavras.

. Distribuição espacial do texto e orientação das frases.

· Produção de textos e revisão destes. Trabalhar vários estilos discursivos , considerando a pontuação, ortografia, coesão textual e criatividade.

· Leitura e interpretação de textos ( poemas, narrativas, textos informativos, músicas, parlendas, etc.)

.Leitura de histórias para levar para casa e recontá-las na roda

( caderno de histórias).

.Oferecer vários gêneros textuais e estimular a leitura e escrita de poesias, narrativas, textos informativos, textos para se comunicar (cartas e bilhetes), trava-línguas, parlendas, etc.

· Quadro de regularidades ortográficas

· Forca

· Encontrar palavras dentro da palavra. Ex: SAPATO – PATO

· Trocar a primeira letra da palavra, mudando o sentido desta. Ex: GATO, RATO, PATO, MATO, SAPO, etc.

· Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas, etc.)

· Pintar espaço entre palavras em pequenos textos (segmentação)

. Contar número de palavras na frase.

. Leitura de livros de história, de pesquisa, jornal, revista, etc.

. Jogos e atividades que permitem a criança brincar e recriar com a linguagem ( acróstico, rimas, entre outros)

. Classificação e seriação de palavras

. Trabalho de artes plásticas( recorte, colagem, dobradura, desenho, pintura, sucata, etc)

. Criação de história , à partir do desenho

. Produzir um livro de acordo com o tema trabalhado em sala( Os Animais, Alimentação Saudável, Os Planetas, Os Dinossauros, etc.)

. Escrever história a partir da sequência dos quadrinhos

. Recontar uma vivência, reportagem ou passeio e produzir texto.

.Transcrição de diálogos e descrições.

.Transcrição de receitas, brincadeiras e piadas.

. Produzir um jornal com reportagens

. Escrever uma história a partir de uma imagem.

. Recorte de figuras e palavras para montagem de álbum ou dicionário.
.Utilizar jogos de alfabetização diversos. Ex: Bingo de letras e palavras ( nomes das crianças ou palavras de determinado campo semântico), jogo da memória( figura/palavra ou figura/letra) , dominó( letra/figura ou palavra/figura), encontrar palavra dentro da palavra, mudar a primeira letra, transformando a palavra, etc. A escola pode comprar esses jogos ou podemos confeccioná-los com os alunos.
Quando as crianças avançam para o nível alfabético, estas começam a ler de forma convencional, umas silabando e outras de forma fluente. É necessário propormos muitas atividades com leitura para que desenvolvam a fluência e a compreensão dos textos . Neste nível aparecem as primeiras aglutinações de palavras ( quando as crianças escrevem várias palavras emendadas) , assim como segmentações (separam as palavras em sílabas). Muitas vezes as crianças não separam as palavras, porque pelo rimo e entonação da voz , elas acham que está tudo junto. Temos que mostrar que na frase uma palavra fica longe da outra e falar que colocamos o espaço de um dedinho entre uma palavra e outra. Uma das maneiras é mostrar a criança que quando dá para colocar uma palavra entre duas que estão juntas , ela tem que separá-las. Por exemplo: Ocachorro O famintocachorro. Dizer que certas classes gramaticais, como artigos definidos, indefinidos e pronomes acompanham as palavras . Quanto às segmentações, propomos que a criança leia o que escreveu e enquanto lê, ligamos as sílabas com lápis, mostrando que na palavra estas são juntas. Mostramos também no quadro coletivamente, escrevendo neste exemplos de alguns alunos.
No nível alfabético as crianças escrevem de forma fonética, isto é, a sua escrita é relacionada ao som que ouvem e então enfrentam as questões ortográficas. Geralmente o número de fonemas é igual ao número de letras. Por exemplo: /o/v/o, tem três letras e três fonemas. Já na palavra“chuva”, isso não ocorre , porque o dígrafo“ch”, representa o som do /x/, apresentando quatro fonemas /x/u/v/a e cinco letras.A criança começa a descobrir questões que a colocam em dúvida se palavra é com “x” ou “ch”, pois tem o mesmo som.Começa a pensar em questões de que existem letras que representam vários sons. A letra “x”pode ser representada pelos sons das letras z, x e ks( exame, xale, fixa). Nesta última palavra o "x" é dífono, isto é , simboliza o som das duas letras, que estão em negrito (/f/i/k/s/a).
Assim como, um mesmo fonema pode representar o som de várias letras. Por exemplo: O fonema /z/, pode ser representado pelas letras , s, z, e x, como em asa, azar, exame.
É necessário enfatizar os grupos de dígrafos ( ch, nh, lh, rr, ss, etc.), entre estes aqueles que representam vogais nasais ( an, en, am, em, etc.), encontros consonantais ( br, cr, dr, bl, cl fl, etc.), encontros vocálicos orais e nasais e suas classificações: ditongo, tritongo e hiato , separações e junções de sílabas , acentuação , pontuação e gramática, como verbos(ações), nomes próprios e comuns e coletivos ( substantivos) palavras que dão características e qualidades aos nomes ( adjetivos), sinônimos/ antônimos, plural, feminino/masculino e aumentativo/diminutivo. Sendo esses conteúdos apropriados para o 2º ano de escolaridade.
Podemos mostrar as crianças algumas regras ortográficas, porém ressaltar que não existe regra para tudo, por tanto quando temos dúvidas utilizamos o dicionário para correção e conhecimento do significado das palavras, além de muita leitura, pois assim gravamos como se escreverem muitas palavras.
No nível alfabético, as crianças realizam a transição da letra de forma para a letra cursiva, além de atividades para o uso apropriado da letra maiúscula e minúscula ( letras maiúsculas são usadas em nomes próprios e inícios de frase e minúsculas em nomes comuns ).
As atividades devem priorizar bastante a produção de textos que trabalhem a estrutura destes conforme o gênero ( narrativa, poesia, texto informativo, carta, bilhete, convite, etc.). É importante que as crianças aprendam a realizar textos com coesão, criatividade, desenvolvimento ( início , meio e fim), pontuação e palavras escritas de forma ortográfica.. Devemos realizar a revisão dos textos, intervindo individualmente e mostrando com lápis as segmentações, junturas, repetições de palavras, uso de palavras sem necessidade, erros ortográficos e pontuação, assim como revisar coletivamente, escrevendo no quadro o texto de algum aluno para todos irem participando e aprendendo. É importante sempre avaliarmos a criatividade e coesão do texto dos alunos, elogiando suas produções para que os estimulem ainda mais. Explicar que se quisermos mostrar nossas produções para as pessoas, temos sempre que ler e reler nossos textos, corrigindo-os, para que fiquem compreensíveis para as pessoas que irão ler.
Devemos realizar momentos de contação de histórias e depois promover conversa sobre esta. Estimular a leitura de livros da biblioteca da sala , levando-os para casa , pedindo que desenhem e escrevam a resenha desta em um caderno com pauta sobre a história. Realizar com regularidade leitura coletiva e individual (silenciosa ou um aluno começa a leitura e outro continua onde o outro parou). Neste caso devemos digitar a mesma história para todos. Propor uma atividade de artes plásticas ou cênica sobre a história.










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Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla