quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

PROJETO : NOSSA IDENTIDADE AFRICANA ( 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL)




"Nossa Identidade Africana"

Objetivo Geral:

        Oportunizar as crianças construírem a sua identidade, conhecendo a sua história e a de seus colegas, ampliando-se para a história do Brasil e a participação dos  negros na cultura e economia do nosso país.  Desenvolver a percepção das semelhanças e diferenças entre as características físicas e  de personalidades das crianças, conscientizando- as sobre o respeito às diferenças  físicas, de gêneros, etnias e culturas. Valorizar as características de origem africana, elevando a autoestima das crianças negras. Estimular valores de solidariedade entre as crianças.

·       Recorte Temático ( temas transversais):

Pluralidade cultural , étnica e de gênero. Racismo, respeito as diferenças, ética e solidariedade .
  • Objetivos específicos

·         História e Geografia

  • Desenvolver a primeira noção de mapa, através do mapa do corpo (contorno), com diferentes representações (deitado e em pé).
  • Perceber as suas características físicas desenhando seu autorretrato.
  • Conhecer a história do seu nome ( pesquisa)
  • Conhecer a sua história ( dados pessoais)
  • Perceber que a sua história e a do mundo é conhecida através do registro de documentos e objetos ( fotos, certidão de nascimento, objetos) , depoimentos de pessoas mais velhas, etc.
  • Conhecer documentos que o identificam e são necessários para serem cidadãos, como a carteira de identidade.
  • Conhecer a sua linha do tempo, percebendo a passagem do tempo.
  • Conceituar família
  • Perceber que as famílias são diferentes
  • Conhecer a  sua árvore genealógica
  • Escrever o nome todo  e conhecer a origem do seu sobrenome
  • Conceituar casa
  • Perceber que as moradias são diferentes
  • Sensibilizar-se e ter uma consciência crítica  e solidária, quanto às condições e falta de moradias das pessoas pobres e perceber que a maioria das pessoas pobres são negras , devida  a história de escravidão e discriminação racial no Brasil e na África.
  • Localizar-se geograficamente onde mora, conhecendo  sua rua, nº da casa,  bairro, cidade, estado e  país.
  • Ampliar a localização geográfica, conhecendo o mapa do mundo (sua composição em continentes e oceanos e localizando o continente africano  e seus países do outro lado do oceano atlântico , o continente da América do sul , o , mapa do Brasil e o estado em que mora e outros estados.  Localizar outros continentes como o Europeu e países como Portugal, país que descobriu ( invadiu) o Brasil.
  •   Conhecer a história do Brasil, percebendo que o povo brasileiro é formado pela miscigenação de brancos (europeus ), índios e negros.
  • Conscientizar as crianças criticamente da violência e sofrimento que foi a escravidão e suas consequências até os dias atuais relacionadas às dificuldades dos negros em terem oportunidades sociais na sociedade e de atitudes como o racismo e preconceito .
  • Valorizar e elevar autoestima das crianças de origem africana, contado histórias da literatura que abordem este tema.
  • Pesquisar a história e contribuição africana no Brasil. ( pesquisa e atividades)
  • Conscientizar os alunos que somos todos diferentes e que devemos nos respeitar não tendo atitudes preconceituosas e racistas ou fazer bulyng com os colegas.



  • Ciências
  • Desenvolver a noção de esquema corporal , proporcionando as crianças perceberem que o corpo humano apresenta semelhanças e diferenças. Todo corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros, mas cada um apresenta suas características específicas ( cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos, etc).
  • Conhecer os sentidos do nosso corpo e seus respectivos órgãos (olfato-nariz, visão-olho, paladar-língua, tato-pele
  • Conhecer as fases da vida de um ser humano , comparando-as com outros seres vivos.
  • Conscientizarem-se das práticas de hábitos de saúde e higiene.
  • Conhecer o nosso corpo por dentro: órgãos, ossos, músculos, nervos e o funcionamento desses sistemas.


  •      Matemática

  • Conhecer medidas de comprimento e o instrumento utilizado, fazendo um gráfico da altura dos alunos da sala.
  • Reconhecer os algarismos de zero a nove, percebendo que com estes números formamos todos os outros números , percebendo o seu valor posicional .
  • Relacionar quantidade ao numeral
  • Conhecer o sistema de numeração decimal , agrupando números de dez em dez , escrevendo e nomeando os números até cem .
  • Realizar operações matemáticas e situações-problemas que envolvam adições e subtrações com resultado até dez.
  • Realizar operações matemáticas e situações problemas que envolvam  adições e subtrações sem e com reagrupamento que envolvam resultados até noventa e nove.
  • Realizar situações-problemas e operações matemáticas que envolvam as idéias de multiplicação e divisão.


  • Português
  • Conhecer o que é ordem alfabética, escrevendo os nomes dos colegas  em ordem alfabética.
  • Relacionar os sons nasais
  • Identificar  os  encontros vocálicos e escrever com estes nas palavras.
  • Perceber diferenças entre fonemas parecidos (     b/p, d/t, f/v, c/g ) 
  • Escrever e ler palavras com várias sílabas complexas , revisando-as de acordo com o tema trabalhado até o final do ano : rr  ou r,  s ou  ss, ç , ce, ci, ge, gi, vogais seguidas  de  “m” ou “n”,  plural  de  palavras que  terminam com “ m”  (       patim, patins) vogais  seguidas   " l" ou "u",  vogais        seguidas de   “s”  ou “ z”,      sons do "x",  gua, gue , gui, qua, que, qui,       h  (inicial, antes  de vogais , nh, lh, ch,  encontros  consonantais ( br, cr,     dr, fr gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl ).
  • Perceber e conhecer  ortografia de palavras com outros fonemas parecidos ou iguais ( “l” ou “u”,  “o ou “u”, “l”, ou “lh”,  "j" ou "g"," s" ou z"",  "e" ou "i", c ou qu etc...)
  • Escrever o nome todo com a letra cursiva
  • Escrever os nomes dos aniversariantes nos meses que fazem aniversário , lembrando dos aniversariantes do mês , cantando parabéns, para que escrevam os nomes de forma cotidiana , sendo mais significativo e prazeroso para os alunos.
  •  Escrever os nomes  de animais, livros em ordem alfabética
  • Conhecer o significado das palavras  e a ortografia correta destas ,sabendo utilizar o dicionário e pesquisas no computador.
  • Conhecer algumas classificações de palavras como: substantivos próprios e comuns e uso da letra maiúscula e minúscula, adjetivos, classificações de palavras quanto às sílabas , acentuação , singular e plural  , masculino e feminino, sinônimo e antônimo, ações ( verbos)  nos tempos de presente, passado e futuro.
  • Escrever frases de acordo com a estrutura frasal. Início de letra maiúscula , espaço entre as palavras, pontuação final.
  • Produzir diversos gêneros textuais , percebendo a sua estrutura , pontuação e orientação do espaço. Ex: texto informativo, descritivo, narrativo , poesia, bilhete, cartinhas ou e-mal, listas, músicas, convites,  etc.
  • Conhecer os sinais de pontuação na leitura de textos e utilizá-los em frases e produções textuais.
  • Conhecer o uso de acentuação em algumas palavras de acordo com   tonicidade de suas sílabas.




  • Metodologia

           

           Realizar atividades de forma interdisciplinar em que o aluno seja ativo na construção do conhecimento, porém o projeto não é uma grade em  que não  se permite atividades fora desta. Muitas vezes irão existir conteúdos de português e matemática que são essenciais ao conhecimento dos alunos e que irão ser trabalhados em uma sequência didática e novamente inseridos no projeto.  Na realidade o projeto foi subdividido em vários temas que fazem parte do mesmo assunto que é a identidade dos alunos.  Ex: eu sou assim, nosso corpo,  nossas diferenças, nossa casa e nossa família, nossa identidade africana, etc. Os temas são detonados na maioria das vezes por livros de literatura infantil que abordam o tema: africanidade.

            As atividades são realizadas de forma que a criança relate o que já conhece sobre o assunto ( conhecimentos prévios) e pesquise o que tem curiosidade em saber (perguntas) e o que é necessário conhecer ( intervenção da professora) à fim de ampliar o seu conhecimento. As informações devem ser relatadas aos colegas  em roda , além da exposição de fotos de sua pesquisa à  fim de que estas sejam transmitidas e dialogadas , ampliando o conhecimento de todos os alunos.  As informações são registradas em textos coletivos e depois individuais, com fotos do projeto , formando um livrinho sobre o assunto. As atividades com artes visuais ,teatro, música, dança e visitas a museus ou outros lugares que se refiram ao tema são realizadas à fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e significativo.           Também são utilizados o uso de imagens que façam as crianças refletirem de forma crítica às desigualdades sociais, realizando discussões e produções de textos  sobre formas de resolver essas situações,  conscientizando-as  sobre  os nossos direitos e deveres e sensibilizando os alunos quanto valores como solidariedade, preservação ambiental e respeito as pessoas e aos animais.








Ações previstas


Eu sou assim...
Esse é o meu corpo


·          Poesia : “ Eu”.


·         Conhecer o que é um autorretrato , através do autorretrato do artista plástico  Cândido Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no espelho e escrever sobre si .



( frase ou texto).




·         Mostrar na roda os seus desenhos  e descrever-se , perceber que  temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.


·         Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca  e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.


·         Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o  corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.




Nossas diferenças...





·         Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”


·         Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.












·         Conversa sobre o respeito às diferenças  e solidariedade .


·          Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo.  ( capa do livro da história)


·         Contar até 10.


·         Atividades de relação quantidade /numeral até nove.


·         Dizer que 10 unidades de dedos  forma uma dezena.

·         Meia dezena é a metade dos 10 dedos.

·         Cantar músicas da galinha do vizinho até 10.

·         Ampliar o sistema de numeração decimal até vinte. Compondo e decompondo números, utilizando o material dourado e uso do calendário. Completar sequência numérica, escrever números por extenso.

·         Adições e subtrações com resultados até dez , ampliandose para acima de 10 e até 99 sem e co reagrupamento.



.         Hábitos de higiene e saúde 

.       Texto  de  cantiga de roda :  “ O Sapo não lava o pé” . Escrever no cartaz e no caderno. Completar a cantiga com as palavras que faltam.



·          Leitura e produção de texto informativo em forma de cartaz sobre os hábitos de higiene e saúde.







·         Escrever frases sobre hábitos de higiene de acordo com os desenhos.


. Texto instrutivo sobre  a escovação de dentes . Ler  e pedir para levarem uma escova para fazerem os movimentos. Orientar a escovar os dentes depois das refeições.


·         Realizar atividades com a percepção do ambiente para se trabalhar os sentidos e seus órgãos.


·         Texto coletivo sobre um dos sentidos


·         Folhas de atividades sobre   o sentido do tato


·         Cruzadinha dos sentidos


·         Associar frases aos sentidos


·         Fases da vida. 
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.


·         Sequência de fases da vida de outros seres vivos ( plantas e pintinho). Folha

recorte , colagem e escrita de frases, formando um texto.  Ver o desenvolvimento de uma semente de feijão e registrar.


Sistema de medidas   ( o metro ) á partir do tema fases da vida. Medir os alunos na girafa medidora e marcar as medidas.  Falar das medidas “cm” e o “m”. Mostrar outros instrumentos que medem e perguntar o que medem. ( régua, fita métrica, trena) . Levar instrumentos. Dar uma folha para marcarem as alturas. Fazer um gráfico de altura atividade sobre esta, comparando as alturas.



·        
 
Essa é a Minha Família...


·         Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade  sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .

·         Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)

·         Conceito de família.( texto coletivo)

·         Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.

·         Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas  origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.

·         Atividade de desenho e escrita sobre a história.

·         Atividade de artes com pintura a guache e colagem de lã do cabelo de Lêle.

·         Resumo da história (texto coletivo )
.          Pesquisa sobre África(história e geografia)
.         Pesquisa sobre as  contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.

·         Leitura do livro Maracatu ( dança e música de origem africana realizada em Pernambuco).

·         Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.

·         Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano  e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes  referentes a história do Brasil e dos africanos.

·         Dança do Maracatu ( festa da cultura).

·         Exposição e socialização da pesquisa na roda.

·         Leitura de textos informativos das crianças e produções de textos da pesquisa. Fazer um livrinho com os temas da pesquisa. Atividade de artes e cartazes.

·         Fazer um mapa da África com fotos de negros importantes no mundo ( pesquisar fotos e textos).

·         Trabalhar o tema casa ,associando com as diferentes moradias dos negros africanos, índios brasileiros e a consciência do problema de pobreza e falta de moradias no Brasil e na África.  

·         Relacionar os animais e vegetação africana com os animais do Brasil,trabalhando seres vivos, animais, vegetais e a questão ambiental , iniciando discussão sobre a destruição das florestas , poluição e extinção dos animais.

·         Atividade com o livro : Os Gêmeos do Tambor”( mostra a cultura da tribo massai e sua cultura  , modo de viver).

·         Atividade  de pintura com guache que retrata uma parte da história e a pintura africana com características tribais , além de retratar a paisagem e modo de vida dos massais.

·         Produção de texto sobre a história e desenho com canetinha e lápis de cera.

·         Texto informativo sobre o uso das máscaras africanas. Trabalho com parágrafos.

·         Confecção de máscaras africanas com papel camurça.

·         Livro de História : Jambo( mostra os animais africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.

·         Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho das árvores, recortar e colar  na cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre  os animais africanos.

·         Leitura do texto informativo sobre a girafa. Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular.

·         História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que  não existe outro igual a gente, até os gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas diferenças! 

·         Propor fazermos um teatrinho da peça para o final doa ano e cantar a música: Você é especial ( fala sobre as diferenças).

. Situações -problemas envolvendo a história Menina Bonita do Laço de Fita. Problemas do campo aditivo ( adição e subtração) e multiplicativo ( multiplicação e divisão).
·       Recursos Materiais

·         Papel 40kg, cartolina colorida, canetinha, lápis de cera, tinta guache, papel camurça preto, papel colorido ,livros de histórias citados, livros de pesquisa, colas, tesouras, material recicláveis.

·       Culminância e apresentações :

·         Passeio : museu nacional onde existe exposição sobre a história do Brasil  e dos negros africanos no  Brasil.


·         Festa da Cultura: dança do Maracatu. Cartazes , livrinho sobre as contribuições da cultura africana. Produções de artes.

·         ( máscaras , instrumentos, brinquedos).


·          Ciranda da leitura: culminância na sala com os alunos  com trabalhos e fotos , relembrando o que fizemos.

 Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita.

Música: “Você é especial, reescrita do livro Menina do Laço de Fita ( livrão) e mostra dos livros de histórias infantis em que as crianças são autoras. Leitura por uma aluna de um dos livros.

Mostra em um cartaz de parte  das  atividades desenvolvidas durante o ano. Mostra dos brinquedos reciclados e  da releitura da obra de arte de  Portinari “ Meninos soltando  pipas” . Textos sobre as brincadeiras preferidas.


·         Avaliação do projeto:

           O projeto foi muito proveitoso e prazeroso para as crianças, pois estas demonstraram interesse nas atividades, realizando a maioria destas com aproveitamento, principalmente as atividades que envolveram os livros infantis com o tema sobre africanidade. As crianças negras tiveram a sua autoestima elevada e todos os alunos aprenderam sobre a importância da história do negro no Brasil e as contribuções culturais que estes trouxeram para nosso país. Aprenderam que ninguém é pior ou melhor  , por causa da cor da pele e que não devemos ter preconceito e racismo contra as pessoas.Infelizmente , não pudemos ir ao Museu Hitórico Nacional, por  não ter ônibus !



Nossa Identidade Africana














Nossas diferenças...






·         Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”














·         Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.



·         Conversa sobre o respeito às diferenças  e solidariedade .


·          Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo.  ( capa do livro da história)






Eu sou assim...
 Poesia : “ Eu”.










·        




Nossos Autorretratos








Mostrar na roda os seus desenhos  e descrever-se , perceber que  temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.

·         Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca  e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.


·         Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o  corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.









História : Minha família é colorida


·         Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade  sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .

·         Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)

·         Conceito de família.( texto coletivo)

·         Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.












 
 




























Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas  origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.

·         Atividade de desenho e escrita sobre a história.

·         Atividade de artes com pintura a guache e colagem de lã do cabelo de Lêle.

·         Resumo da história (texto coletivo )
.          Pesquisa sobre África(história e geografia)
.         Pesquisa sobre as  contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.



















 

Pesquisa sobre África(história e geografia)
.         Pesquisa sobre as  contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.















Leitura de texto informativo  a origem da capoeira.



Após a leitura alguma crianças que jogam capoeira , fizeram apresentação na sala e falaram os nomes de alguns golpes e como tem que fazer ! Também levaram instrumentos como berimbau.









Textos individuais .O que entendemos sobre a África,? o que descobrimos ?






Leitura do livro Maracatu ( dança e música de origem africana realizada em Pernambuco).

·         Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.




·         Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano  e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes  referentes a história do Brasil e dos africanos


Atividades sobre os negros e as contribuições da cultura africana no Brasil.



Apresentação na festa da cultura . Música e dança do maracatu.
























Atividades para xerocar
 Autoditado dos nomes dos instrumentos musicais de origem africana. Objetivo: reconhecer os instrumentos, aquisição da escrita alfabética , ortografia. Estrutura da frasal.




Objetivos: leitura  , conhecimento de comidas de origem africana, escrita dos alimentos em ordem alfabética.


Objetivos: leitura e compreensão do texto sobre os  costumes dos negros africanos. tipo de texto informativo , conceito de parágrafo e enumerar os parágrafos do texto, lendo e escrevendo que está escrito em cada um dos parágrafos.



Leitura   da   história : Os Gêmeos do Tambor. Lenda africana que mostra  a  cultura do  povo Massai.








Pintura sobre a história: Os Gêmeos do  Tambor








 Produção de texto sobre a  história: Os Gêmeos do Tambor










Texto informativo sobre o uso das máscaras africanas. Objetivos:   leitura, informativa e estrutura do texto , saber o que são parágrafos. Pedir para contarem os parágrafos que tem no texto e copiarem qual parágrafo explica o porquê do uso de máscaras pelos africanos.



·         Confecção de máscaras africanas com papel camurça


Livro de História : Jambo( mostra os animais africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.

·         Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho das árvores, recortar e colar  na cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre  os animais africanos.





·         Leitura do texto informativo sobre a girafa. Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular. Uso dos artigos definidos e flexões de número e gênero.



Atividade com dobraduras de animais africanos e escrita de texto descritivo sobre estes. Trabalhamos também no caderno e no livro o conceito sobre adjetivo, pedindo as crianças para escreverem no caderno quais caraterísticas (adjetivos) deram aos animais.









Leitura de história : " Bichos da África" que fala sobre fábulas e lendas africanas


 

 Atividade sobre leitura e interpretação de texto narrativo ( fábula africana). Explicar características do gênero fábula, contando outras fábulas que contém animais como de Esopo (. Reescritas por La Fontenele.




Leitura e interpretação escrita sobre as diferenças e sobre o que é discriminar as pessoas





Produção de texto sobre o racismo









História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que  não existe outro igual a gente, até os gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas diferenças! 





Desenho e escrita de frase ou texto sobre a história Menina Bonita do Laço de Fita (individual)










Reescrita em duplas sobre a história
Juntar as páginas e formar um livrão
Chamar cada dupla para ler um parágrafo do livro. Utilizar o microfone da professora . Conversa sobre a história
 (interpretação oral ). Valorizar as características das crianças negras , elevando a autoestima destas. Concluir que todos somos diferentes e temos que respeitar essas diferenças !











Apresentação de final de ano na "Ciranda da Leitura"
Teatrinho sobre a história :"Menina Bonita do Laço de Fita"
Explicar que no texto narrativo tem o narrador , aquele que narra a história e os personagens , aqueles que falam. Mostrar que no texto o travessão no início de frase indica a fala dos personagens.
Alguns textos teatrais tem narrador , mas os personagens é que dão vida a peça, Escolher os personagens e entregar a fala para lerem e memorizarem. A professora será a diretora ( que dirigi) e a narradora.  Também tem que ter cenário e os objetos de cena. Ensaiar para a apresentação de final de ano. No final todos os coelhinhos com cores diferentes cantam a música que fala sobre as diferenças: "Você é especial" 













Situações problemas envolvendo a história : Menina Bonita do Laço de Fita. As crianças podem representar suas estratégias , através de desenhos ou símbolos, ou utilizando material concreto e depois o cálculo que expressa a ideia do texto.
Obs: as crianças ao longo do projeto já tinha realizados atividades de ampliação do sistema de numeração decimal até cem. Situações problemas   envolvendo o campo aditivo (adição e subtração) e o campo multiplicativo(multiplicação e divisão), além de  procedimentos para realizar as operações matemáticas , realizando atividades  no livro, caderno, folhas, com materiais concretos como tampinhas e material dourado.


Objetivos das situações -problemas: a ideia de juntar as coisas (adição) e de tirar as coisas ( subtração). A ideia da soma de quantidades iguais e análise combinatória ( multiplicação). A ideia de repartir em partes iguais ( divisão)





Nome:____________________________________________________
Data:_____________________________________________________




1) A menina bonita comprou uma caixa com 23 cenouras e outra com 12 alfaces para dar ao coelho. Quantos alimentos ela comprou ?
Resolução/Cálculo







Resposta:_______________________________________________________


2) João Gabriel comprou 1 dúzia de laços de fita para dar a menina bonita. A menina deu 8 para a sua colega. Com quantos laços ela ficou ?
Resolução/ Cálculo












R:_______________________________________________________________






Nome:________________________________________________________
Data:_________________________________________________________ 



 Situações -problemas

1) A menina bonita comprou duas caixas para o coelho. Cada caixa tinha 5 cenouras. Quantas cenouras ela deu para o coelho ?

Resolução/Cálculo 








 Resposta:___________________________________________________________



2)  A menina bonita do laço de fita, organizou seus laços em 7 fileiras  com  5 caixas empilhadas em cada fileira.  Quantas caixas a menina organizou  ?

Resolução/ Cálculo












R:____________________________________________________________







Nome:____________________________________________________________

Data:_____________________________________________________________

Situações-problemas

1)  A menina bonita tem dois laços de fita. Um branco  e outro vermelho. Ela também tem três bolsas , uma azul, outra verde e outra  roxa.  De quantas maneiras diferentes a menina pode escolher seus acessórios?

Resolução/ Cálculo










R:___________________________________________________________________




2)  Pedro tinha 8 cenouras que quis repartir com o coelho. Com quantas cenouras cada um ficou ?



Resolução/Cálculo










R:_______________________________________________________________________


As fotos foram autorizadas !
   



















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