"Nossa Identidade Africana"
Objetivo Geral:
Oportunizar as crianças construírem a sua identidade, conhecendo a sua história e a de seus colegas, ampliando-se para a história do Brasil e a participação dos negros na cultura e economia do nosso país. Desenvolver a percepção das semelhanças e diferenças entre as características físicas e de personalidades das crianças, conscientizando- as sobre o respeito às diferenças físicas, de gêneros, etnias e culturas. Valorizar as características de origem africana, elevando a autoestima das crianças negras. Estimular valores de solidariedade entre as crianças.
· Recorte Temático ( temas transversais):
Pluralidade cultural , étnica e de gênero. Racismo, respeito as diferenças, ética e solidariedade .
- Objetivos específicos
· História e Geografia
- Desenvolver a primeira noção de mapa, através do mapa do corpo (contorno), com diferentes representações (deitado e em pé).
- Perceber as suas características físicas desenhando seu autorretrato.
- Conhecer a história do seu nome ( pesquisa)
- Conhecer a sua história ( dados pessoais)
- Perceber que a sua história e a do mundo é conhecida através do registro de documentos e objetos ( fotos, certidão de nascimento, objetos) , depoimentos de pessoas mais velhas, etc.
- Conhecer documentos que o identificam e são necessários para serem cidadãos, como a carteira de identidade.
- Conhecer a sua linha do tempo, percebendo a passagem do tempo.
- Conceituar família
- Perceber que as famílias são diferentes
- Conhecer a sua árvore genealógica
- Escrever o nome todo e conhecer a origem do seu sobrenome
- Conceituar casa
- Perceber que as moradias são diferentes
- Sensibilizar-se e ter uma consciência crítica e solidária, quanto às condições e falta de moradias das pessoas pobres e perceber que a maioria das pessoas pobres são negras , devida a história de escravidão e discriminação racial no Brasil e na África.
- Localizar-se geograficamente onde mora, conhecendo sua rua, nº da casa, bairro, cidade, estado e país.
- Ampliar a localização geográfica, conhecendo o mapa do mundo (sua composição em continentes e oceanos e localizando o continente africano e seus países do outro lado do oceano atlântico , o continente da América do sul , o , mapa do Brasil e o estado em que mora e outros estados. Localizar outros continentes como o Europeu e países como Portugal, país que descobriu ( invadiu) o Brasil.
- Conhecer a história do Brasil, percebendo que o povo brasileiro é formado pela miscigenação de brancos (europeus ), índios e negros.
- Conscientizar as crianças criticamente da violência e sofrimento que foi a escravidão e suas consequências até os dias atuais relacionadas às dificuldades dos negros em terem oportunidades sociais na sociedade e de atitudes como o racismo e preconceito .
- Valorizar e elevar autoestima das crianças de origem africana, contado histórias da literatura que abordem este tema.
- Pesquisar a história e contribuição africana no Brasil. ( pesquisa e atividades)
- Conscientizar os alunos que somos todos diferentes e que devemos nos respeitar não tendo atitudes preconceituosas e racistas ou fazer bulyng com os colegas.
- Ciências
- Desenvolver a noção de esquema corporal , proporcionando as crianças perceberem que o corpo humano apresenta semelhanças e diferenças. Todo corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros, mas cada um apresenta suas características específicas ( cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos, etc).
- Conhecer os sentidos do nosso corpo e seus respectivos órgãos (olfato-nariz, visão-olho, paladar-língua, tato-pele
- Conhecer as fases da vida de um ser humano , comparando-as com outros seres vivos.
- Conscientizarem-se das práticas de hábitos de saúde e higiene.
- Conhecer o nosso corpo por dentro: órgãos, ossos, músculos, nervos e o funcionamento desses sistemas.
- Matemática
- Conhecer medidas de comprimento e o instrumento utilizado, fazendo um gráfico da altura dos alunos da sala.
- Reconhecer os algarismos de zero a nove, percebendo que com estes números formamos todos os outros números , percebendo o seu valor posicional .
- Relacionar quantidade ao numeral
- Conhecer o sistema de numeração decimal , agrupando números de dez em dez , escrevendo e nomeando os números até cem .
- Realizar operações matemáticas e situações-problemas que envolvam adições e subtrações com resultado até dez.
- Realizar operações matemáticas e situações problemas que envolvam adições e subtrações sem e com reagrupamento que envolvam resultados até noventa e nove.
- Realizar situações-problemas e operações matemáticas que envolvam as idéias de multiplicação e divisão.
- Português
- Conhecer o que é ordem alfabética, escrevendo os nomes dos colegas em ordem alfabética.
- Relacionar os sons nasais
- Identificar os encontros vocálicos e escrever com estes nas palavras.
- Perceber diferenças entre fonemas parecidos ( b/p, d/t, f/v, c/g )
- Escrever e ler palavras com várias sílabas complexas , revisando-as de acordo com o tema trabalhado até o final do ano : rr ou r, s ou ss, ç , ce, ci, ge, gi, vogais seguidas de “m” ou “n”, plural de palavras que terminam com “ m” ( patim, patins) vogais seguidas " l" ou "u", vogais seguidas de “s” ou “ z”, sons do "x", gua, gue , gui, qua, que, qui, h (inicial, antes de vogais , nh, lh, ch, encontros consonantais ( br, cr, dr, fr gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl ).
- Perceber e conhecer ortografia de palavras com outros fonemas parecidos ou iguais ( “l” ou “u”, “o ou “u”, “l”, ou “lh”, "j" ou "g"," s" ou z"", "e" ou "i", c ou qu etc...)
- Escrever o nome todo com a letra cursiva
- Escrever os nomes dos aniversariantes nos meses que fazem aniversário , lembrando dos aniversariantes do mês , cantando parabéns, para que escrevam os nomes de forma cotidiana , sendo mais significativo e prazeroso para os alunos.
- Escrever os nomes de animais, livros em ordem alfabética
- Conhecer o significado das palavras e a ortografia correta destas ,sabendo utilizar o dicionário e pesquisas no computador.
- Conhecer algumas classificações de palavras como: substantivos próprios e comuns e uso da letra maiúscula e minúscula, adjetivos, classificações de palavras quanto às sílabas , acentuação , singular e plural , masculino e feminino, sinônimo e antônimo, ações ( verbos) nos tempos de presente, passado e futuro.
- Escrever frases de acordo com a estrutura frasal. Início de letra maiúscula , espaço entre as palavras, pontuação final.
- Produzir diversos gêneros textuais , percebendo a sua estrutura , pontuação e orientação do espaço. Ex: texto informativo, descritivo, narrativo , poesia, bilhete, cartinhas ou e-mal, listas, músicas, convites, etc.
- Conhecer os sinais de pontuação na leitura de textos e utilizá-los em frases e produções textuais.
- Conhecer o uso de acentuação em algumas palavras de acordo com tonicidade de suas sílabas.
- Metodologia
Realizar atividades de forma interdisciplinar em que o aluno seja ativo na construção do conhecimento, porém o projeto não é uma grade em que não se permite atividades fora desta. Muitas vezes irão existir conteúdos de português e matemática que são essenciais ao conhecimento dos alunos e que irão ser trabalhados em uma sequência didática e novamente inseridos no projeto. Na realidade o projeto foi subdividido em vários temas que fazem parte do mesmo assunto que é a identidade dos alunos. Ex: eu sou assim, nosso corpo, nossas diferenças, nossa casa e nossa família, nossa identidade africana, etc. Os temas são detonados na maioria das vezes por livros de literatura infantil que abordam o tema: africanidade.
As atividades são realizadas de forma que a criança relate o que já conhece sobre o assunto ( conhecimentos prévios) e pesquise o que tem curiosidade em saber (perguntas) e o que é necessário conhecer ( intervenção da professora) à fim de ampliar o seu conhecimento. As informações devem ser relatadas aos colegas em roda , além da exposição de fotos de sua pesquisa à fim de que estas sejam transmitidas e dialogadas , ampliando o conhecimento de todos os alunos. As informações são registradas em textos coletivos e depois individuais, com fotos do projeto , formando um livrinho sobre o assunto. As atividades com artes visuais ,teatro, música, dança e visitas a museus ou outros lugares que se refiram ao tema são realizadas à fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e significativo. Também são utilizados o uso de imagens que façam as crianças refletirem de forma crítica às desigualdades sociais, realizando discussões e produções de textos sobre formas de resolver essas situações, conscientizando-as sobre os nossos direitos e deveres e sensibilizando os alunos quanto valores como solidariedade, preservação ambiental e respeito as pessoas e aos animais.
Ações previstas
Eu sou assim...
Esse é o meu corpo
· Poesia : “ Eu”.
· Conhecer o que é um autorretrato , através do autorretrato do artista plástico Cândido Portinari e biografia sobre este.Desenhar o seu autorretrato, após olhar-se no espelho e escrever sobre si .
( frase ou texto).
· Mostrar na roda os seus desenhos e descrever-se , perceber que temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.
· Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.
· Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.
Nossas diferenças...
· Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”
· Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.
· Conversa sobre o respeito às diferenças e solidariedade .
· Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo. ( capa do livro da história)
· Contar até 10.
· Atividades de relação quantidade /numeral até nove.
· Dizer que 10 unidades de dedos forma uma dezena.
· Meia dezena é a metade dos 10 dedos.
· Cantar músicas da galinha do vizinho até 10.
· Ampliar o sistema de numeração decimal até vinte. Compondo e decompondo números, utilizando o material dourado e uso do calendário. Completar sequência numérica, escrever números por extenso.
· Adições e subtrações com resultados até dez , ampliandose para acima de 10 e até 99 sem e co reagrupamento.
. Hábitos de higiene e saúde
. Texto de cantiga de roda : “ O Sapo não lava o pé” . Escrever no cartaz e no caderno. Completar a cantiga com as palavras que faltam.
· Leitura e produção de texto informativo em forma de cartaz sobre os hábitos de higiene e saúde.
· Escrever frases sobre hábitos de higiene de acordo com os desenhos.
. Texto instrutivo sobre a escovação de dentes . Ler e pedir para levarem uma escova para fazerem os movimentos. Orientar a escovar os dentes depois das refeições.
· Realizar atividades com a percepção do ambiente para se trabalhar os sentidos e seus órgãos.
· Texto coletivo sobre um dos sentidos
· Folhas de atividades sobre o sentido do tato
· Cruzadinha dos sentidos
· Associar frases aos sentidos
· Fases da vida.
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.
. Música : “Quando eu era neném”. Dança e música. Escrita e leitura da música. Relacionar as fases da vida à música. Atividade de recorte e colagem sobre as fases da vida ( seqüenciar). Produção de textos sobre uma das fases da vida.
· Sequência de fases da vida de outros seres vivos ( plantas e pintinho). Folha
recorte , colagem e escrita de frases, formando um texto. Ver o desenvolvimento de uma semente de feijão e registrar.
Sistema de medidas ( o metro ) á partir do tema fases da vida. Medir os alunos na girafa medidora e marcar as medidas. Falar das medidas “cm” e o “m”. Mostrar outros instrumentos que medem e perguntar o que medem. ( régua, fita métrica, trena) . Levar instrumentos. Dar uma folha para marcarem as alturas. Fazer um gráfico de altura atividade sobre esta, comparando as alturas.
·
Essa é a Minha Família...
· Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .
· Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)
· Conceito de família.( texto coletivo)
· Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.
· Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.
· Atividade de desenho e escrita sobre a história.
· Atividade de artes com pintura a guache e colagem de lã do cabelo de Lêle.
· Resumo da história (texto coletivo )
. Pesquisa sobre África(história e geografia)
. Pesquisa sobre as contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.
· Leitura do livro Maracatu ( dança e música de origem africana realizada em Pernambuco).
· Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.
· Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes referentes a história do Brasil e dos africanos.
· Dança do Maracatu ( festa da cultura).
· Exposição e socialização da pesquisa na roda.
· Leitura de textos informativos das crianças e produções de textos da pesquisa. Fazer um livrinho com os temas da pesquisa. Atividade de artes e cartazes.
· Fazer um mapa da África com fotos de negros importantes no mundo ( pesquisar fotos e textos).
· Trabalhar o tema casa ,associando com as diferentes moradias dos negros africanos, índios brasileiros e a consciência do problema de pobreza e falta de moradias no Brasil e na África.
· Relacionar os animais e vegetação africana com os animais do Brasil,trabalhando seres vivos, animais, vegetais e a questão ambiental , iniciando discussão sobre a destruição das florestas , poluição e extinção dos animais.
· Atividade com o livro : Os Gêmeos do Tambor”( mostra a cultura da tribo massai e sua cultura , modo de viver).
· Atividade de pintura com guache que retrata uma parte da história e a pintura africana com características tribais , além de retratar a paisagem e modo de vida dos massais.
· Produção de texto sobre a história e desenho com canetinha e lápis de cera.
· Texto informativo sobre o uso das máscaras africanas. Trabalho com parágrafos.
· Confecção de máscaras africanas com papel camurça.
· Livro de História : Jambo( mostra os animais africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.
· Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho das árvores, recortar e colar na cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre os animais africanos.
· Leitura do texto informativo sobre a girafa. Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular.
· História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que não existe outro igual a gente, até os gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas diferenças!
· Propor fazermos um teatrinho da peça para o final doa ano e cantar a música: Você é especial ( fala sobre as diferenças).
· Recursos Materiais
· Papel 40kg, cartolina colorida, canetinha, lápis de cera, tinta guache, papel camurça preto, papel colorido ,livros de histórias citados, livros de pesquisa, colas, tesouras, material recicláveis.
· Culminância e apresentações :
· Passeio : museu nacional onde existe exposição sobre a história do Brasil e dos negros africanos no Brasil.
· Festa da Cultura: dança do Maracatu. Cartazes , livrinho sobre as contribuições da cultura africana. Produções de artes.
· ( máscaras , instrumentos, brinquedos).
· Ciranda da leitura: culminância na sala com os alunos com trabalhos e fotos , relembrando o que fizemos.
Teatro: Menina Bonita do Laço de Fita.
Música: “Você é especial, reescrita do livro Menina do Laço de Fita ( livrão) e mostra dos livros de histórias infantis em que as crianças são autoras. Leitura por uma aluna de um dos livros.
Mostra em um cartaz de parte das atividades desenvolvidas durante o ano. Mostra dos brinquedos reciclados e da releitura da obra de arte de Portinari “ Meninos soltando pipas” . Textos sobre as brincadeiras preferidas.
· Avaliação do projeto:
O projeto foi muito proveitoso e prazeroso para as crianças, pois estas demonstraram interesse nas atividades, realizando a maioria destas com aproveitamento, principalmente as atividades que envolveram os livros infantis com o tema sobre africanidade. As crianças negras tiveram a sua autoestima elevada e todos os alunos aprenderam sobre a importância da história do negro no Brasil e as contribuções culturais que estes trouxeram para nosso país. Aprenderam que ninguém é pior ou melhor , por causa da cor da pele e que não devemos ter preconceito e racismo contra as pessoas.Infelizmente , não pudemos ir ao Museu Hitórico Nacional, por não ter ônibus !
Nossa Identidade Africana
Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.
Após a leitura alguma crianças que jogam capoeira , fizeram apresentação na sala e falaram os nomes de alguns golpes e como tem que fazer ! Também levaram instrumentos como berimbau.
Atividades sobre os negros e as contribuições da cultura africana no Brasil.
Apresentação na festa da cultura . Música e dança do maracatu.
Atividades para xerocar
Autoditado dos nomes dos instrumentos musicais de origem africana. Objetivo: reconhecer os instrumentos, aquisição da escrita alfabética , ortografia. Estrutura da frasal.
Objetivos: leitura , conhecimento de comidas de origem africana, escrita dos alimentos em ordem alfabética.
Objetivos: leitura e compreensão do texto sobre os costumes dos negros africanos. tipo de texto informativo , conceito de parágrafo e enumerar os parágrafos do texto, lendo e escrevendo que está escrito em cada um dos parágrafos.
Leitura da história : Os Gêmeos do Tambor. Lenda africana que mostra a cultura do povo Massai.
Nossas diferenças...
· Atividade com o livro : Ninguém é igual a Ninguém”
· Leitura e compreensão do texto informativo ; “ Ninguém é Perfeito “. Atividades em folha sobre as diferenças e respeito a estas.
· Conversa sobre o respeito às diferenças e solidariedade .
· Atividade de artes com a impressão das mãos e desenhar os colegas em cada dedo. ( capa do livro da história)
·
Mostrar na roda os seus desenhos e descrever-se , perceber que temos características diferentes e temos que nos respeitar nessas diferenças.
· Desenhar o contorno do corpo de um colega no papel pardo, escrever nomes das partes do corpo e suas divisões principais. Desenhar uma roupa na boneca e dar um nome a nova amiga da sala. Escrever um texto coletivo e descritivo sobre esta. Posteriormente , levar a boneca para casa e escrever um diário sobre como foi o dia com ela.
· Cruzadinha das partes do corpo. Perceber as semelhanças que o corpo humano tem. Escrever uma frase sobre as partes do corpo.
História : Minha família é colorida
· Leitura da história: “ Minha Família é Colorida”. Atividade sobre a mistura de etnias ( negros e brancos) que existe no Brasil, genes, árvore genealógica, produção escrita de parte da história e desenho .
· Pesquisa sobre a origem do sobrenome ( árvore genealógica)
· Conceito de família.( texto coletivo)
· Desenho e nomes dos familiares. Concluir que as famílias dos colegas são diferentes. Produzir texto coletivo sobre os vários tipos de família.
Leitura sobre a história: “ O Cabelo de Lelê”. Conversa sobre a história que fala sobre a aceitação do cabelo crespo e a sua origem africana. Fazer as crianças perceberem as suas origens africanas e características. Lembrar da árvore genealógica e dos genes que nos passam as características dos nossos antepassados.
· Atividade de desenho e escrita sobre a história.
· Atividade de artes com pintura a guache e colagem de lã do cabelo de Lêle.
· Resumo da história (texto coletivo )
. Pesquisa sobre África(história e geografia)
. Pesquisa sobre as contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.
Pesquisa sobre África(história e geografia)
. Pesquisa sobre as contribuições da cultura africana no Brasil : música, dança, língua, religião, culinária, instrumentos musicais.
Leitura de texto informativo a origem da capoeira.
Após a leitura alguma crianças que jogam capoeira , fizeram apresentação na sala e falaram os nomes de alguns golpes e como tem que fazer ! Também levaram instrumentos como berimbau.
Textos individuais .O que entendemos sobre a África,? o que descobrimos ?
Leitura do livro Maracatu ( dança e música de origem africana realizada em Pernambuco).
· Atividade com leitura de texto informativo sobre o Maracatu. Atividade com o mapa do Brasil, localizando o estado em que mora, o estado de Pernambuco e outros estados do Brasil.
· Texto sobre a história do Brasil , perguntas e atividades com mapa do mundo. Atividade com mapa mundí ( localizar o continente da America do sul , o Brasil neste continente, o continente africano e o continente europeu, os oceanos, pintando das cores pedidas as localizações. Responder a perguntas sobre os países que tem nesses continentes referentes a história do Brasil e dos africanos
Atividades sobre os negros e as contribuições da cultura africana no Brasil.
Apresentação na festa da cultura . Música e dança do maracatu.
Atividades para xerocar
Autoditado dos nomes dos instrumentos musicais de origem africana. Objetivo: reconhecer os instrumentos, aquisição da escrita alfabética , ortografia. Estrutura da frasal.
Objetivos: leitura , conhecimento de comidas de origem africana, escrita dos alimentos em ordem alfabética.
Objetivos: leitura e compreensão do texto sobre os costumes dos negros africanos. tipo de texto informativo , conceito de parágrafo e enumerar os parágrafos do texto, lendo e escrevendo que está escrito em cada um dos parágrafos.
Leitura da história : Os Gêmeos do Tambor. Lenda africana que mostra a cultura do povo Massai.
Pintura sobre a história: Os Gêmeos do Tambor
Produção de texto sobre a história: Os Gêmeos do Tambor
Texto informativo sobre o uso das máscaras africanas. Objetivos: leitura, informativa e estrutura do texto , saber o que são parágrafos. Pedir para contarem os parágrafos que tem no texto e copiarem qual parágrafo explica o porquê do uso de máscaras pelos africanos.
· Confecção de máscaras africanas com papel camurça
Livro de História : Jambo( mostra os animais africanos). Conversa sobre o livro, os animais africanos,a savana africana e os animais em extinção , por causa da caça e destruição da floresta.
· Desenho e dobraduras dos animais africanos, desenho das árvores, recortar e colar na cartolina, formando a savana africana. Escrever texto sobre os animais africanos.
· Leitura do texto informativo sobre a girafa. Escrever nomes de animais africanos no plural e no singular. Uso dos artigos definidos e flexões de número e gênero.
Atividade com dobraduras de animais africanos e escrita de texto descritivo sobre estes. Trabalhamos também no caderno e no livro o conceito sobre adjetivo, pedindo as crianças para escreverem no caderno quais caraterísticas (adjetivos) deram aos animais.
Leitura de história : " Bichos da África" que fala sobre fábulas e lendas africanas
Atividade sobre leitura e interpretação de texto narrativo ( fábula africana). Explicar características do gênero fábula, contando outras fábulas que contém animais como de Esopo (. Reescritas por La Fontenele.
Leitura e interpretação escrita sobre as diferenças e sobre o que é discriminar as pessoas
Produção de texto sobre o racismo
História: Menina Bonita do Laço de Fita : conversa sobre a história e sobre como o coelho achava a menina negra linda .Reescrita da história,desenhar , escrever a parte que gostou e ilustrar, formar um livrão. Perceber que também somos diferentes igual aos coelhos da história, que não existe outro igual a gente, até os gêmeos tem jeitos diferentes e temos que respeitar os colegas nessas diferenças!
Desenho e escrita de frase ou texto sobre a história Menina Bonita do Laço de Fita (individual)
Reescrita em duplas sobre a história
Juntar as páginas e formar um livrão
Chamar cada dupla para ler um parágrafo do livro. Utilizar o microfone da professora . Conversa sobre a história
(interpretação oral ). Valorizar as características das crianças negras , elevando a autoestima destas. Concluir que todos somos diferentes e temos que respeitar essas diferenças !
Apresentação de final de ano na "Ciranda da Leitura"
Teatrinho sobre a história :"Menina Bonita do Laço de Fita"
Explicar que no texto narrativo tem o narrador , aquele que narra a história e os personagens , aqueles que falam. Mostrar que no texto o travessão no início de frase indica a fala dos personagens.
Alguns textos teatrais tem narrador , mas os personagens é que dão vida a peça, Escolher os personagens e entregar a fala para lerem e memorizarem. A professora será a diretora ( que dirigi) e a narradora. Também tem que ter cenário e os objetos de cena. Ensaiar para a apresentação de final de ano. No final todos os coelhinhos com cores diferentes cantam a música que fala sobre as diferenças: "Você é especial"
Situações problemas envolvendo a história : Menina Bonita do Laço de Fita. As crianças podem representar suas estratégias , através de desenhos ou símbolos, ou utilizando material concreto e depois o cálculo que expressa a ideia do texto.
Obs: as crianças ao longo do projeto já tinha realizados atividades de ampliação do sistema de numeração decimal até cem. Situações problemas envolvendo o campo aditivo (adição e subtração) e o campo multiplicativo(multiplicação e divisão), além de procedimentos para realizar as operações matemáticas , realizando atividades no livro, caderno, folhas, com materiais concretos como tampinhas e material dourado.
Objetivos das situações -problemas: a ideia de juntar as coisas (adição) e de tirar as coisas ( subtração). A ideia da soma de quantidades iguais e análise combinatória ( multiplicação). A ideia de repartir em partes iguais ( divisão)
Nome:____________________________________________________
Data:_____________________________________________________
1) A menina bonita comprou uma caixa com 23 cenouras e outra com 12 alfaces para dar ao coelho. Quantos alimentos ela comprou ?
Resolução/Cálculo
Resposta:_______________________________________________________
2) João Gabriel comprou 1 dúzia de laços de fita para dar a menina bonita. A menina deu 8 para a sua colega. Com quantos laços ela ficou ?
Resolução/ Cálculo
R:_______________________________________________________________
Nome:________________________________________________________
Data:_________________________________________________________
Situações -problemas
1) A menina bonita comprou duas caixas para o coelho. Cada caixa tinha 5 cenouras. Quantas cenouras ela deu para o coelho ?
Resolução/Cálculo
Resposta:___________________________________________________________
2) A menina bonita do laço de fita, organizou seus laços em 7 fileiras com 5 caixas empilhadas em cada fileira. Quantas caixas a menina organizou ?
Resolução/ Cálculo
R:____________________________________________________________
Nome:____________________________________________________________
Data:_____________________________________________________________
Situações-problemas
1) A menina bonita tem dois laços de fita. Um branco e outro vermelho. Ela também tem três bolsas , uma azul, outra verde e outra roxa. De quantas maneiras diferentes a menina pode escolher seus acessórios?
Resolução/ Cálculo
R:___________________________________________________________________
2) Pedro tinha 8 cenouras que quis repartir com o coelho. Com quantas cenouras cada um ficou ?
Resolução/Cálculo
R:_______________________________________________________________________
As fotos foram autorizadas !
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