domingo, 15 de fevereiro de 2015

PLANO ANUAL PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


TURMA  DE  3 º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Professora: Karla Cristina Carrozzino  Gaudencio

Ano: 2015

·        Conteúdos fundamentais para as características da turma e princípios norteadores da práticas pedagógica

            Antes de iniciar as atividades com a turma e as avaliações iniciais para intervirmos no processo de ensino - aprendizagem dos alunos, acho que devemos nos nortear em alguns princípios  da prática pedagógica, tais como:  realizar  projetos interdisciplinares que são de interesse das crianças  ou instigados pela professora, porém que enfatizem valores e atitudes de respeito em relação as diferenças entre as pessoas que estão relacionadas a etnia, questões de gêneros, diferenças na forma física ( gordo, magro, cor da pele, cabelos) , pessoas com necessidades especiais,   pluralidade cultural , diferenças  de classes sociais, etc. Além de temas como respeito aos animais, preservação ambiental, desperdício de água e  energia, ética, etc. Estimular o pensamento crítico das crianças quanto às desigualdades sociais e conscientização de seus direitos e deveres. Planejar e direcionar atividades que envolvam o aluno como agente ativo no processo de  ensino-aprendizagem. Realizar as atividades  de forma que favoreçam o diálogo, a curiosidade através de perguntas e pesquisas.  Um planejamento que inclua atividades pedagógicas diversificadas e que estejam próximas do nível de aprendizagem dos alunos.  Uma rotina diária para que as crianças tenham previsibilidade das atividades , favorecendo maior organização da sala e das atividades. Realizar junto com os alunos os combinados que estabelecem as regras de convivência da turma, para que possam conviver em um ambiente de respeito, afeto, e cooperação com o próximo, favorecendo a organização necessária para que os alunos avancem no processo de ensino-aprendizagem. Estreitar relações com os alunos demonstrando afeto e respeito, porém usando a autoridade em caso de desrespeito e se for necessário chamar os pais para conversar. Transmitir segurança aos alunos com um planejamento organizado em uma sequência didática, além de estar sempre pesquisando  e ampliando o conhecimento para utilizar a metodologia mais adequada à fim de  que as crianças possam aprender e avançar.

            Após avaliação inicial, observei que a turma apresenta alunos que lêem fluentemente, interpretam e produzem textos, sendo  autônomos na realização das atividades, porém  apresenta cinco retidos,  que apesar de estarem no nível alfabético, tem grande dificuldade na leitura e  escrita, sendo necessário  o   conhecimento de sílabas complexas. Também tem dois alunos que  estão no mesmo nível e que  já eram da sala , além de  um aluno com síndrome de down que não é autônomo na realização das atividades pedagógicas, apesar de ler e escrever.  Estas crianças apresentam grande lentidão  e dependência para ler e produzir pequenos textos, apresentando muitas vezes leitura silabada e textos com  aglutinação de palavras nas frases , separações de sílabas ,  muitos erros ortográficos,  sem  pontuação adequada e frases que não iniciam com a letra maiúscula. Alguns alunos apresentam troca de fonemas parecidos, como:  p/b, t/d, f/v e g/c. Quanto ao comportamento, a maioria respeita às regras de convivência e  apresenta interesse nas atividades pedagógicas , solicitando auxílio constantemente em relação as atividades.

            As atividades pedagógicas fundamentais de português visam atender as especificidades dos alunos quanto ao processo de aprendizagem, além de dar continuidade às atividades desenvolvidas no 2º ano, tais como: a utilização da letra maiúscula cursiva em  início de frases e nomes próprios, passagem para este tipo de letra , escrevendo e reconhecendo o alfabeto com as letras minúsculas e maiúsculas, cópia de palavras e pequenos textos, como parlendas e poemas, trabalhando-se  a caligrafia, escrita do nome todo  com a letra cursiva, estruturação de frases, realizando atividades para pintar os espaços entre as palavras nas frases,  separar palavras em texto aglutinado, intervenção pedindo para colocar o espaço de um dedo entre as palavras , percebendo o que é palavra na frase. Produção de textos e leitura, orientação espacial de acordo com o tipo de texto, sinais de pontuação, acentuação, relação fonema/grafema de fonemas de sons parecidos, ortografia, concordância verbal e nominal nos textos, tempos verbais (presente , passado e futuro), separações de sílabas , classificações, artigos, etc. Relacionar as atividades gramaticais  ao processo discursivo , como um meio de melhorar a qualidade da produção de texto, acrescentando que é através da leitura que a criança poderá aprimorar a sua escrita ao nível ortográfico. O foco será a reflexão sobre a língua em situações de produção, leitura, compreensão e interpretação de textos, abordando diversos gêneros textuais e seus suportes , tais como :  poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes),  convites, ingressos,  diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos, bilhetes, cartas, textos instrucionais, crônicas, artigos, foto-legenda, trecho de novela e lendas. As crianças poderão produzir livros como autores e outros como junção dos mesmos tipos de textos para serem lidos na sala  ou serem compartilhados por outras crianças da escola, sendo colocados na  biblioteca.   Continuar a levar um livro de história, junto com o caderno de histórias  e ilustrar e escrever sobre o que leu no livro ( resumo) . Ler na sala para os colegas. Leitura dos textos que produziram e leitura de partes de livros. Levar diversos suportes textuais para serem lidos. Quanto as produções textuais estas tem o objetivo de os alunos produzam diversos gêneros textuais de acordo com a estrutura frasal e orientação espacial do  tipo de texto, avançar na escrita alfabética e ortográfica, utilizar os sinais de pontuação, desenvolver a criatividade e coesão textual, além do gosto em escrever quando esta escrita tem uma função social.

            Quanto à matemática, é fundamental revisar os conteúdos trabalhados no 2º ano, realizando alguns, que não foram aprofundados. Ampliar o conhecimento lógico-matemático, envolvendo atividades que fazem parte do cotidiano das crianças e da vida social, através de  situações-problemas , com materiais concretos, como o material dourado  e jogos  que tornem o aprendizado da matemática prazeroso, significativo e lúdico, utilização também de jogos de informática. Alguns conteúdos que precisam ser aprofundados e ampliados são: medidas de tempo, de capacidade, de massa e de comprimento, adição, subtração, multiplicação e divisão, ampliação do sistema de numeração decimal até a oredem da centena  e posteirormente até a de milhar, procedimentos das operações matemáticas,  situações-problemas,  números pares e ímpares, antecessor e sucessor, contagem envolvendo cédulas e moedas, simetria, localização e deslocamento, tabelas e gráficos.

            As atividades de história, geografia e ciências pretendem ser desenvolvidas em projetos interdisciplinares que envolvam alguns conteúdos de português e matemática. Projetos estes que podem ser de interesse das crianças ou que são fundamentais ao conhecimento histórico-cultural acumulados pela humanidade, sendo estes instigados pela professora, através de detonadores ( música, vídeos , histórias, etc.) que despertem a curiosidade dos alunos. Estes também são iniciados através de textos coletivos e individuais que demonstrem o conhecimento prévio dos alunos e a partir destes, iniciar pesquisas que ampliem o conhecimento das crianças. Estas descobertas são relatadas em diálogos que favoreçam a troca de conhecimentos e depois são produzidos textos sobre o que descobriram. Desta forma os alunos são ativos na construção do conhecimento, tornando este mais significativo. Atividades que envolvam as artes plásticas, receitas, passeios pelo bairro, brincadeiras de supermercado, visitas a museus também tornam o aprendizado memorizado por envolver a emoção, afetividade e  a função social.

            Alguns desses projetos que acho fundamentais para a turma e que não fizemos muito no ano anterior é o trabalho com maquetes, plantas e mapas, tais como:  maquete da sala, da escola, de casa,  da  localização da sua casa , dos arredores da escola ( bairro/ruas), ampliando para o município de Niterói , mapa do estado Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, apesar de termos trabalhado com mapas  no projeto sobre a cultura africana.  Pretendo ainda continuar um pouco alguns assuntos e atividades relacionadas às questões étnico-raciais e semelhanças e diferenças entre os  grupos sociais, respeitando-se as diferenças entre culturas e etnias.   Iniciar um projeto sobre a história e cultura dos índios  e a situação destes atualmente, associando-o  a  história  de vida dos alunos (identidade) e a do Brasil  . Seria nosso projeto de cultura.

            Em relação ao projeto de ciências, percebo o interesse das crianças em estudar o sistema solar e outros assuntos como as plantas, animais e o corpo humano, tudo isso envolvendo a questão ambiental que causa tantos problemas, como a falta de água atual. Para que se tornem significativos pretendo que sejam realizadas maquetes, passeio ao planetário, pesquisas, experiência da germinação das plantas, livros de pesquisa sobre curiosidades relativas a animais, plantas e o corpo humano, cartazes e boneco sobre o corpo por dentro. Textos coletivos e individuais sobre a preservação do meio ambiente. Enfim, talvez não dê para realizar todos esses projetos de forma mais demorada, porém de forma curta, sendo um desses  um projeto  o mais longo.  

            Esse ano pretendo realizar as atividades em uma sequência de atividades relacionadas ao mesmo tema  ou ao mesmo conteúdo , pois percebo que os dias marcados para cada disciplina não proporciona a continuidade das atividades pedagógicas, no entanto a matemática terá que ter ,  pelo menos uma vez por semana, inserida no contexto de um projeto, além de uma semana com atividades que dêem por exemplo continuidade ao conteúdo de ampliação do sistema de numeração decimal até mil.  Também acho que utilizei poucos os livros de história, geografia e ciências no 2º ano, pois as atividades destas disciplinas foram realizadas nos projetos desenvolvidos, sendo utilizadas folhas xerocadas, escritas no caderno e pesquisas realizadas pelos alunos.  Este ano procurarei utilizar estes livros como mais um recurso pedagógico, inseridos nos projetos e sendo utilizados como textos de pesquisas, pois apesar de apresentarem textos longos e complexos para alguns alunos, é uma forma do aluno começar a utilizá-los para aprender a estudar, desenvolvendo a leitura individual e coletiva e a compreensão  oral e escrita dos textos informativos. 
            Com a inserção das aulas extras ( inglês , artes e educação física), o tempo para realizar todos os conteúdos planejados diminuiu muito, por isso penso que terei que resumir muitas vezes determinado conteúdo e agilizar alguns, é claro de acordo com o processo de aprendizagem individual dos alunos e conversar com as professoras de aulas extras para inserir as atividades de suas aulas nos projetos, dando continuidade e não uma quebra nas atividades pedagógicas.

            Quanto à avaliação, entendo que no ciclo de alfabetização esta deva ser contínua e formativa, isto é, irá  ocorrendo ao longo do processo , seja pela observação sistemática e intencional, seja pelos registros produzidos pelos alunos (portfólio), à fim de que possamos acompanhar o avanço do aluno no processo de ensino –aprendizagem e intervirmos na zona de desenvolvimento proximal  para que este avance. Neste caso teremos que pensar em outras metodologias que possam atender as especificidades de determinado aluno, replanejando ao longo do processo, no entanto observo que no 3º ano, os alunos necessitam começar a ter o hábito de estudos em casa para que retomem e fixem o que foi aprendido na sala, pois percebo que muitas crianças não têm esse hábito, não realizando os deveres de casa e muitos pais das classes populares também não acompanham ou cobram de seus filhos as atividades escolares, por isso penso em realizar algumas atividades que cobrem das crianças os estudos realizados na sala.

           

Plano Anual para o 3º ano do ensino fundamental
Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Ano: 2015

·       CONTEÚDOS

·         Obs. Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.

 

·       MATEMÁTICA

·         Os números: o uso dos números, números de 0 a 99, centena, par e ímpar, comparação.

·         Adição com total até 20

·         Adição com total até 99

·         Adição com total até 99 com reagrupamento

·         Subtração com números até 20, subtração com números  até 99, subtração com reagrupamento, envolvendo números até 99.

·         Medidas de tempo: horas e minutos e calendário

·         As idéias de Multiplicação 

·         Multiplicação por: 2, 3, 4, e 5

·         Dobro, triplo e dúzia

·         Multiplicação por : 6, 7, 8, 9, 10 e 0

·         As ideias de divisão

·         Divisões exatas e não exatas

·         Numero racionais:  metade ou meio, terço ou terça parte, quarto ou quarta parte, outras partes do inteiro.

·         Formas geométricas espaciais:  cubo, pirâmide, paralelepípedo, cilindro , esfera e cone.

·         Formas geométricas planas e vistas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo

·         Segmento de reta

·         Polígonos

·         Circunferência e círculo

·         Sistema de numeração decimal: números de 0  a  1.000

·         Sistema Monetário:  O Real

·         Adição  com total até 999

·         Adição com total até 999 com reagrupamento

·         Subtração envolvendo números  até 999

·         Subtração com reagrupamento, envolvendo números até 999

·         Medidas de comprimento: o centímetro, o metro

·         Multiplicação envolvendo números até 99

·         Multiplicação com reagrupamentos, envolvendo números até 99

·         Multiplicação  envolvendo números até 999

·         Multiplicação  com reagrupamento, envolvendo números até 999

·         Multiplicação envolvendo números terminados em 0

·         Divisão envolvendo números até 99

·         Divisão envolvendo números até 999

·         Medidas  de massa : comparação de massas entre os objetos

·         Grama e quilograma

·         Tabelas e gráficos: tabelas e gráfico de barras

·         Simetria :  figuras simétricas

·         Localização e deslocamento: localização, caminhos  e coordenadas

·         Medidas de capacidade: comparação  da capacidade dos objetos , o litro

 

·       PORTUGUÊS

·        Ortografia

·         Passagem das letras do alfabeto para a letra cursiva ( maiúscula e minúscula).  Vogais , consoantes e letras estrangeiras.

·          Ordem alfabética

·          Uso da letra maiúscula : nomes dos colegas com a letra cursiva e utilizando a letra maiúscula inicial em nomes próprios. Nomes de familiares. Nomes de lugares ( bairro, cidade, país, banco supermercado, etc.)

·         Escrita do nome e do sobrenome com a letra cursiva

·         Cópia de palavras e pequenos textos, como parlendas e poemas, trabalhando-se  a caligrafia.

·         Relação fonema e grafema ( a troca de uma letra já muda a palavra)

·         Relação fonema/ grafema de letras com sons parecidos, como: p/b, d/t, f/v, g/c.

·         Sons nasais: palavras com til  ( ã ,ãs, ão, õe, ões)

·         Palavras com sílabas complexas :  ce, ci, ç, ge, gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui,  rr ( som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), vogais seguidas de “m” ou  “n” ( an, am, en, em, ETC.). Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons nasais. Regra ortográfica:  “m”, antes de  “p” e  “b” e a maioria das palavras terminam com  “m”.  Antes de vogais  escrevemos a letra h. Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Vogais seguidas de l ou u. Sons do  “X”, palavras que terminam com “o” ou “u”.

·         Palavras com qu e gu,

·         Palavras com g e j,

·         Grafia dos diminutivos,

·         Palavras com s e z,

·          Palavras com c, ç, s e ss.

·         Dígrafos, encontros vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato) e encontros consonantais.

·        Gramática

·         Uso  do dicionário

·         Sílaba ( separar e contar) . Classificação quanto ao número de sílabas: monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba.

·         Acentuação ( acento agudo e circunflexo)

·         Classificação das palavras quanto a sílaba tônica ( oxítona, paroxítona, proparoxítona)

·         Polissemia ( quando uma mesma palavra apresenta diferentes sentidos)

·         Substantivos comuns e próprios, substantivo coletivo

·         Substantivo masculino e feminino

·         Artigos definidos e indefinidos

·         Substantivos : singular e plural

·         Grau dos substantivos: grafia de diminutivos e aumentativos

·         Palavras derivadas

·         Pronome ( eu , tu, ele, nós , vós eles)

·         Adjetivo

·         Adjetivo pátrio

·         Estrutura frasal ( uso da letra maiúscula, espaço entre as palavras e pontuação)

·     Ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.  Tipos de frases:  afirmativa,negativa, interrogativa e exclamativa.

·         Dois pontos e travessão

·         Reticências

·         Vírgula

·         Verbo ( presente, passado e futuro)

 

·        Leitura

·         Leitura, compreensão e interpretação de textos, abordando diversos gêneros textuais e seus suportes , tais como :  poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes),  convites,cartas, bilhetes, ingressos,  diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos,  instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.

 

·        Produções textuais

·         Produção de vários gêneros textuais,  sendo os mesmos do tópico de leitura ,  como: poemas e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores interessantes),  convites,cartas, bilhetes, ingressos,  diários, textos jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e argumentativos,  instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho de novela e lendas.

 

 

Os conteúdos das disciplinas de ciências, história e geografia serão desenvolvidos de forma interdisciplinar entre as mesmas e também com as disciplinas de português e matemática em forma de projetos, porém estes não serão uma grade , tendo conteúdos essencias que muitas vezes não farão parte do projeto, sendo desenvolvidos à parte em uma sequência didática , sendo quando necessário inseridos no tema trabalhado.

 

·         CIÊNCIAS

·         Terra e Universo: estudando o planeta Terra, movimento de rotação, movimento de translação, as estações do ano, luz e sombra, o sistema solar.

 

·         Vento: uma fonte de energia: ar em movimento, formação dos ventos, direção dos ventos, velocidade dos ventos, força do vento.

 

·         Importância do solo: formação do solo, como o solo é estudado, permeabilidade do solo, poluição do solo.

 

·         Água e saúde:  água vai,  água vem, ciclo da  água, o nascimento de um rio, água e saúde.

 

·         Separação dos materiais de uma mistura: materiais que se misturam completamente, materiais que não se misturam completamente, água : dissolvente universal, separando misturas, economia do uso da água.

 

·         Preservação do meio ambiente: saneamento básico, abastecimento e tratamento da água, coleta de lixo, destino do lixo, direito e deveres do cidadão.

 

·         Seres vivos : classificação dos seres vivos, os reinos, nem reino vegetal e nem reino animal, produtos de origem animal e vegetal.

 

·         Reprodução dos seres vivos: o começo de uma nova vida animal, reprodução do ser humano, cuidados com os bebês e os filhotes, o começo de uma nova vida vegetal.

 

·         Corpo humano:  partes do corpo, tipos de humanos, pessoas com deficiências, terceira idade.

 

·         GEOGRAFIA

·         A moradia: a localização da moradia, tipos de moradias, a moradia dos índios Yanomani, o tamanho dos objetos, cuidados com a moradia.

·         A  sala de aula: objetos e organização da sala de aula, representação da sala de aula.

·         A  escola: as diferentes escolas, escola e trabalho, planta da escola, a conservação da escola, o problema do lixo, a escola dos índios

·         As ruas

·         Trajeto de casa a escola, o trânsito, os arredores da escola.

·         O Bairro : bairro que está a escola e o bairro que vivem, os bairros são diferentes, bairro no campo e na cidade, pluralidade cultural no bairro, cidadania e convivência  entre as pessoas ( direitos e deveres) .

·         Representação da  paisagem , fotografias , plantas e maquetes, a maquete dos arredores da escola, localização de lugares, orientação pelos pontos cardeais., utilização dos pontos cardeais.

·         Transformações das paisagens: a paisagem e seus elementos, a paisagem é transformada.

·         A paisagem dos arredores da escola

·         Os espaços  do bairro, espaços de lazer, parques e praças no bairro.

·         Serviços públicos: como funcionam os serviços públicos, quem paga pelos serviços públicos, os serviços públicos no lugar que moro.

·         Problemas  no bairro: o ambiente em perigo, as condições de moradia.

·         O município, a administração do  meu município  ( O município de Niterói).

 



 

 

·         HISTÓRIA

·         Minha história pessoal: meu nome, minha autobiografia, minhas predileções, minha certidão de nascimento, minha carteira de identidade, linha do tempo, meu aniversário.

 

 

·         A escola em que estudo, ambientes da escola, a história da escola em que estudo, funcionários da escola, materiais e conservação destes, direitos e deveres na escola, elaboração dos direitos e deveres ( combinados), um dia em minha escola, quadro das minhas aulas, escolas de antigamente.

 

·         A família: composição familiar, as famílias são diferentes, formação da família, meus familiares, árvore genealógica.

 

·         Moradias:

Moradias de ontem e hoje: dois modelos históricos de construção.

 

·         Ruas e bairros: um pedaço da cidade.

 

·          As Cidades:  cidade também tem história ( A cidade de Niterói)



·         O trabalho na cidade: profissões antigas e atuais, cartas de reclamação (cidadania)

 

·         A formação das cidades

O desenvolvimento das cidades brasileiras: fortes e fortalezas.

 

·         A primeira vila  e a primeira capital do Brasil

 

·         Meios de transporte por terra: presente e passado

 

·         Meios de transporte pelas águas e pelos ares.

·         Patrimônio imaterial, transporte aéreo, segurança no trânsito.

 

·         A comunicação é universal: a comunicação impressa, outros meios de comunicação

 

·         Trabalho e escravidão: o trabalho no engenho de açúcar, o trabalho nas fábricas, as reivindicações por melhores salários e condições de trabalho., as fábricas de brinquedos, voluntariado.

 

·         Os indígenas:  quem são os indígenas, o dia a dia em uma aldeia indígena, diversidade cultural

 

·         Trabalho e lazer: como o teatro acontece, o circo é um espetáculo muito antigo,  o escritor inventor de histórias, teatro de bonecos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla