TURMA DE 3 º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Professora:
Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Ano: 2015
·
Conteúdos
fundamentais para as características da turma e princípios norteadores da
práticas pedagógica
Antes de iniciar as atividades com a
turma e as avaliações iniciais para intervirmos no processo de ensino -
aprendizagem dos alunos, acho que devemos nos nortear em alguns princípios da prática pedagógica,
tais como: realizar projetos interdisciplinares que são de
interesse das crianças ou instigados
pela professora, porém que enfatizem valores e atitudes de respeito em relação
as diferenças entre as pessoas que estão relacionadas a etnia, questões de
gêneros, diferenças na forma física ( gordo, magro, cor da pele, cabelos) ,
pessoas com necessidades especiais,
pluralidade cultural , diferenças
de classes sociais, etc. Além de temas como respeito aos animais,
preservação ambiental, desperdício de água e energia, ética, etc. Estimular o pensamento
crítico das crianças quanto às desigualdades sociais e conscientização de seus
direitos e deveres. Planejar e direcionar atividades que envolvam o aluno como
agente ativo no processo de ensino-aprendizagem.
Realizar as atividades de forma que favoreçam o diálogo, a curiosidade através de perguntas
e pesquisas. Um planejamento que inclua atividades pedagógicas
diversificadas e que estejam próximas do nível de aprendizagem dos
alunos. Uma rotina diária para que as crianças tenham previsibilidade
das atividades , favorecendo maior organização da sala e das atividades.
Realizar junto com os alunos os combinados que estabelecem as regras de
convivência da turma, para que possam conviver em um ambiente de respeito,
afeto, e cooperação com o próximo, favorecendo a organização necessária para
que os alunos avancem no processo de ensino-aprendizagem. Estreitar relações
com os alunos demonstrando afeto e respeito, porém usando a autoridade em caso
de desrespeito e se for necessário chamar os pais para conversar. Transmitir
segurança aos alunos com um planejamento organizado em uma sequência didática,
além de estar sempre pesquisando e
ampliando o conhecimento para utilizar a metodologia mais adequada à fim de que as crianças possam aprender e avançar.
Após avaliação inicial, observei que
a turma apresenta alunos que lêem fluentemente, interpretam e produzem textos,
sendo autônomos na realização das
atividades, porém apresenta cinco retidos,
que apesar de estarem no nível
alfabético, tem grande dificuldade na leitura e
escrita, sendo necessário o conhecimento de sílabas complexas. Também
tem dois alunos que estão no mesmo nível
e que já eram da sala , além de um aluno com síndrome de down que não é
autônomo na realização das atividades pedagógicas, apesar de ler e escrever. Estas crianças apresentam grande lentidão e dependência para ler e produzir pequenos
textos, apresentando muitas vezes leitura silabada e textos com aglutinação de palavras nas frases ,
separações de sílabas , muitos erros
ortográficos, sem pontuação adequada e frases que não iniciam
com a letra maiúscula. Alguns alunos apresentam troca de fonemas parecidos,
como: p/b, t/d, f/v e g/c. Quanto ao
comportamento, a maioria respeita às regras de convivência e apresenta interesse nas atividades pedagógicas
, solicitando auxílio constantemente em relação as atividades.
As atividades pedagógicas
fundamentais de português visam atender as especificidades dos alunos quanto ao
processo de aprendizagem, além de dar continuidade às atividades desenvolvidas
no 2º ano, tais como: a utilização da letra maiúscula cursiva em início de frases e nomes próprios, passagem
para este tipo de letra , escrevendo e reconhecendo o alfabeto com as letras
minúsculas e maiúsculas, cópia de palavras e pequenos textos, como parlendas e
poemas, trabalhando-se a caligrafia, escrita
do nome todo com a letra cursiva, estruturação
de frases, realizando atividades para pintar os espaços entre as palavras nas
frases, separar palavras em texto
aglutinado, intervenção pedindo para colocar o espaço de um dedo entre as
palavras , percebendo o que é palavra na frase. Produção de textos e leitura,
orientação espacial de acordo com o tipo de texto, sinais de pontuação, acentuação,
relação fonema/grafema de fonemas de sons parecidos, ortografia, concordância
verbal e nominal nos textos, tempos verbais (presente , passado e futuro),
separações de sílabas , classificações, artigos, etc. Relacionar as atividades
gramaticais ao processo discursivo ,
como um meio de melhorar a qualidade da produção de texto, acrescentando que é
através da leitura que a criança poderá aprimorar a sua escrita ao nível
ortográfico. O foco será a reflexão sobre a língua em situações de produção, leitura,
compreensão e interpretação de textos, abordando diversos gêneros textuais e
seus suportes , tais como : poemas e
poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos
populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores
interessantes), convites, ingressos, diários, textos jornalísticos, anedotas,
entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos expositivos e
argumentativos, bilhetes, cartas, textos instrucionais, crônicas, artigos, foto-legenda,
trecho de novela e lendas. As crianças poderão produzir livros como autores e
outros como junção dos mesmos tipos de textos para serem lidos na sala ou serem compartilhados por outras crianças
da escola, sendo colocados na
biblioteca. Continuar a levar um
livro de história, junto com o caderno de histórias e ilustrar e escrever sobre o que leu no
livro ( resumo) . Ler na sala para os colegas. Leitura dos textos que
produziram e leitura de partes de livros. Levar diversos suportes textuais para
serem lidos. Quanto as produções textuais estas tem o objetivo de os alunos
produzam diversos gêneros textuais de acordo com a estrutura frasal e
orientação espacial do tipo de texto,
avançar na escrita alfabética e ortográfica, utilizar os sinais de pontuação,
desenvolver a criatividade e coesão textual, além do gosto em escrever quando
esta escrita tem uma função social.
Quanto à matemática, é fundamental
revisar os conteúdos trabalhados no 2º ano, realizando alguns, que não
foram aprofundados. Ampliar o conhecimento lógico-matemático, envolvendo atividades
que fazem parte do cotidiano das crianças e da vida social, através de situações-problemas , com materiais concretos,
como o material dourado e jogos que tornem o aprendizado da matemática prazeroso,
significativo e lúdico, utilização também de jogos de informática. Alguns
conteúdos que precisam ser aprofundados e ampliados são: medidas de tempo, de capacidade,
de massa e de comprimento, adição, subtração, multiplicação e divisão,
ampliação do sistema de numeração decimal até a oredem da centena e posteirormente até a de milhar, procedimentos
das operações matemáticas,
situações-problemas, números pares
e ímpares, antecessor e sucessor, contagem envolvendo cédulas e moedas,
simetria, localização e deslocamento, tabelas e gráficos.
As atividades de história, geografia
e ciências pretendem ser desenvolvidas em projetos interdisciplinares que
envolvam alguns conteúdos de português e matemática. Projetos estes que podem
ser de interesse das crianças ou que são fundamentais ao conhecimento histórico-cultural
acumulados pela humanidade, sendo estes instigados pela professora, através de
detonadores ( música, vídeos , histórias, etc.) que despertem a curiosidade dos
alunos. Estes também são iniciados através de textos coletivos e individuais
que demonstrem o conhecimento prévio dos alunos e a partir destes, iniciar
pesquisas que ampliem o conhecimento das crianças. Estas descobertas são
relatadas em diálogos que favoreçam a troca de conhecimentos e depois são
produzidos textos sobre o que descobriram. Desta forma os alunos são ativos na
construção do conhecimento, tornando este mais significativo. Atividades que
envolvam as artes plásticas, receitas, passeios pelo bairro, brincadeiras de
supermercado, visitas a museus também tornam o aprendizado memorizado por
envolver a emoção, afetividade e a função
social.
Alguns desses projetos que acho
fundamentais para a turma e que não fizemos muito no ano anterior é o trabalho
com maquetes, plantas e mapas, tais como:
maquete da sala, da escola, de casa,
da localização da sua casa , dos
arredores da escola ( bairro/ruas), ampliando para o município de Niterói ,
mapa do estado Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, apesar de termos
trabalhado com mapas no projeto sobre a
cultura africana. Pretendo ainda continuar
um pouco alguns assuntos e atividades relacionadas às questões étnico-raciais e
semelhanças e diferenças entre os grupos
sociais, respeitando-se as diferenças entre culturas e etnias. Iniciar
um projeto sobre a história e cultura dos índios e a situação destes atualmente, associando-o a história de vida dos alunos (identidade) e a do Brasil . Seria nosso projeto de cultura.
Em relação ao projeto de ciências,
percebo o interesse das crianças em estudar o sistema solar e outros assuntos
como as plantas, animais e o corpo humano, tudo isso envolvendo a questão
ambiental que causa tantos problemas, como a falta de água atual. Para que se
tornem significativos pretendo que sejam realizadas maquetes, passeio ao
planetário, pesquisas, experiência da germinação das plantas, livros de
pesquisa sobre curiosidades relativas a animais, plantas e o corpo humano, cartazes
e boneco sobre o corpo por dentro. Textos coletivos e individuais sobre a
preservação do meio ambiente. Enfim, talvez não dê para realizar todos esses
projetos de forma mais demorada, porém de forma curta, sendo um desses um projeto o mais longo.
Esse ano pretendo realizar as
atividades em uma sequência de atividades relacionadas ao mesmo tema ou ao mesmo conteúdo , pois percebo que os dias
marcados para cada disciplina não proporciona a continuidade das atividades
pedagógicas, no entanto a matemática terá que ter , pelo menos uma vez por semana, inserida no
contexto de um projeto, além de uma semana com atividades que dêem por exemplo
continuidade ao conteúdo de ampliação do sistema de numeração decimal até mil. Também acho que utilizei poucos os livros de
história, geografia e ciências no 2º ano, pois as atividades destas disciplinas
foram realizadas nos projetos desenvolvidos, sendo utilizadas folhas xerocadas,
escritas no caderno e pesquisas realizadas pelos alunos. Este ano procurarei utilizar estes livros
como mais um recurso pedagógico, inseridos nos projetos e sendo utilizados como
textos de pesquisas, pois apesar de apresentarem textos longos e complexos para
alguns alunos, é uma forma do aluno começar a utilizá-los para aprender a estudar,
desenvolvendo a leitura individual e coletiva e a compreensão oral e escrita dos textos informativos.
Com a inserção das aulas extras ( inglês , artes e educação física), o tempo para realizar todos os conteúdos planejados diminuiu muito, por isso penso que terei que resumir muitas vezes determinado conteúdo e agilizar alguns, é claro de acordo com o processo de aprendizagem individual dos alunos e conversar com as professoras de aulas extras para inserir as atividades de suas aulas nos projetos, dando continuidade e não uma quebra nas atividades pedagógicas.
Com a inserção das aulas extras ( inglês , artes e educação física), o tempo para realizar todos os conteúdos planejados diminuiu muito, por isso penso que terei que resumir muitas vezes determinado conteúdo e agilizar alguns, é claro de acordo com o processo de aprendizagem individual dos alunos e conversar com as professoras de aulas extras para inserir as atividades de suas aulas nos projetos, dando continuidade e não uma quebra nas atividades pedagógicas.
Quanto à avaliação, entendo que no
ciclo de alfabetização esta deva ser contínua e formativa, isto é, irá ocorrendo ao longo do processo , seja pela
observação sistemática e intencional, seja pelos registros produzidos pelos
alunos (portfólio), à fim de que possamos acompanhar o avanço do aluno no
processo de ensino –aprendizagem e intervirmos na zona de desenvolvimento proximal para que este avance. Neste caso teremos que
pensar em outras metodologias que possam atender as especificidades de
determinado aluno, replanejando ao longo do processo, no entanto observo que no
3º ano, os alunos necessitam começar a ter o hábito de estudos em casa para que
retomem e fixem o que foi aprendido na sala, pois percebo que muitas crianças
não têm esse hábito, não realizando os deveres de casa e muitos pais das classes
populares também não acompanham ou cobram de seus filhos as atividades
escolares, por isso penso em realizar algumas atividades que cobrem das
crianças os estudos realizados na sala.
Plano Anual para o 3º ano do ensino fundamental
Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Ano: 2015
Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Ano: 2015
· CONTEÚDOS
·
Obs.
Os objetivos serão especificados nos planejamentos semanais.
· MATEMÁTICA
·
Os
números: o uso dos números, números de 0 a 99, centena, par e ímpar, comparação.
·
Adição
com total até 20
·
Adição
com total até 99
·
Adição
com total até 99 com reagrupamento
·
Subtração
com números até 20, subtração com números
até 99, subtração com reagrupamento, envolvendo números até 99.
·
Medidas
de tempo: horas e minutos e calendário
·
As
idéias de Multiplicação
·
Multiplicação
por: 2, 3, 4, e 5
·
Dobro,
triplo e dúzia
·
Multiplicação
por : 6, 7, 8, 9, 10 e 0
·
As
ideias de divisão
·
Divisões
exatas e não exatas
·
Numero
racionais: metade ou meio, terço ou
terça parte, quarto ou quarta parte, outras partes do inteiro.
·
Formas
geométricas espaciais: cubo, pirâmide,
paralelepípedo, cilindro , esfera e cone.
·
Formas
geométricas planas e vistas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo
·
Segmento
de reta
·
Polígonos
·
Circunferência
e círculo
·
Sistema
de numeração decimal: números de 0 a 1.000
·
Sistema
Monetário: O Real
·
Adição com total até 999
·
Adição
com total até 999 com reagrupamento
·
Subtração
envolvendo números até 999
·
Subtração
com reagrupamento, envolvendo números até 999
·
Medidas
de comprimento: o centímetro, o metro
·
Multiplicação
envolvendo números até 99
·
Multiplicação
com reagrupamentos, envolvendo números até 99
·
Multiplicação envolvendo números até 999
·
Multiplicação
com reagrupamento, envolvendo números
até 999
·
Multiplicação
envolvendo números terminados em 0
·
Divisão
envolvendo números até 99
·
Divisão
envolvendo números até 999
·
Medidas de massa : comparação de massas entre os
objetos
·
Grama
e quilograma
·
Tabelas
e gráficos: tabelas e gráfico de barras
·
Simetria
: figuras simétricas
·
Localização
e deslocamento: localização, caminhos e
coordenadas
·
Medidas
de capacidade: comparação da capacidade
dos objetos , o litro
· PORTUGUÊS
·
Ortografia
·
Passagem
das letras do alfabeto para a letra cursiva ( maiúscula e minúscula). Vogais , consoantes e letras estrangeiras.
·
Ordem alfabética
·
Uso da letra maiúscula : nomes dos colegas com
a letra cursiva e utilizando a letra maiúscula inicial em nomes próprios. Nomes
de familiares. Nomes de lugares ( bairro, cidade, país, banco supermercado,
etc.)
·
Escrita
do nome e do sobrenome com a letra cursiva
·
Cópia
de palavras e pequenos textos, como parlendas e poemas, trabalhando-se a caligrafia.
·
Relação
fonema e grafema ( a troca de uma letra já muda a palavra)
·
Relação
fonema/ grafema de letras com sons parecidos, como: p/b, d/t, f/v, g/c.
·
Sons
nasais: palavras com til ( ã ,ãs, ão,
õe, ões)
·
Palavras
com sílabas complexas : ce, ci, ç, ge,
gi ,qua, que, qui, gua, gue, gui, rr (
som forte), r(som brando), ss( som forte), s( som brando), vogais seguidas de
“m” ou “n” ( an, am, en, em, ETC.).
Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, em , ens). Também são sons
nasais. Regra ortográfica: “m”, antes de “p” e
“b” e a maioria das palavras terminam com “m”. Antes
de vogais escrevemos a letra h.
Dígrafos: nh, lh, ch, encontros consonantais( br, cr, dr, fr, gr, pr, vr, bl,
cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “L” ( AL, El), vogais seguidas de “s” (
as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,es). Vogais seguidas de l ou u. Sons
do “X”, palavras que terminam com “o” ou
“u”.
·
Palavras
com qu e gu,
·
Palavras
com g e j,
·
Grafia
dos diminutivos,
·
Palavras
com s e z,
·
Palavras com c, ç, s e ss.
·
Dígrafos,
encontros vocálicos ( ditongo, tritongo e hiato) e encontros consonantais.
·
Gramática
·
Uso
do dicionário
·
Sílaba
( separar e contar) . Classificação quanto ao número de sílabas: monossílaba, dissílaba,
trissílaba, polissílaba.
·
Acentuação
( acento agudo e circunflexo)
·
Classificação
das palavras quanto a sílaba tônica ( oxítona, paroxítona, proparoxítona)
·
Polissemia
( quando uma mesma palavra apresenta diferentes sentidos)
·
Substantivos
comuns e próprios, substantivo coletivo
·
Substantivo
masculino e feminino
·
Artigos
definidos e indefinidos
·
Substantivos
: singular e plural
·
Grau
dos substantivos: grafia de diminutivos e aumentativos
·
Palavras
derivadas
·
Pronome
( eu , tu, ele, nós , vós eles)
·
Adjetivo
·
Adjetivo
pátrio
·
Estrutura
frasal ( uso da letra maiúscula, espaço entre as palavras e pontuação)
·
Ponto
final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. Tipos de frases: afirmativa,negativa, interrogativa e exclamativa.
·
Dois
pontos e travessão
·
Reticências
·
Vírgula
·
Verbo
( presente, passado e futuro)
·
Leitura
·
Leitura,
compreensão e interpretação de textos, abordando diversos gêneros textuais e
seus suportes , tais como : poemas e
poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos
populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores
interessantes), convites,cartas,
bilhetes, ingressos, diários, textos
jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos
expositivos e argumentativos, instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho
de novela e lendas.
·
Produções
textuais
·
Produção
de vários gêneros textuais, sendo os
mesmos do tópico de leitura , como: poemas
e poesias, uso do dicionário, criação de acrósticos, narrativas ( contos
populares, fábulas, histórias de contos de fadas e outras histórias de autores
interessantes), convites,cartas,
bilhetes, ingressos, diários, textos
jornalísticos, anedotas, entrevistas, receitas, história em quadrinhos, textos
expositivos e argumentativos, instrucionais, crônicas, foto-legenda, trecho
de novela e lendas.
Os
conteúdos das disciplinas de ciências, história e geografia serão desenvolvidos
de forma interdisciplinar entre as mesmas e também com as disciplinas de
português e matemática em forma de projetos, porém estes não serão uma grade ,
tendo conteúdos essencias que muitas vezes não farão parte do projeto, sendo
desenvolvidos à parte em uma sequência didática , sendo quando necessário inseridos
no tema trabalhado.
·
CIÊNCIAS
·
Terra e Universo: estudando o planeta Terra,
movimento de rotação, movimento de translação, as estações do ano, luz e
sombra, o sistema solar.
·
Vento: uma fonte de energia: ar em movimento,
formação dos ventos, direção dos ventos, velocidade dos ventos, força do vento.
·
Importância do solo: formação do solo, como o
solo é estudado, permeabilidade do solo, poluição do solo.
·
Água e saúde:
água vai, água vem, ciclo da água, o nascimento de um rio, água e saúde.
·
Separação dos materiais de uma mistura:
materiais que se misturam completamente, materiais que não se misturam
completamente, água : dissolvente universal, separando misturas, economia do
uso da água.
·
Preservação do meio ambiente: saneamento
básico, abastecimento e tratamento da água, coleta de lixo, destino do lixo,
direito e deveres do cidadão.
·
Seres vivos : classificação dos seres vivos,
os reinos, nem reino vegetal e nem reino animal, produtos de origem animal e
vegetal.
·
Reprodução dos seres vivos: o começo de uma
nova vida animal, reprodução do ser humano, cuidados com os bebês e os
filhotes, o começo de uma nova vida vegetal.
·
Corpo humano:
partes do corpo, tipos de humanos, pessoas com deficiências, terceira
idade.
·
GEOGRAFIA
·
A moradia: a localização da moradia, tipos de
moradias, a moradia dos índios Yanomani, o tamanho dos objetos, cuidados com a
moradia.
·
A sala
de aula: objetos e organização da sala de aula, representação da sala de aula.
·
A
escola: as diferentes escolas, escola e trabalho, planta da escola, a
conservação da escola, o problema do lixo, a escola dos índios
·
As ruas
·
Trajeto de casa a escola, o trânsito, os
arredores da escola.
·
O Bairro : bairro que está a escola e o
bairro que vivem, os bairros são diferentes, bairro no campo e na cidade,
pluralidade cultural no bairro, cidadania e convivência entre as pessoas ( direitos e deveres) .
·
Representação da paisagem , fotografias , plantas e maquetes,
a maquete dos arredores da escola, localização de lugares, orientação pelos
pontos cardeais., utilização dos pontos cardeais.
·
Transformações das paisagens: a paisagem e
seus elementos, a paisagem é transformada.
·
A paisagem dos arredores da escola
·
Os espaços
do bairro, espaços de lazer, parques e praças no bairro.
·
Serviços públicos: como funcionam os serviços
públicos, quem paga pelos serviços públicos, os serviços públicos no lugar que
moro.
·
Problemas
no bairro: o ambiente em perigo, as condições de moradia.
·
O município, a administração do meu município
( O município de Niterói).
·
HISTÓRIA
·
Minha história pessoal: meu nome, minha
autobiografia, minhas predileções, minha certidão de nascimento, minha carteira
de identidade, linha do tempo, meu aniversário.
·
A escola em que estudo, ambientes da escola,
a história da escola em que estudo, funcionários da escola, materiais e
conservação destes, direitos e deveres na escola, elaboração dos direitos e
deveres ( combinados), um dia em minha escola, quadro das minhas aulas, escolas
de antigamente.
·
A família: composição familiar, as famílias
são diferentes, formação da família, meus familiares, árvore genealógica.
·
Moradias:
Moradias de ontem e hoje: dois modelos
históricos de construção.
·
Ruas e bairros: um pedaço da cidade.
·
As
Cidades: cidade também tem história
( A cidade de Niterói)
·
O trabalho na cidade: profissões antigas e
atuais, cartas de reclamação (cidadania)
·
A formação das cidades
O desenvolvimento das
cidades brasileiras: fortes e fortalezas.
·
A primeira vila e a primeira capital do Brasil
·
Meios de transporte por terra: presente e
passado
·
Meios de transporte pelas águas e pelos ares.
·
Patrimônio imaterial, transporte aéreo,
segurança no trânsito.
·
A comunicação é universal: a comunicação
impressa, outros meios de comunicação
·
Trabalho e escravidão: o trabalho no engenho
de açúcar, o trabalho nas fábricas, as reivindicações por melhores salários e
condições de trabalho., as fábricas de brinquedos, voluntariado.
·
Os indígenas:
quem são os indígenas, o dia a dia em uma aldeia indígena, diversidade
cultural
·
Trabalho e lazer: como o teatro acontece, o
circo é um espetáculo muito antigo, o
escritor inventor de histórias, teatro de bonecos.
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