quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

ESCREVENDO CARTINHAS E LOCALIZANDO A NOSSA CASA ! ( 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2014)



Essa é a minha casa...



· História : Nossas Casas ( conta a história de uma família e os diversos tipos de casas, casas de pobres e ricos e de quem não tem casa). Casa de diferentes culturas (tribos africanas , índios brasileiros, esquimós, etc.) Conversa sobre os vários tipos de casa . Discutir sobre as casas com más condições de habitações e do direito a moradia , da responsabilidade do governo e nossa disponibilidade em ajudar as pessoas. Atividade sobre o livro.



· Música: Era uma Casa muito engraçada ( poesia).


 
 
Atividade sobre  os diversos tipos de moradias. Escrever nomes e frases, abrangendo os  diferentes níveis  de  escrita




· Pesquisa sobre o endereço


 


· Atividade: desenhar a sua casa e escrever o endereço pesquisado. Falar na roda.
 



· Escrever cartinhas para os colegas , escrevendo os endereços dos remetentes e dos destinatários. ( gênero textual : carta).
















· Atividade sobre a localização da casa , pontos de referência e nome da rua. Escrever o que tem na rua de uma criança.



· Desenhar o mapa dos arredores da sua casa, o nome da rua, nº da casa, o que tem na rua e escrever o nome do ponto de referência para encontrá-la.










· Perguntar aos alunos como é a casa por dentro. Concluir que as divisões da casa se chamam cômodos. Atividade: desenhar a sua casa por dentro de acordo com as quantidades de cômodos. Escrever sobre a sua casa e sua família. Descrever os cômodos, o que tem em cada cômodo, a quantidade destes, o que faz com a família em casa, os componentes da família, concluir que as casas dos colegas têm quantidades diferentes de cômodos.



· Trabalhar diferentes vistas dos objetos que tem na casa. ( vista de frente, do alto, do alto e de frente)



· Fazer a planta de uma casa. Vista do alto sem o telhado.

Obs: As fotos foram autorizadas !







 

Nenhum comentário:

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla