domingo, 15 de fevereiro de 2015

PLANO ANUAL PARA O 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


Plano Anual para o 2º ano do ensino fundamental
Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Ano: 2014
Princípios Norteadores da Prática Pedagógica

   


       Realizar projetos interdisciplinares com temas do conhecimento social e natural, temas que fazem parte da vida cotidiana e interesse dos alunos, além de outros que possam ser instigados pela professora, ampliando o conhecimento nas áreas de ciência natural e sócio-histórico-cultural dos alunos. Temas, tais como: índios , África, identidade, corpo humano, a família, a casa , a escola, água , plantas, animais, sistema solar, biografia de algum artista e sua obra . Ao se realizar esses projetos, explorar temas transdisciplinares que trabalhem valores e atitudes de respeito às diferenças de etnia, orientação sexual, pluralidade cultural, saúde, meio ambiente, ética, etc.              
     Valorizar sentimentos e atitudes de solidariedade e amor ao próximo e respeito aos animais. São assuntos que irão surgir tais, como: preconceito, bulyng, poluição , desperdício de recursos naturais como a água e suas consequências, falta ou locais inapropriados de moradia, pessoas que passam fome no mundo, etc.

·         Estimular o pensamento crítico das crianças quanto às diferenças sociais e a conscientização de seus direitos e deveres.






·        Planejar e direcionar atividades que envolvam o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem.
·        Realizar atividades que favoreçam o diálogo ,a curiosidade , perguntas e a pesquisa.
·        Realizar as atividades de matemática envolvendo a função desta na vida cotidiana do aluno e de forma concreta e lúdica, com jogos e brincadeiras , tornando as atividades pedagógicas gráficas mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos. Inserir as atividades de matemática nos temas interdisciplinares, quando o tema sugerir.
·        Realizar as atividades envolvendo as atividades de educação artística, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso para os alunos, os sensibilizando para o fazer artístico, ampliando o conhecimento cultural e valorizando a habilidade de alguns alunos para a linguagem das artes, ás quais inclui: música, dança, artes plásticas e teatro .

·        Realizar um planejamento que inclua atividades pedagógicas diversificadas e que estejam próximas do nível de desenvolvimento proximal dos alunos, já que a turma será heterogênea, com níveis de desenvolvimento de escrita diferentes, aproveitar essa diferença e agrupar crianças com níveis de desenvolvimento de aprendizagem próximos, porém um pouco mais avançado que outros para que possam se ajudarem.

·        Realizar uma rotina diária para que as crianças tenham a previsibilidade das atividades , favorecendo maior organização da aula e respeito às regras de convivência e ao próximo , além da autonomia dos alunos e participação na arrumação e organização da sala , após as atividades.

·        Realizar junto com os alunos os combinados que estabelecem as regras de conivência da sala, para que possam conviver em um ambiente de respeito, afeto e cooperação com o próximo, favorecendo a organização necessária ao para que os alunos avancem no processo de ensino-aprendizagem.

·        Estreitar as relações com os alunos , demonstrando afeto e respeito sem no entanto, deixar de utilizar a autoridade em caso de desrespeito por parte dos alunos, sendo firme e chamando o aluno para conversar individualmente, comunicando aos pais na agenda ou os chamando para conversar, à fim de atuarem junto com a escola na educação dos filhos.
·        Transmitir segurança às crianças, com um planejamento organizado em uma sequência didática. Sempre estar lendo e pesquisando para ampliar o conhecimento e utilizar a metodologia mais adequada para que as crianças possam aprender e avançar.

·        Desenvolver o gosto e a fluência na leitura, realizando leituras diárias de livros de histórias, empréstimos de livros , conversas e indicações sobre estes para os outros colegas. Estimular a produção de textos , levando um caderno de meia pauta para casa para desenhar e escrever sobre a história lida e compartilhar essa leitura e desenho com os outros colegas. Realizar também leitura e interpretações de textos individuais tais como: de contos de fadas, fábulas e outras histórias de autores como Mary França, Sônia Junqueira, Ziraldo, etc. Utilizar a leitura de outros gêneros textuais e a sua função social, como textos: informativos, poesias, narrativas, bilhetes, cartas, listas, cartões, etc.
·        No primeiro ano as crianças são alfabetizadas com a letra de forma maiúscula. No segundo ano a maioria já avançou para o nível de escrita alfabética, nesse nível é necessário mostrar os quatro tipos de letras utilizadas para ler e escrever e realizar a transcrição para a letra cursiva minúscula e maiúscula.
·        Continuar as atividades com sílabas complexas trabalhadas no 1º ano, estruturação da frase e orientação espacial do texto, leitura, interpretação e produção de texto, pontuação e acentos gráficos , alguns aspectos gramaticais como substantivos próprios e comuns e utilização da letra maiúscula e minúscula.
·        Relacionar as atividades gramaticais (acentuação, verbos, pontuação, classificação de palavras quanto ao nº de sílabas, etc.) , ao processo discursivo , como um meio para melhorar qualidade de produção de texto, acrescentando que é através da leitura que a criança poderá aprimorar a sua escrita, portanto os aspectos de reflexão sobre a língua em situações de produção, leitura e interpretação de textos será o foco das atividades com a língua portuguesa no segundo ano.
·        Para as crianças com níveis pré-silábicos e silábicos que passaram para o 2º ano do ciclo as atividades devem parear a letra de forma e cursiva, não sendo necessário exigir desses alunos ainda a letra cursiva se notarmos que esta for um entrave na aquisição da escrita alfabética . Realizar atividades com reconhecimento dos nomes e de outras palavras de forma global/associando-as aos objetos ou seres. Reconhecimento das letras iniciais e finais ( vogais e consoantes), comparar semelhança e diferenças entre os nomes e outras palavras. Relacionar fonema/grafema das iniciais das palavras. Organizar as letras , tendo como suporte outra palavra ( atividades com letras móveis ou em folhas xerocadas), distinguir letras e números, contar número de letras e sílabas das palavras. Completar com letra e sílaba inicial, escrever de acordo com a hipótese de escrita e intervir nessas hipóteses, até que relacionem fonema/grafema e avancem para o nível alfabético. Vincular o discurso oral e o texto escrito, distinção entre imagem e escrita, reconhecer suportes diferentes de textos distintos, reconhecer as letras como constituintes do texto, introdução à distribuição espacial do texto e da orientação das frases, localizar qualquer palavra no texto, incluindo verbos , artigos e preposições, usar preferencialmente textos , cujo conteúdo já está memorizado para leitura. Trabalhar a matemática , realizando atividades de construção do número ( relação quantidade/numeral) e atividades com situações–problemas e operações matemáticas de adição, subtração e noções de multiplicação e divisão. Adaptar quando necessário as atividades dos alunos alfabéticos e realizar parcerias com estes nas atividades mais difíceis para os alunos com níveis iniciais de escrita, estimulando a inclusão e a cooperação entre os alunos.
·        Realizar um processo de avaliação contínua, cooperativa, diagnóstica e formativa.



·      Conteúdos de Português

 Aquisição da escrita alfabética e ortográfica

·        Nomes dos alunos

·        Objetivos:  ler os nomes  ou reconhecer globalmente no caso de alunos no nível silábico que não lêem ainda ,  relacionar fonema /grafema das  letra inicias dos nomes,  associando a sílaba inicial , percebendo o que é  sílaba  e como  se escreve e lê . Reconhecer as  letras finais e sílabas finais , contar nº de letras e sílabas, organizar letras  e sílabas dos nomes, comparação entre semelhantes e diferenças  entre os nomes. Escrever os nomes dos colegas , relacionado fonema /grafema  ,  escrevendo de memória ou consultando o telhadinho .  

·        Escrita do nome e sobrenome

·         Objetivo:  saber escrever o nome e o sobrenome com a letra cursiva, com exceção  de alguns alunos que apresentam grande dificuldade motora fina e ainda estão no nível silábico.

·        Conteúdo:

·        Alfabeto

·        Objetivos:

·        Conhecer as letras que  compõem  o alfabeto e a sua ordem,   quantas letras tem e que é dividido em vogais e consoantes. Escrever  nomes na ordem alfabética, organizando os  nomes dos colegas , nomes de animais, de livros de histórias, frutas, etc. Associar a ordem alfabética ao uso funcional no nosso cotidiano, como na  agenda de telefones e uso do dicionário.


·         Letras ( vogais e consoantes) e sílabas.

·        Objetivos:  relacionar fonema/grafema das letras e sílabas iniciais dos nomes dos colegas , de objetos, animais, etc.  São atividades apropriadas a crianças no nível  silábico.

·        Conteúdo:

·        Fonemas  com sons parecidos ( p/b,  d/t, f/v, c/g, quando seguidos das vogais “a”,”o”, “u”, )


·        Objetivos: perceber na escrita e leitura  de palavras  que os sons são parecidos , mas diferentes. Umas letras  tem o som fraco e outras o som forte.


·        Passagem das letras do alfabeto para  a  letra cursiva ( maiúscula e minúscula).  Obs: Somente escrever com a  letra de forma os alunos que apresentam grande dificuldade motora fina e lentidão na cópia do quadro com a letra cursiva. Primeiramente transcrever o alfabeto todo, sempre pareando com a letra de forma. Depois aos poucos, em grupo de quatro em quatro letras, realizando a leitura e escrita de palavras , frases e textos, como parlendas  e músicas na letra cursiva.

·        Objetivos:  transcrever as letras , sílabas e palavras  e textos para a letra cursiva, pois é necessário que  as crianças que estão no nível alfabético de escrita, leiam e escrevam  com todos os tipos de letras  nos diversos suportes sociais  que existem na sociedade .

·        Reconhecer som das vogais  na sílaba, reconhecendo sua função, com atividades  de completar palavras com as vogais que faltam.  São também atividades apropriadas a crianças no nível silábico.

·        Conteúdos:

·        Sons Nasais ( ã (s), ão(s), ãe(s), õe(s)

·        Objetivos:

·        Perceber que os sons nasais são adquiridos pela  til (~) em cima das vogais  “A” e “O” . Ler e escrever palavras  com os sons nasais. Perceber posteriormente que os sons nasais também são adquiridos pelas vogais seguidas de “m” ou “n”  em outras palavras ( am, em, em , em), mas estes não recebem til, sendo o m ou n, depois das vogais que dão a nasalidade as vogais.

·        Encontros vocálicos ( ditongos, tritongos e hiatos).

·        Objetivos: perceber os encontros vocálicos nas palavras e que estes encontros podem ser com duas vogais na mesma sílaba, três vogais na mesma sílaba ou  vogais em sílabas separadas. Ainda não é necessário que memorizem  os nomes das classificações conforme o encontro, mas podem ser informados , sempre falando e perguntando qual é a classificação do encontro.

·        Ortografia ( palavras com sílabas complexas):  ce, ci, ç, nh, , h, nh , lh, ch,  ge, gi, qua, que, qui, gua, gue, gui,  rr ( som forte), r(som fraco), s( som fraco), ss( som forte ), vogais seguidas de “m” ou  “n” ( an, en, in, am, em, im...). Regra ortográfica ( antes de p e b usamos "m", antes de outras consoantes usamos " "n", a maioria das palavras termina com "n". Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, , ens...). Encontros consonantais: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “l” ( aL, el, il, ol , ul), vogais seguidas de “s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,ez, iz),  . Sons do  “x” ( x = ch,  x= z,   x= cs, x = s)
            


  •             Palavras com "l"  ou  "u"


  •          Palavras que terminam com “o” ou “u”.


                            Fonemas com sons parecidos ( c/qu)



·        Gramática

  •   substantivos próprios e comuns, separação de sílabas e classificação quanto ao nº de sílabas, sinais de pontuação, adjetivo.
·        Separação de sílabas e classificação

·    Observação: Ainda não é necessária a memorização das classificações quanto ao número de sílabas, mas as crianças podem ser informadas que  existem palavras com uma sílaba( monossílaba ( uma sílaba), dissílaba ( duas sílabas), trissílabas ( três sílabas) e polissílabas ( quatro sílabas).

·        Adjetivos

·        Sinais de pontuação ( ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação, vírgula, reticências e dois pontos)

·       Tipos de frases:( frase afirmativa, exclamativa, interrogativa).

  •    acentuação
  •       gêneros dos substantivos( masculinos e femininos), 
  •       uso dos artigos definidos e indefinidos conforme o gênero, 
  •       grau dos substantivos ( normal, diminutivo, aumentativo), 
  •     flexão de número dos substantivos ( singular e plural), 
  •      uso dos artigos , conforme a flexão do número do substantivo, 
  •       antônimo e sinônimo, 
  •      verbo ( ações no presente, passado e futuro), 
  •     palavras primitivas e derivadas.

·      Leitura 

  •    Leitura,  compreensão e interpretação de diversos gêneros textuais, como:  narrativas/histórias  , textos informativos, poesias,receitas, bilhetes,  cartas, cartões, parlendas, cantigas , histórias em quadrinhos, biografias...
·        Produção de textos 

  •             Estrutura da frase.

  •     Produção textual de diversos gêneros textuais.  Estrutura dos textos (parágrafos, estrofes). Gêneros: narrativas/histórias, textos informativos, poesias,receitas, bilhetes,  cartas, cartões, parlendas, cantigas , histórias em quadrinhos, biografias...


·        Conteúdos de matemática


·        Conceitos matemáticos de vocabulário de confronto: cheio\ vazio/comprido ,curto/ largo, estreito/grosso, mais/menos, pouco/muito)

·        Localização espacial ( dentro/fora, esquerda/direita, longe/perto, atrás/na frente, primeiro, penúltimo, último.

·        Números Naturais até 9.

·        Relação quantidade /numeral até 9.

·        Dezena e meia dezena.

·        Dúzia e meia dúzia

·        Ampliação do sistema de numeração decimal.

·        Agrupamentos de 10 em 10

·        Números até 99

·        O número 100 ( 1 centena).

·        Antecessor e sucessor

·        Ordem crescente e decrescente

·        Sinais matemáticos : <  ou  >, = ou #

·        Números ordinais

·        Situações-problemas com a idéia de adição

·        Adições com resultado até 10.

·        Adições com resultado até 19.

·        Situações-problemas com a idéia de subtração

·        Subtrações com resultado até 10.

·        Subtrações com resultado até 19.

·        Formas geométricas espaciais

·        Formas geométricas  planas

·        Medida de tempo ( calendário)

·        Adições com números até 99 e situações –problemas.

·        Adição com três parcelas

·        Subtrações com números até 99 e situações –problemas.

·        Números pares e ímpares

·        Sistema monetário ( O Real /situações que envolvem troco).

·        A idéia de multiplicação ( situações –problemas e operações matemáticas)

·        Dobro e  triplo

·        Medidas de tempo ( hora e calendário)

·        Medidas de comprimento ( Conhecer o centímetro)

·        Tabelas  e gráficos

·        A idéia de divisão ( situações –problemas e operações  matemáticas).

·        Metade

·        Medidas de capacidade ( O litro )

·        Medidas de capacidade ( O quilograma)

·        Localização e deslocamentos ( Trabalhar com a localização e caminhos).




Os conteúdos de história , geografia e ciências  podem ser trabalhados em projetos interdisciplinares, com a observação que vários conteúdos de uma disciplina e de outras podem estar inseridos em um projeto, portanto essa lista é apenas um suporte para o planejamento pedagógico e não quer dizer que todos esses conteúdos serão trabalhados. Os alunos também, podem se interessar por temas que não estão no currículo, tais como: vulcões, animais do fundo do mar, etc

·        Conteúdos de  História e Geografia

·         A história pessoal do aluno ( Eu sou assim, mapa do meu corpo, visões do corpo deitado e em pé, esse é o meu nome, minhas predileções, pesquisa sobre a origem do nome,  meus dados pessoasi: idade, data de nascimento, nome todo , nome do pais, etc. ,minhas características e dos meus colegas, respeito as diferenças, minha certidão de nascimento, linha do tempo da minha vida, acontecimentos importantes, álbum de retratos, eu e meus amigos)

·         A Família ( Conceito de família, essa é a minha Família, as família dos meus amigos, as famílias são diferentes, uma cena familiar , fotos de famílias antigas, formação da família, meus parentes, árvore genealógica, meu sobrenome e a origem deste momentos em família, cooperação em casa, famílias de hoje e de antigamente, o amor pela família, o respeito as pessoas mais velhas e ajuda aos avós, atitudes de preservação do meio ambiente dentro de casa, tais como: economia de luz e água, reciclagem do lixo, saneamento básico, etc.)


·         A Moradia ( conceito de casa e lar, o direito a moradia, a minha casa, a casa dos meus amigos, os diferentes tipos de moradias ,problemas sociais de moradia, a importância da limpeza da casa para a saúde dos habitantes, partes da casa vista por fora, cômodos da casa e seus objetos, móveis e eletrodomésticos antigos, casas nos contos de fadas, profissionais da construção, materiais de construção de uma casa, planta de uma casa, casas indígenas, rotina na aldeia, diferentes visões, como: de cima, de lado, etc.


·         O Tempo Histórico ( medindo o tempo, fases da lua, fases da vida, passagem do tempo, antes e depois. Ontem , hoje e amanhã, períodos do dia, dia e noite, o tempo passa, o meu dia a dia, os dias da semana, uso do calendário, meses do ano, medidas de tempo, agenda de aniversários, estações do anos, o tempo atmosférico)

·         Registros de Documentos Históricos ( diário, documentos e registros, fotografia, depoimentos, colhendo um depoimento).



·         Indígenas e Africanos ( contribuições indígenas ou africanas, culinária indígena ou africana, história do índio e do negro no Brasil).



·         A Escola ( essa é minha escola, o endereço da minha escola, meus colegas, minha sala de aula , regras de convivência na escola, o caminho da escola, profissionais da escola e a importância e respeito a estes, observação da sala de aula, materiais escolares, planta da sala de aula, auto-avaliação)


·         O Bairro ( esse é o meu bairro, trecho do bairro, tipos de bairro, história do bairro/linha do tempo, cuidados com o bairro ,preservação do que há no bairro e com o meio ambiente deste)



·         O Município( o município e seu governo, o município de Niterói, área urbana e rural, o campo e a cidade, limites do município)


·         Brinquedos e Brincadeiras ( brincadeiras de hoje e antigas).


·         Profissões ( a profissão que desejo no futuro, profissão dos meus pais, profissões e suas funções, a importância das profissões, profissões que não existem mais, direitos e reivindicações dos trabalhadores)



·         Meios de Transporte ( tipos de transportes e onde circulam, para que servem, meios de transportes antigos).




·         Orientação ( pontos cardeais, orientação geográfica, orientando-se pelos pontos cardeais, as direções no mapa, mapa do bairro , mapa do município, lateralidade, lado direito, lado esquerdo).


·         Paisagem e relevo ( a paisagem e seus elementos, paisagens transformadas, paisagem cultural ou natural, diferentes paisagens, paisagem rural e urbana, trabalho no campo, trabalho na cidade, mudanças na paisagem, tipos de relevo)



·         Meios de comunicação.



·        Conteúdos de Ciências

·        Os Seres Humanos: ciclo e fases da vida humana, o nosso corpo, os sentidos do corpo, o nosso corpo por dentro, hábitos de higiene, cuidados com o corpo, praticando esportes, evitando acidentes.


·        Alimentação: alimentos saudáveis, frutas, origem dos alimentos, alimentos industrializados, higiene alimentar.



·        Meio Ambiente: cuidando do ambiente, o lixo, reciclagem, produção de papel, limpando o ambiente, cuidando do planeta.


·        Seres da Natureza: seres vivos e não vivos, identificando seres vivos, observando seres vivos.



·        Os Vegetais: partes do vegetal, o caule, experimento com o caule, a raiz, as folhas, flor e fruto, alimentos de origem vegetal, produzindo próprio alimento, ciclo de vida vegetal, como nascem as plantas, experimento: as plantas e a luz, observando vegetais, onde vivem e crescem as plantas, diferentes entre si.


·        Os Animais: ambiente dos animais, filhotes, partes do corpo dos animais, adivinha qual é o bicho, vertebrados e invertebrados, classificação dos animais, ficha do animal, insetos e aracnídeos, locomoção dos animais, quantas patas, animais marinhos, aproveitamento dos animais, cuidados com os animais, ciclo da vida dos animais, animais brasileiros em extinção, animais em perigo.



·        Recursos da Natureza : recursos naturais, o ar, poluição do ar, água, os seres vivos, precisam de água, água doce e salgada, planeta água, água potável, poluição das águas, economizando água, a água e as doenças, evitando a dengue, solo.


·        Universo e Sistema Solar : sistema solar, a Terra e o Universo, o Sol, cuidados com o Sol, dia e noite, estações do ano, tempo atmosférico.






Nenhum comentário:

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla