Plano Anual para o 2º
ano do ensino fundamental
Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
Ano: 2014
Ano: 2014
Princípios Norteadores da Prática Pedagógica
Realizar projetos interdisciplinares com temas do conhecimento social e natural, temas que fazem parte da vida cotidiana e interesse dos alunos, além de outros que possam ser instigados pela professora, ampliando o conhecimento nas áreas de ciência natural e sócio-histórico-cultural dos alunos. Temas, tais como: índios , África, identidade, corpo humano, a família, a casa , a escola, água , plantas, animais, sistema solar, biografia de algum artista e sua obra . Ao se realizar esses projetos, explorar temas transdisciplinares que trabalhem valores e atitudes de respeito às diferenças de etnia, orientação sexual, pluralidade cultural, saúde, meio ambiente, ética, etc.
Valorizar sentimentos e atitudes de solidariedade e amor ao próximo e respeito aos animais. São assuntos que irão surgir tais, como: preconceito, bulyng, poluição , desperdício de recursos naturais como a água e suas consequências, falta ou locais inapropriados de moradia, pessoas que passam fome no mundo, etc.
· Estimular o pensamento crítico das crianças quanto às diferenças sociais e a conscientização de seus direitos e deveres.
· Planejar e direcionar atividades que envolvam o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem.
· Realizar atividades que favoreçam o diálogo ,a curiosidade , perguntas e a pesquisa.
· Realizar as atividades de matemática envolvendo a função desta na vida cotidiana do aluno e de forma concreta e lúdica, com jogos e brincadeiras , tornando as atividades pedagógicas gráficas mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos. Inserir as atividades de matemática nos temas interdisciplinares, quando o tema sugerir.
· Realizar as atividades envolvendo as atividades de educação artística, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso para os alunos, os sensibilizando para o fazer artístico, ampliando o conhecimento cultural e valorizando a habilidade de alguns alunos para a linguagem das artes, ás quais inclui: música, dança, artes plásticas e teatro .
· Realizar um planejamento que inclua atividades pedagógicas diversificadas e que estejam próximas do nível de desenvolvimento proximal dos alunos, já que a turma será heterogênea, com níveis de desenvolvimento de escrita diferentes, aproveitar essa diferença e agrupar crianças com níveis de desenvolvimento de aprendizagem próximos, porém um pouco mais avançado que outros para que possam se ajudarem.
· Realizar uma rotina diária para que as crianças tenham a previsibilidade das atividades , favorecendo maior organização da aula e respeito às regras de convivência e ao próximo , além da autonomia dos alunos e participação na arrumação e organização da sala , após as atividades.
· Realizar junto com os alunos os combinados que estabelecem as regras de conivência da sala, para que possam conviver em um ambiente de respeito, afeto e cooperação com o próximo, favorecendo a organização necessária ao para que os alunos avancem no processo de ensino-aprendizagem.
· Estreitar as relações com os alunos , demonstrando afeto e respeito sem no entanto, deixar de utilizar a autoridade em caso de desrespeito por parte dos alunos, sendo firme e chamando o aluno para conversar individualmente, comunicando aos pais na agenda ou os chamando para conversar, à fim de atuarem junto com a escola na educação dos filhos.
· Transmitir segurança às crianças, com um planejamento organizado em uma sequência didática. Sempre estar lendo e pesquisando para ampliar o conhecimento e utilizar a metodologia mais adequada para que as crianças possam aprender e avançar.
· Desenvolver o gosto e a fluência na leitura, realizando leituras diárias de livros de histórias, empréstimos de livros , conversas e indicações sobre estes para os outros colegas. Estimular a produção de textos , levando um caderno de meia pauta para casa para desenhar e escrever sobre a história lida e compartilhar essa leitura e desenho com os outros colegas. Realizar também leitura e interpretações de textos individuais tais como: de contos de fadas, fábulas e outras histórias de autores como Mary França, Sônia Junqueira, Ziraldo, etc. Utilizar a leitura de outros gêneros textuais e a sua função social, como textos: informativos, poesias, narrativas, bilhetes, cartas, listas, cartões, etc.
· No primeiro ano as crianças são alfabetizadas com a letra de forma maiúscula. No segundo ano a maioria já avançou para o nível de escrita alfabética, nesse nível é necessário mostrar os quatro tipos de letras utilizadas para ler e escrever e realizar a transcrição para a letra cursiva minúscula e maiúscula.
· Continuar as atividades com sílabas complexas trabalhadas no 1º ano, estruturação da frase e orientação espacial do texto, leitura, interpretação e produção de texto, pontuação e acentos gráficos , alguns aspectos gramaticais como substantivos próprios e comuns e utilização da letra maiúscula e minúscula.
· Relacionar as atividades gramaticais (acentuação, verbos, pontuação, classificação de palavras quanto ao nº de sílabas, etc.) , ao processo discursivo , como um meio para melhorar qualidade de produção de texto, acrescentando que é através da leitura que a criança poderá aprimorar a sua escrita, portanto os aspectos de reflexão sobre a língua em situações de produção, leitura e interpretação de textos será o foco das atividades com a língua portuguesa no segundo ano.
· Para as crianças com níveis pré-silábicos e silábicos que passaram para o 2º ano do ciclo as atividades devem parear a letra de forma e cursiva, não sendo necessário exigir desses alunos ainda a letra cursiva se notarmos que esta for um entrave na aquisição da escrita alfabética . Realizar atividades com reconhecimento dos nomes e de outras palavras de forma global/associando-as aos objetos ou seres. Reconhecimento das letras iniciais e finais ( vogais e consoantes), comparar semelhança e diferenças entre os nomes e outras palavras. Relacionar fonema/grafema das iniciais das palavras. Organizar as letras , tendo como suporte outra palavra ( atividades com letras móveis ou em folhas xerocadas), distinguir letras e números, contar número de letras e sílabas das palavras. Completar com letra e sílaba inicial, escrever de acordo com a hipótese de escrita e intervir nessas hipóteses, até que relacionem fonema/grafema e avancem para o nível alfabético. Vincular o discurso oral e o texto escrito, distinção entre imagem e escrita, reconhecer suportes diferentes de textos distintos, reconhecer as letras como constituintes do texto, introdução à distribuição espacial do texto e da orientação das frases, localizar qualquer palavra no texto, incluindo verbos , artigos e preposições, usar preferencialmente textos , cujo conteúdo já está memorizado para leitura. Trabalhar a matemática , realizando atividades de construção do número ( relação quantidade/numeral) e atividades com situações–problemas e operações matemáticas de adição, subtração e noções de multiplicação e divisão. Adaptar quando necessário as atividades dos alunos alfabéticos e realizar parcerias com estes nas atividades mais difíceis para os alunos com níveis iniciais de escrita, estimulando a inclusão e a cooperação entre os alunos.
· Realizar um processo de avaliação contínua, cooperativa, diagnóstica e formativa.
· Conteúdos de Português
Aquisição da escrita alfabética e ortográfica
·
Nomes
dos alunos
·
Objetivos: ler os nomes
ou reconhecer globalmente no caso de alunos no nível silábico que não
lêem ainda , relacionar fonema /grafema
das letra inicias dos nomes, associando a sílaba inicial , percebendo o que
é sílaba
e como se escreve e lê .
Reconhecer as letras finais e sílabas
finais , contar nº de letras e sílabas, organizar letras e sílabas dos nomes, comparação entre
semelhantes e diferenças entre os nomes.
Escrever os nomes dos colegas , relacionado fonema /grafema ,
escrevendo de memória ou consultando o telhadinho .
·
Escrita
do nome e sobrenome
·
Objetivo:
saber escrever o nome e o sobrenome com a letra cursiva, com
exceção de alguns alunos que apresentam
grande dificuldade motora fina e ainda estão no nível silábico.
·
Conteúdo:
·
Alfabeto
·
Objetivos:
·
Conhecer
as letras que compõem o alfabeto e a sua ordem, quantas letras tem e que é dividido em vogais
e consoantes. Escrever nomes na ordem
alfabética, organizando os nomes dos colegas
, nomes de animais, de livros de histórias, frutas, etc. Associar a ordem
alfabética ao uso funcional no nosso cotidiano, como na agenda de telefones e uso do dicionário.
·
Letras ( vogais e consoantes) e sílabas.
·
Objetivos: relacionar fonema/grafema das letras e
sílabas iniciais dos nomes dos colegas , de objetos, animais, etc. São atividades apropriadas a crianças no nível silábico.
·
Conteúdo:
·
Fonemas
com sons parecidos ( p/b, d/t, f/v, c/g, quando seguidos das vogais
“a”,”o”, “u”, )
·
Objetivos:
perceber na escrita e leitura de
palavras que os sons são parecidos , mas
diferentes. Umas letras tem o som fraco
e outras o som forte.
·
Passagem
das letras do alfabeto para a letra cursiva ( maiúscula e minúscula). Obs: Somente escrever com a letra de forma os alunos que apresentam grande
dificuldade motora fina e lentidão na cópia do quadro com a letra cursiva. Primeiramente
transcrever o alfabeto todo, sempre pareando com a letra de forma. Depois aos
poucos, em grupo de quatro em quatro letras, realizando a leitura e escrita de
palavras , frases e textos, como parlendas
e músicas na letra cursiva.
·
Objetivos: transcrever as letras , sílabas e
palavras e textos para a letra cursiva,
pois é necessário que as crianças que
estão no nível alfabético de escrita, leiam e escrevam com todos os tipos de letras nos diversos suportes sociais que existem na sociedade .
·
Reconhecer
som das vogais na sílaba, reconhecendo
sua função, com atividades de completar
palavras com as vogais que faltam. São
também atividades apropriadas a crianças no nível silábico.
·
Conteúdos:
·
Sons
Nasais ( ã (s), ão(s), ãe(s), õe(s)
·
Objetivos:
·
Perceber
que os sons nasais são adquiridos pela
til (~) em cima das vogais “A” e
“O” . Ler e escrever palavras com os
sons nasais. Perceber posteriormente que os sons nasais também são adquiridos
pelas vogais seguidas de “m” ou “n” em
outras palavras ( am, em, em , em), mas estes não recebem til, sendo o m ou n,
depois das vogais que dão a nasalidade as vogais.
·
Encontros
vocálicos ( ditongos, tritongos e hiatos).
·
Objetivos:
perceber os encontros vocálicos nas palavras e que estes encontros podem ser
com duas vogais na mesma sílaba, três vogais na mesma sílaba ou vogais em sílabas separadas. Ainda não é
necessário que memorizem os nomes das
classificações conforme o encontro, mas podem ser informados , sempre falando e
perguntando qual é a classificação do encontro.
·
Ortografia
( palavras com sílabas complexas): ce, ci, ç, nh, , h, nh , lh, ch, ge, gi, qua, que, qui, gua, gue, gui, rr ( som forte), r(som fraco), s( som fraco), ss( som forte ), vogais seguidas de
“m” ou “n” ( an, en, in, am, em, im...). Regra ortográfica ( antes de p e b usamos "m", antes de outras consoantes usamos " "n", a maioria das palavras termina com "n". Plural de palavras que terminam com “m” ( am, ans, , ens...). Encontros consonantais: br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr, bl, cl, fl, gl, pl, tl), vogais seguidas de “l” ( aL, el, il, ol , ul), vogais seguidas de
“s” ( as, es) vogais seguidas de “ z”( az ,ez, iz), .
Sons do “x” ( x = ch, x= z, x= cs, x = s)
- Palavras com "l" ou "u"
- Palavras que terminam com “o” ou “u”.
Fonemas com sons parecidos ( c/qu)
·
Gramática
- substantivos próprios e comuns, separação de sílabas e classificação quanto ao nº de sílabas, sinais de pontuação, adjetivo.
·
Separação
de sílabas e classificação
· Observação: Ainda não é necessária a memorização das
classificações quanto ao número de sílabas, mas as crianças podem ser
informadas que existem palavras com uma
sílaba( monossílaba ( uma sílaba), dissílaba ( duas sílabas), trissílabas ( três sílabas) e polissílabas
( quatro sílabas).
·
Adjetivos
·
Sinais
de pontuação ( ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação,
vírgula, reticências e dois pontos)
· Tipos de frases:( frase afirmativa, exclamativa,
interrogativa).
- acentuação
- gêneros dos substantivos( masculinos e femininos),
- uso dos artigos definidos e indefinidos conforme o gênero,
- grau dos substantivos ( normal, diminutivo, aumentativo),
- flexão de número dos substantivos ( singular e plural),
- uso dos artigos , conforme a flexão do número do substantivo,
- antônimo e sinônimo,
- verbo ( ações no presente, passado e futuro),
- palavras primitivas e derivadas.
· Leitura
- Leitura, compreensão e interpretação de diversos gêneros textuais, como: narrativas/histórias , textos informativos, poesias,receitas, bilhetes, cartas, cartões, parlendas, cantigas , histórias em quadrinhos, biografias...
·
Produção
de textos
- Estrutura da frase.
- Produção textual de diversos gêneros textuais. Estrutura dos textos (parágrafos, estrofes). Gêneros: narrativas/histórias, textos informativos, poesias,receitas, bilhetes, cartas, cartões, parlendas, cantigas , histórias em quadrinhos, biografias...
·
Conteúdos de matemática
·
Conceitos
matemáticos de vocabulário de confronto: cheio\ vazio/comprido ,curto/ largo,
estreito/grosso, mais/menos, pouco/muito)
·
Localização
espacial ( dentro/fora, esquerda/direita, longe/perto, atrás/na frente, primeiro,
penúltimo, último.
·
Números
Naturais até 9.
·
Relação
quantidade /numeral até 9.
·
Dezena
e meia dezena.
·
Dúzia
e meia dúzia
·
Ampliação
do sistema de numeração decimal.
·
Agrupamentos
de 10 em 10
·
Números
até 99
·
O
número 100 ( 1 centena).
·
Antecessor
e sucessor
·
Ordem
crescente e decrescente
·
Sinais
matemáticos : < ou >, = ou #
·
Números
ordinais
·
Situações-problemas
com a idéia de adição
·
Adições
com resultado até 10.
·
Adições
com resultado até 19.
·
Situações-problemas
com a idéia de subtração
·
Subtrações
com resultado até 10.
·
Subtrações
com resultado até 19.
·
Formas
geométricas espaciais
·
Formas
geométricas planas
·
Medida
de tempo ( calendário)
·
Adições
com números até 99 e situações –problemas.
·
Adição
com três parcelas
·
Subtrações
com números até 99 e situações –problemas.
·
Números
pares e ímpares
·
Sistema
monetário ( O Real /situações que envolvem troco).
·
A
idéia de multiplicação ( situações –problemas e operações matemáticas)
·
Dobro
e triplo
·
Medidas
de tempo ( hora e calendário)
·
Medidas
de comprimento ( Conhecer o centímetro)
·
Tabelas e gráficos
·
A
idéia de divisão ( situações –problemas e operações matemáticas).
·
Metade
·
Medidas
de capacidade ( O litro )
·
Medidas
de capacidade ( O quilograma)
·
Localização
e deslocamentos ( Trabalhar com a localização e caminhos).
Os conteúdos de história ,
geografia e ciências podem ser
trabalhados em projetos interdisciplinares, com a observação que vários
conteúdos de uma disciplina e de outras podem estar inseridos em um projeto,
portanto essa lista é apenas um suporte para o planejamento pedagógico e não
quer dizer que todos esses conteúdos serão trabalhados. Os alunos também, podem
se interessar por temas que não estão no currículo, tais como: vulcões, animais
do fundo do mar, etc
·
Conteúdos de
História e Geografia
·
A história pessoal do
aluno ( Eu sou assim, mapa do meu corpo, visões do corpo deitado e em pé, esse
é o meu nome, minhas predileções, pesquisa sobre a origem do nome, meus dados pessoasi: idade, data de nascimento, nome todo , nome do pais, etc. ,minhas
características e dos meus colegas, respeito as diferenças, minha certidão de
nascimento, linha do tempo da minha vida, acontecimentos importantes, álbum de
retratos, eu e meus amigos)
·
A Família ( Conceito de
família, essa é a minha Família, as família dos meus amigos, as famílias são
diferentes, uma cena familiar , fotos de famílias antigas, formação da família,
meus parentes, árvore genealógica, meu sobrenome e a origem deste momentos em
família, cooperação em casa, famílias de hoje e de antigamente, o amor pela
família, o respeito as pessoas mais velhas e ajuda aos avós, atitudes de
preservação do meio ambiente dentro de casa, tais como: economia de luz e água,
reciclagem do lixo, saneamento básico, etc.)
·
A Moradia ( conceito de
casa e lar, o direito a moradia, a minha casa, a casa dos meus amigos, os
diferentes tipos de moradias ,problemas sociais de moradia, a importância da
limpeza da casa para a saúde dos habitantes, partes da casa vista por fora, cômodos
da casa e seus objetos, móveis e eletrodomésticos antigos, casas nos contos de
fadas, profissionais da construção, materiais de construção de uma casa, planta
de uma casa, casas indígenas, rotina na aldeia, diferentes visões, como: de
cima, de lado, etc.
·
O Tempo Histórico (
medindo o tempo, fases da lua, fases da vida, passagem do tempo, antes e
depois. Ontem , hoje e amanhã, períodos do dia, dia e noite, o tempo passa, o
meu dia a dia, os dias da semana, uso do calendário, meses do ano, medidas de tempo,
agenda de aniversários, estações do anos, o tempo atmosférico)
·
Registros de Documentos
Históricos ( diário, documentos e registros, fotografia, depoimentos, colhendo
um depoimento).
·
Indígenas e Africanos (
contribuições indígenas ou africanas, culinária indígena ou africana, história
do índio e do negro no Brasil).
·
A Escola ( essa é minha
escola, o endereço da minha escola, meus colegas, minha sala de aula , regras
de convivência na escola, o caminho da escola, profissionais da escola e a
importância e respeito a estes, observação da sala de aula, materiais
escolares, planta da sala de aula, auto-avaliação)
·
O Bairro ( esse é o meu
bairro, trecho do bairro, tipos de bairro, história do bairro/linha do tempo,
cuidados com o bairro ,preservação do que há no bairro e com o meio ambiente
deste)
·
O Município( o município
e seu governo, o município de Niterói, área urbana e rural, o campo e a cidade,
limites do município)
·
Brinquedos e Brincadeiras
( brincadeiras de hoje e antigas).
·
Profissões ( a profissão
que desejo no futuro, profissão dos meus pais, profissões e suas funções, a
importância das profissões, profissões que não existem mais, direitos e
reivindicações dos trabalhadores)
·
Meios de Transporte (
tipos de transportes e onde circulam, para que servem, meios de transportes
antigos).
·
Orientação ( pontos
cardeais, orientação geográfica, orientando-se pelos pontos cardeais, as direções
no mapa, mapa do bairro , mapa do município, lateralidade, lado direito, lado
esquerdo).
·
Paisagem e relevo ( a
paisagem e seus elementos, paisagens transformadas, paisagem cultural ou
natural, diferentes paisagens, paisagem rural e urbana, trabalho no campo,
trabalho na cidade, mudanças na paisagem, tipos de relevo)
·
Meios de comunicação.
·
Conteúdos de Ciências
·
Os Seres Humanos: ciclo e
fases da vida humana, o nosso corpo, os sentidos do corpo, o nosso corpo por
dentro, hábitos de higiene, cuidados com o corpo, praticando esportes, evitando
acidentes.
·
Alimentação: alimentos
saudáveis, frutas, origem dos alimentos, alimentos industrializados, higiene
alimentar.
·
Meio Ambiente: cuidando
do ambiente, o lixo, reciclagem, produção de papel, limpando o ambiente,
cuidando do planeta.
·
Seres da Natureza: seres
vivos e não vivos, identificando seres vivos, observando seres vivos.
·
Os Vegetais: partes do
vegetal, o caule, experimento com o caule, a raiz, as folhas, flor e fruto,
alimentos de origem vegetal, produzindo próprio alimento, ciclo de vida
vegetal, como nascem as plantas, experimento: as plantas e a luz, observando
vegetais, onde vivem e crescem as plantas, diferentes entre si.
·
Os Animais: ambiente dos
animais, filhotes, partes do corpo dos animais, adivinha qual é o bicho, vertebrados
e invertebrados, classificação dos animais, ficha do animal, insetos e aracnídeos,
locomoção dos animais, quantas patas, animais marinhos, aproveitamento dos
animais, cuidados com os animais, ciclo da vida dos animais, animais
brasileiros em extinção, animais em perigo.
·
Recursos da Natureza :
recursos naturais, o ar, poluição do ar, água, os seres vivos, precisam de
água, água doce e salgada, planeta água, água potável, poluição das águas,
economizando água, a água e as doenças, evitando a dengue, solo.
·
Universo e Sistema Solar
: sistema solar, a Terra e o Universo, o Sol, cuidados com o Sol, dia e noite,
estações do ano, tempo atmosférico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário