sábado, 29 de agosto de 2015

PROJETO : "CUIDANDO DO NOSSO PLANETA ( 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL/2015)


Escola Municipal Professor André Trouche

Professora: Karla Cristina Carrozzino Gaudencio

Ano de escolaridade : 3º ano do ensino fundamental


Projeto de Ciências: 

“Cuidando do  Nosso Planeta”



·        Justificativa :

             A conscientização das crianças quanto a preservação do meio ambiente, percebendo-se que os problemas atuais  como a falta de água e outros,  são decorrentes de nossas ações de desperdício da água e poluição ambiental. O interesse demonstrado pelas crianças sobre o tema, também é uma das justificativas para iniciá-lo.

·        Metodologia:

            O projeto se desencadeará  pelos relatos dos alunos que demonstrarão seus conhecimentos prévios sobre o assunto. Tais relatos serão escritos em um texto coletivo e depois realizarão textos individuais.  Para que o tema desperte o interesse dos alunos, é necessário o recurso de atividades lúdicas, como livro de história que fala sobre o tema : “ O Mundinho Azul” e  atividades de leitura , escrita, desenho, recorte e colagem que se relacionem ao livro, desenvolvendo cada assunto do livro em etapas de atividades de artes , folhas de atividades pedagógicas e registros no caderno e leituras , pesquisando no livros didáticos e internet. Confecção de objetos com materiais recicláveis, , música e dança. Iniciar uma pesquisa com perguntas sobre a questão ambiental, de forma que os alunos pesquisem na internet, livros de pesquisa, revistas, jornais, e o próprio livro didático , ampliando assim o conhecimento sobre o assunto  e transformando o conhecimento do senso comum em científico. Responder as perguntas e realizar textos coletivos e individuais sobre suas descobertas, neste caso textos informativos. Propor outros gêneros textuais , como cartazes para passeata e para serem colocados na escola, narrativas, contos, lendas, fábulas, poesias, legendas, textos jornalísticos, história em quadrinhos que envolvam o tema.

            Realizar atividades interdisciplinares com as disciplinas de português, matemática, história e geografia, além de temas transdiciplinares, como: cidadania, ética, pluralidade cultural, no caso a cultura dos índios e a  africana, além das questões étnico-raciais, respeito à natureza e aos animais.

            Desenvolver o projeto sobre questões ambientais que envolvem o micro, como a escola, a casa, ampliando para o macro, como a rua, o bairro, a cidade, o país e o planeta Terra.

            Realizar experiências de ciências com os alunos, favorecendo melhor a compreensão de certos conteúdos.

            Utilizar vídeos e visitas, embora, este último recurso seja quase impossível, por não ter ônibus. Neste caso os vídeos poderão tornar o  tema mais compreensível e agradável, por ser um recurso áudio-visual.



·        Objetivo Geral:

            Conhecer as várias formas que poluímos o meio ambiente e que atitudes no cotidiano podemos realizar para cuidar do planeta Terra. Realizar atividades em que crianças conscientizem a família, além de  outras que tornem os pais mais participativos nas atividades relacionadas a preservação ambiental .  Perceber que fazemos parte do planeta Terra e que para sobrevivermos é necessário preservar a natureza. Educar  cidadãos que no futuro irão realizar ações cotidianas  de preservação do meio ambiente, além de conhecerem seus direitos e deveres em relação as questões ambientais , os quais muitas vezes , estão relacionadas a falta de saneamento básico , como : tratamento da água e do esgoto, coleta de lixo e que neste caso cabe reivindicar aos responsáveis por essas medidas: as prefeituras e outros órgãos públicos.



·        Objetivos específicos:


·        Ciências

·        Conhecer o  conceito de meio ambiente

·        Demonstrar conhecimentos prévios sobre como poluímos o meio ambiente e de que forma poderemos  preservar o meio ambiente.

·        Conhecer o que é saneamento básico e seus direitos como cidadãos de ter esses serviços prestados pela prefeitura.


·        Conhecer  de  que formas podemos colaborar na diminuição do lixo através da redução do consumo , reciclagem e reutilização dos materiais.


·        Perceber que o lixo que jogamos na rua e na escola o e os lixões a céu aberto poluem o solo  e nos trazem doenças, pois atraem animais como o mosquito da dengue, ratos e baratas , os quais transmitem doenças.


·        Conhecer  ações que previnem o mosquito da dengue, além de seu ciclo de vida.


·        Conhecer as etapas do tratamento de água e esgoto  e sua importância para a nossa saúde e não poluição das águas dos rios, mares e lagos.


·        Conhecer o ciclo da água.


·        Compreender que as ações humanas interferem na qualidade do ambiente.


·        Ampliar a questão ambiental do ambiente escolar, da moradia  e do bairro, para questões mais amplas , como o desmatamento e animais em extinções.


·        Conhecer as classes e características de animais, habitat e hábitos alimentares dos animais  que forem surgindo no projeto.


·        Conhecer as plantas , como se alimentam, partes da plantas, tipos de plantas, a germinação.






·        História e Geografia


·        Relacionar a questão ambiental a conservação e limpeza da escola,  relacionando o problema do lixo na escola e ações de cooperação na limpeza e conservação dos materiais e utilização de lixeiras recicláveis.


·        Obter conhecimentos iniciais sobre mapas e leitura de legendas, confeccionando maquetes e desenhando plantas  da sala de aula, de casa e da localização da casa , do caminho de casa para a escola e dos arredores da escola ( bairro). Evidenciar nessas maquetes , a poluição do meio ambiente e o que podemos fazer para mudar essa situação.




·        Perceber no caminho de casa para a escola , onde  há lixo na rua  e outros problemas ambientais.


·        Perceber em sua moradia e rua , se existe saneamento básico: coleta de lixo, tratamento de água e esgoto, problemas de desmatamento nos morros , causando desabamento de moradias.


·        Conscientizar a família sobre a limpeza da casa e descarte do lixo no local correto  e o quanto  atitudes de reciclagem, descarte correto do óleo economia da água e energia, podem contribuir para a saúde dos moradores e preservação do meio ambiente.


·        Relacionar a questão ambiental com outras culturas, como a indígena e a africana, conhecendo como estes povos tratam  e se relacionam com a natureza, utilizando esta de forma sustentável, preservando a floresta e os animais que vivem nesta.


·        Conhecer  o quanto a floresta ( mata atlântica) do estado do Rio de Janeiro , foi desmatada.


·         Observar nos mapas: o município de Niterói e seus bairros  e outros municípios do Rio de Janeiro , conhecendo bairros de Niterói e outros municípios do Rio de Janeiro e as áreas de desmatamento, observando , mapas antigos e atuais.


·        Realizar leitura de legendas dos mapas.


·        Conhecer a história da cidade de Niterói e do Rio de Janeiro e a participação dos índios nesta história.


·        Conhecer a história do Brasil e que o desmatamento e morte  dos índios   começaram desde essa época.


·        Observar o mapa do Brasil , conhecendo seus estados e capitais, comparando mapas antigos e atuais , percebendo o desmatamento da Amazônia.



·        Português

·        Produzir textos de acordo com as características dos gêneros textuais que envolvam o tema, tais como: textos informativos  coletivos e individuais, cartazes informativos, legendas, poesias, textos narrativos,  notícias, história em quadrinhos, cartas, bilhetes, etc.

·        Ler e interpretar vários gêneros textuais ( idem ao textos acima).

·        Ler para  estudar , pesquisar , compreender e localizar informações explícitas e implícitas em textos informativos da internet,  livros didáticos, de pesquisa , revistas e jornais.

·        Desenvolver nestes textos a coesão, a criatividade, estrutura frasal, orientação espacial, a pontuação, o uso do parágrafo e letra maiúscula, a ortografia, concordância verbal e nominal de forma que estes sejam compreensíveis por quem os lê.


·        Matemática


·        Resolver situações problemas  envolvendo os campos aditivos e multiplicativos que envolvam as questões sobre desmatamento, extinção de animais e economia da água.


·        Saber localizar informações em gráficos e tabelas sobre os temas relacionados a preservação ambiental.


·        Realizar atividades relacionadas a ampliação do sistema de numeração decimal , que envolvam o tema sobre preservação ambiental.


·        Artes


·        Desenho, recorte e colagem.


·        Confeccção de materiais recicláveis.


·        Trabalho de artes com material reciclável. ( releitura do artista Vick Muniz).


·        Atividades previstas:


·         Conversa informal , texto coletivo  e individual sobre o que sabem  como cuidar do meio ambiente ( conhecimentos prévios).


·        Leitura do livro de história : “O Mundinho  Azul”. Conversa sobre o livro, desenho e escrita sobre  partes do livro.


·        Realizar em várias aulas atividades de artes e pedagógicas relacionadas ao livro “ O Mundinho Azul “. Desenho , recorte , colagem e pintura. Escrever textos ao lado dos desenhos que expliquem por exemplo o ciclo da água, cartazes sobre a economia da água. Atividades com leitura e compreensão de textos sobre o tempo que os materiais duram na natureza, confeccionar lixeiras recicláveis, confeccionar objetos e brinquedos. Desenhar em um cartaz a estação de tratamento da água. Escrever etapas do tratamento. Ler texto no livro e responder perguntas sobre as etapas. Realizar antes a experiência com uma das etapas da estação de tratamento ( a filtração), feitas com garrafas pets e areia, cascalho e carvão. Dobraduras de peixes no mar pintado com tinta guache e purpurina. Colagem de lixo no mar. Desenhos de animais que estão em extinção na Baía de Guanabara.


·        Utilizar outros livros de história que falem sobre o tema.



·        Pesquisa com perguntas sobre questões ambientais. Dividir em subitens : Lixo, água, ar,animais, desmatamento, efeito estufa, chuva ácida, animais em extinção. Pedir que colem um animal e escrever os dados sobre estes e fazer um livrinho no final.


·        Ler a biografia e trabalhos artísticos de Vic Muniz, fazer um trabalho de artes com materiais recicláveis como o artista.


·        Recursos Materiais


·        4 filtros de papel usado para coar café , 4 garrafas PET, 4 etiquetas ou fita-crepe, caneta ou lápis, ½ copo de areia fina lavada, ½  de areia grossa lavada, ½ copo de pedrinhas de aquário lavada, ¼ de copo de carvão ativado, comprado em farmácia, ½ copo de terra de jardinagem, ½ litro de água.


·        Cartolina  colorida, canetinhas, , tesoura, cola, papel 40kg,


·        Tinta guache, pincéis


·        Materiais recicláveis: caixas, garrafas PET, tampinhas,  palitos, etc.


·        Livros de história: O  Mundinho Azul,  Os Heróis em defesa da água, Rio Tietê, O clubinho da hora e outros .


·        Livros didático e de pesquisa


·        Vídeos : Sobre a poluição e da  turma da Mônica.
  • Vídeo sobre estação de tratamento de água


·        Culminância:   Encenação  e dança. Exposição das atividades. Visita as praia de Icaraí com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que causa o lixo que jogam na praia. Limpeza da praia e  diversão !


·        Avaliação final:

 Infelizmente algumas ações porém puderam ser concretizadas, porém  as   crianças demonstraram um bom aproveitamento nas atividades,  pois  conscientizaram-se sobre   as questões ambientais ,  expressando isso através  de seus relatos , atitudes e produções textuais. 
Refletindo um pouco sobre essas ações que não foram concretizadas, penso que para ocorrerem é necessário o envolvimento de toda a escola de forma que esta se tornasse realmente sustentável. Não adianta separar o  lixo ,se não existem lixeiras recicláveis na escola e o serviço da CLIN associado a essas ações. 



PROJETO:  " CUIDANDO DO MEIO  DO NOSSO PLANETA "
O projeto ainda continua , conforme formos realizando as atividades irei postando.  Breve irei postar as atividades com material reciclado. Tivemos que parar por causa da Festa da Cultura na escola.

Começamos o projeto com um texto coletivo e textos individuais sobre o que as crianças sabem sobre preservação ambiental.

O QUE NÓS SABEMOS SOBRE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ?



LIVRO INFANTIL: O MUNDINHO AZUL  ( FALA SOBRE A POLUIÇÃO AMBIENTAL )
Através do livro o Mundinho Azul conhecemos as questões ambientais, o ciclo da água, como funciona uma estação de tratamento de água e esgoto, a necessidade de reciclarmos o lixo , etc. As crianças fizeram um texto sobre o livro e atividades de artes, com desenho, recorte e colagem.



ATIVIDADES DE ARTES E PRODUÇÕES DE TEXTO SOBRE A HISTÓRIA: " O MUNDINHO AZUL". GÊNERO TEXTUA: NARRATIVO.




























































Atividade sobre o ciclo da água, após lermos sobre o ciclo da águano livro de literatura infantil: " O Mundinho Azul. Depois pedir para desenharem , recortarem e colarem os desenhos das etapas do ciclo da água. E escreverem essas etapas. Dei uma folhinha para organizarem melhor a sequência.














ARTES E ESCRITA SOBRE O CICLO DA ÁGUA

Atividade sobre o ciclo da água, após lermos sobre o ciclo desta livro de literatura infantil: " O Mundinho Azul." Depois pedi para desenharem , recortarem e colarem os desenhos das etapas do ciclo da água. E escreverem essas etapas. Dei uma folhinha para organizarem melhor a sequência.


 
 
APÓS LERMOS A HISTÓRIA DO MUNDINHO AZUL QUE FALA SOBRE A POLUIÇÃO DA ÁGUA .   TRABALHAMOS A LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA POESIA PATO INJURIADO . PEDIMOS PARA AS CRIANÇAS RIMAREM OUTRAS PALAVRAS QUE TINHAM NO TEXTO. ABORDAMOS  O TEMA SOBRE A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS , ATRAVÉS DE QUESTÕES ORAIS E ESCRITAS E FIZEMOS UMA ATIVIDADE DE ARTES SOBRE A MÚSICA E A POLUIÇÃO DA ÁGUA COM OS PATINHOS  E PEIXES NA ÁGUA LIMPA E NA ÁGUA POLUÍDA. FIZEMOS OS PATINHOS E PEIXES COM DOBRADURAS E COLAMOS O LIXO. DEPOIS AS CRIANÇAS ESCREVERAM TEXTOS INFORMATIVOS SOBRE A POLUIÇÃO DA ÁGUA E DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS , APÓS LEREM TEXTOS  NOS LIVROS DE CIÊNCIAS E INTERNET. ANTES  DE ESCREVERMOS OS TEXTOS INDIVIDUAIS, ESCREVEMOS UM TEXTO COLETIVO.

 PREFEITURA MUNICIPAL DE CABO FRIO         Região dos Lagos – Estado do Rio de Janeiro         Secretaria Municipal de Educ...











  LEMOS TEXTO ( NOTÍCIA )SOBRE  SOBRE A POLUIÇÃO NA BAÍA DE GUANABARA E AS CAUSAS DAS MORTES DE TARTARUGAS -VERDES NA BAÍA .  ATIVIDADES: PRODUÇÃO DE GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA SOBRE  QUESTÕES AMBIENTAIS. PESQUSAMOS OS ANIMAIS QUE ESTÃO EM EXTINÇÃO NESTA, POR CAUSA DA POLUIÇÃO.


Produção de notícia envolvendo as questões ambientais. Fizemos antes um texto coletivo parecido com o da tartaruga, mas menos complexo e falamos das características desse texto.
Não digitalizei os textos dos aluno, mas ficaram bons !

Pesquisa sobre animais em extinção
Cole uma figura ou desenhe

Nome:__________________________________________

O que come:______________________________________

Onde vive:_______________________________________

Classe a que pertence:_________________________________

Causas da extinção:____________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________



APÓS FALARMOS SOBRE A POLUIÇÃO DA ÁGUA. ESTUDAMOS MEDIDAS DE SANEAMENTO BÁSICO , COMO : ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, DE ESGOTO  , COLETA DE LIXO E RECICLAGEM. TRABALHAMOS A CIDADANIA, ABORDANDO OS  DIREITOS DE TODOS OS CIDADÃOS EM TER ESSES SERVIÇOS E O DEVER DA PREFEITURA EM OFERECER ESTES AS PESSOAS, À FIM DE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE E EVITAR DOENÇAS PARA AS PESSOAS DEVIDO A POLUIÇÃO DAS ÁGUAS. REALIZAMOS LEITURAS INFORMATIVAS NO LIVRO DE CIÊNCIAS E INTERNERT. CANTAMOS NA SALA A MÚSICA PATO INJURIADO DA BIA BEDRAN.
FIZEMOS A EXPERIÊNCIA DO FILTRO PARA SIMULAR UMA MINI ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA. TRABALHAMOS O GÊNERO TEXTUAL INSTRUTIVO.
FIZEMOS UMA TABELA , REGISTRANDO AS ETAPAS DA EXPERIÊNCIA, VENDO COMO A ÁGUA ESTAVA SUJA E FOI FICANDO LIMPA. LEMOS TEXTOS INFORMATIVOS E REALIZAMOS ATIVIDADES SOBRE AS DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO DA ÁGUA.



EXPERIÊNCIA  COM O FILTRO( UMA DAS ETAPAS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA). VIMOS COMO A ÁGUA FICOU LIMPINHA !








  Vidrados na experiência !

  Atividade sobre a estação de tratamento de água, após leitura no livro, vídeo mostrando como funciona uma estação e a experiência.




INTERDISCIPLINARIDADE: PORTUGUÊS, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA
Estudamos os serviços de saneamento básico e os problemas que existem no nosso bairro, realizamos a interdisplinaridade da disciplina de Ciências  e de Geografia, quando estudamos o tema : escola e bairro. Entrevistamos uma funcionária da limpeza de nossa escola , em relação ao assunto da coleta do lixo e reciclagem.










Entrevista


            Investiguem  quais são os materiais que compõem o lixo da escola e descubram o destino dele. Para isso sigam o roteiro.


Entrevista com uma funcionária da limpeza:


1)      O que é jogado fora ?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2)Onde o lixo é armazenado ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3) Quem retira o lixo da escola ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


             4) Quantas vezes por semana o lixo é retirado ?


         ____________________________________________________________________________________________

           ____________________________________________________________________________________________

          ____________________________________________________________________________________________

          Concluimos em outra folha que não há coleta seletiva , que o lixo fica armazenado em local inapropriado, atraindo ratos , baratas e outros animais e fizemos uma lista dos materiais que são mais jogados fora na escola, fazendo um gráfico.


  INTERDISCIPLINARIDADE: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA


Pintamos as caixas para reciclar os materiais.  Separamos estes nas caixas de plásticos (vermelha), papel e papelão (azul), metais (amarelo). Agrupamos materiais com as mesmas formas geométricas espaciais. Percebemos semelhanças e diferenças , as que rolam e não rolam. Contamos números de vértices, arestas e faces.






Observamos formas como : esfera, cubo, cilindro, pirâmide e paralelepípedo.  Fizemos atividades no livro de matemática.







  
Posteriormente ,contornamos um dos lados das formas geométircas espaciais e obtemos as formas geométricas planas: quadrado, retângulo,círculo e triângulo. Observamos semellhanças e diferenças e contamos números de lados e vértices.  Fizemos uma lista do que tem essas formas no ambiente. Criamos figuras com as formas geométricas planas e criamos uma história. ( Interdisciplinaridade: matemática, português e ciências).




INTERDISCIPLINARIDADE: MATEMÁTICA E PORTUGUÊS
 PRODUÇÃO DE TEXTO COM O CONTORNO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS






TRASNFORMANDO OS MATERIAIS EM BRINQUEDOS  ( BILBOQUÊ, VAIVÉM, TELEFONE SEM FIO) INSTRUMENTOS , CASINHAS, PRÉDIO E ÁRVORES PARA FAZE A MAQUETE DO BAIRRO.
Só vejo sentido em uma atividade pedagógica , quando a criança a realiza ! Quando vejo o adulto fazendo sem a presença da criança é algo sem sentido nenhum !

SITUAÇÃO -PROBLEMA ENVOLVENDO A RECICLAGEM
INTERDISCIPINARIDADE: CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

 MAQUETE DA SALA FEITA COM MATERIAL RECICLADO. FIZEMOS A PLANTA COM A LEGENDA  E DEPOIS A MAQUETE.



PLANTA DA SALA . VISÃO DE CIMA PARA BAIXO. TRABALHAMOS AS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS QUE SÃO VISTAS















CONFECCIONANDO AS CASINHAS, PRÉDIOS E LOJAS DO BAIRRO DO BARRETO





BRINQUEDOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS CONFECCIONADOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS


Fazendo a maquete dos arredores da escola  . Bairro do Barreto. Também trabalhamos as questões ambientais no bairro, além da localização geográfica.


ARREDORES DA ESCOLA FEITO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS (CAIXAS DE LEITE , DE PASTA DE DENTE , ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO)



E.M. PROFESSOR ANDRÉ TROUCHE ( NOSSA ESCOLA) E E.M MESTRA FININHA





HORTO DO BARRETO

LOJA DE NOIVAS


UMEI ROSALINA  E  E.M. ALTIVO CÉSAR


HORTO
PADARIA E BRECHÓ
MORRO DOS MARÍTIMOS. ABORDAMOS O PROBLEMA DA FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO ( ESGOTO , LIXO NA RUA, ÁGUA PARADA, QUE CAUSAM PROBLEMAS COMO A DENGUE)


Atividades com mapa. Localização da casa no bairro. ( Arredores da casa).
Fazer um mapinha para indicar a pessoa o lugar em que você mora.
Escrever o nome do bairro em que mora .
Desenhar a sua rua e o nome desta, outras ruas próximas e o ponto de referência ( o que tem perto da sua casa para localizá-la, como: uma igreja, uma praça, um bar, etc.). Desenhar outros elementos do bairro. Escrever o endereço. Saber que a melhor maneira de localizarmos uma moradia e um lugar é através do endereço.






CARTA  RECLAMAÇÃO PARA O PREFEITO DE NITERÓI SOBRE OS PROBLEMAS DO NOSSO BAIRRO

Carta reclamação para o prefeito. As crianças falaram : - Toma juízo prefeito ! O que mais me chamou atenção nos relatos foram os pedidos de segurança , pois tem muito bandido e tiros onde moram ! ( 3º ano )



Atividade com texto informativo sobre a economia de água
Leitura e compreensão no texto no caderno.
No dia seguinte produzir um cartaz com informações para as pessoas economizarem água.


CARTAZES PARA O TEATRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DO  MEIO AMBIENTE . PEÇA CRIADA PELOS ALUNOS .
Mensagem das crianças para um mundo melhor !

 




Peça de teatro: " O  Mundo que Ficou Limpo de Novo"
Texto escrito pelos alunos
















O  Mundo  que  Ficou  Limpo  de  Novo
         Era uma vez um mundo lindo que se tornou um mundo sujo, porque as pessoas sujaram com lixo o meio ambiente. 
         Então a turma do coração, que estudava na escola Professor André Trouche  fizeram um plano para salvar o mundo .
         A  Maria  Eduarda  teve uma idéia e falou :
         - Poderíamos pintar um monte de caixas para reciclar o lixo! 
         As pessoas do mundo todo se juntaram com a “ Turma do Coração “ e reciclaram o lixo do planeta Terra e este ficou limpinho de novo !
Fim
Peça de teatro criada pela turma de 3º ano
( Turma do Coração )
   
                        

Trabalhamos sinais de pontuação   e  as falas do narrador e dos  personagens.



 Música no final  do projeto: " Depende de Nós "

O que vale nesse mundo é um ajudar o outro para que esse mundo seja melhor ! O individualismo  que advém do capitalismo é o pior mau da humanidade ! Destrói a natureza e faz os seres humanos competirem uns com os outros, gerando a fome e a violência !

Karla Cristina









 Interdisciplinaridade: Português e Ciências
Leitura e interpretação do texto : " Patrulha ecológica"
Gênero textual : poesia
























ATIVIDADES SOBRE O PROJETO
                                                               



AS  FOTOS FORAM AUTORIZADAS


Nenhum comentário:

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla