domingo, 18 de julho de 2010

PROJETOS 2010 : O NOSSO NOME/ A CASA ,A FAMÍLIA / BRINCADEIRAS DAS NOSSAS FAMÍLIAS / PORTINARI E A INFÂNCIA/ CONTOS DE FADAS COM CASAS E FAMÍLIAS ( CRIANÇAS DE 4 ANOS)

 

 

 



O  NOSSO  NOME
 
Lemos o poema de Pedro Bandeira " Nome de Gente". As crianças gostaram e riram muito , pois acharam engraçado, perceberam as palavras que rimam no poema e falaram outras palavras que terminam parecido.Depois fizeram a pesquisa sobre os nomes.
 




  
                                              A CASA E A FAMÍLIA
                                             (crianças de 4 a 5 anos)

Todos desenharam as suas famílias e mostraram na rodinha. Concluimos que  nenhuma família é igual a outra. Umas tem muita gente e outras poucas, umas só tem o pai com o filho e outras , só a mãe com o filho, muita gente vive com os avós e outras crianças com os tios. Outros colocaram até o cachorrinho na família. Por que não? Não é mesmo!
Também vimos que tem crianças órfãs , sem família!
O que faz na verdade uma família é o amor que une as pessoas , independente dos pedacinhos (genes) que se juntaram  e passaram as características ( cor da pele, olhos, jeito,  tipo de cabelo) de uma pessoa para outra na famíla!
 









Desenho da Família
 
 
CONTOS DE FADAS COM FAMÍLIAS


Dobradura da chapeuzinho





contagem das pessoas de família






Ilustração e relato sobre a história da Branca de neve
 
 
 
 
O QUE FAZEMOS DE DIA ( MANHÃ E TARDE ) E DE NOITE?
LISTA NO CARTAZ /TRABALHO DE ARTES
Pintura com giz molhado na cartolina preta

 
Desenho do DIA e colar papel crepom enrolado dentro do sol
 

Através da história  "A FAMÍLIA COLORIDA" que conta os questionamentos de um menino que era negro e tinha um irmão branco, chegamos na questão do gene , do DNA, que passa as características de cor da pele, dos , cabelos, dos olhos , etc... A hístória fala que os pedacinhos se misturaram (DNA), então fomos estudar o que eram esses pedacinhos e a árvore genealógica .


Árvore Genealógica





PORTINARI  E  A INFÂNCIA
AS  CRIANÇAS TAMBÉM FIZERAM OS SEUS AUTORRETRATOS


                                   Biografia de Portinari
 
 
 
                Lemos o livro  Portinholas que mostra as obras e conta sobre a vida de Portinari
 
Releitura da pintura : Meninos Brincando
 

 
 
 
 
Descrição:
Candido Torquato Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de 1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962). Portinari pintou quase cinco mil obras, de pequenos esboços a gigantescos murais. Foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional. O quadro "Meninos soltando pipas", pintado provavelmente em 1943, com 16 centímetros de altura por 11 centímetros e meio de largura. Tinta a guache sobre papel.
 
                                                                        E  soltamos  pipas ! Em Niterói cafifas !
 
Releitura da obra de arte Meninos Soltando Pipas de Portinari
 
 
Releitura da obra de artes: "A roda  "e brincamos de roda 
 

Releitura da obra de arte Meninos Soltando Pipas de Portinari
 
 
 
 
Releitura da obra  de arte : Futebol e  brincamos de futebol
 
Estávamos pesquisando as brincadeiras que nossos pais e avós brincavam na infância e brincamos hoje também . Por isso, resolvi abordar as obras de Portinari que retratam brincadeiras, ampliando o universo cultural das crianças.



Cantigas de roda
Cantigas de roda

Brincadeiras da nossa cultura




Pesquisa sobre seres vivos e o que não tem vida (recorte e colagem)


E avançamos em nossas hipóteses de escrita , afinal em um contexto  com tanto letramento , não tem como não se falar em escrita. A crianças não  espera para ter seis anos e escrever, ela vai escrevendo se estiver mergulhada neste contexto !


Hipóteses da escrita. Não é cópia!
vovô, pai, mãe, caduca e caduco



                                                                                 





Essa é a minha Casa( Música e conversa sobre como é a sua casa)



Recorte e colagem ( Conversa sobre a vovó)





Pesquisa sobre diferentes tipos de moradias




Desenho de tipo de moradia
Prédio




A parte da frente da casa
Dobradura da casa ( Desenhar as partes de uma casa)

 
 
A  casa  por dentro
Cômodos da casa. Recorte e colagem com complementação de desenho. Completar os nomes dos cômodos da casa com as letras iniciais





Contos  que tenham  casa : Os  Três Porquinhos

Trabalho de artes sobre a história dos Três Porquinhos
Casa de Madeira

Casa de Tijolo

Casa de Palha

Criação de história através do trabalho ( montagem de cena , através de recorte e colagem dos desenhos). Trabalho em grupo.

Contorno de caixas e tampinhas (trabalho com formas geométricas e criação de figuras)




Desenho sobre a rua em que mora( trabalhamos com a música "Se essa rua fosse minha " e sobre o endereço)



Desenho sobre a casinha dos animais ( o habitat destes)
                                                             O tatu vive na toca ( relato da frase)

idem
Trabalhando a cidadania !

TODOS TEM DIREITO A MORADIAS EM LOCAIS SEGUROS E COM SANEAMENTO BÁSICO!

Desenhos sobre a chuva que arrasou a cidade de Niterói no início do ano !Conversamos sobre as condições de moradia das pessoas e como podemos exigir esse direito ao governo !
















Trabalho com formas geométricas

Recorte e colagem dos objetos de uma casa e contagem
                                      
                        Desenhos sobre o passeio aos arredores da escola e ao horto, no fim do  
                                                                         do projeto
  








                             E  avançamos  em nossas hipóteses de escrita  de uma forma prazerosa !

 Hipóteses sobre a escrita no fim do projeto
Desenho dos animais que vivem no campo
(crianças de 4 a 5 anos)









Maquete da rua da escola (arredores da escola -Bairro do Barreto na cidade de Niterói. Fizemos um passeio pela rua . Foi muito legal , as crianças falavam de tudo  que viam e que tinham conversado na sala. Fizemos um piquenique no Horto que tem do lado da escola e as crianças gostaram muito).

Muitos já estão escrevendo conforme as suas hipóteses de escrita e outros copiaram as palavras. Aproveitei para trabalhar a leitura e escrita dentro do contexto que estavámos trabalhando , assim como a orientação espacial . Também brincaram bastante com os carrinhos!


Planejamento da casa de campo que iríamos fazer .Mostrei a  planta de uma casa para eles
e  disse que antes de construirmos , temos que planejar!


Casa de Campo

Divisões da casa que formam os cômodos. Conversamos que as casas são diferentes e existem umas com um só cômodo e outras com muitos.

Trabalhamos o que o campo fornece  para a cidade através das plantações e criações de animais.



Campo
cidade

Cartaz sobre a rua da escola e respeito as leis do trânsito (trabalho com desenho , recorte e colagem)




O Menino Pintor


Era uma vez um menino que ia à escola
Ele era bastante pequeno
E ela era uma grande escola.
Mas quando o menino descobriu que podia ir à sua sala caminhando através da porta da rua, ele ficou feliz.
E a escola não mais parecia tão grande quanto antes.

Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora disse:
“Hoje nós iremos fazer um desenho”.
“Que bom” pensou o menininho.
Ele gostava de fazer desenhos.
Ele podia fazê-los de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos e ele pegou uma caixa de lápis e começou a desenhar.

Mas a professora disse: “Esperem, ainda não é hora de começar”.
E ela esperou até todos estarem prontos.
“Agora” - disse a professora.
“Nós iremos desenhar flores”.
“Que bom”. - pensou o menininho.
Ele gostava de desenhar flores.
E ele começou a desenhar diversas flores com seu lápis rosa, laranja e azul.

Mas a professora disse: “Esperem.
Vou mostrar como fazer”.
E a flor era vermelha, com o caule verde.
“Assim” disse a professora.
“Agora vocês podem começar”.
O menininho olhou para a flor da professora.
Então olhou para a sua flor
Ele gostou mais da sua flor.
Mas não podia dizer isto.

Ele virou o papel e desenhou uma flor igual à da professora.
Era vermelha com o caule verde.
No outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre a professora disse:
“Hoje iremos fazer alguma coisa com barro”.
“Que bom” - pensou o menininho.
Ele gostava de barro.
Ele podia fazer todo tipo de coisa com o barro: elefantes e camundongos, carros, caminhões.
E ele começou a amassar e juntar sua bola de barro.

Mas a professora disse:
“Esperem. Não é hora de começar”.
E ela esperou até todos estarem prontos.
“Agora”. - disse a professora.

“Nós iremos fazer um prato”
“Que bom” - pensou o menininho.
Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse: “Esperem.
“Vou mostrar como se faz”.
E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo.
“Assim” - disse a professora.
“Agora vocês podem começar”.
Então ele olhou para o seu próprio prato.
Ele gostava mais do seu prato que o da professora.
Mas ele não podia fazer isso.

Ele amassou o seu barro numa grande bola, novamente e fez um prato igual ao da professora.
Era um prato fundo.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora e muito cedo ele não fazia mais as coisas por si próprio.

Então aconteceu que o menino e sua família mudaram-se para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir a outra escola.
Esta escola era ainda maior do que a outra.
E não havia porta da rua para sua sala.
Ele tinha que subir grandes degraus até sua sala.

E no primeiro dia ele estava lá.
A professora disse:
“Hoje nós vamos fazer um desenho”.
“Que bom” - pensou o menininho, e ele esperou que a professora dissesse o que fazer.
Mas a professora não disse nada.
Ela apenas andava pela sala.

Quando ela veio até o menininho disse: “Você não quer desenhar?”
“Sim”, disse o menininho. “O que vamos fazer?”
“Eu não sei até que você faça” - disse a professora.

“Como eu posso fazê-lo?” - perguntou o menininho.
“Da maneira de que você gostar”. - disse a professora.
“E de que cor?” perguntou o menininho.

“Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como posso saber quem faz o quê?”
“E qual o desenho de cada um?”
“Eu não sei”, disse o menininho.
E ele começou a desenhar uma flor vermelha
com um caule verde.
    
Cenário da peça Chapeuzinho Vermelho feito pelos alunos. Pintura do fundo , desenho, recorte e colagem. Os detalhes das árvores me lembra a história do Menino Pintor , mas estas crianças  não esperam um modelo pronto, cada uma desenhou a sua árvore , umas com galhos , buracos e ninhos, como as árvores que observam na rua. 

                                                                               

     



Meus aluninhos assistindo ao teatro da chapeuzinho vermelho



Atentos , assistindo a peça


                                                              Chapeuzinho Vermelho
                                                 Chapeuzinho falando com a mamãe
                                                    O lobo  correndo  para a casa da vovó
         


O lobo engolindo a vovo
                                                                               

Os caçadores indo pegar o lobo

O lobo morreu

Cortando a barriga do lobo

Chapeuzinho se despedindo da vovó

Agradecendo



Dançando e cantando todos juntos  a música " Eu sou diferente de você"






Eu e meus alunos


Acabou! Ano que vem começa tudo de novo , mas de forma diferente com a
mesma turminha!Será uma continuidade ....




AS FOTOS FORAM AUTORIZADAS

                                                                                








2 comentários:

Márcia Karl disse...

Adorei ver e ler um pouquinho do seu trabalho. É algo enriquecedor ensinar não é mesmo? Parabéns pelo seu trabalho e dedicação. Beijos no coração.

Karla Cristina Carrozzino Gaudencio disse...


Obrigada, Márcia !
Beijos!
Karla

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla