quinta-feira, 5 de abril de 2012

AMBIENTE E ROTINA PARA AS CRIANÇAS DE SEIS ANOS



O AMBIENTE ALFABETIZADOR E A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR
A sala de aula deve servir para despertar os sentidos dos alunos, transformando-se    num local propício à aprendizagem.
O professor deverá estimular o gosto e o uso social da leitura e a escrita, através de um ambiente que deverá conter: livros de história, revistas, livros de enciclopédia com fotos do mundo natural e social, receitas, textos coletivos e listas de determinados temas relatados pelos alunos. Sendo a alfabetização desenvolvida dentro de um contexto natural, social e lógico matemático.   
 Neste caso, estaremos alfabetizando letrando.  A seguir os conceitos de alfabetização e letramento:
            Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter se apropriado da escrita (SOARES, 2003). Surge então um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou que é versado em letras ou literatura; literato” (MICHAELIS), e que agora passa a caracterizar o indivíduo que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita. Por exemplo, quando um pai ler uma história para seu filho dormir, a criança está em um processo de letramento, está convivendo com as práticas de leitura e escrita. Não se deve, portanto, restringir a caracterização de um indivíduo letrado ao que domina apenas a técnica de escrever (ser alfabetizado), mas sim aquele que utiliza a escrita e sabe “responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente”. (SOARES, 2003)
             A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo na qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas ( codificação e decodificação) . A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso de linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e as facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um  todo.
            Além deste ambiente letrado, a criança de seis anos precisa realizar as atividades de forma diversificada. É claro que em determinado momento elas precisam concentrar-se no que o professor fala e realizar as atividades em folhas propostas, mas como nesta idade o tempo de concentração é pouco, a aula deve ser a mais dinâmica e lúdica possível, para manter a atenção das crianças. O tempo de conversa também não deve ser muito longo, pois, logo os alunos irão dispersar-se. 
          Neste caso, é importante estabelecer uma rotina com as crianças. Essa rotina será fixada de modo que todos possam consultá-la.  
Ex:
Rotina
1- Entrada 13: 00
2- Lanche 13:20
3-   Rodinha
Conversa sobre o tema proposto . Áreas do conhecimento: linguagem , conhecimento natural e social, matemática e artes. Boa tarde, música , calendário, chamadinha ( reconhecimento do nome, letra inicial, sílaba inicial , letra final, relacionar semelhanças e difrenças entre os nomes) , história  , textos coletivos,  livro de enciclopédia , jornal, revista,  obras de artes, mapas, globo terrestre , planetas, animais,  plantas,  fotos,  blocos lógicos, material dourado, relógio, formas espaciais, fita métrica, receita, poesias, cantigas de roda, etc.13:20 às 14:30
5- Atividade em folha  14 :30 às  15 :30
6- Recreio  e Janta 15: 30  às  16: 00
7-Atividades diversificadas ( artes  - jogos- massinha e atendimento  individual aos alunos mais lentos)16: 00 às  16:50
8-Dever de casa 16: 50  às 17:10
9-Arrumação da sala e do próprio material 17 :10 às 17 :20
10- Saída 17: 20
                                                                             Autoria:
                                                                                   Karla Cristina


Nenhum comentário:

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla