O AMBIENTE ALFABETIZADOR E A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR
A sala de aula deve servir para despertar os sentidos dos alunos, transformando-se num local propício à aprendizagem.
O professor deverá estimular o gosto e o uso social da leitura e a escrita, através de um ambiente que deverá conter: livros de história, revistas, livros de enciclopédia com fotos do mundo natural e social, receitas, textos coletivos e listas de determinados temas relatados pelos alunos. Sendo a alfabetização desenvolvida dentro de um contexto natural, social e lógico matemático.
Neste caso, estaremos alfabetizando letrando. A seguir os conceitos de alfabetização e letramento:
Letramento não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter se apropriado da escrita (SOARES, 2003). Surge então um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou que é versado em letras ou literatura; literato” (MICHAELIS), e que agora passa a caracterizar o indivíduo que, sabendo ler ou não, convive com as práticas de leitura e escrita. Por exemplo, quando um pai ler uma história para seu filho dormir, a criança está em um processo de letramento, está convivendo com as práticas de leitura e escrita. Não se deve, portanto, restringir a caracterização de um indivíduo letrado ao que domina apenas a técnica de escrever (ser alfabetizado), mas sim aquele que utiliza a escrita e sabe “responder às exigências de leitura e escrita que a sociedade faz continuamente”. (SOARES, 2003)
A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo na qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas ( codificação e decodificação) . A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso de linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e as facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
Além deste ambiente letrado, a criança de seis anos precisa realizar as atividades de forma diversificada. É claro que em determinado momento elas precisam concentrar-se no que o professor fala e realizar as atividades em folhas propostas, mas como nesta idade o tempo de concentração é pouco, a aula deve ser a mais dinâmica e lúdica possível, para manter a atenção das crianças. O tempo de conversa também não deve ser muito longo, pois, logo os alunos irão dispersar-se.
Neste caso, é importante estabelecer uma rotina com as crianças. Essa rotina será fixada de modo que todos possam consultá-la.
Ex:
Rotina
1- Entrada 13: 00
2- Lanche 13:20
3- Rodinha
Conversa sobre o tema proposto . Áreas do conhecimento: linguagem , conhecimento natural e social, matemática e artes. Boa tarde, música , calendário, chamadinha ( reconhecimento do nome, letra inicial, sílaba inicial , letra final, relacionar semelhanças e difrenças entre os nomes) , história , textos coletivos, livro de enciclopédia , jornal, revista, obras de artes, mapas, globo terrestre , planetas, animais, plantas, fotos, blocos lógicos, material dourado, relógio, formas espaciais, fita métrica, receita, poesias, cantigas de roda, etc.13:20 às 14:30
5- Atividade em folha 14 :30 às 15 :30
6- Recreio e Janta 15: 30 às 16: 00
7-Atividades diversificadas ( artes - jogos- massinha e atendimento individual aos alunos mais lentos)16: 00 às 16:50
8-Dever de casa 16: 50 às 17:10
9-Arrumação da sala e do próprio material 17 :10 às 17 :20
10- Saída 17: 20
Neste caso, é importante estabelecer uma rotina com as crianças. Essa rotina será fixada de modo que todos possam consultá-la.
Ex:
Rotina
1- Entrada 13: 00
2- Lanche 13:20
3- Rodinha
Conversa sobre o tema proposto . Áreas do conhecimento: linguagem , conhecimento natural e social, matemática e artes. Boa tarde, música , calendário, chamadinha ( reconhecimento do nome, letra inicial, sílaba inicial , letra final, relacionar semelhanças e difrenças entre os nomes) , história , textos coletivos, livro de enciclopédia , jornal, revista, obras de artes, mapas, globo terrestre , planetas, animais, plantas, fotos, blocos lógicos, material dourado, relógio, formas espaciais, fita métrica, receita, poesias, cantigas de roda, etc.13:20 às 14:30
5- Atividade em folha 14 :30 às 15 :30
6- Recreio e Janta 15: 30 às 16: 00
7-Atividades diversificadas ( artes - jogos- massinha e atendimento individual aos alunos mais lentos)16: 00 às 16:50
8-Dever de casa 16: 50 às 17:10
9-Arrumação da sala e do próprio material 17 :10 às 17 :20
10- Saída 17: 20
Autoria:
Karla Cristina
Karla Cristina
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