terça-feira, 19 de maio de 2015

PORTFÓLIO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA (1º ANO/2015)


ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESCRITA  PARA O PORTIFÓLIO ( TURMA DE 1º ANO /2015)


    Acompanhar o processo de construção de escrita das crianças é  muito interessante e satisfatório.  A turma de 1º ano tinha 20 alunos e  no mês de fevereiro  estavam nos níveis pré-silábicos e silábicos. No mês de  abril , a  maioria da turma estava no nível silábico -alfabético e em maio e junho  a maioria dos alunos já estavam no nível alfabético de escrita, sendo somente dois alunos que avançaram para o nível alfabético, porém não liam e não tinham autonomia na escrita. Esses dois alunos inciaram o ano em níveis silábicos de escrita, com consciência sonora de vogais e eram repetentes. É claro que avançar para o nível alfabético , não significa estar alfabetizado, algumas crianças ainda precisam avançar em relação a autonomia na leitura , compreensão e interpretação de textos, assim como na produção textual , ainda precisam avançar para o nível ortográfico de escrita e questões como o uso da pontuação, ao ler e produzir textos . Estar alfabetizado é muito mais do que o processo de aquisição do código escrito, das habilidades de leitura e escrita .  Estar alfabetizado, é perceber que a escrita é expressão do pensamento, da linguagem, é saber fazer uso social da leitura e escrita. É estar alfabetizado e letrado.Como disse Emília Ferreiro: " A criança aprende a ler  lendo e a escrever escrevendo". Escrevendo textos de sua autoria mesmo sem saber escrever. Lendo uma história, uma poesia , mesmo sem saber ler, mas com o auxílio  do outro, transformando o seu pensamento em registro escrito , tendo o outro como escriba de seus pensamentos , de sua linguagem.  "Escrevendo  com o auxílio do outro , em determinado momento será a minha escrita,  lendo com o auxílio do outro , em determinado será a minha leitura". Como disse Lev Vygotsky: " Através dos outros, nos tornamos nós mesmos."
     A teoria de Emília Ferreiro não é um método , mas o conhecimento da pesquisa psicogenética, nos ajuda conhecer a lógica de pensamento da criança .  A teoria embasa nossa prática.  É  necessário ouvir a criança e assim a professora saberá como alfabetizar , intervindo em suas hipóteses de escrita ,  na  zona de desenvolvimento proximal da criança, registrando seus relatos ,  em textos coletivos que depois se tornam individuais, observando e interpretando suas escritas.

                                                                Karla Cristina Carrozzino Gaudencio


É importante conhecermos os níveis psicogenéticos pesquisados por Emília Ferreiro e Ana Teberoky para irmos intervindo nas hipóteses que as crianças tem sobre a escrita.


  • Hipótese pré-silábica
  • Características
  1. Utilizam números, letras e pseudo letras.
  2. O critério de seleção é forte.
  3. Não compreendem que a escrita é a representação da fala.
  4. Realismo nominal ( quanto maior o objeto , maior o número de caracteres). Ex: A formiga é pequena , por isso se escreve com menos letras, enquanto que o boi é grande, então eles escrevem com mais letras.
  • Intervenções
  1. Trabalhar com o nome próprio e dos outros ( reconhecimento global, letras iniciais e finais)
  2. Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas)
  3. Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras
  4. Cruzadinhas com banco de palavras/imagens
  5. Completar as palavras com a letra e sílaba inicial
  6. Completar as palavras com as vogais que faltam
  7. Organizar as letras das palavras , pareando a palavra.
  8. Contar nº de letras das palavras
  9. Escritas espontâneas

  • Hipótese silábica
  • Características
  1. Percebe a relação entre a oralidade e a escrita
  2. Usa uma letra para cada sílaba
  3. Pode ou não fazer uso de valor sonoro ( de vogal ou consoante)
  4. Determina mínimo de letras.

  • Intervenções
  1. Trabalhar com os nomes dos alunos
  2. Textos de memória ( parlendas, cantigas, trava-línguas, etc.)
  3. Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o nº de letras e de palavras.
  4. Atividades para contar as letras e sílabas das palavras.
  5. Atividade para alterar as vogais e manter as consoantes. Ex: BOLA- BOLO - BELA
  6. Completar as palavras com a letra e sílaba inicial.
  7. Escritas espontâneas

  • Hipótese silábico-alfabética
  • Características
  1. Fase de transição -silábico- alfabético
  2. Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra
  3. Faz maior uso de consoantes
  4. Acreditam que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B= BE
  • Intervenções
  1. Cruzadinhas
  2. Forca
  3. Texto Lacunado;
  4. Pedir para a criança ler o que escreveu
  5. Atividade com sílabas simples e complexas, para a formação de palavras, frases e textos.
  6. Escritas espontâneas


  • Hipótese alfabética
  • A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.
  • Características
  1. Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
  2. Desconsideram a segmentação entre palavras;
  3. Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.

  • Intervenções
  1. Ortografia: ditado de palavras com sílabas simples e complexas. Ditado de frases. Uso do dicionário para verificar as palavras.
  2. Produção de textos e revisão destes. Trabalhar vários estilos discursivos , considerando a pontuação, ortografia, coesão textual e criatividade.
  3. Leitura e interpretação de textos. Leitura de histórias para levar para casa e recontá-las na roda ( caderno de histórias). Oferecer vários gêneros textuais (poesias, narrativas, textos informativos, textos para se comunicar (cartas e bilhetes), trava-línguas, etc.
  4. Quadro de regularidades ortográficas
  5. Forca
  6. Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas, etc.)
  7. Pintar lacuna entre palavras em pequenos textos (segmentação)

    GABRIEL 












    Gabriel
    06/02/2015
    Avaliação diagnóstica
    Nível de escrita: silábico sem consciência sonora.
    Não lê.













    12/05/2015

    Nível de escrita : silábico com consciência sonora de vogais.
    Não lê.












     . 
     GABRIEL   01/09/2015
    Avaliação do nível de escrita: alfabético . Lê pequenos textos.






    13/10/2015

    GABRIEL /NÍVEL DE ESCRITA:ALFABÉTICO

    Lê com maior fluência pequenos textos.




    10/12/2013 
    GABRIEL /NÍVEL DE ESCRITA:ALFABÉTICO
    Lê com maior fluência pequenos textos.






    MAYRA 


    Mayra
    Início do ano  ( Fevereiro)
    Avaliação diagnóstica da escrita do nome e esquema corporal
    Mayra demonstrou escrever o nome com as letras de forma ordenada e com a letra cursiva. O corpo humano apresenta estrutura cabeça , tronco e membros, apresentando noção de seu esquema corporal.







    Mayra
    Avaliação diagnóstica
    Início do ano ( fevereiro)
    Nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais e algumas consoantes
    Não lê.










    Mayra
    Avaliação
    20/04/2015
    Nível de escrita: alfabético
    Começou a ler !






    MAYRA
    13/10/2015 NIVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.




    19/11/205
    NIVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.
    Escrita de frase  sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"




    NIVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.








    JOÃO PEDRO
    João Pedro
     Fevereiro
    Avaliação da escrita do nome e esquema corporal






    João Pedro
    Fevereiro
    nível de escrita: pré-silábico
    Não lê.






    João Pedro
    20/04/201
    Nível de escrita: silábico-alfabético
     Começou a ler .










     JOÃO PEDRO/ NÍVEL DE ESCRITA:ALFABÉTICO

    Lê com maior fluência pequenos textos.








    JOÃO  PEDRO
    13/10/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
     Lê com maior fluência pequenos textos.




    19/11/205
    JOÃO PEDRO

    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.

    Escrita de frase  sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"

     



    JOÃO MARCOS 13 ANOS
    MUDOU DE TURMA , FOI PARA O 2º ANO
    AVANÇOU EM POUCOS MESES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA




    João Marcos
    Obs: o aluno tem 13 anos
    Avaliação da escrita do nome e esquema corporal















    JOÃO MARCOS
    24/02/2015
    NÍVEL DE ESCRITA: SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA SONORA DE VOGAIS E POUCAS CONSOANTES.
    Jõão Marcos
    24/02/2015
    nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais e poucas consoantes
     Não lê.







    João Marcos
    12/05/2015
    Nível de escrita: alfabético
     Lê com maior fluência pequenos textos. Dificuldade nas sílabas complexas, pois ainda não completou o processo de alfabetização . Avançou para a turma de 2º ano.














    JOÃO  CARNEIRO
    João Carneiro
     Avaliação incial ( fevereiro ) da escrita do nome e desenho do corpo ( noção do equema corporal ).










    João Carneiro

    06/02/2015
    Avaliação inicial
    Nível de escrita : silábico com consciência sonora de vogais
    Não lê.











    João Carneiro
    20/04/2015
    Avaliação
    Nível de escrita: silábico -alfabético

     Começou a ler!














     JOÃO CARNEIRO
    01/09/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
     Lê com maior fluência pequenos textos.







    JOÃO  CARNEIRO
    NÍVEL  ALFABÉTICO DE ESCRITA
    13/10/2015
      Lê com maior fluência pequenos textos.



     19/11/2015 

    JOÃO CARNEIRO
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
     Lê com maior fluência pequenos textos.

    Escrita de frase sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"



    JOÃO CARNEIRO
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.



    João Carneiro
    26/11/2016
    Lê com fluência








     CARLOS VINÍCIUS


    Carlos Vinícius
    27/02/2015
    Avaliação incial
    Nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais e algumas consoantes.
     Não lê.










    Carlos Vinicius
    Avaliação
    20/04/2015
    Nível de escrita : silábico-alfabético
    Ainda não lê









    CARLOS VINICIUS
    11/09/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
     Lê silabando pequenos textos.








    CARLOS VINÍCIUS
    13/10/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA

    Lê silabando pequenos textos.



    19/11/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê silabando pequenos textos.
    Escrita de frase sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"













    MIGUEL
    Miguel
    Avaliação inicial
    Escrita do nome e esquema corporal


    Miguel
    26/02/2015
    Avaliação inicial
    Nível de escrita: silábico sem consciência sonora

    Não lê






    Miguel

    Avaliação
    15/04/2015
    Nível de escrita: silábico-alfabético


     Não lê









    MIGUEL
    01/09/2015

    Nível de escrita: alfabético
    Lê silabando pequenos textos.





    19/11/2015

     MIGUEL
    Nível de escrita: alfabético
    Lê silabando pequenos textos.










    CAUà


    Cauã
    Avaliação inicial
    Esquema corporal e escrita do nome










    Cauã
    23/02/2015
    Nível de escrita : pré-silábico
     Não lê.















    Cauã 
    15/04/2015
    nível de escrita: silábico-alfabético


    Começou a ler. 











    CAUà
    01/09/2015
    NÍVEL DE ESCRITA: ALFABÉTICO
    Lê com maior fluência pequenos textos.








    CAUÃ
    13/10/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê silabando pequenos textos.







    10/12/2015
     CAUÃ
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê silabando pequenos textos.  






    GUILHERME





    Guilherme

    26/02/2015
    nível de escrita: pré-silábico
     Não lê








    Guilherme

    12/05/2015
    nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais
    O aluno falta muito e existem outros problemas  emocionais que a escola já tem conhecimento. É muito agitado.

     Não lê











     GUILHERME
     01/09/2015
    Processo de aprendizagem entre avanços e retrocessos. O aluno falta muito, além de ser muito agitado. Or reconhece algumas consoantes e as relaciona ao som, outros momentos não relaciona. Em alguns dias lê silabando ,depois de muitas faltas, não lê. Nesse dia leu .









    GUILHERME 13/10/2015
    NÍVEL DE ESCRITA
    ALFABÉTICO 














    SARA  -10 ANOS
    SAIU DA ESCOLA
    Sara
    Fevereiro
    Avaliação da escrita do nome e do esquema corporal
    Obs: a aluna tem 10 anos.






    Sara
    23/02/2015
    nível de escrita: pré-silábico
    Não lê





    Sara
    20/04/2015
    nível de escrita:ALFABÉTICO
    Infelizmente a aluna parou de frequentar a escola. Foi para a casa da tia.

     Começou a ler.







    JOÃO VITOR -10 ANOS - SAIU DA ESCOLA

    João Vitor
    Obs: o aluno tem 10 anos e não frequentava a escola. O desenho revela muita violência. Este aluno apresentou muitos problemas de comportamento , demonstrando imaturidade para a idade  que tem , porém é inteligente , demonstrando aprender muito rápido,apresentando um  bom  racíocinio lógico matemático e realizando cáculos mentais. Demonstra criatividade, construindo maquetes , realizando desenhos definidos e criando histórias. Foi encaminhado pela escola.
    Fevereiro
    Avaliação da escrita  do nome  e esquema corporal.






    João Vitor
    23/02/2015
    avaliação da escrita: nível silábico sem consciência sonora
    Não lê




    João Vitor
    15/04/2015
    nível de escrita: alfabético
     Lê com maior fluência, porém saiu da escola e apresenta dificuldades nas sílabas complexas , pois não completou o processo de alfabetização no 1º ano.







    EMANUELLY


     A aluna faltou o mês de fevereiro todo, por isso não foi possível realizar a avaliação inicial
    20/04/2015
    Nível de escrita: alfabético
    Lê com maior fluência









    EMANUELLY
    01/09/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.

















    SANTIAGO



    Santiago estava em outra sala no mês de fevereiro e não foi possível realizar a a avaliação inicial .
    20/04/2015
    nivel de escrita: alfabético












    SANTIAGO
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA

    24 /06/2015

    Lê com maior fluência pequenos textos.

     









    SANTIAGO
    13/10/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.

    e












    THAÍS

    Thaís faltou o mês fevereiro todo e não foi possível realizar a avaliação inicial, além de faltar muito nos outros meses.
    14/05/2015
    Nível de escrita: alfabético


    Lê com maior fluência pequenos textos.






    THAÍS
    01/09/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.












    MARIA EDUARDA
    ENTROU EM JUNHO
    NÍVEL SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA DE VOGAIS E ALGUMAS CONSOANTES
    02/06/2015 (1º dia de aula )

     Não lê

     











    MARIA EDUARDA
    13/10/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
    Lê com maior fluência pequenos textos.






     







    ALLAN
    JÁ ESTUDOU NO 1º ANO
    NÃO DIGITALIZEI A PRIMEIRA ATIVIDADE, PORÉM EM FEVEREIRO, ESTAVA NO NÍVEL SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA SONORA DAS VOGAIS.
     NÃO LÊ

    ABRIL/ NÃO DIGITALIZEI
    SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA SONORA DE VOGAIS E ALGUMAS CONSOANTES
     NÃO LÊ

    01/08/2015
    NÍVEL ALFABÉTICO, PORÉM  ALLAN NÃO FAZ AS ATIVIDADES SOZINHO.  ÀS VEZES , UTILIZA O ALFABETO DA SALA PARA CONSULTAR AS LETRAS, APESAR DE ESTAR RELACIONANDO FONEMA -GRAFEMA , O PENSAMENTO É DESORGANIZADO, REFLETINDO -SE DESTE MODO EM SUA ESCRITA, PRECISANDO DE ALGUÉM PARA MEDIAR ESTA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO PARA O REGISTRO DA ESCRITA.

    COMEÇOU A LER SILABANDO.






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    Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla