ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ESCRITA PARA O PORTIFÓLIO ( TURMA DE 1º ANO /2015)
Acompanhar o processo de construção de escrita das crianças é muito interessante e satisfatório. A turma de 1º ano tinha 20 alunos e no mês de fevereiro estavam nos níveis pré-silábicos e silábicos. No mês de abril , a maioria da turma estava no nível silábico -alfabético e em maio e junho a maioria dos alunos já estavam no nível alfabético de escrita, sendo somente dois alunos que avançaram para o nível alfabético, porém não liam e não tinham autonomia na escrita. Esses dois alunos inciaram o ano em níveis silábicos de escrita, com consciência sonora de vogais e eram repetentes. É claro que avançar para o nível alfabético , não significa estar alfabetizado, algumas crianças ainda precisam avançar em relação a autonomia na leitura , compreensão e interpretação de textos, assim como na produção textual , ainda precisam avançar para o nível ortográfico de escrita e questões como o uso da pontuação, ao ler e produzir textos . Estar alfabetizado é muito mais do que o processo de aquisição do código escrito, das
habilidades de leitura e escrita . Estar alfabetizado, é perceber que a escrita é expressão do pensamento, da linguagem, é saber fazer uso social da leitura e escrita. É estar alfabetizado e letrado.Como disse Emília Ferreiro: " A criança aprende a ler lendo e a escrever escrevendo". Escrevendo textos de sua autoria mesmo sem saber escrever. Lendo uma história, uma poesia , mesmo sem saber ler, mas com o auxílio do outro, transformando o seu pensamento em registro escrito , tendo o outro como escriba de seus pensamentos , de sua linguagem. "Escrevendo com o auxílio do outro , em determinado momento será a minha escrita, lendo com o auxílio do outro , em determinado será a minha leitura". Como disse Lev Vygotsky: " Através dos outros, nos tornamos nós mesmos."
A teoria de Emília Ferreiro não é um método , mas o conhecimento da pesquisa psicogenética, nos ajuda conhecer a lógica de pensamento da criança . A teoria embasa nossa prática. É necessário ouvir a criança e assim a professora saberá como alfabetizar , intervindo em suas hipóteses de escrita , na zona de desenvolvimento proximal da criança, registrando seus relatos , em textos coletivos que depois se tornam individuais, observando e interpretando suas escritas.
Karla Cristina Carrozzino Gaudencio
É importante conhecermos os níveis psicogenéticos pesquisados por Emília Ferreiro e Ana Teberoky para irmos intervindo nas hipóteses que as crianças tem sobre a escrita.
- Hipótese pré-silábica
- Características
- Utilizam números, letras e pseudo letras.
- O critério de seleção é forte.
- Não compreendem que a escrita é a representação da fala.
- Realismo nominal ( quanto maior o objeto , maior o número de caracteres). Ex: A formiga é pequena , por isso se escreve com menos letras, enquanto que o boi é grande, então eles escrevem com mais letras.
- Intervenções
- Trabalhar com o nome próprio e dos outros ( reconhecimento global, letras iniciais e finais)
- Leitura de textos que saibam de memória pelo professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas)
- Oferecer lista de palavras com lacunas/figuras
- Cruzadinhas com banco de palavras/imagens
- Completar as palavras com a letra e sílaba inicial
- Completar as palavras com as vogais que faltam
- Organizar as letras das palavras , pareando a palavra.
- Contar nº de letras das palavras
- Escritas espontâneas
- Hipótese silábica
- Características
- Percebe a relação entre a oralidade e a escrita
- Usa uma letra para cada sílaba
- Pode ou não fazer uso de valor sonoro ( de vogal ou consoante)
- Determina mínimo de letras.
- Intervenções
- Trabalhar com os nomes dos alunos
- Textos de memória ( parlendas, cantigas, trava-línguas, etc.)
- Cruzadinhas e textos lacunados para perceber o nº de letras e de palavras.
- Atividades para contar as letras e sílabas das palavras.
- Atividade para alterar as vogais e manter as consoantes. Ex: BOLA- BOLO - BELA
- Completar as palavras com a letra e sílaba inicial.
- Escritas espontâneas
- Hipótese silábico-alfabética
- Características
- Fase de transição -silábico- alfabético
- Ora compõe sílabas, ora não compõe na mesma palavra
- Faz maior uso de consoantes
- Acreditam que algumas consoantes se bastam para a composição da sílaba. Ex: B= BE
- Intervenções
- Cruzadinhas
- Forca
- Texto Lacunado;
- Pedir para a criança ler o que escreveu
- Atividade com sílabas simples e complexas, para a formação de palavras, frases e textos.
- Escritas espontâneas
- Hipótese alfabética
- A hipótese alfabética parece ser um fim de um longo trabalho, mas é o começo de mais uma longa fase.
- Características
- Escreve compondo sílabas foneticamente corretas;
- Desconsideram a segmentação entre palavras;
- Hipercorreção: exagera no uso de acentos e pontuação.
- Intervenções
- Ortografia: ditado de palavras com sílabas simples e complexas. Ditado de frases. Uso do dicionário para verificar as palavras.
- Produção de textos e revisão destes. Trabalhar vários estilos discursivos , considerando a pontuação, ortografia, coesão textual e criatividade.
- Leitura e interpretação de textos. Leitura de histórias para levar para casa e recontá-las na roda ( caderno de histórias). Oferecer vários gêneros textuais (poesias, narrativas, textos informativos, textos para se comunicar (cartas e bilhetes), trava-línguas, etc.
- Quadro de regularidades ortográficas
- Forca
- Segmentar pequenos textos (parlendas, quadrinhas, etc.)
- Pintar lacuna entre palavras em pequenos textos (segmentação)
GABRIEL
Gabriel
06/02/2015
Avaliação diagnóstica
Nível de escrita: silábico sem consciência sonora.
Não lê.
12/05/2015
Nível de escrita : silábico com consciência sonora de vogais.
Não lê.
.
GABRIEL 01/09/2015
Avaliação do nível de escrita: alfabético . Lê pequenos textos.
13/10/2015
GABRIEL /NÍVEL DE ESCRITA:ALFABÉTICO
Lê com maior fluência pequenos textos.
10/12/2013
GABRIEL /NÍVEL DE ESCRITA:ALFABÉTICO
Lê com maior fluência pequenos textos.
MAYRA
Mayra
Início do ano ( Fevereiro)
Avaliação diagnóstica da escrita do nome e esquema corporal
Mayra demonstrou escrever o nome com as letras de forma ordenada e com a letra cursiva. O corpo humano apresenta estrutura cabeça , tronco e membros, apresentando noção de seu esquema corporal.
Mayra
Avaliação diagnóstica
Início do ano ( fevereiro)
Nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais e algumas consoantes
Não lê.
Mayra
Avaliação
20/04/2015
Nível de escrita: alfabético
Começou a ler !
Começou a ler !
MAYRA
13/10/2015 NIVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
19/11/205
NIVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
Escrita de frase sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"
Lê com maior fluência pequenos textos.
JOÃO PEDRO
João Pedro
Fevereiro
Avaliação da escrita do nome e esquema corporal
João Pedro
Fevereiro
nível de escrita: pré-silábico
Não lê.
João Pedro
20/04/201
Nível de escrita: silábico-alfabético
Começou a ler .
JOÃO PEDRO/ NÍVEL DE ESCRITA:ALFABÉTICO
Lê com maior fluência pequenos textos.
JOÃO PEDRO
13/10/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
19/11/205
JOÃO PEDRO
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
Escrita de frase sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"
JOÃO MARCOS 13 ANOS
MUDOU DE TURMA , FOI PARA O 2º ANO
AVANÇOU EM POUCOS MESES NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
João Marcos
Obs: o aluno tem 13 anos
Avaliação da escrita do nome e esquema corporal
JOÃO MARCOS
24/02/2015
NÍVEL DE ESCRITA: SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA SONORA DE VOGAIS E POUCAS CONSOANTES.
Jõão Marcos
24/02/2015
nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais e poucas consoantes
Não lê.
João Marcos
12/05/2015
Nível de escrita: alfabético
Lê com maior fluência pequenos textos. Dificuldade nas sílabas complexas, pois ainda não completou o processo de alfabetização . Avançou para a turma de 2º ano.
JOÃO CARNEIRO
João Carneiro
Avaliação incial ( fevereiro ) da escrita do nome e desenho do corpo ( noção do equema corporal ).
João Carneiro
06/02/2015
Avaliação inicial
Nível de escrita : silábico com consciência sonora de vogais
Não lê.
João Carneiro
20/04/2015
Avaliação
Nível de escrita: silábico -alfabético
Começou a ler!
JOÃO CARNEIRO
01/09/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
JOÃO CARNEIRO
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
13/10/2015
Lê com maior fluência pequenos textos.
19/11/2015
JOÃO CARNEIRO
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
Escrita de frase sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"
JOÃO CARNEIRO
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
João Carneiro
26/11/2016
Lê com fluência
CARLOS VINÍCIUS
Carlos Vinícius
27/02/2015
Avaliação incial
Nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais e algumas consoantes.
Não lê.
Carlos Vinicius
Avaliação
20/04/2015
Nível de escrita : silábico-alfabético
Ainda não lê CARLOS VINICIUS
11/09/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê silabando pequenos textos.
13/10/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê silabando pequenos textos.
19/11/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê silabando pequenos textos.
Escrita de frase sobre a história: "Menina bonita do laço de fita"
MIGUEL
Miguel
Avaliação inicial
Escrita do nome e esquema corporal
Miguel
26/02/2015
Avaliação inicial
Nível de escrita: silábico sem consciência sonora
Não lê
Miguel
Avaliação
15/04/2015
Nível de escrita: silábico-alfabético
Não lê
MIGUEL
01/09/2015
Nível de escrita: alfabético
Lê silabando pequenos textos.
19/11/2015
MIGUEL
Nível de escrita: alfabético
Lê silabando pequenos textos.
CAUÃ
Cauã
Avaliação inicial
Esquema corporal e escrita do nome
Cauã
23/02/2015
Nível de escrita : pré-silábico
Não lê.
Cauã
15/04/2015
nível de escrita: silábico-alfabético
Começou a ler.
CAUÃ
01/09/2015
NÍVEL DE ESCRITA: ALFABÉTICO
Lê com maior fluência pequenos textos.
CAUÃ
13/10/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê silabando pequenos textos.
10/12/2015
CAUÃ
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê silabando pequenos textos.
GUILHERME
Guilherme
26/02/2015
nível de escrita: pré-silábico
Não lê
12/05/2015
nível de escrita: silábico com consciência sonora de vogais
O aluno falta muito e existem outros problemas emocionais que a escola já tem conhecimento. É muito agitado.
Não lê
GUILHERME
01/09/2015
Processo de aprendizagem entre avanços e retrocessos. O aluno falta muito, além de ser muito agitado. Or reconhece algumas consoantes e as relaciona ao som, outros momentos não relaciona. Em alguns dias lê silabando ,depois de muitas faltas, não lê. Nesse dia leu .
GUILHERME 13/10/2015
NÍVEL DE ESCRITA
ALFABÉTICO
SARA -10 ANOS
SAIU DA ESCOLA
Sara
Fevereiro
Avaliação da escrita do nome e do esquema corporal
Obs: a aluna tem 10 anos.
Sara
23/02/2015
nível de escrita: pré-silábico
Não lê
Sara
20/04/2015
nível de escrita:ALFABÉTICO
Infelizmente a aluna parou de frequentar a escola. Foi para a casa da tia.
Começou a ler.
JOÃO VITOR -10 ANOS - SAIU DA ESCOLA
João Vitor
Obs: o aluno tem 10 anos e não frequentava a escola. O desenho revela muita violência. Este aluno apresentou muitos problemas de comportamento , demonstrando imaturidade para a idade que tem , porém é inteligente , demonstrando aprender muito rápido,apresentando um bom racíocinio lógico matemático e realizando cáculos mentais. Demonstra criatividade, construindo maquetes , realizando desenhos definidos e criando histórias. Foi encaminhado pela escola.
Fevereiro
Avaliação da escrita do nome e esquema corporal.
23/02/2015
avaliação da escrita: nível silábico sem consciência sonora
Não lê
João Vitor
15/04/2015
nível de escrita: alfabético
Lê com maior fluência, porém saiu da escola e apresenta dificuldades nas sílabas complexas , pois não completou o processo de alfabetização no 1º ano.
EMANUELLY
20/04/2015
Nível de escrita: alfabético
Lê com maior fluência
EMANUELLY
01/09/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
SANTIAGO
Santiago estava em outra sala no mês de fevereiro e não foi possível realizar a a avaliação inicial .
20/04/2015
nivel de escrita: alfabético
SANTIAGO
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
24 /06/2015
Lê com maior fluência pequenos textos.
SANTIAGO
13/10/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
e
THAÍS
Thaís faltou o mês fevereiro todo e não foi possível realizar a avaliação inicial, além de faltar muito nos outros meses.
14/05/2015
Nível de escrita: alfabético
Lê com maior fluência pequenos textos.
THAÍS
01/09/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
MARIA EDUARDA
ENTROU EM JUNHO
NÍVEL SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA DE VOGAIS E ALGUMAS CONSOANTES
02/06/2015 (1º dia de aula )
Não lê
MARIA EDUARDA
13/10/2015
NÍVEL ALFABÉTICO DE ESCRITA
Lê com maior fluência pequenos textos.
ALLAN
JÁ ESTUDOU NO 1º ANO
NÃO DIGITALIZEI A PRIMEIRA ATIVIDADE, PORÉM EM FEVEREIRO, ESTAVA NO NÍVEL SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA SONORA DAS VOGAIS.
NÃO LÊ
ABRIL/ NÃO DIGITALIZEI
SILÁBICO COM CONSCIÊNCIA SONORA DE VOGAIS E ALGUMAS CONSOANTES
NÃO LÊ
01/08/2015
NÍVEL ALFABÉTICO, PORÉM ALLAN NÃO FAZ AS ATIVIDADES SOZINHO. ÀS VEZES , UTILIZA O ALFABETO DA SALA PARA CONSULTAR AS LETRAS, APESAR DE ESTAR RELACIONANDO FONEMA -GRAFEMA , O PENSAMENTO É DESORGANIZADO, REFLETINDO -SE DESTE MODO EM SUA ESCRITA, PRECISANDO DE ALGUÉM PARA MEDIAR ESTA ORGANIZAÇÃO DO PENSAMENTO PARA O REGISTRO DA ESCRITA.
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