Projeto : “ Os Índios do
Brasil “
· Justificativa:
O conhecimento de outras culturas como a
indígena percebendo esta não como
inferior, mas diferente e que precisa ser preservada e respeitada percebendo-se
as diferenças e semelhanças entre a nossa cultura e a dos índios. Conhecer a história dos indígenas brasileiros
desde o descobrimento, até a situação dos índios atuais, conhecendo a o genocídio que ocasionou
a vinda dos portugueses ao Brasil.
Perceber que nós brasileiros, somos a mistura dos brancos europeus,
indígenas e africanos. Conhecer que
existem vários tribos indígenas e cada uma
com sua cultura , além de índios que vivem na sociedade, estudam e
trabalham e que e há índios que passam fome e adoecem devido a invasão de suas terras e destruição de seu
habitat, a floresta.
·
Atividades
a serem desenvolvidas:
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Texto:
Música Pindorama (descreve o descobrimento do Brasil de forma crítica). Gênero
textual: poesia
·
Pesquisa
sobre os índios. Perguntas das crianças e da professora. (O que queremos saber
sobre os índios?) Pesquisar na internet, livros de pesquisa, jornais e
revistas. Textos coletivos sobre o que
descobriram, os quais serão desenvolvidos aos poucos com os relatos dos alunos
e por vezes com a escrita das próprias crianças.
·
Texto
coletivo sobre o descobrimento do Brasil e a relação com os índios na época.
·
Desenho
do mapa e trajeto da rota que Pedro Álvares Cabral fez.
·
Receita
com alimentos indígenas milho, mandioca,
banana ( bolo de fubá, pipoca, cuscuz, vitamina de banana, beiju). Leitura
e produção de gênero textual receita. Texto coletivo sobre alimentação
indígena. Trabalhar com medidas de
massa, capacidade e fração.
·
Fazer
uma feirinha com os legumes e frutas indígenas. Trabalhando-se sistema
monetário.
·
Animais
brasileiros. Lista de animais brasileiros, atividades de leitura e escrita.
Características, classificação, alimentação, etc. ( textos coletivos e individuais)
·
• A relação dos indígenas com o meio
ambiente. Trabalhar a questão ambiental, o desmatamento, os animais em
extinção.
·
Texto
coletivo : Como os índios cuidam do meio ambiente e o que devemos fazer para
protegê-lo.
·
O
trabalho de homens e mulheres na aldeia. Texto Coletivo
·
Escrever
legenda sobre o trabalho dos indígenas homens mulheres , observando a figura.
·
Pesquisar
animais em extinção.
·
Lista
de animais em extinção.
·
Ficha
técnica de animais em extinção. Trabalhar peso e medidas dos animais e das crianças.
·
Cartaz
dos animais em extinção. Pintar o céu de azul, e a mata de verde. Desenhar
árvores com a canetinha e lápis de cera e colar no cartaz , colar figuras de
animais e colar . Escrever nomes dos animais e colar. Escrever Procura-se os
animais em extinção !
·
Confecção
de potes com argila e pintura marajoara. Texto sobre os marajoara e vídeo.
·
Frase
sobre a casa dos índios (MALOCA OU OCA) . Leitura do livro papa-capim sobre as diferentes formas de
organização das malocas de acordo com cada tribo. Confeccionar uma maloca com
pintura e colagem de raspa de lápis.
·
Relacionar
com a casa dos alunos e trabalhar endereço e localização da casa, desenhando a
casa e fazendo um mapa da rua que está a casa e o ponto de referência.
·
Desenhar
o caminho de casa para a escola, após trabalhar o endereço e localização da
escola.
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A
escola indígena. O que as crianças aprendem? Texto coletivo.
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Texto
coletivo sobre o pajé.
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Texto
informativo sobre o ritual de pajelança Kuarup. Brincar de fazer o ritual na
sala.
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Trabalhar
formas geométricas espaciais, percebendo as formas dos objetos indígenas e do
nosso dia a dia. Nomeando-os de acordo com seus atributos.
·
Confeccionar
colares , fazendo sequência de cores, pintura tribais , trabalhando formas
geométricas com blocos lógicos,( agrupamentos de acordo com os atributos e
sequências). Cocares com penas e enfeites. Texto coletivo sobre os enfeites dos
índios. Para que se enfeitam ? ( trabalhar as especificidades de algumas tribos
).
·
Música
dos indiozinhos. Contar até 10 . Imprimir as mãos no cartaz de acordo com a
quantidade de índios. Cada dedo será um índio. Colar penas nas cabeças .
Recortar a canoa e desenhar dez índios. Desenhar o rio e dobradura de peixes, desenhar peixes e outros
animais que vivem no rio. Atividade em folha com o texto dos indiozinhos.
Leitura e envolver os indiozinhos. Relacionar quantidade numeral , desenhando a
quantidade de indiozinhos de acordo com o numeral. Trabalhar a ordem da dezena,
utilizando agrupamentos com palitos , material dourado e tapetinho. Atividades
em folha e no livro sobre a ampliação do sistema de numeração decimal.
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Lista
de vários povos indígenas.
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Texto
informativo sobre os índios Karajás . Vídeo.
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Texto
coletivo sobre os índios atuais e a luta destes pela posse de suas terras, além do extermínio
dos índios desde a época do descobrimento.
·
Texto
coletivo sobre os curumins. Lista de brinquedos e brincadeiras.
·
Confeccionar
a boneca Licocó da tribo Karajá , a peteca ( papel celofone, jornal, penas e
barabante) , brincar de cama de gato ( barabante),
perna de pau latas (de leite e barbante).
Texto coletivo sobre as crianças Ianomâmis e suas brincadeiras , escrever uma
carta e desenhar para os curumins as brincadeiras das crianças brancas.
Relacionar semelhanças e diferenças entre as brincadeiras das crianças brancas
e indígenas.
·
Leitura
de lendas indígenas ( livro de histórias e coleção com pinturas e lendas).
Realizar algumas atividades de reescrita coletiva das lendas e produção de
texto individual. Atividade de artes de algumas lendas, como: “ A Criação do
Dia e da Noite”, “ Como surgiram as estrelas, Iara, Curupira.
·
Atividade
de artes da lenda : A Criação do Dia
e da Noite: pintura das estrelas com giz
de cera no papel camurça preto, enrolar bolinha de papel crepom amarelo dentro
do sol desenhado pelas crianças. Desenhar a paisagem com a floresta, árvores e bolinhas de papel crepom verde. Desenhar os
índios da lenda. Curupira: dobradura do
índio e pintar o cabelo de laranja ou colar lã. Lenda da Iara. Colar o rabo da
sereia e desenhar o corpo. Pintar e colar paetês ou purpurina no rabo. Desenhar
as ondas com colar colorida branca no papel
pintado de azul.
·
Através
da lenda “ A Criação do Dia e da Noite”, trabalhar as hipóteses que as crianças
tem sobre como existe o dia e a noite. Levar para a sala o globo terrestre e
lanterna e mostrar os movimentos de rotação e translação da Terra, mostrando,
porque existe o dia e a noite. Trabalhar horas a partir dessa demonstração,
utilizando o relógio da sala de madeira, relógios confeccionados e atividades
pedagógicas no livro e em folhas.
·
Objetivos
específicos:
·
Português
·
Apropriar-se
da escrita alfabética , através das atividades com lista de palavras, textos coletivos e individuais. Considerando-se
a adequação das atividades ao nível de hipótese de escrita das crianças. Ler e escrever, percebendo a letra e sílaba inicial,
contando-se sílabas e letras, organizando-se as letras móveis ou as escrevendo
dando um suporte com a palavra. Cruzadinhas, caça palavras. Completar
palavras com letra e sílaba inicial, escrever nomes dos desenhos, intervindo
nas hipóteses de escrita. Escrever frases e textos individuais e coletivos , percebendo a estrutura da frase, espaço
entre as palavras e pontuação final. As palavras são relacionadas ao projeto
sobre os índios e a apropriação da escrita destas envolvem as sílabas simples e complexas.
·
Apropriar-se
da cultura escrita, através de atividades que trabalhem a leitura e produções
de diversos gêneros textuais e as suas funções na sociedade letrada. Entre
estes gêneros: poesias, textos informativos, narrativos (lendas), receita,
cartas, bilhete, listas, legendas, etc.
·
Matemática:
·
Relacionar
quantidade –numeral até dez.
·
Ampliar
o sistema de numeração decimal para ordem da dezena, agrupando de dez em dez
até 100. Escritas em sequência numéricas e utilização de palitos e material
dourado.
·
Verificar
as horas , perceber os dias que passam reconhecendo a sequência dos dias da
semana e do mês, os meses do ano e quantidade de dias de cada mês.
·
Reconhecer
as formas geométricas espaciais, conhecendo seus atributos e relacionando-as
com outros objetos dos índios e da nosso dia a dia.
·
Nomear
as formas geométricas planas, percebendo seus atributos, classificando-as e organizando-as
em sequencia , após a criança iniciá-la.
Relacionar às formas as pinturas tribais e a objetos do nosso dia a dia.
·
Reconhecer
medidas de massa e os instrumentos utilizados para registrá-los
·
Reconhecer
medidas de capacidade e os instrumentos
utilizados para registrá-los.
·
Reconhecer
medidas de comprimento e os instrumentos utilizados para registrá-los.
·
Reconhecer
e saber utilizar o nosso sistema monetário.
·
Ciências
·
Conhecer
os animais brasileiros : sua forma de viver, alimentação, habitat,
características e classificação.
·
Conhecer
como os índios preservam o meio ambiente e conscientizarem-se sobre como a
humanidade está destruindo a natureza e que atitudes devemos ter para preservar
a natureza.
·
Conhecer
os movimentos de rotação e translação da Terra através da lenda Karajá : “ A
Criação do Dia e da Noite “
·
História
e Geografia
·
Conhecer
a história do Brasil de forma critica, percebendo que os portugueses já sabiam
que existiam terras depois do Oceano Atlântico e mudou a rota a caminho da
Índia de propósito.
·
Conscientizar-se
que o Brasil na realidade foi invadido
por Portugal, pois os verdadeiros donos dessa terra eram os nativos , os quais
deram o nome de índios, por cauda da Índia.
·
Conhecer
como os índios chamavam o Brasil :
Pindorama e os outros nomes dados ao Brasil.
·
Conhecer
o genocídio humano e cultural dos índios com a chegada dos Portugueses.
·
Conhecer
a luta dos índios até hoje por suas Terras.
·
Conhecer
a cultura indígena, relacionando-a com a nossa cultura e percebendo que podemos
aprender muito com os índios e que a cultura deles não é inferior a nossa.
·
Conhecer
o mapa-múndi e as rotas realizadas pelos portugueses. Conhecer o mapa do
Brasil, localizando o estado, a cidade e o bairro em que vive.
·
Localizar
a sua casa, a sua rua e outras ruas próximas a sua casa, percebendo um ponto de
referência para localizá-la.
·
Recursos
Materiais
·
Papel A4, papel 40kg, canetinha,
lápis de cera, tinta guache, pincéis, raspas de lápis, papel crepom, papel
camurça, papel celofane, penas, miçangas ou macarrão, barbante, latas de leite
, argila. Legumes e frutas, fita métrica, balança de alimentos, dinheirinho, blocos lógicos,
material dourado, letras móveis, figuras da cultura indígena, palitos de
soverte, relógio, etc.
·
Livros
de pesquisas , internet, filmes.
·
Livros
literários/lendas: Criação do Dia e da noite
( livro e filme), “ A criação das
estrelas, A criação das frutas, Iara, O
Curupira, , O Boitatá, etc.
·
Livro
Papa –Capim ( Manual dos Índios) da turma da Mônica ( conta a vida dos índios,
mostrando a sua cultura e várias atividades que podemos fazer relacionadas a
cultura indígena).
·
Metodologia
Iniciar
o projeto com a música Pindorama que fala sobre o descobrimento do Brasil de
forma crítica, pois mostra que os portugueses já sabiam que existiam terras
depois do oceano atlântico, pois já tinham estabelecido a posse das terras
entre Portugal e Espanha com o tratado
de Tordesilhas. A música mostra que esta terra já era dos índios , cujo o nome
era Pindorama ( terra das palmeiras ),
forma pela qual os índios chamavam o Brasil. A música também fala sobre o ano
do descobrimento, de quem foi Pedro Álvares Cabral e do Rei de Portugal ( Rei
Dom Manuel). Além do genocídio que foi para os índios a chegada dos portugueses
ao Brasil. A partir dessa música iniciamos a pesquisa, escrevendo o que as
crianças querem saber e adicionando questões que pergunto as crianças. Ao poucos vamos respondendo as questões que pesquisaram,
escrevendo textos coletivos com os relatos de descobertas dos alunos realizando
atividades pedagógicas interdisciplinares ( aquisição da escrita alfabética,
leitura e produção de frases e textos, matemática, ciências, história,
geografia , artes, Edu. Física e inglês ). Durante o projeto vou lendo o livro
Papa-Capim da turma da Mônica, que fala sobre a cultura e várias atividades
divertidas que podemos fazer ( receitas, enfeites, brincadeiras, etc. ).
Culminâncias:
Festa da Cultura: pequena encenação
com Pedro Álvares Cabras e o Rei de Portugal Dom Manuel. Dança com a música :
Pindorama.
Exposição de algumas atividades
Ciranda da Leitura: encenação de uma
lenda indígena e música ainda a escolher. Talvez do Caetano Veloso: “ A Última
Nação Indígena”
Avaliação:
O projeto foi muito proveitoso . As crianças aprenderam sobre a cultura índigena e a história do Brasil de forma crítica e prazerosa, além de se apropriarem da aquisição da escria alfabética em um contexto de letramento, com palavras e textos relacionados a cultura índígena.
O projeto foi muito proveitoso . As crianças aprenderam sobre a cultura índigena e a história do Brasil de forma crítica e prazerosa, além de se apropriarem da aquisição da escria alfabética em um contexto de letramento, com palavras e textos relacionados a cultura índígena.
A música Pindorama do grupo Palavra Cantada, conta uma outra versão da história do Brasil para as crianças, de uma forma lúdica aprenderam que os portugueses chegaram aqui de forma proposital, pois sabiam que estavam chegando em um país com muita riqueza para ser explorada. Para os índios não foi bom a chegada dos portugueses, pois foi um choque cultural, tentaram impor a cultura do branco, pois se achavam superiores , os índios os verdadeiros donos dessa terra foram dizimad, por doenças e assassinados, tentaram escravizá-los, mas não conseguiram, então foram buscar os negros na África, que também resistiram lutando e formando os quilombos. De uma forma lúdica, critica e de letramento , os alunos do 1º ano estão aprendendo a ler e escrever de forma interdisciplinar com os temas sobre a cultura indígena e a história do Brasil. Vimos que são várias tribos indígenas e muitos índios atualmente tem contato com o branco , incorporando os costumes destes, no entanto é importante que não esqueçam a sua cultura e esta seja transmitida de geração para geração. Eles ainda continuam lutando por suas terras e sendo mortos !
Nossas pesquisas ainda não terminaram! Breve postarei mais atividades !
Pindorama, Pindorama !
É o Brasil antes de Cabral.
Pindorama, Pindorama
É tão longe de Portugal
Fica além muito
do caminho do mar com o céu
Fica além , muito além
dos domínios de Dom Manuel
Musica: "Palavra Cantada"
Nossas Pesquisas
Textos Coletivos
Quando os portugueses chegaram aqui , os índios já viviam nesta terra, que chamavam de Pindorama ( terra das Palmeiras). Não foi bom para os índios a chegada dos portugueses, porque eles invadiram a terra deles e muitos morreram de doenças e de espingarda !
( Texto Coletivo )
Atividade individual sobre a história do do Brasil. Depois das pesquisas e textos coletivos.
Hipóteses dos alunos de como eram os continentes
Desenho dos alunos dos continentes e rota de marítima feita pelos portugueses para chegar
ao Brasil
Mapa Mundi . Mostrando os continentes , páises que estão nesses e a rota, fazendo a relação com as hipóteses dos alunos.
Atividade: pintar os continentes relacioandos a rota e fazer o mesmo caminho desenhando uma caravela e ligando as linhas ao continente circular. Ler e copiar os nomes dos países e continentes.
Música : Indiozinhos . Trabalhamos relação quantidade/numeral até 10 a dezena.
ATIVIDADE INDIVIDUAL
RELACIONAR QUANTIDADE/NUMERAL ATÉ 10 DESENHANDO OS INDIOZINHOS. LER O TEXTO DOS INDIOZINHOS E CIRCULAR A PALAVRA "INDIOZINHOS"
NOME : ______________________________________________________
DATA:________________________________________________________
SITUAÇÕES -PROBLEMAS:
1- NA CANOA TINHAM 8 INDIOS . ENTRARAM 4 . QUANTOS INDIOZINHOS FICARAM NA CANOA ?
DESENHE E DEPOIS FAÇA A OPERAÇÃO MATEMÁTICA
RESPOSTA:__________________________________________
2- NA CANOA TINHAM 7 INDIOZINHOS . SAIRAM 3 . QUANTOS INDIOZINHOS FICARAM NA CANOA ?
DESENHE E DEPOIS FAÇA A OPERAÇÃO MATEMÁTICA
R:________________________________________
ATIVIDADES COM OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA COM PALAVRAS RELACIONADAS A VIDA DOS INDIOS
ALIMENTAÇÃO INDÍGENA. ESCRITA DOS
ALUNOS. APRENDIZADO DA ESCRITA E LEITURA
.
ALIMENTAÇÃO INDÍGENA. ESCRITA DOS
ALUNOS. ESCRITA DOS ALUNOS E ESCRITA PARA COLAR AS FIGURAS
ANIMAIS QUE OS ÍNDIOS CRIAM
E QUE SE ALIMENTAM. LISTA DE ARMAS ÍNDÍGENAS.
ESCRITA DOS ALUNOS E LEITURA PARA COLAR AS FIGURAS
TEXTO COLETIVO SOBRE OS CUIDADOS QUE OS ÍNDIOS TEM COM
A NATUREZA
(PRESERVAÇÃO AMBIENTAL)
LISTA DE UTENSÍLIOS INDÍGENAS E BRINCADEIRAS DOS CURUMINS
ESCRITA DOS ALUNOS E LEITURA
CONVERSA E LISTA DE POVOS ÍNDÍGENAS.
LISTA DE PALAVRAS RELATADAS E ESCRITA PELOS
ALUNOS.
TEXTO COLETIVO SOBRE A CASA E A FAMÍLIA DOS ÍNDIOS
(RELATOS DOS ALUNOS)
Apresentação na Festa da Cultura. Música: "Pindorama"
LENDAS INDÍGENAS
A BARCA DA TARTARUGA , UMA LENDA DOS ÍNDIOS GUARANIS
As crianças relaram a história , reescrevendo o texto.
Depois desenharam sobre a história e fizeram a escrita individual.
Escrevemos um texto informativo sobre a tartaruga e abordamos a questão ambiental. Depois levarei as crianças para ver um vídeo sobre o projeto TAMAR que preserva as tartarugas marinhas. Depois vamos ler um texto informativo sobre o projeto e ilustrá-lo.
Cantamos a música da tartaruguinha e também contei a história : " A Festa no Céu, que faz parte do nosso folclore.
Confeccionando a tartaruguinha e trabalhando com reciclagem
Escrevemos uma lista de animais que são répteis como a tartaruga, trabalhando a aquisição da escrita alfabética, tanto sílabas simples , como complexas.
Cartaz das tartarugas no mar
e conscientização da preservação do meio ambiente
A lenda dos índios Karajás . A Criação do Dia e da Noite. As crianças fizeram um texto coletivo e depois individual. Falaram suas hipóteses sobre a existência do dia e da noite e depois vimos na sala com o globo terrestre e a lanterna os movimentos de rotação e translação da Terra e assim descobrimos pela ciência como realmente existe o dia e a noite ! Depois estudaremos as horas( 1º ano do ensino fundamental). Encantadoras as lendas índigenas!
Texto coletivo
Reescrita da lenda: " A Criação do Dia e da Noite"
Textos Coletivos
Hipóteses das crianças sobre a existência do dia e da noite.
O que descobrimos sobre a existência do dia e da noite , após experiência na sala com o globo terrestre e a lanterna , sendo o sol
LENDAS INDÍGENAS
TEXTOS INDIVIDUAIS SOBRE A LENDA : 'A CRIAÇÃO DO DIA E DA NOITE
REESCRITAS DA LENDA
( Lenda: A Criação do Dia e da Noite)
ATIVIDADES DE ARTES
O DIA
Desenhar o dia enrolar bolinhas de papel crepom e colar dentro do desenho. Recortar e colar no papel colorido.
A NOITE
Atividade de artes representando a noite .Lenda dos índios Karajás: " A Criação do Dia e da Noite".
Cartaz da lenda índigena Karajá; " A Criação do Dia e da Noite"
LENDA ÍNDIGENA
A DESCOBERTA DAS FRUTAS
ATIVIDADE COM DESENHO E ESCRITA DE PARTE DA HISTÓRIA
LENDA INDÍGENA
O CURUPIRA
BRINCADEIRAS INDÍGENAS
LISTA DE BRINCADEIRAS INDÍGENAS
RELATOS DOS ALUNOS ( PALAVRAS DITADAS´PELA PROFESSORA , APÓS FALAREM ). PODEMOS AVALIAR O NÍVEL DE ESCRITA OU INTERVIR , FAZENDO PERGUNTAS AOS ALUNOS.
TEXTO INSTRUTIVO SOBRE A CONFECÇÃO DA PETECA.
O TEXTO FOI REALIZADO JUNTO COM OS ALUNOS , FAZENDO PERGUNTAS SOBRE O QUE PRECISAMOS ESCREVER NO TEXTO PARA FAZER A PETECA. PRECISAMOS SABER O QUÊ? CHEGARAM A CONCLUSÃO QUE O TEXTO SE DIVIIRÁ EM DUAS PARTES. OS MATERIAIS QUE DEVEMOS UTILIZAR E O MODO DE FAZER. AO AESCREVER TRABALHAMOS A AQUISIÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA, O ESPAÇO ENTRE AS PALAVRAS NA FRASE E A ORIENTAÇÃO ESPACIAL DO TEXTO.
ESCREVENDO O TEXTO INSTRUTIVO SOBRE A ACONFECÇÃO DA PETECA
A NOSSA PETECA PRONTA
BRINCANDO NO PÁTIO
Receita da tapioca com alimentos índígenas: farinha de mandioca e bananas
Trabalhamos o gênero textual: receita
A mandioca (alimento índigena).É ralada , obtendo-se a farinha de mandioca. Consumida pela povo brasileiro, fazendo parte da nossa cultura.
A banana outro alimento muito consumido pelos índios e pelo povo brasileiro, fazendo parte da nossa cultura.
Atividade: leitura coletiva do texto A Vida das Crianças Ianomâmis
Escrever para as crianças ianomâmis a vida de meninos e meninas deles , mostrando as brincadeiras da nossa cultura.
NOSSA VIDA DE MENINOS E MENINAS.( ESCREVENDO PARA AS CRIANÇAS IANOMÂMIS)
Avaliar a escrita das crianças . Cinco nomes de brincadeiras , relatadas pelas crianças e uma frase.
PINTURA TRIBAL . CONVERSAMOS QUE OS ÍNDIOS GOSTAM DA BELEZA E DAS CORES E DE ENFEITAR SEUS CORPOS E OBJETOS. GERALMENTE PINTAM ELEMENTOS DA NATUREZA OU PELES DE ANIMAIS E DESENHAM FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS. TRABALHAMOS ESTAS FORMAS TAMBÉM . CADA UM PINTOU DO SEU JEITO, POIS NÃO UTILIZO MODELOS PRONTOS, MAS ESTIMULO A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS.
LICOCÓS ( AS BONECAS KARAJÁS) , FEITO PELAS MULHERES E CRIANÇAS ÍNDIGENAS. SÃO FEITAS DE ARGILA.
LEITURA COLETIVA E INDIVIDUAL DE TEXTO INFORMATIVO SOBRE AS BONECAS LICOCÓS E A CULTURA DO POVO KARAJÁ.
Adereços e utensílios indígenas: colares, cocares com pinturas tribais, cuias com pinturas marajoaras
O LIVRO DOS ÍNDIOS DO BRASIL
JUNTAMOS TODAS AS ATIVIDADES , GRAMPEAMOSE FIZEMOS UM LIVRO.
LENDAS ÍNDIGENAS
A CRIAÇÃO DO DIA E DA NOITE
O DIA
A NOITE
O CURUPIRA
A DESCOBERTA DAS FRUTAS
BRICADEIRAS DA NOSSA CULTURA E BRINCADEIRAS ÍNDIGENA
CONTANDO AOS CURUMINS NOSS MODO DE VIDA
C
LISTA DE BRINCADEIRAS INDÍGENAS
TEXTO INSTRUTIVO PARA A CONFECCÇÃO DA PETECA
A FUNÇÃO DO PAJÉ NA TRIBO, TAMBÉM CONVERSAMOS SOBRE O CACIQUE, LEITURA DO LIVRO DA TURMA DA MÔNICA: " MANUAL DOS ÍNDIOS "
LISTA DE POVOS INDÍGENAS
ALIMENTAÇÃO INDÍGENA
LISTA DE ALIMENTOS
AGRUPANDO FRUTAS E VEGETAIS
RECEITA DA TAPIOCA, FEITO COM FARINHA DE MANDIOCA (ALIMENTAÇÃO INDÍGENA)
PINTURA TRIBAL .TRABALHAMOS FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
HABITAÇÃO INDÍGENA
LISTA DE ANIMAIS BRASILEIROS E AFRICANOS
FIZEMOS ESSA DIFERENCIAÇÃO , POIS ALGUMAS CRIANÇAS ACHAVAM QUE NA FLORESTA BRASILEIRA EXISTIA LEÃO.

5 comentários:
Muito bom seu trabalho, nos ajuda nas idéias,
Muiti obrigado
Obrigada Aurea ! Que bom que gostou ! O projeto ainda continua !
Amei seu trabalho....creio que foi muito produtivo para as crianças, nunca mais serão as mesmas.
Obrigada ! Roni !
Parabéns! Bem contextualizado!!
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