O PATO
VÍNICIUS DE MORAES E TOQUINHO
LÁ VEM O PATO
PATA AQUI, PATA ACOLÁ
LÁ VEM O PATO
PARA VER O QUE É QUE HÁ
O PATO PATETA
PINTOU O CANECO
SURROU A GALINHA
BATEU NO MARRECO
PULOU DO POLEIRO
NO PÉ DO CAVALO
LEVOU UM COICE
CRIOU UM GALO
COMEU UM PEDAÇO
DE JENIPAPO
FICOU ENGASGADO
COM DOR NO PAPO
CAIU NO POÇO
QUEBROU A TIGELA
TANTAS FEZ O MOÇO
QUE FOI PRA PANELA
- .Rodinha ( 1° dia)
- .Música "O Pato Pateta"
- .Leitura do poema junto com a turma, apontando as palavras com o dedo. Depois, cantar.
- .Conversar sobre a poesia. O que sentiram? Observar palavras que rimam, isto é que terminam com sons parecidos. Pode fazer a turma pensar em outras palavras que rimam como as do texto.
- Atividade
- Ilustração da poesia
- Envolver a palavra PATO e outras na poesia . Obs: escrever palavras no quadro.
- Pode-se brincar, perguntando quem achou mais palavras.
- Dobradura do PATO. ( formar a palavra PATO com letras móveis)
- Rodinha ( 2° dia)
- Texto coletivo sobre o pato
- Classificação: concluir que é uma ave
- Relatos de outras aves
- Trabalho com letras e sílabas iniciais dos nomes dos animais
- Atividade (2º dia)
- Desenhar outras aves , escrita espontânea ( de acordo com a hipótese de escrita ou escrever letra inicial)
- Rodinha ( 3ª dia)
- Lista de palavras que começam com P de PATO
- Enfatizar o som da letra P e sílaba inicial.
- Atividade ( 3° dia)
- Desenhar o que começa com a letra "P". Completar com a letra e sílaba inicial ou escrever conforme hipótese de escrita.
- Pedir para casa figuras que comecem com P
- Rodinha (4º dia)
- Mostrar a pesquisa com figuras na roda e colar no cartaz /Fazer a leitura das palavras e colar abaixo das figuras
- Atividade (4º dia)
- Colar figuras na folha da letra P e escrever conforme a hipótese de escrita
- Rodinha (5°dia)
- Música : CINCO PATINHOS FORAM PASSEAR
- Trabalho com relação/quantidade numeral e subtração, tirando um dedinho
- Mostrar o numeral quando as crianças cantarem
Atividade
Desenhar a mãozinha e escrever o numeral
Nenhum comentário:
Postar um comentário