sábado, 24 de janeiro de 2009

PROJETO : OS ANIMAIS (O CACHORRO)


O projeto pode ser realizado para crianças de 4 a 6 anos na educação infantil, assim como para crianças de 6 a 7 que estão no primeiro ano do ensino fundamental, porém as atividades terão que ser adaptadas de acordo com as idades das crianças.




MAS QUE AMOR DE CACHORRINHA !
MAS QUE AMOR DE CACHORRINHA!
PODE HAVER COISA NO MUNDO
MAIS BRANCA, MAIS BONITINHA
DO QUE A TUA BARRIGUINHA
CRIVADA DE MAMIQUINHA ?
PODE HAVER COISA NO MUNDO
MAIS TRAVESSA, MAIS TONTINHA
QUE ESSE AMOR  DE CACHORRINHA
QUANDO VEM FAZER FESTINHA
REMEXENDO A TRASEIRINHA ?
UAU, UAU, UAU  !
UAU, UAU, UAU !
AUTOR: VÍNICIUS DE MORAES

  • Conversa na rodinha ( 1° dia)
  •  Ler o  poema "CACHORRINHA", depois cantar e conversar sobre o poema
  • Envolver  a palavra CACHORRINHA no poema. Perceber as palavras que rimam.

  • Atividade (1º dia)
  • Leitura do poema CACHORRINHA
  • Envolver a palavra CACHORRINHA
  • Ilustração do poema (desenho)
  • Dobradura do cachorro
  • Completar a palavra CACHORRO com a letra e sílaba inicial

  • Rodinha ( 2º dia)
  • Historia :  " O Cachorro"
  • Relatos sobre cachorros ( registro no cartaz do texto coletivo)
  • Características do cachorro
  • Como nascem os filhotes?
  • Onde vive?
  • O que come?
  • Outras curiosidades
  • Conclusão da classificação ( mama e cresce na barriga - mamífero)
  • Lista de outros animais mamíferos .  ( trabalho com letras e sílabas iniciais)

  • Atividade (2º dia)
  • Desenhar animais mamíferos ( escrita espontânea conforme a hipótese de escrita ou completar a palavra com letra e sílaba inicial)

  • Rodinha ( 3º dia)
  • Lista de palavras que começam com C
  • Trabalho  com o som da letra "C" inicial de acordo com a vogal que a sucede.

  • Atividade (3º dia)
  • Ordenar  ou desenhar figuras de cachorro do menor  ao maior. Contar o nº de letras na forma diminutiva e aumentaiva. Dizer outros nomes de animais nas duas formas flexões de grau.
  • Para Casa (pesquisar figuras que começam com a letra C)
  • Rodinha ( 4º dia)
  • Mostrar na roda a pesquisa e colar figuras no cartaz com a letra C ( escrita e leitura das palavras no quadro)
  • Atividade 4° dia
  • Colar figuras ou desenhar o que começa com "C"
  • Escrita conforme a hipótese de escrita ( escrita espontânea)


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Karla estou pesquisando sobre cachorro para um projeto da escola da minha filha e como aescola e construtivista suas ideias sao bem parecidas com o metodo deles abracos Aline de Bh

Bem vindo !!

Sejam bem vindos a esse blog que tem a intenção de compartilhar essas idéias, as quais podemos sempre transformar com muita criatividade!!!

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Pedagoga com habilitação em educação especial, pós-graduação em educação infantil, orientação educacional e pedagógica.Monografias: "Metodologia Teacch", "Teoria e Prática Construtivista" e "A Alfabetização e a Orientação Pedagógica". Cursos específicos na área de autismo: Metodologia Teacch e ABA. Experiência em educação infantil, ensino fundamental e em instituição para crianças com autismo. E o mais importante! Professora com muito orgulho! Se passar neste blog, deixe o seu recadinho! Beijos Karla